Reprodução
A Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte – ACIRN, criticou a Prefeitura do Natal que atualmente desenvolve licitação para construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca / Salgado Filho com Alexandrino de Alencar.
A ACIRN manifetou “sua total oposição a este tipo obra, pois ela é prejudicial ao uso seguro e facilitado da bicicleta nas vias urbanas e criam ambiente hostil para as pessoas”.
Os ciclistas explicam que a trincheiras construídas no entorno do Arena das Dunas deram “a clara evidência disso”.
Saiba mais sobre a nota da associação:
É de conhecimento mundial que este tipo de obra, além de danos ao ambiente urbano, não resolve o problema do trânsito, cuja causa maior é justamente o excesso de infraestrutura pró-carros, em vez de outros modos de mobilidade, como transporte público e bicicletas.
Este tipo de obra é uma mentalidade de mobilidade urbana atrasada e ultrapassada no mundo, e a prática atual não é construir isso, mas sim demolir essas infraestruturas e melhorar o ambiente na superfície para uso de pedestres, ciclistas e transporte público. No momento em que capitais vizinhas como João Pessoa e Fortaleza avançam com ciclovias, ciclofaixas, ciclo rotas, esta obra proposta em Natal vai na contramão do real progresso urbano e da mobilidade moderna.
Importa dizer que esta obra não foi discutida nem aprovada no Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana – CMTMU, no qual a ACIRN tem assento, tendo sido realizada apenas uma apresentação conceitual inicial, sem a devida discussão ou aprovação pelos membros. Neste sentido, a ACIRN demandará à STTU que realize Reunião Extraordinária do CMTMU para discutir essa obra e as demais que pretende fazer na Av. Salgado Filho e na cidade.
Além do corte nas árvores na Alexandrino de Alencar, é grave saber que esta obra pretende suprimir, cortar as árvores quase centenárias localizadas no canteiro da avenida Salgado Filho entre Alexandrino de Alencar e Nevaldo Rocha. Este ato é absolutamente contra a natureza e contra o bem- estar dos ciclistas e pessoas que vivem na cidade e que usam a via.
A ACIRN convida a sociedade Natalense a manifestar-se democraticamente contra a realização dessa obra, assim como todas as trincheiras que a Administração da Prefeitura do Natal quer construir ao longo da avenida.
A ACIRN espera que a sociedade Natalense compreenda e se oponha majoritariamente a essas obras de trincheiras e demandamos que a Prefeitura cancele a construção dessa trincheira na avenida Alexandrino de Alencar e se abstenha de fazer qualquer outra na avenida Salgado Filho.
A ACIRN aponta a alternativa de melhoria da Salgado Filho, com um binário que torne mão única Salgado Filho e Romualdo / Prudente de Morais, incluindo ciclovias, arborização e aumento de largura de calçadas. A ACIRN está à disposição da sociedade natalense para colaborar em projetos para tornar Natal uma cidade moderna, agradável e voltada para as pessoas.
Se tiver alguma bicicleta de valor menor que 2 mil reais nesses passeios desses burguesinhos bobos eu mudo meu nome para Bolzo
Esses ciclistas se acha a cima de todo mundo, eles anda nk meio do trânsito ocupando a facha dos carros e querendo oprimir agente, a lei é para todos, eles que respeite os carros porque é mais fácil freiar uma bicicleta que freiar um carro, então eles respeite os carros e ande só na biciclofaixa, onde não tiver pegue e vá empurrando a bicicleta com a humildade de quem é inferior no trânsito
Avante com a obra. Modernidade.
Agora lascou! E qual a contribuição dos ciclistas para melhorar o trânsito?
É só fazer a conta de quantos veículos automotores passam pela via por dia, e quantas bicicletas circulam. Não vai chegar nem a 1%, e não é por falta de estrutura. É muita gente querendo aparecer e falar que viver como os ancestrais é melhor que a vida moderna. Deveriam se mudar para a floresta e viver de luz
Estão querendo arrumar desculpa esfarrapada para barrar um projeto de melhoria para o trânsito de Natal. Sou ciclista e não vejo prejuízo algum.
As ciclovias das praia do meio e da via costeira estao abandonadas, sem manutencao, uma vergonha prefeito…
uma classe que está se achando… não pagam IPVA, sequer respeitam ao CTB pois não usam equipamentos reflexivos e outros, usam roupas escuras para trafegar à noite quando deveriam usar roupas claras, tem baixa velocidade nas ruas… os veículos automotores levam passageiros em maiores quantidades e em menor tempo e pagam IPVA… é necessário sim usar dos meios para dar maior fluxo no trânsito de Natal… mão única já fizeram nas avenidas Lima e Silva, Amintas Barros, Nascimento de Castro e Antônio Basílio. Pouco se mudou, mas para os moradores daquelas imediações, o trânsito se transformou em prisão… opinar é fácil; difícil é viver ali…
Creio que esta obra vai contribuir para a melhora no trânsito da região. Infelizmente aqui em Natal é assim tem sempre a turna do contra.
Pronto, vamos tirar os carros de circulação. Deixar só as bicicletas. So assim agrada o pessoal das Bikes. Eita pessoal que tem direito.
A obra visa melhorar a qualidade de vida da maioria da população que passa por àquele local. Enquanto ficar preocupado com a opinião de três o quatro pessoas, Natal vai permanecer no atraso.
Se manca babão