Foto: Reprodução/TV Globo
As manifestações pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo e diversas cidades pelo país, neste sábado (2), foram lideradas por movimentos e partidos de esquerda e contaram com adesões tímidas à direita, apesar dos esforços de organizadores para que os atos tivessem amplitude ideológica.
Estiveram ausentes tanto presidenciáveis da chamada terceira via como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nome que lidera a disputa para 2022 e que foi exaltado pelos manifestantes nas ruas, mas até o momento não compareceu a um protesto da Campanha Nacional Fora Bolsonaro.
O ato na avenida Paulista reuniu 8.000 pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo, pouco acima dos 6.000 participantes do ato de 12 de setembro, mas bem abaixo dos 125 mil presentes no protesto bolsonarista do 7 de Setembro.
Em São Paulo, onde os organizadores concentram esforços para exibir uma versão nacional da manifestação, apenas Ciro Gomes (PDT) compareceu entre os pré-candidatos ao Planalto. Mais cedo, ele esteve no ato realizado no centro do Rio de Janeiro.
No palco, ao ser vaiado, Ciro afirmou que “meia dúzia de bandidos travestidos de esquerda acham-se donos da verdade”. “O povo brasileiro é muito maior que o fascismo travestido de vermelho ou de verde e amarelo.”
Ciro, que tem sido crítico ao PT, defendeu o impeachment de Bolsonaro e disse que a medida é necessária para evitar um golpe. Seus apoiadores aplaudiam, enquanto os opositores vaiavam e xingavam —chegou a haver uma briga entre os manifestantes.
Líderes da esquerda alinhados a Lula, como Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT), que pretendem se candidatar ao Governo de São Paulo, foram aplaudidos pelo público.
“A gente não pode recuar. Depois do dia de hoje, é momento de avançar, e não de recuar”, afirmou Boulos.
“Não vamos nos iludir por cartinha escrita por Bolsonaro com Michel Temer [MDB]”, disse, em referência ao texto divulgado pelo presidente após os atos de raiz golpista de 7 de Setembro.
A rodada de protestos contra Bolsonaro neste sábado foi a sexta organizada majoritariamente pela esquerda desde maio. Como nas edições anteriores, predominou a cor vermelha, mas, desta vez, houve algumas adesões de políticos da direita —antes basicamente limitadas a alas do PSDB, PSL, Cidadania e Solidariedade.
Depois dos atos de Bolsonaro no 7 de Setembro, tanto a oposição à direita como à esquerda buscaram expandir o escopo ideológico das suas ações e conseguiram alguma diversidade —porém longe de promover uma “reedição das Diretas Já” ou de fazer frente à multidão verde e amarela na avenida Paulista no feriado da Independência.
FolhaPress
Dá gosto de ver como são ridículos.
#Bolsonaro2026
Passaram vergonha de novo.
A onde danado está esses eleitores de lula nas pesquisas?
Onde estão, o que fazem, o que comem, são do planeta terra mesmo????
Imoral essas pesquisas.
O data povo mostra claramente que o eleitor não vota nesse ladrão.
Tudo manipulado.
Só enganação.
Come essa corda quem quer.
O Bolsonaro ta reeleito.
Ponto final.
A esquerda já era. Se resume aos fanáticos que ainda defendem o Ladrão de 9 Dedos mesmo com todas as provas produzidas na lava jato.
E ainda há quem acredite em pesquisas fajutas que põem o bandido cachaceiro na liderança da disputa. É brincadeira!
Por que ainda insistem? Fiasco atrás de fiasco. O povo pode até ter críticas ao presidente, como eu mesmo tenho, mas a verdade é que está mais que notório que ele é a melhor opção que temos, a única barreira que separa o Brasil do caos vivido por países vizinhos, apoiados pela esquerda, e da enorme roubalheira vista nos governos do PT. E não existe essa tal 3a. via, que não passa de uma vertente da esquerda e sua aliada. É Bolsonaro contra O RESTO. Em 2022, é Jair ou já era. Simples assim.
Então já era.
Excelente o comentário.
Conta-se os gatos 🐱 pingados, bom para o chefe da quadrilha que não precisou gastar tanto com o quite pão 🍞 com mortadela e 10 reais.
Meu amigo que coisa ridícula, a brilhante CNN com toda a sua empáfia, teve a coragem de postar na mídia 24 e quatro fotografias no BRASIL das manifestações, uma coisa espantosa, se juntar todos que estavam nas manifestações de hoje, não davam um terço dos manifestantes que vi entre Caruaru e Toritama, as duas cidades ficam distantes e estavam literalmente tomadas pelo povo.
Tem Direita, direita corrupta, inepta, que patrocina retrocesso nas leis de combate a corrupção; esquerda; esquerda corrupta e mentirosa. Bolsonaro é qual? E agora com o centrão
Foia Press NEGACIONISTA
Atos Pró-BOLSONARO público acima se 1 milhão
A adesão foi pouca… TODOS os estados aderiram o pedido de foda Bolsonaro!
Menino, senti falta de alguns personagens aqui nos comentários de hoje. Será que eles estavam sem celular no meio das manifestações? Se sim, estavam corretos, andar com celular no meio dos cumpanheros é perigosíssimo, ou perderam a capacidade de escrever? Depois de uma semana vergonhosa na CPI, onde um palhaço (para eles) ganhou em todos os rounds, as reuniões do partido, sim, não eram manifestações com certeza, hoje foi a gota d’água que faltava. Vamos ver se dá próxima vez o combinemos 😂😂😂😂, vai sair direito e com mais vontade, o que vimos foi risível.
Realmente vermelha so a comta de luz
O povo inteligente é maioria, não vai para manifestações de direita nem de esquerda. O povo que é inteligente vai votar em silêncio, e tirar do poder, assim como das ruas, os agressivos intolerantes que não sabem dialogar com aqueles que pensam diferente.
👍👍👍
Essa esquerda esta morta e sepultada, juntam 21 partidos falidos para fazer uma minguada manifestação, não param de passar vergonha em todas capitais. Lulaladrão não aparece por que será?
Só as catrevagens apoia esse ladrão. Espero que daqui pras eleições possa surgir alguém com um mínima condição de governar esse país, que esta uma verdadeira zorra. Luladrao o nome já diz tudo, ou bozo um maluco, são duas péssimas opções. Rezar vê se acontece um milagre. Kkkk
Não vai passar disso.
Bando de vagabundos públicos, parasitas e acéfalos PTRALHAS. Vão trabalhar escória do mal.
Nossa bandeira jamais será vermelha.
Já é! Veja a sua conta de luz!!!
Força moçada, vcs da esquerda vão ter que sair do banheiro.
Tenho a impressão que tem algo acontecendo com o pilantra mor, qual o motivo do seu desaparecimento? Será medo, saúde, vergonha, indisposição ou algo que o valha? Tem algo de estranho nisso. Quanto as manifestações de hoje, uma completa vergonha que, só mostra a realidade da oposição esfacelada, destruída, corroída, em decadência pela atrocidades que cometeu, na verdade, um bando de parasitas que viviam pendurados nas tetas do estado, sem dinheiro, apelo e pão com mortadela, agora, só lhe resta o glorioso STF.
Hoje foi dia de muita cachaça. Como pode liderar pesquisas e não poder andar na rua.
Vergonha jamais, ele não sabe o que é isso!