Judiciário

‘Atuei nos limites legais e profissionais’, diz advogado de acusado no caso Mariana Ferrer

Foto: Reprodução/Internet

O advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho é considerado um dos advogados de maior sucesso e remuneração em Santa Catarina. Como criminalista, ele é lembrado pelas atuações no Tribunal do Júri, sempre performáticas, e também pelo peso dos clientes. Nesta semana, ficou conhecido por atacar a influenciadora digital Mariana Ferrer durante julgamento de denúncia de estupro feita pela jovem. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apuram o caso.

Ao Estadão, ele afirma que as provas coletadas durante o processo indicaram a inocência do réu, o empresário André de Camargo Aranha, absolvido pela Justiça. Gastão Filho refuta ainda que tenha prosperado a tese de “estupro culposo (sem intenção)”, figura jurídica inexistente na lei brasileira, usada pelo site The Intercept Brasil, que revelou o caso, para descrever o posicionamento do Ministério Público.

Além disso, o defensor do empresário afirma que as dinâmicas entre acusação e defesa seguem, muitas vezes, “ritos acalorados” e diz ter “convicção” de que atuou “dentro dos limites legais e profissionais, considerando-se a exaltação de ânimos que costuma ocorrer em audiências como aquela”.

Como classifica a denúncia por estupro de vulnerável contra seu cliente?

O magistrado considerou André Aranha inocente da acusação de estupro de vulnerável, acatando a alegação final do Ministério Público e a tese da defesa. O processo corre em sigilo de Justiça, mas é importante esclarecer a que se refere a acusação de estupro de vulnerável e por qual motivo André de Camargo Aranha foi absolvido. Vamos à explicação do que se enquadra em estupro de vulnerável. A vítima precisa se enquadrar em uma ou mais das situações abaixo: 1) ser menor de 14 anos; 2) ter problema mental ou enfermidade; 3) comprovar que estava bêbada ou vulnerável (alcoolizada ou sob efeito de drogas).

Na decisão, o juiz se vale de literatura apresentada pelo promotor Thiago Carriço para justificar a falta de dolo do estupro de vulnerável, que considera que o “fato é atípico”. Não há “estupro culposo” na legislação, mas o senhor concorda que é isso que a decisão deixa transparecer, já que há longa explanação da existência de dolo e vulnerabilidade?

Discordo. A investigação resultou em inquérito de três mil páginas. Foram ouvidas 22 testemunhas, cinco delas mais de uma vez, além do acusado e da autora da denúncia. Seis exames periciais, busca e apreensão e perícia dos equipamentos eletrônicos do acusado. O que se comprovou, ao longo das audiências, é que em nenhum momento as provas comprovaram estupro. Ao ler a sentença completa e assistir a todos os vídeos das testemunhas, é possível comprovar que Mariana, em momento nenhum, apresentava relatos coerentes e que sempre se esquivava de responder, independentemente do proponente da questão. Em depoimento ao juiz, Mariana disse que não se recordava desse mesmo estupro amplamente relatado nas mídias porque tinha sido drogada. Os laudos toxicológicos, na verdade, não apontaram qualquer indício de droga no seu organismo.

Por que usou fotos da Mariana como modelo ao sustentar que a denúncia seria falsa? O senhor falou em “posições ginecológicas” e das poses dela para justificar tal tese. Acredita que não haveria outra forma de sustentar esse posicionamento da defesa se não confrontando os elementos da forma como foi feita?

Assim como é importante a leitura na íntegra da sentença para compreender os seus fundamentos, é indispensável assistir a toda a audiência antes de se emitir opiniões definitivas. Os trechos que estão sendo amplamente divulgados distorcem todo o contexto das afirmações. Sou enfático em afirmar que as audiências foram tensas e os embates entre defesa e Mariana foram constantes e longos. A denunciante, por repetidas vezes, mencionou minha família e outras questões pessoais como tentativa de me intimidar ou desestabilizar. A tese utilizada de confronto não pormenoriza as questões, uma vez que, algumas das imagens foram juntadas aos autos por advogadas da própria Mariana. Importante destacar que as dinâmicas entre a acusação e a defesa, especialmente em casos mais complexos, abrangem aspectos relacionados a hábitos, perfis, relacionamentos e posturas das pessoas envolvidas. Por isso, fiz indagações à Mariana a respeito desses pontos. Isso fazia parte do que estava em discussão nos autos e é decorrência do direito à defesa e da busca da verdade. A minha indagação se referiu ao fato dela ter mudado completamente o perfil de suas postagens após o início da denúncia infundada contra o acusado. Toda pessoa tem o direito de postar e tirar fotos da forma como quiser e não deve ser julgada por isso e essa é uma das minhas premissas. O ponto chave da indagação é a mudança brusca de comportamento da Mariana logo após início do caso para supostamente sustentar o estereótipo criado para a personagem que protagoniza o caso.

O senhor se arrepende de algum dos comentários sobre a vida pessoal de Mariana, como supor que ela ganharia a vida por meio da desgraça dos outros?

As dinâmicas entre acusação e defesa muitas vezes seguem ritos acalorados. O que posso colocar, em face ao vazamento seletivo de áudios, imagens e trechos de um processo que corre em sigilo de Justiça, é que lamento o mal entendido caso alguém tenha se sentido ofendido, porque jamais foi minha intenção ofender ou agredir quem quer que seja. Tenho a convicção de ter atuado dentro dos limites legais e profissionais, considerando-se a exaltação de ânimos que costuma ocorrer em audiências como aquela.

Estadão

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Rogério Marinho defende anistia aos envolvidos no 8 de janeiro para pacificação e focar no que é relevante para o país

Em entrevista à CNN, o líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN), disse que, para pacificar o Brasil, é importante que haja anistia aos envolvidos nos ataques do 8 de janeiro de 2023 para que possam se concentrar no que é relevante para o país.

Marinho disse ser favorável à discussão de um processo de anistia como uma forma de “apaziguar” o País. Marinho lembrou que 1890 para cá, houve vários processos de anistia. A ex-presidente Dilma foi presidente porque foi anistiada, lembrou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hugo Motta diz que decisão sobre pautar anistia ao 8 de janeiro será tomada após reuniões com líderes da Câmara nos próximos dias

Hugo Motta (Republicanos-PB) concedeu entrevista à veículos da Paraíba um dia após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados — Foto: Fernanda Duarte

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), novo presidente da Câmara dos Deputados, disse que a pauta da anistia para os envolvidos no 8 de janeiro deve ser tema de reuniões com lideranças políticas nos próximos dias. A declaração foi dada em uma entrevista coletiva concedida para veículos de imprensa da Paraíba neste domingo (2). Hugo Motta foi eleito presidente da Câmara com apoio do PT, PL e outros 16 partidos, no sábado (1º).

“Esse tema é o que mais divide a Casa hoje. Temos um PL que defende a votação da anistia para os presos do 8 de janeiro, enquanto o PT defende que o assunto não seja votado. A pauta é decidida pelo presidente, com participação dos líderes. Com certeza, esse será um tema levado para essas reuniões nos próximos dias, e vamos conduzir com a maior imparcialidade possível”, afirmou Hugo Motta.

Segundo o presidente, o assunto deve ser tratado com cautela, para que não haja excessos para nenhum dos lados. Motta também lembrou que o ex-presidente da Casa, Artur Lira (PP-AL), criou uma comissão especial para debater o tema.

Outro ponto debatido pelo deputado durante a entrevista foi sobre as “pautas de costumes”, a exemplo da questão do aborto. Segundo Hugo Motta, elas não devem ser prioridade no Congresso, uma vez que “dividem o país”.

“Essas pautas ideológicas, as pautas de costumes, penso eu, que não estão na prioridade do dia. É um debate interessante, às vezes até nos motiva mais do que debater coisas mais burocráticas, mas o que é que temos visto ao longo do tempo? Essas pautas muito mais dividem o país do que trazem benefícios imediatos”, afirmou o deputado.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo vence o Botafogo e fatura o tricampeonato da Supercopa do Brasil

Foto: Gilvan de Souza / CRF

O Flamengo levou a melhor no clássico contra o Botafogo, venceu por 3 a 1 e faturou o título da Supercopa do Brasil 2025. O confronto entre cariocas foi realizado no Mangueirão, em Belém, Pará, e chegou a ser interrompido por mais de 1h por causa da chuva.

O grande nome do duelo foi o atacante Bruno Henrique. Ele foi o autor dos dois primeiros gols da vitória rubro-negra, todos ainda no primeiro tempo.

Os outros gols do jogo foram marcados por Luiz Araújo, para o rubro-negro, e Patrick de Paula, para o Botafogo.

Com a conquista, o Flamengo chega ao seu terceiro título de Supercopa do Brasil, sendo o maior vencedor na história da competição.

Além da vitória deste ano, o rubro-negro também ergueu o troféu do torneio em 2020 e 2021.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fiéis lotam praça de Neópolis em despedida do Padre Nunes da paróquia

Foto: cedida

Fiéis comparecem em peso na despedida do Padre Nunes da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, marcada por uma missa campal e um show louvor. O evento acontece neste domingo (2), na Praça Central de Neópolis.

O Padre Nunes foi pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida por 33 anos. Ele foi transferido para a Igreja São João Batista, no bairro de Lagoa Seca, em Natal.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleito presidente da Câmara, Motta muda perfil nas redes e se apresenta como conciliador de esquerda e direita

Foto: Wilton Junior/Estadão

O novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou um vídeo no seu perfil oficial no Instagram se apresentando e dando as boas-vindas aos seguidores que ganhou depois de ser eleito para comandar a Casa, no sábado 1.º. A mensagem foi endereçada aos que acabaram de descobrir a existência do político paraibano e foram ao serviço de buscas do Google para localizar referências.

“Olha, nada contra o Google, pode ir lá pesquisar. Mas como agora a gente vai se encontrar aqui nas redes todos os dias, então resolvi fazer o meu próprio buscador. Bem-vindos ao Hoogle”, disse.

Em fevereiro de 2024, Hugo Motta tinha 57 mil seguidores no Instagram. Mesmo com as especulações em torno de seu nome no fim do ano, manteve um crescimento tímido na rede e chegou a dezembro com 80 mil. Só com a eleição na Câmara houve um salto expressivo. Ganhou mais 30 mil e chegou aos 109 mil seguidores.

No vídeo de estreia como chefe da Câmara, Hugo Motta atribuiu sua vitória à habilidade para criar consenso entre esquerdistas e direitistas a partir da premissa de que “o centro não é ausência de posição, mas ausência de preconceitos”.

“Você, que vive reclamando que a polarização atrapalha o País, olha aqui para a Câmara. Claro que todo processo tem polêmica. Mas polemizar, polarizar, sem paralisar, é possível. Essa eleição está aí para provar que a gente pode, sim, chegar a consensos”, afirmou.

Aos 35 anos, Motta está no quarto mandato de deputado federal. O primeiro foi aos 21. Ele é de uma família que controla seu reduto eleitoral no sertão da Paraíba há mais de cinco décadas. Foi eleito presidente com o apoio de governistas e de opositores, do PT ao PL.

“A democracia é uma conversa. Não há uma única voz que seja soberana e dite os desejos. São diferentes desejos que ditam nossa conversa. E essa é a força do centro, porque o centro não é ausência de posição. É ausência de preconceitos”, disse.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

União Europeia diz que responderá ‘com firmeza’ caso Trump imponha tarifas sobre seus produtos

Foto: Bloomberg

A União Europeia afirmou que responderá “com firmeza” caso os Estados Unidos imponham tarifas ao bloco, no mais recente sinal de descontentamento com as táticas comerciais do presidente Donald Trump, que têm repercussões globais.

Na sexta-feira, Trump disse que “absolutamente” imporia tarifas à UE. A Comissão Europeia e os Estados-membros discutirão essa possibilidade durante uma reunião ministerial de comércio em Varsóvia na terça-feira.

Um porta-voz da comissão afirmou que o bloco de 27 países, até o momento, não tinha conhecimento de tarifas adicionais sobre produtos da UE. Mas destacou que a relação comercial e de investimentos do bloco europeu com os EUA é a maior do mundo.

O uso de tarifas é “prejudicial para todos os lados”, disse o porta-voz, acrescentando que a UE lamentava a decisão de Trump de impô-las ao Canadá, México e China.

— A UE responderia com firmeza a qualquer parceiro comercial que impusesse tarifas de forma injusta ou arbitrária sobre produtos europeus — disse o porta-voz. — Há muito em jogo.

A tarifa de 25% imposta por Trump sobre produtos do Canadá e México, assim como as tarifas de 10% sobre produtos da China, entrarão em vigor na terça-feira, afetando itens que vão de tequila a automóveis.

Tanto Canadá quanto México já anunciaram que irão responder, com o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmando que Ottawa irá impor tarifas de 25% sobre US$ 106 bilhões) em produtos americanos. Pequim também prometeu contramedidas proporcionais em resposta, indicando que irá abrir processo na Organização Mundial do Comércio (OMC).

As tensões entre a UE e a nova administração Trump já estavam elevadas após a proposta do presidente de comprar a Groenlândia, algo que a Dinamarca insistiu não estar à venda. Mette Frederiksen, primeira-ministra do país, tem buscado apoio de aliados europeus para enfrentar Trump.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Ja vi gente sem noção mas aqui nesse blogue eles brotam. Olha o comentário do Edison Cunha.. a União Europeia vai impor como resposta à traxação americana e não ao contrário. ̈ ¨A internet deu voz a uma legião de imbecis” – Umberto Ecco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Motorista com carro clonado tenta fugir da PRF, bate em poste durante perseguição e acaba preso em Parnamirim

Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso e um carro clonado foi recuperado após uma perseguição realizada pela Polícia Rodoviária Federal. O caso aconteceu em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, na última sexta-feira (31), mas somente agora as imagens foram divulgadas. Outro homem que estava no carro conseguiu escapar.

De acordo com a PRF, uma denúncia apontou a circulação de um carro clonado circulando pelas ruas da cidade. Os policiais localizaram o veículo, deram ordem de parada, mas o condutor começou a fuga.

A PRF passou a acompanhar o carro por diversas ruas de Parnamirim. A perseguição só terminou quando o motorista colidiu com um poste. Ele acabou sendo preso, mas um comparsa conseguiu escapar pulando um muro. A ação foi registrada por uma câmera instalada na viatura.

Segundo a polícia, o veículo original circulava em Pernambuco e havia sido clonado para rodar ilegalmente no RN. Durante a abordagem, o condutor confessou aos policiais que já possuía antecedentes criminais por receptação e porte ilegal de arma de fogo. “Agora, ele vai responder por direção perigosa, receptação e adulteração dos elementos identificadores do veículo”, destacou o órgão.

A PRF encaminhou o suspeito e o carro recuperado para a Polícia Civil em Parnamirim/RN e reforça o compromisso no combate a crimes veiculares, garantindo mais segurança nas rodovias e cidades.

Assista:

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-vice-presidente do PT no DF acusado de violência sexual contra adolescentes deixa a prisão

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O ex-vice-presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, Wilmar Lacerda, deixou a prisão na tarde deste sábado (1º), após ser beneficiado com um habeas corpus em decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) . O político passou três meses na Papuda após ser acusado de de violência sexual contra duas adolescentes, de 13 e 17 anos.

Através de sua defesa, Lacerda negou as acusações e garantiu que continuará cooperando com a Justiça.

Wilmar Lacerda foi preso em outubro de 2024, pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A ação foi divulgada como a terceira fase da chamada Operação Predador. À época, a Polícia Civil afirmou que, “devido à natureza dos crimes apurados, não iria divulgar detalhes da ação”. O processo corre em sigilo de Justiça.

“O juízo criminal foi induzido a erro pela inverídica narrativa contida na representação policial, a qual induziu a decretação da prisão mediante argumentos espúrios que distorceram fatos pretéritos já apreciados pelo Poder Judiciário”, diz trecho da nota divulgada pelos advogados do político.

Wilmar Lacerda foi o primeiro suplente de Cristovam Buarque (Cidadania) durante seu segundo mandato como senador, entre 2011 e 2019. Também foi secretário de Administração Pública no governo de Agnelo Queiroz (PT).

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Esses predadores existem na direita e na esquerda. Precisam ser isolados da sociedade o máximo possível pois não vão parar.

  2. 3 meses preso para quem cometeu um crime bárbaro desse? Isso é inadmissível, a pena para esse tipo de crime deveria ser a castração química.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula estuda dar mais força e espaço ao centrão dentro do governo

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem trabalhado na possibilidade de dar mais espaço ao centrão dentro da articulação política do governo. O petista projeta uma reforma ministerial com o intuito de agradar a base governista no Congresso.

Uma das mudanças estudadas pelo presidente é alocar o centrão no Ministério das Relações Institucionais, pasta ocupada por Alexandre Padilha, ou na liderança do governo na Câmara dos Deputados, hoje gerida por José Guimarães (PT-CE).

Esse movimento acontece logo após a eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa, que deu a presidência da Câmara a Hugo Motta (Republicanos-PB). No senado, o vencedor foi Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Inclusive, o partido do novo presidente da Câmara deverá ser agraciado na reforma ministerial, mas a pasta que o Republicanos receberá ainda está em análise.

Outro nome fortemente cotado nas mudanças é o do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões. Ele surge como favorito aos cargos nas Relações Institucionais e na liderança do governo. Já Aguinaldo Ribeiro (PP) perdeu espaço nos últimos dias.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. É o que homi? Eu não aceito, isso é sacanagem conosco, mensalao, aloprados, petrolao, lava jato, palocci, emilio e marcelo Odebrecht + 580 delatores, carceragem, algemas, camburao, distribuição de dinheiro no poder legislativo por votos, agora essa, bicho…..meu irmão, que porra é essa, chama ai uns vermelhinhos tipo Gugu da Mafra, o piolho do imparcial, etc, nos temos que requerer vergonha, hombridade, palavra, se meter ate o tal com o centrao? O veio ta doido? NAO ACEITO, IßO É BAIXAR MUITO O NÍVEL KKKKKKKKK.

  2. Tchutchuca do Centrão: como a gíria foi parar na política com Paulo Guedes?… MAIS UMA DA SÉRIE “A HIPOCRISIA DA ESQUERDA”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Donald Trump volta a defender a anexação do Canadá um dia após impor tarifas de 25% sobre as importações do país

Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender a anexação do Canadá um dia depois de impor tarifas de 25% sobre as importações do país.

Em uma publicação na rede social Truth Social, o republicano afirmou que Washington pagou bilhões de dólares para subsidiar o Canadá e que, por isso, o país deve se tornar o 51º estado americano.

“Não precisamos de nada que eles têm. Temos energia ilimitada, deveríamos fabricar nossos próprios carros e temos mais madeira do que podemos usar. Sem esse subsídio massivo, o Canadá deixa de existir como um país viável. Duro, mas verdade!”, disse ele.

Trump acrescentou que a anexação significaria impostos mais baixos e proteção militar dos Estados Unidos ao Canadá, além do fim das tarifas.

Em reposta ao decreto do republicano, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou tarifas de 25% sobre os produtos dos EUA. Trudeau alertou que as tarifas prejudicariam os Estados Unidos e incentivou os canadenses a comprar produtos nacionais e passar férias no próprio país, e não nos EUA.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Somente comentários de GADO. Até parece que o Canada depende dos EUA. O GADO Bolsonarista acredita em tudo kkkk o gente burra MUUUUUUU

  2. Veremos se o Canadá tem dinheiro quando os Estados Unidos suspender os repasses financeiros que hoje é realizado.

  3. Quem quiser ter autonomia e independência, procure viver com recursos próprios, a partir do momento que você vive as custas do dinheiro dos outros, vai ter que respeitar e engolir o choro.

  4. Trump tá dizendo tolices. Tem que respeitar a autodeterminação de cada democracia, a começar pelo bom vizinho, o Canadá.

    1. Seria bom que ele anexasse o Brasil? Acabaria com esse covil de comunas de iphone?

    2. Se depende dos EUA pra existir, tem que anexar mesmo.Autodeterminaçao com dinheiro alheio é bom demais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *