Política

Auditoria do governo Lula sobre emendas pix para ONGs vai focar só em 10 entidades, das 272 existentes

Rosinei Coutinho/STF

Em 1º de agosto, Dino determinou que as “emendas pix” realizadas entre 2020 a 2024 e direcionadas para ONGs deveriam seguir os requisitos de transparência e serem auditadas pela CGU em um prazo de 90 dias, que se esgotou em 30 de outubro. Depois, em 14 de agosto, o ministro suspendeu as emendas até que o Congresso as reformulasse e criasse mecanismos de fiscalização e rastreabilidade, o que ainda não aconteceu.

As emendas pix, contestadas em ações no STF movidas pelo PSOL e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), permitem que cada parlamentar indique valores para as contas de prefeituras e Estados, que podem usar a verba como bem entenderem.

“Não é uma luta fácil: auditar emendas pix é auditar a base que dá sustentação para o governo”, diz uma fonte que conhece os bastidores do caso.

Segundo técnicos do governo ouvidos pela coluna, a decisão de Flávio Dino abriu uma janela de oportunidade para fiscalizar esses repasses bilionários, mas há dúvidas sobre até onde vai esse comprometimento da cúpula do órgão em auditar as emendas com a profundidade e a extensão necessárias.

O resultado destas eleições confirmou o impacto das “emendas pix” no tabuleiro político regional. Como informou o GLOBO, nos 112 municípios que mais receberam recursos desse tipo, 105 reelegeram seus prefeitos, um índice de 93,7%.

Critérios da fiscalização

Mesmo delimitando o universo amostral para apenas 10 ONGs de um universo de 272 entidades que poderiam ser fiscalizadas, o governo Lula não conseguiu cumprir o prazo de 90 dias determinado por Dino, relator das ações que tramitam no STF contra as “emendas pix”.

Na última quinta-feira (31), o ministro do STF atendeu a um pedido do governo Lula para prorrogá-lo – agora, a CGU tem até o dia 11 de novembro para apresentar o trabalho.

Segundo a equipe da coluna apurou, a CGU está se debruçando sobre duas ONGs de cada região brasileira, focando as que mais receberam recursos via “emenda pix” de cada parte do país. Mas o número da amostra é considerado muito baixo por técnicos ouvidos reservadamente pelo blog, que avaliam que o recorte não permite uma opinião muito aprofundada e completa, apesar da gravidade da questão.

O trabalho de avaliação da CGU foca no processo de seleção das ONGs, na adequação dos projetos firmados, na regularidade das compras realizadas, no monitoramento da parceria e na avaliação da transparência. As atividades incluem análise de documentos, visitas in loco de auditores e entrevistas com funcionários das ONGs.

Técnicos da CGU ouvidos pelo blog ponderam que são várias as demandas do STF. “Auditar as “emendas pix” direcionadas para ONGs é uma das determinações do Flávio Dino. Além disso, a CGU também está realizando neste momento outra auditoria sobre as emendas do chamado ‘orçamento secreto’. E, depois de finalizadas essas duas mais urgentes, que possuem prazos estipulados pelo STF, ainda teremos que auditar as ‘emendas pix’ de forma geral – e não apenas as direcionadas para ONGs”.

“Estamos acostumados com alta demanda, e a CGU tem capilaridade para isso, com unidades em todas as capitais. O real problema é o movimento da carreira, que já se estende desde agosto, e inclui greve, operação padrão e entrega de cargos, o que tem atrasado entregas relevantes, como as do STF. E o problema só tende a piorar se o governo Lula não fizer nada. Do último concurso, dos 393 novos servidores, 118 já saíram para carreiras mais valorizadas. É uma bomba relógio”, alerta um técnico.

Para a diretora de programas da Transparência Brasil, Marina Atoji, o número de ONGs fiscalizadas é pequeno – e esbarra em uma série de empecilhos, tanto internos quanto externos à Controladoria.

“O ideal seria que pelo menos 10% dessas ONGs que receberam recursos fossem auditadas. Aí você teria uma amostra mais significativa, mais confiável. O mínimo ideal seria pelo menos o dobro, o triplo de ONGs auditadas, mas acho que a CGU esbarra em limitação de recursos e de tempo. O prazo que o ministro Flávio Dino determinou é pequeno para uma auditoria desse tipo e complexidade, que envolve emendas difíceis de serem rastreadas.”

Número de operações em queda

Conforme informou o blog, a auditoria limitada das “emendas pix” ocorre num momento em que o número de operações especiais da CGU voltadas para o combate à corrupção vem caindo desde o início do governo Lula – e coincide com a reformulação interna da CGU, que extinguiu em 2023 a Secretaria de Combate à Corrupção, criada pelo governo Bolsonaro quatro anos antes

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Seletividade até para conter atuações nos setores.
    O Brasil caminha rápido para ZERO de liberdade em qualquer sentido.
    Essa tal “democracia relativa” parece ser o novo nome para DITADURA IMPOSTA.
    Vão perseguir e caçar as 10 ONGS não alinhadas com as ordens da esquerda.
    Alguma dúvida??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Passagem, Wedna Mendonça divulga programação de 100 dias de gestão

Foto: reprodução

A Prefeita do municipio de Passagem, Wedna Mendonça (PP), anunciou a realização do “Passagem Fest” uma comemoração especial dos 100 primeiros dias de sua gestão e com a celebração dos avanços alcançados nos últimos três meses.

O “Passagem Fest” acontece neste sábado (12), a partir dás 16h, com Arena Gastronômica, Feira de Artesanto, e um espaço amplo para ações de Cidadania. O evento contrará com o Festival da Tripa, onde o melhor prato será premiado com R$ 300,00. Bingo gratuíto para a população e apresentações artísticas de Flay, Seu Dedé (Humor), e Ryanzinho Lima.

“Convidamos todo o Rio Grande do Norte para a celebração de 100 dias do nosso mandato, mas principalmente, a celebração e comemoração de um tempo novo que chegou e que tem transformado a pequena cidade de Passagem, uma cidade altiva, grande por sua natureza, e de um povo que é grato e orgulhoso da sua terra!” Afirmou a prefeita Wedna Mendonça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Empresário Sérgio Azevedo assume conselho da ABEEólica

Foto: Adriano Abreu 

O empresário potiguar Sérgio Azevedo, CEO da Dois A Engenharia e Tecnologia e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN), foi eleito como membro da Conselho de Administração (CAD) da ABEEólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica. No posto, que já ocupou até 2023, ele diz que o cenário atual do setor de energias renováveis, especialmente a eólica, é marcado por dificuldades estruturais que impactam diretamente a produção e distribuição de energia no Nordeste, um dos polos mais importantes de geração eólica do país.

Entre os principais gargalos, Sérgio aponta que para além da falta de infraestrutura de transmissão há a necessidade urgente de incentivar o consumo de energia na própria região. “A gente precisa criar carga para que a energia produzida no Nordeste seja consumida também aqui. Além disso, temos a melhorar a transmissão para levar a energia para o Sul-Sudeste. Mas o mais importante é que precisamos ter consumo aqui no Nordeste, então temos que incentivar a questão de data center, de hidrogênio verde e outras alternativas de desenvolvimento, para que haja consumo de energia”, disse ele.

Outro ponto destacado por Azevedo foi a importância de apoiar a cadeia de suprimentos do setor eólico, que tem sofrido com o desaquecimento da indústria. Ele ressaltou que, ao longo de mais de 20 anos, o setor de energias renováveis no Brasil se consolidou como um pilar econômico importante, especialmente para o Nordeste e que agora é necessário garantir que os investimentos feitos não sejam desperdiçados. “Precisamos retomar o setor e apoiar a cadeia de suprimentos para que os investimentos feitos não sejam perdidos”, afirmou.

Azevedo também comentou sobre a responsabilidade acrescida de sua eleição para o CAD da ABEEólica. “A quantidade de votos que recebi aumenta ainda mais a minha responsabilidade. Fui o mais votado entre os demais integrantes da cadeia, e isso reforça meu compromisso em defender os interesses da coletividade e da indústria do setor de energias renováveis”, destacou.

Com sua nova posição, Sérgio Azevedo diz que assume o compromisso de trabalhar em soluções que beneficiem tanto o setor eólico quanto a economia do Nordeste, focando em investimentos, infraestrutura e inovação para fortalecer a cadeia produtiva e garantir que o potencial da região seja totalmente explorado.

Veja quem forma o Conselho de Administração (CAD) da ABEEólica

Adelson Gomes Ferraz – BRENNAND ENERGIA EÓLICA S.A

Alexandre Sarnes Negrão – AERIS INDÚSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA
S.A

Carolyne Muniz Dias – VOLTAILA ENERGIA DO BRASIL LTDA.

Federico Bianchi – NORDEX ENERGY BRASIL – COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS LTDA.

Fernando Elias Domingos Sé – CASA DOS VENTOS S.A.

Francine Martins Pisni – AUREN PARTICIPACOES S.A.

Gilberto Lourenço Feldman – PEC ENERGIA S.A
Leandro César Xavier de Carvalho – ENGGIE DO BRASIL ENERGIA S.A.

Leonardo Euler de Morais – VESTAS DO BRASIL ENERGIA EÓLICA LTDA

Manoel de Andrade Lira Neto – ATLAS BRASIL COMERCIALIZADORA DE ENERGIA S.A.

Pedro Schuch Mallmann – EDP RENOVÁVEIS BRASIL S.A.

Rafael Valverde – SOWITEC DO BRASIL ENERGIAS ALTERNATIVAS LTDA

Raíssa Cafure Lafranque – EDF EN DO BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA

Roberto Veiga – GOLDWIND EQUIPAMENTOS E SOLUÇÕES EM ENERGIA RENOVÁVEL LTDA.

Sandro Kiyoshi Yamamoto – RENOVA ENERGIA S.A.

Sérgio Henrique Andrade de Azevedo – DOIS A ENGENHARIA E TECNOLOGIA LTDA.

Sergio Ricardo Motta de Souza – SERENA GERAÇÃO S.A

Tchiares Coutinho Hilbig DNV-GL CLASSIFICAÇÃO, CERTIFICAÇÃO, CONSULTORIA BRASIL LTDA

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Ibama volta a ser responsável por fiscalizar engorda da praia de Ponta Negra em Natal

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) voltou a ser o órgão responsável pelo licenciamento ambiental da engorda da praia de Ponta Negra, obra que foi concluída no fim do mês de janeiro deste ano.
Essa competência havia sido repassada ao órgão estadual, o Instituto Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) em julho de 2023.

A volta da fiscalização pelo Ibama ocorreu porque a engorda foi feita com uma nova jazida de areia, que não teve o licenciamento ambiental emitido, segundo o órgão nacional.

Em nota, o Ibama informou que o acordo de Cooperação Técnica com o Idema foi encerrado “em função de alteração do objeto, em virtude da mudança do ponto de dragagem dos sedimentos empregados na engorda da praia”.

A primeira jazida, que era licenciada, não apresentou qualidade e quantidade suficiente para ser utilizada na obra.

A prefeitura, na época, publicou um decreto de situação de emergência que, segundo o Município, tirava a necessidade de um novo licenciamento.

Além disso, em outubro de 2024, a Justiça do Rio Grande do Norte, atendendo a um pedido da prefeitura de Natal, determinou que o Idema evitasse “impor obstáculos” à obra da engorda de Ponta Negra.

O Ibama informou que solicitou informações sobre as medidas ambientais tomadas durante as obras.

“Para tanto, o Ibama solicitou informações ao responsável pela intervenção acerca das atividades realizadas, das medidas de controle ambiental adotadas e de eventuais problemas encontrados”, citou a nota.
“Mediante a análise dessas informações, o Ibama poderá requerer medidas adicionais de controle, se for o caso”, completou.
O Idema havia ficado responsável pelo licenciamento ambiental da obra durante este período após conseguir o respaldo administrativo e jurídico do Ibama. O pedido foi feito pelo órgão estadual em razão do local onde seria retirada a areia do mar ser território da União .

A retomada de responsabilidade para o Ibama, com o fim do acordo técnico com o Idema, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em março.

De acordo com o texto publicado no DOU, com o encerramento do acordo, o Idema fica obrigado a encaminhar ao Ibama cópias de todo o processo administrativo referente à engorda da praia.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Caso Marielle: Moraes manda Chiquinho Brazão para prisão domiciliar

Foto:Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu mudar a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) para domiciliar.

O parlamentar poderá deixar a Penitenciária Federal de Campo Grande, onde está detido desde a operação da Polícia Federal (PF) realizada em março do ano passado, após ser delatado por Ronnie Lessa. Ele é suspeito de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Brazão deverá cumprir medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica, além de estar proibido de utilizar redes sociais — inclusive por meio de terceiros —, manter contato com outros investigados, conceder entrevistas a qualquer veículo de imprensa e receber visitas, exceto de advogados, irmãos, filhos e netos.

A decisão de Moraes contrariou parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou contra a substituição da prisão preventiva por domiciliar.

O pedido foi protocolado pela defesa no STF em 2 de abril. Os advogados alegam que o parlamentar enfrenta diversos problemas de saúde, apresenta estado clínico considerado grave e tem risco elevado de morte súbita.

Apesar disso, a PGR havia argumentado que a conversão da prisão só deveria ocorrer se fosse comprovado que o tratamento médico necessário não pode ser realizado na prisão. No entendimento do órgão, essa condição não estava presente no caso de Brazão.

O pedido

Entre os argumentos apresentados pela defesa do deputado, estão uma perda de peso superior a 21 kg em seis meses, dores no peito, quadro de insuficiência renal e problemas cardiovasculares. O deputado já passou por angioplastia com colocação de stents cardíacos.

A defesa também citou um laudo da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), de dezembro do ano passado, que aponta alto risco cardiovascular e sinais de comprometimento da saúde mental de Brazão, incluindo fatores que aumentariam sua vulnerabilidade física e psicológica.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Emídio Jr. comemora 100 dias de nova gestão com obra histórica no Rio Jundiaí, pavimentação de ruas, eventos culturais e aquisição de ambulância

Nesta quinta-feira (10), o prefeito Emídio Júnior chegou aos 100 dias de sua segunda gestão comemorando uma série de obras e ações que já entraram para a história de Macaíba como frutos de um trabalho contínuo e firme em prol do desenvolvimento do município e do bem-estar e da qualidade de vida da população.

A obra mais marcante desse período é o desassoreamento do trecho urbano do Rio Jundiaí, que tem como principal objetivo reduzir os riscos de enchentes no Centro. Essa é a primeira vez que esse rio passa por serviços desse porte, nos 147 anos de emancipação política de Macaíba. Cerca de dois quilômetros do leito estão sendo limpos, com remoção de grande volume de material orgânico e lixo, para finalizar com a dragagem.

Pavimentar ruas e melhorar a infraestrutura também tem sido uma das prioridades nesses primeiros meses de 2025, já foram feitos os serviços de pavimentação asfáltica das José Medeiros Damasceno (principal acesso do Alto da Raiz) e Dr. Geraldo Pinheiro de Lima (Rua do CAIC, bairro Campo das Mangueiras). Também foi assinada uma ordem de serviço para a pavimentação em paralelepípedo com implementação de calçadas laterais das ruas José Bezerra Filho, Maria Augusta Mafra e Maria das Dores Ferreira, no bairro Ferreiro Torto. Além disso, foram assinadas as ordens para a pavimentação asfáltica da extensão da Rua Maria José Silvestre, no Distrito Industrial do município, e a construção de uma moderna praça na Vila São José.

A saúde tem recebido atenção especial. Houve a ampliação da faixa etária do ABA Macaíba – Reabilitação para 18 anos. Este é o único serviço da rede pública de saúde em todo o Rio Grande do Norte a ofertar essa terapia para pacientes com transtorno do espectro autista. Nesse período, Macaíba foi contemplada com uma ambulância de suporte avançado para a UPA, equipada com ventilador respirador mecânico, prancha de resgate, maca adulto/pediátrica, monitor cardioverso/desfibrilador, oxímetro de pulso, kit de urgência e emergência, kit parto, incubadora para remoção, ar condicionado no compartimento do paciente, sistema de oxigênio.

Em termos de segurança pública, Macaíba ampliou o número de câmeras integradas ao Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) e recebeu recentemente duas novas viaturas. Uma é exclusiva para a Patrulha Maria da Penha, que conta com duas equipes na efetivação das rondas, formada por uma policial e dois policiais. A outra viatura atua no projeto Ronda Escolar e tem como objetivo dar suporte às ações preventivas no entorno dos ambientes de ensino.

O homem do campo foi beneficiado com mais uma edição do programa Corte de Terra. um total de cinco mil horas de aração. Cada agricultor tem direito a de 1 a 4 horas de aração, de acordo com o tamanho da sua propriedade. Esse programa incentiva o desenvolvimento da agricultura familiar e beneficia o pequeno agricultor, oferecendo de forma gratuita a aração do solo. São mais de 1,5 mil beneficiários. Ainda, teve início a distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo do programa Banco de Sementes, em parceria com a Emater-RN.

O calendário cultural de eventos tem aquecido a economia da cidade e aberto oportunidade para as mais diversas manifestações artísticas, individuais ou coletivas. A Prefeitura de Macaíba lançou dois novos editais de fomento à cultura na cidade, um investimento superior a R$ 475 mil, tratando de pontos de cultura e envolvendo premiações em categorias como artes cênicas, literatura, música, artesanato, audiovisual e fotografia. Neste ano, o Carnaval de Macaíba teve sua terceira edição consecutiva e já se consolidou como um dos maiores da região da Grande Natal, atraindo visitantes e constituindo renda extra para diversos setores do comércio macaibense.

Outros destaques desses primeiros 100 dias da atual gestão do prefeito Emídio Jr. são: assinatura de contrato com Caixa para construção de 150 moradias do Minha Casa, Minha Vida. A Educação ampliou as vagas de tempo integral no ensino fundamental, contemplando mais três escolas no Centro e comunidades rurais, passando a um total de 600 vagas; reajustou o piso dos professores em 6,27%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz que por enquanto não há necessidade de uma nova cirurgia e agradece todos os brasileiros pelas orações

Foto: reprodução/Instagram

Internado no Hospital Rio Grande, em Natal, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma publicação nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (11), falando sobre seu estado de saúde e agradecendo aos profissionais de saúde que o atenderam em Santa Cruz e Natal, e também à Polícia Militar do RN pela eficácia no transporte do interior para a capital potiguar.

Bolsonaro informou também que por enquanto não há necessidade de uma nova cirurgia e que está se recuperando bem. Ele também agradeceu aos brasileiros pelas orações.

Leia a íntegra da publicação abaixo:

Sigo internado no Hospital Rio Grande, em Natal, após sentir fortes dores abdominais durante a agenda que cumpria no interior do Rio Grande do Norte.

– A causa foi uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018.

– Graças a Deus, meu quadro está estável e sigo me recuperando, sem febre e com boa evolução clínica. A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia.

– Agradeço de coração aos médicos e enfermeiros dos hospitais de Santa Cruz e de Natal, que me atenderam com rapidez, dedicação e competência, bem como a eficiência no transporte realizado pela Polícia Militar/RN.

– Em um primeiro momento, fui prontamente acolhido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, e depois transferido para o Hospital Rio Grande, em Natal, onde sigo internado.

– Também agradeço a todos os brasileiros pelas orações, mensagens e demonstrações de carinho.

– Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância.

– Com a ajuda dos médicos e a proteção de Deus, em breve estarei de volta, pronto para retomar minha missão de percorrer as cinco regiões do Brasil.

– Seguimos firmes. Com serenidade, confiança e muita fé em Deus.

– Jair Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Ele está bem”, diz Rogério Marinho sobre estado de saúde de Bolsonaro

Imagens: Via Certa Natal

O Senador Rogério Marinho afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro “está bem”, entreviste concedida à imprensa no Hospital Rio Grande. O senador confirmou que o ex-presidente havia confessado ter sentido dores na noite de quinta-feira (10).

Rogério Marinho também falou sobre o momento em que Bolsonaro passou mal e respondeu a outros questionamentos feitos pelos jornalistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP arquiva inquérito sobre alunos de Medicina que simularam masturbação em jogo de vôlei feminino em SP

Imagem: reprodução

O Ministério Público de São Paulo arquivou o inquérito policial que investigava estudantes de Medicina que simularam uma masturbação coletiva durante uma partida de vôlei feminino, realizada em uma festa universitária em abril de 2023.

O promotor responsável pelo caso informou que nenhuma das testemunhas ouvidas identificaram os autores dos atos obscenos. As duas perícias realizadas nos vídeos que circularam nas redes sociais também não apontaram quais seriam os alunos envolvidos “devido à baixa qualidade da gravação”.

À época, de acordo com o MP, a universidade chegou a expulsar 15 alunos que supostamente estariam envolvidos no caso. O promotor que analisou o caso disse, contudo, não ter achado plausível a explicação dada pelo reitor da Universidade de Santo Amaro (Unisa) para punir os estudantes. Alguns deles foram identificados e expulsos após denúncia anônima.

A universidade foi notificada e pode recorrer da decisão.

— Mesmo com o inquérito não finalizado, pedi diligencias para agilizar a apuração e identificar os autores. Pedi para ouvir as jogadoras de vôlei, pessoas da atlética e da universidade e ninguém identificou os autores. Comparamos as fotografias com as imagens do vídeo, mas a perícia não concluiu quem eram os autores. Então, ficou só o relato da faculdade, que julguei insuficiente para prosseguir com o inquérito após dois anos do ocorrido. Foi arquivado não porque não teve crime, mas porque os autores não foram identificados após dois anos — disse o promotor Marcelo Buffulin Mizuno.

Relembre o caso

Nas imagens que repercutiram, cerca de 20 homens aparecem correndo na quadra com as calças abaixadas. Eles simulam uma “Volta Olímpica” enquanto tocam suas partes íntimas. Já em outro vídeo, é possível ver a presença dos estudantes em uma plateia assistindo ao jogo feminino e simulando a masturbação.

Na época, a Unisa disse que também levou o caso para as autoridades e que vai colaborar com as investigações e providências cabíveis. Por fim, a universidade repudiou o comportamento dos alunos.

A Polícia Civil de São Paulo abriu uma investigação para identificar suspeitos de praticarem atos obscenos durante os jogos universitários ocorridos em São Carlos, entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

O ministro da Educação, Camilo Santana, repudiou o episódio de “masturbação coletiva”. Em nota, o MEC afirmou ter notificado a instituição de ensino sobre a ocorrência. “É inadmissível que futuros médicos ajam com tamanho desrespeito às mulheres e à civilidade”, escreveu no perfil da redes social X.

Segundo o Ministério da Educação, a Unisa foi notificada “para apurar quais as providências tomadas pela Unisa em relação aos fatos ocorridos, sob pena de abertura de procedimento de supervisão e adoção de medidas disciplinares”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tomate, ovo e café mais caros: alimentação faz Brasil ter maior inflação para março em 2 anos

Foto: Freepik

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, mostra que os preços subiram 0,56% em março, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inicialmente, o IBGE informou que esse era o maior patamar do IPCA para um mês de março desde 2003, há 22 anos. Depois, no entanto, corrigiu a informação, dizendo que é o maior índice para o mês desde 2023, há dois anos, quando os preços subiram 0,71%.

O resultado representa uma desaceleração de 0,75 ponto percentual (p.p.) da inflação em relação a fevereiro, quando a alta foi de 1,31%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,04%.

Já no acumulado em 12 meses, a inflação registra um avanço de 5,48%. O número está acima do teto da meta do Banco Central do Brasil (BC), que é de 3% para a inflação anual, e será considerada cumprida se ficar em um intervalo entre 1,50% e 4,50%.

Imagem: g1

A inflação de março veio totalmente em linha com as expectativas do mercado financeiro, que esperavam exatamente essa alta de 0,56% nos preços.

Todos os nove grupos pesquisados pelo IBGE tiveram alta nos preços no mês, com destaque para Alimentação e bebidas, que subiu 1,17% e foi o responsável pelo maior impacto (0,25 p.p.) no índice, respondendo por cerca de 45% do IPCA de março.

Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%).

Com isso, o índice de difusão do IPCA de março foi de 61%, o mesmo observado em fevereiro, e uma redução em relação à janeiro. Esse índice mostra quanto a inflação está espalhada ou concentrada em determinados itens — e uma redução demonstra que a pressão inflacionária foi mais concentrada que no período anterior.

Veja o resultado dos grupos do IPCA em março

  • Alimentação e bebidas: 1,17%;
  • Habitação: 0,24%;
  • Artigos de residência: 0,13%;
  • Vestuário: 0,59%;
  • Transportes: 0,46%;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,43%;
  • Despesas pessoais: 0,70%;
  • Educação: 0,10%;
  • Comunicação: 0,24%.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Com câncer, Netinho anuncia que fará transplante de medula

O cantor Netinho, 58, contou em suas redes sociais nesta sexta-feira (11) que precisará passar por um transplante de medula após finalizar seus ciclos de quimioterapia.

De acordo com o artista, já foram feitas duas fases do tratamento e serão seis no total. “No final haverá o transplante de medula e serei o doador para mim mesmo. Está tudo dando muito certo, vamos que vamos”. Ele está internado no hospital Aliança Star em Salvador, na Bahia.

Netinho foi diagnosticado com um linfoma em fevereiro e está mostrando as etapas do tratamento aos seus seguidores.

Ele artista foi internado no dia 26 de fevereiro e recebeu alta no dia 21 de março, mas voltou a ser hospitalizado para iniciar a segunda fase do tratamento oncológico.

Recentemente, Netinho alertou os seguidores, avisando que está bloqueando contas que insistem em sugerir possíveis soluções para o câncer nos comentários de suas publicações.

Em 2013, Netinho foi diagnosticado com pequenos tumores benignos no fígado — na época, o resultado da biópsia descartou o câncer

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *