Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.
“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.
Entenda a situação dos juros no Brasil
- A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
- Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
- Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
- Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
- A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.
Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).
“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.
Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.
Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta
Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.
“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.
Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.
Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:
- Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
- Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
- Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.
Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.
Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.
Metrópoles
O papa fica alisando a cabecinha dele pra ele não sacar os milhões de euros que tem depositados no banco do Vaticano
Se até as provas da condenação dele o STF rasgou quanto mais dessa quantidade de dinheiro que pode estar em nome de terceiros ..ele pode ser burro ..mais não otario
Calma senhor, continua tudo de pé, o ex presidente é também ex presidiário, continua culpado de todos os crimes apresentados e dos que estão se apresentando. As sentenças é que foram anuladas, e os processos transferidos para outra vara.
Mais uma viagem dos Coxas…provar q é bom nada. Vídeo? Áudio? Extrato no nome do Cara?
Nada. Só divagações do turma hipócrita q ainda anda com o cabo da panela escondida.
Luladrão 2018, na papuda kkkkkkkk
Essa era amante do luladrão. Até a amante luladrão botou como laranja.??
Eita que a artilharia da mídia golpista tá jogando pesado. Mas o provão tá nem aí, LULA 2018! Ou prendem ou já era.
Ainda bem que é o "provão" que não tá nem aí. Se é uma coisa que o analfabeto lula fez , foi uma prova, nem do supletivo.????
Provas por enquanto só as do Enem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse Lula quer fazer mesmo o brasileiro de otário!
A finada Marisa era como uma lagosta: tinha chifre até até nos pés. Ele lavava o dinheiro e ainda dava uma lustrada na jiromba!
O dinheiro é de lula, e se procurar vão achar muito mais.
Mais uma criação!
Mais um crime que não conseguem provar, que o grande Presidente cometeu!!!
Está na hora de pegarem uma lavagem de roupa….
Kkkkkk MILITONTO kkkkk
Cadê as malas de dinheiro do PT? Tem algum vídeo aí? Gravação? Tem nada…
BG
Essa individuo já deveria estar presa a muito tempo, pois participava de viagens inclusive clandestina pois seu nome não aparecia na lista de passageiros do aero51 e deve saber de muitas "coisas".
Pra quem se assustou com os 50 milhões do Gedel, essa quantidade em euros que estão suspeitando que pertence ao desonesto do Luiz Inácio é quatro vez mais, ou seja em quanto Gedel dava uma viajem pra desviar o dinheiro do contribuinte Lula da Silva dava quatro. O pior que ainda tem gente querendo bota esse cara de volta no poder , é imoral é não gostar do Brasil. Já pensou Dirceu, Palocci, Vacari etc etc etc tudo no poder de novo? Pensem nisso.
Lula deve ter no mínimo 1 bilhão de reais guardado fora do país !
De tu conseguir provar, vai ficar rico…pq os procuradores ainda não conseguiram.
Prove.