Descobri o segredo de mãe Lucinda (Vera Holtz): Nina (Débora Falabella) e João Emanuel Carneiro, o autor de Avenida Brasil, são a mesma pessoa. Ele está conseguindo manipular a audiência como a dissimulada chef de cozinha da mansão de Tufão (Murilo Benício) fez meses a fio com a família do ex-jogador de futebol. O mais grave é que ele fez com que o telespectador ficasse quase uma hora para assistir a mais um capítulo da tal “virada” da novela. A trama resumiu-se ao embate entre duas personagens, e o sadismo parece mover o telespectador, que respondeu às provocações: a trama das 21h da TV Globo bateu recorde de audiência na noite desta segunda-feira (23), segundo dados prévios: 44,5 pontos – seu teto era de 43.
Dá para imaginar o quanto esse trabalho está exigindo esforço físico da protagonista e da antagonista (Débora e Adriana Esteves, que vive Carminha). Boa parte do elenco sequer apareceu na edição desta segunda, com respingos de uma piada aqui ou acolá. A mudança de rota da história, um traço do autor, só foi concluída mesmo nesta noite. Na quinta-feira (19), Carminha descobriu que estava sendo enganada. No dia seguinte, confrontou-se com a mulher que quer destruí-la por vingança (Nina).
No sábado, tentou afastá-la de sua vida, enterrando-a num cemitério. A mocinha, porém, mostrou-se resiliente, ressurgiu mais forte e com mais sede de justiça e de revanche. A novela entra, enfim, na segunda fase. Agora Nina vai tripudiar e, sem disfarces, fazer com que sua ex-madrasta como pão dormido de uma semana e a seco. Manda mais quem tem melhores cartas ou mais armas.
Há de se comentar a direção de fotografia desta novela, com referências ao filme noir e impecável uso de sombras e iluminação indireta. Duas cenas desta noite já são antológicas. A primeira foi a de Carminha comemorando com seu comparsa (Max, Marcello Novaes) a vitória de pernas curtas numa casa de suingue: será que alguma novela mostrou algo parecido até então?
A segunda foi o cinismo com que Nina ofereceu jantar para sua inimiga exibindo a nova “decoração” da casa, com fotos comprometedoras da relação extraconjugal de sua ex-patroa. O capítulo de amanhã (24) promete ser ainda mais tenso. Como disse um tuiteiro – a novela é fenômeno nas redes sociais, coisa que Fina Estampa, a anterior, não provocou: “esse cara tá ferrando com minhas noites”.
Comente aqui