Economia

Banco Central pede produção extra de dinheiro para pagamento do auxílio emergencial

Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo

O Brasil enfrenta a ameaça de insuficiência de cédulas de dinheiro para pagar o auxílio emergencial a 60 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade pela crise do coronavírus, com os estoques atuais considerados baixos pelo Banco Central, segundo duas fontes e um documento visto pela Reuters.

A pedido do BC, a Casa da Moeda, que é responsável pela produção das cédulas, solicitou na segunda-feira aos seus funcionários que aumentem a produção de dinheiro físico a partir deste mês para fazer frente ao pagamento do auxílio emergencial, segundo ofício obtido pela reportagem.

A estatal fala que pagará hora extra conforme necessário e diz que a questão é “urgente”, de acordo com o documento visto pela Reuters.

O programa de auxílio emergencial de 600 reais por mês para aqueles que não têm contratos regulares de trabalho passou por um lançamento que enfrentou problemas, com a formação de enormes filas em frente às agências da Caixa Econômica Federal, trazendo risco de contágio em meio à pandemia de coronavírus.

Algumas pessoas que não têm contas bancárias regulares até acamparam na porta das agências durante a noite.

Os tropeços iniciais no programa aprovado pelo Congresso vêm em meio a crescentes críticas de que o governo do presidente Jair Bolsonaro não tomou medidas drásticas o suficiente para estimular uma economia que, segundo algumas previsões, poderá encolher em dois dígitos este ano.

Cerca de um terço da população do Brasil é desbancarizada, um porcentual maior do que na China e até na Índia, de acordo com o Banco Mundial, obrigando o país a depender muito de dinheiro físico, mesmo quando cartões de crédito e outras formas de pagamento se tornam mais comuns em outros lugares.

O governo começou a pagar uma parcela inicial do programa no início de abril, mas atrasou a segunda, inicialmente prevista para o final do mês passado. Um novo cronograma deve ser lançado em breve para o programa, que tem duração de três meses.

Uma das fontes disse que a escassez de cédulas de dinheiro levou ao atraso da segunda parcela, enquanto outra disse que o pagamento ainda não tinha ocorrido porque a primeira parcela ainda estava sendo paga, o que causaria mais tumulto nas agências. Esta pessoa, porém, confirmou que há uma escassez de moeda que preocupou o governo.

Estoque de segurança

O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, disse à Reuters que havia um “problema técnico com as fontes de pagamento” dos fundos, mas negou que houvesse qualquer problema com falta de moeda.

– Se, por acaso, houver falta de dinheiro, falta de notas físicas, encontraremos uma maneira de corrigir isso – disse ele.

O Banco Central, que supervisiona a oferta de moeda, confirmou que está em negociações com a Casa da Moeda para antecipar o recebimento da produção contratada para o ano, dizendo que já houve um aumento de 23% na quantidade de moeda forte em circulação em abril, um aumento de 55,5 bilhões de reais em relação ao ano anterior, segundo declaração enviada à Reuters.

Algumas dessas cédulas estão sendo acumuladas por indivíduos e empresas para formação de reservas, por preocupações com a crise, e porque, com grande parte da economia fechada, há menos lugares para gastar dinheiro no comércio em geral, disse o órgão regulador.

O BC também ponderou que “parcela considerável” dos valores pagos em espécie no auxílio emergencial ainda não voltou ao sistema. Só em abril, foram pagos 35,8 bilhões de reais no total, entre depósitos em conta e liberação em espécie, segundo dados do Tesouro.

A consulta (à Casa da Moeda) visa construir estoques de segurança e mitigar eventuais consequências do fenômeno de entesouramento que se observa desde o início da pandemia”, afirmou o BC.

As negociações têm como objetivo aumentar a produção semanal de dinheiro da Casa da Moeda em 40%, segundo o presidente do sindicato dos servidores do órgão Aluízio da Silva Junior, acrescentando que o sindicato ainda não decidiu sobre a questão, que deve ser analisada em assembleia na próxima semana.

O Banco Central disse não ter conhecimento de atrasos nos pagamentos da ajuda. O Ministério da Cidadania, responsável pelos fundos de emergência, não respondeu a um pedido da Reuters para comentar o assunto. A Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos, também disse que não comentaria.

O número de pessoas que procuram o auxílio emergencial surpreendeu as autoridades do governo, que esperavam pagar 98 bilhões de reais a 54 milhões de brasileiros. Cálculos oficiais recentes, no entanto, atualizaram o número para 124 bilhões de reais e 60 milhões de pessoas —equivalente à população da Itália.

A Caixa Econômica estima que cerca de 30 milhões de contas digitais serão abertas por pessoas não bancarizadas como consequência do pagamento de emergência, um legado que pode ajudar a inclusão financeira depois da pandemia.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Passaporte ainda está em jogo”, diz Bolsonaro após decisão de Moraes

Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) afirmou em entrevista ao programa Faroeste à Brasileira, da Revista Oeste, nesta quinta-feira (16/1), que foi uma honra ter recebido o convite à posse de Donald Trump e que não entrará no mérito da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de negar o pedido de liberação de passaporte porque a questão “do passaporte ainda está em jogo”.

Bolsonaro afirmou que sua equipe de advogados pediu para que ele não entrasse nesse assunto porque ainda cabe recurso da decisão. Depois disso, frisou que sua esposa, Michelle Bolsonaro, o representará na posse.

“A boa noticia é que, no sábado de manhã, no aeroporto de Brasília tem voo e minha esposa vai para lá. Está convidada. Ela vai fazer sua parte. Tenho conversado com pessoas próximas ao presidente Trump. Ela terá tratamento bastante especial lá”, disse durante a entrevista.

O ex-presidente ainda ressaltou que, até onde sabe, os advogados dele vão recorrer da decisão de Moraes. “Vão citar muitas coisas. O que nós queremos é que o Supremo, se porventura esse recurso for julgado, que seria por uma Turma, que seja julgado com a devida isenção”, disse.

Nesta quinta-feira, Moraes negou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ir à posse de Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, marcada para a próxima segunda-feira (20/1).

Moraes tomou a decisão após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar contra o pedido. Consequentemente, o ministro também indeferiu solicitação de devolução, mesmo que temporária, do passaporte do ex-mandatário.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de afogamentos triplica no RN em apenas 15 dias; três pessoas morreram

Foto: CBMRN / Reprodução

Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou, nesta quarta-feira (16), o balanço dos primeiros 15 dias da Operação Verão 2025. Entre 1º a 15 de janeiro, os guarda-vidas registraram 71 resgates de vítimas de afogamento nas áreas monitoradas, com três mortes.

No mesmo período do ano passado, foram 24 resgates e nenhum óbito nas áreas supervisionadas. Isso significa que, de um ano para o outro, o número de afogamentos quase triplicou.

Para prevenir acidentes, os bombeiros já realizaram mais de 14 mil orientações ao público e 4,7 mil advertências neste início de temporada. Além disso, as ações de blitz educativas têm sido intensificadas nas rodovias de acesso ao litoral, nas pousadas, nos hotéis e diretamente nas praias de maior fluxo de turistas e veranistas.

“A prevenção é a chave para salvar vidas. Nosso trabalho não se limita aos resgates; buscamos conscientizar a população para que possam aproveitar o verão de forma segura. Em muitos casos, uma simples orientação pode evitar uma tragédia”, destacou o subcomandante-geral do CBMRN, coronel Franklin Araújo.

Outro fator crucial nas ações deste ano é a colaboração com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que tem atuado de forma determinante em resgates de difícil acesso e no apoio às operações de salvamento em áreas mais remotas. Um dos casos aconteceu na terça-feira (14), quando um turista de São Paulo foi resgatado de helicóptero após ficar preso em uma correnteza na Praia do Forte.

Corpo de Bombeiros está investindo mais de R$ 500 mil em diárias operacionais, garantindo diariamente a presença de mais de 60 guarda-vidas nas principais praias do estado. A corporação reforça o pedido à população para que redobre os cuidados ao entrar na água, respeite as orientações dos guarda-vidas e evite situações de risco desnecessárias.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Médicos do RN se reúnem em grande encontro sábado em Pirangi

A praia de Pirangi será o cenário de um dos maiores encontros de confraternização entre médicos deste verão. No próximo sábado, médicos cooperados da Unimed Natal estarão reunidos no Condomínio Village Palmeiras para celebrar a pretensa pré-candidatura do cardiologista Ricardo Queiroz à presidência da Unimed Natal, acompanhado do neurocirurgião Emerson Oliveira, que se coloca como pré-candidato à vice-presidência.

Além de ser uma grande oportunidade para fortalecer os laços entre colegas de profissão, o evento tem como objetivo fortalecer ainda mais o nome do médico Ricardo Queiroz como pré-candidato, destacando seu compromisso com o crescimento e a inovação na Cooperativa de Saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juninho Alves intensifica contatos políticos e fortalece nome para 2026

O ex-prefeito de Caraúbas Juninho Alves é figura certa nas reuniões de articulação política do estado.

Juninho deixou o mandato com uma administração de destaque, que gerou uma aprovação recorde. E cada dia mais seu nome é citado para dar voos mais altos em 2026 e tem recebido tanto apoio quanto incentivos para a empreitada. A cada ele dia intensifica contatos, articulações, fortalecendo ainda mais seu nome para uma possível disputa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/NATAL/ SENADO/ESTIMULADA: Styvenson tem 42,75%, Zenaide Maia 11,38% e Fátima Bezerra 8,5%

Pesquisa Consult realizada em Natal perguntou aos eleitores em quem eles votariam em 2026 para o cargo de senador, em dois cenários.

No segundo cenário colocado para os eleitores entrevistados, Styvenson Valentim lidera com 42,75%, seguido por Zenaide Maia com 11,38%, Fátima Bezerra com 8,5%, e Ezequiel Ferreira com 3,63%.

Outros 20,63% não souberam dizer, enquanto 13,13% não votariam em nenhum dos nomes colocados.

A Pesquisa Consult ouviu 800 entrevistados, de 9 a 13 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 3,5% e a nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/NATAL/ SENADO/ESTIMULADA: Styvenson tem 40,63%, Álvaro Dias 12,5%, Fátima Bezerra 9,13% e Zenaide Maia 8%

Pesquisa Consult realizada em Natal perguntou aos eleitores em quem eles votariam em 2026 para o cargo de senador, em dois cenários.

No primeiro cenário colocado para os eleitores entrevistados, Styvenson Valentim lidera com 40,63%, seguido por Álvaro Dias com 12,5%, Fátima Bezerra com 9,13%, Zenaide Maia com 8% e Ezequiel Ferreira com 2,25%.

Outros 16,5% não souberam dizer, enquanto 11% não votariam em nenhum dos nomes colocados.

A Pesquisa Consult ouviu 800 entrevistados, de 9 a 13 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 3,5% e a nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/NATAL/ GOVERNO DO RN/REJEIÇÃO: Natália Bonavides é a mais rejeitada com 40,4%

Pesquisa Consult realizada em Natal perguntou aos eleitores em quem eles NÃO votariam de maneira alguma em 2026 para o cargo de Governador do RN.

Natália Bonavides foi a mais rejeitada com 40,4%, seguida por Rogério Marinho com 17,8%. Na sequência vêm os nomes de Álvaro Dias 9,5%, Walter Alves 9,3%, Ezequiel Ferreira 9,1%, Styvenson Valentim 7% e Allyson Bezerra 2,4% de rejeição.

A Pesquisa Consult ouviu 800 entrevistados, de 9 a 13 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 3,5% e a nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/NATAL/GOVERNO DO RN/ ESTIMULADA: Álvaro Dias tem 30,25%, Rogério Marinho 15,75% e Allyson Bezerra 15,63%

Pesquisa Consult realizada em Natal perguntou aos eleitores em quem eles votariam em 2026 para o cargo de Governador do RN, em vários cenários.

No quinto cenário colocado para os eleitores entrevistados, apenas com os nomes de Álvaro Dias, Rogério Marinho e Allyson Bezerra quem lidera é o ex-prefeito de Natal com 30,25%, seguido pelo senador Rogério Marinho com 15,75% e pelo atual prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra com 15,63%.

Outros 20,75% não souberam dizer e 17,63% não votariam em nenhum deles.

A Pesquisa Consult ouviu 800 entrevistados, de 9 a 13 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 3,5% e a nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/NATAL/ GOVERNO DO RN/ESTIMULADA: Álvaro Dias tem 30,8%, Natália Bonavides 18% e Rogério Marinho 17,88%

Pesquisa Consult realizada em Natal perguntou aos eleitores em quem eles votariam em 2026 para o cargo de Governador do RN, em vários cenários.

No quarto cenário colocado para os eleitores entrevistados, apenas com os nomes de Álvaro Dias, Natália Bonavides e Rogério Marinho, quem lidera é o ex-prefeito de Natal com 30,8%, seguido pela deputada federal Natália Bonavides com 18% e pelo senador Rogério Marinho com 17,88%.

Outros 19,5% não souberam dizer e 13,5% não votariam em nenhum deles.

A Pesquisa Consult ouviu 800 entrevistados, de 9 a 13 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 3,5% e a nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/NATAL/ GOVERNO DO RN/ESTIMULADA: Álvaro Dias tem 38,25%, Allyson Bezerra 17,5% e Ezequiel Ferreira 3,13%

Pesquisa Consult realizada em Natal perguntou aos eleitores em quem eles votariam em 2026 para o cargo de Governador do RN, em vários cenários.

No terceiro cenário colocado para os eleitores entrevistados, apenas com os nomes de Álvaro Dias, de Allyson Bezerra e Ezequiel Ferreira, quem lidera é o ex-prefeito de Natal com 38,25%, seguido pelo atual prefeito de Mossoró com 17,5%, e pelo atual presidente da Assembleia Legislativa do RN com 3,13%.

Outros 23,13% não souberam dizer e 18% não votariam em nenhum deles.

A Pesquisa Consult ouviu 800 entrevistados, de 9 a 13 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 3,5% e a nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *