A agência dos Correios do município de Alto do Rodrigues, região Oeste do estado, foi assaltada na manhã desta terça-feira(5) por três homens. De acordo com testemunhas, um trio chegou ao local disfarçado de policiais militares e rapidamente anunciou o assalto.
A gerência do local não sabe informar quanto foi levado e a Polícia Militar (PM) está em diligências para capturar os acusados.
Assaltantes roubam carro dos Correios em Ielmo Marinho
Um carro de entrega dos Correios foi alvo da ação de assaltantes no município de Ielmo Marinho, localizado a 54 quilômetros de Natal. O roubo aconteceu na manhã dessa segunda-feira(4). O fato aconteceu em uma estrada carroçável próximo ao assentamento são Sebastião II, distrito do município. Os suspeitos agiram em dois carros, um Volkswagen Gol e um Chevrolet Prisma identificado pela vítima como um táxi do município de Extremoz.
A Polícia Federal (PF) já periciou o veículo e iniciou as investigações do crime. Os Correios não souberam informar qual foi a mercadoria roubada do veículo.
Um vídeo registrou o momento em que o ex-presidente, Jair Bolsonaro, fez uma parada não programada na cidade de Bom Jesus (RN). A visita ao estado faz parte de uma série de viagens no Nordeste com o ex-presidente.
O pontapé é no Rio Grande do Norte, terra do senador Rogério Marinho, secretário-geral do partido, ex-ministro de Bolsonaro e idealizador da iniciativa, que faz parte do Rota 22, principal aposta de Marinho para ampliar o eleitorado bolsonarista.
A soldado Mayara Kelly Melo Mota, do Ceará, tem repercutido nas redes sociais após virar alvo de denúncias e sofrer punições por conteúdos publicados na internet. Mãe e influenciadora, a policial militar de 31 anos trouxe ao debate público os limites da atuação dos militares nas redes sociais.
Em 2022, a soldado já havia sido alvo de um inquérito policial militar (IPM) arquivado, por conta de uma postagem no Instagram. Recentemente, vídeos da policial lavando uma viatura e ensinando a fazer um torniquete geraram punição.
Com base nas informações públicas, colocadas nas redes sociais da soldado Mayara e apurações da CNN, revelam quem é a policial que, segundo a sua defesa, tem sido alvo de perseguição.
Policial Militar do Ceará punida por lavar viatura sofreu outra denúncia; defesa alega perseguição.
Mãe, influenciadora e policial
Mayara Kelly Melo Mota é soldado da Polícia Militar do Ceará. Com quase 47 mil seguidores nas redes sociais, ela divide seu tempo entre as funções da carreira militar, a produção de conteúdo que alimenta a legião de seguidores, e o papel de mãe e esposa.
Nas redes sociais de Mayara, o conteúdo publicado varia entre os momentos destinados a família, o dia a dia na função de soldado, treinos e dicas. Uma delas foi alvo da última denúncia contra policial, quando ensinou os seguidores a utilizarem um torniquete.
Na visão dos defensores de Mayara, a medida imposta pelo julgamento dos vídeos “transparece quebra da isonomia e de tratamento igualitário entre homens e mulheres, uma vez que muitos outros policiais masculino fizeram vídeos com um conteúdo de mesma temática (cotidiano do trabalho), de igual modo não causaram prejuízo, e mesmo assim, não foram processados e punidos”.
O advogado da policial explicou à reportagem que o conteúdo acima foi produzido a partir de uma história familiar. Além do marido – que também é policial – a soldado tem um irmão que atua na mesma função. Conta o defensor que a inspiração dela se deu em um acidente do irmão, que durante uma ocorrência foi baleado na perna. A história inspirou Mayara a produzir o conteúdo.
Casada com um colega de profissão, Mayara e o marido estão juntos há 11 anos. Mãe de um menino e uma menina, Mayara se declara aos filhos nas redes sociais. Em uma das publicações, ela define o filho mais velho como “meu príncipe, minha joia mais preciosa”. A caçula de 10 meses é descrita como a “futura confidente”.
Sobre a rotina na vida de agente de segurança, Mayara compartilha treinamentos até a razão pela qual ingressou na carreira militar. Em uma postagem, uma foto da soldado quando criança e depois de adulta mostram que o desejo de servir sempre esteve com ela.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deu início a uma investigação para apurar casos de assédio e importunação sexual no ônibus Circular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As denúncias foram protocoladas nas últimas semanas tanto na Universidade quanto na Polícia Civil, que já registrou pelo menos 15 Boletins de Ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). A Ouvidoria da UFRN também recebeu denúncias sobre a onda de casos nas linhas de ônibus da instituição.
Segundo os relatos, os casos começaram a acontecer desde fevereiro de 2025 e se intensificaram também no mês de março. As vítimas se juntaram em um grupo de WhatsApp de estudantes da UFRN para compartilhar relatos e vivências. Ainda de acordo com as vítimas, os crimes ocorrem no ônibus Expresso Reitoria e Expresso C&T.
Sob anonimato, a TRIBUNA DO NORTE conversou com duas estudantes que foram vítimas de assédio e importunação sexual. As duas já registraram Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil do Rio Grande do Norte, que investiga os casos.
Em um desses casos, nos primeiros dias deste mês, uma estudante da instituição disse que viu um homem a encarando e ao entrar no Circular percebeu que ele foi para perto dela. “Conforme o pessoal ia subindo, ele foi se aproximando cada vez mais. No começo, senti algo encostando em mim. Achei que podia ser só a bolsa dele, até porque é normal isso acontecer ainda mais com o ônibus cheio. Mas quando o ônibus começou a andar, senti a mão dele me apalpando. Olhei para trás e vi que realmente era a mão dele, mas ele a cobria com a bolsa”, disse a jovem, que relatou ainda que o homem continuou a apalpá-la e a seguiu após a descida do ônibus.
“Como estudante da UFRN, a sensação foi de impotência e revolta. A gente espera que um espaço universitário seja seguro, mas infelizmente nem mesmo dentro do campus temos essa garantia. Isso mostra a urgência de medidas mais efetivas de segurança e acolhimento para as vítimas. Não tivemos nenhum até agora”, disse.
Nesta quinta-feira (10), dois movimentos estudantis promoveram uma manifestação na parada do circular para reivindicar mais circulares na UFRN e maior celeridade da Reitoria em apurar os casos de assédio que estão ocorrendo dentro do transporte.
Em nota, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disse que recebeu denúncia de casos de importunação sexual dentro do ônibus que faz a linha circular do Campus Central da UFRN e está colaborando com as autoridades policiais para identificar o suspeito.
A instituição disse ainda que a UFRN oferece o Espaço Acolher como um local de acolhimento a vítimas de violência, bem como para registro e os devidos encaminhamentos. Para ter acesso ao serviço, a pessoa da comunidade universitária, voluntariamente, deve se dirigir ao local para atendimento presencial, ou entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 84 99193 6014.
Tribuna do Norte
De agosto de 2023 a julho de 2024, o Brasil registrou 396.629 falhas relacionadas à assistência à saúde. No mesmo período, 2.363 mortes foram associadas a esses incidentes. Os dados são da ONA (Organização Nacional de Acreditação), com base em notificações feitas por serviços de saúde no sistema Notivisa, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O Estado de Minas Gerais lidera o número absoluto de falhas notificadas (68.873), seguido por São Paulo (52.803). Já em relação às mortes, São Paulo aparece com o maior número de registros (452), à frente de Minas Gerais (312) e Santa Catarina (226).
Arte: Poder 360
Entre os eventos mais graves estão a administração equivocada de medicamentos —por tipo ou dosagem— e a realização de procedimentos cirúrgicos em partes erradas do corpo. Também foram notificados casos de lesão por pressão, divididos em 3 tipos: contusão, entorse e luxação. Esta última é considerada a mais grave, por envolver o deslocamento de ossos nas articulações.
A Anvisa afirma que grande parte das falhas poderia ser evitada com protocolos mais seguros e práticas preventivas. Segundo relatório da GGTES (Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde), é necessário usar os dados notificados para adotar medidas que reduzam riscos e aumentem a segurança do paciente.
ENTENDA
As notificações são realizadas mensalmente pelos NSP (Núcleos de Segurança do Paciente), conforme determina a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 36 de 2013, que estabelece a obrigatoriedade da criação desses núcleos em unidades de saúde de todo o país. As informações são inseridas no módulo Assistência à Saúde do Notivisa, sistema que integra o SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária).
A finalidade das notificações é permitir o monitoramento e a prevenção de eventos adversos —falhas que se deram durante o cuidado ao paciente e que podem causar dano ou representar risco. Os registros incluem desde erros de medicação e falhas de comunicação entre equipes até cirurgias realizadas em locais incorretos e omissão de cuidados.
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), disse na quinta-feira (10), que irá intensificar a sua pré-campanha à Presidência da República, após ser alvo da operação “Copia e Cola”, da Polícia Federal (PF).
A ação teve como objetivo investigar o desvio de recursos públicos destinados à saúde.
“Eu saio desse momento que tentaram desgastar ou manchar a nossa trajetória fortalecido pronto agora a intensificar ainda mais uma pré-campanha do primeiro prefeito da história do Brasil que vai assumir a Presidência da República”, enfatizou Manga.
O prefeito permaneceu, em sua fala, rebatendo questões de sua imagem e compartilhando o sucesso da cidade de Sorocaba.
“Se a intenção era desgastar a imagem de alguém que coloca o seu nome como pré-candidato do Brasil, o prefeito que ganhou por duas vezes como melhor prefeito do Brasil. A cidade que mais cresceu seu PIB, cidade exemplo, que tornou Sorocaba tão conhecida como Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou.
Operação da PF
A investigação começou em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba.
Os agentes da PF cumpriram mandados em outras 11 cidades do estado de São Paulo e em Vitória da Conquista, na Bahia.
Em Sorocaba, as buscas também foram realizadas na sede da prefeitura, na Secretaria de Saúde, no diretório municipal do Republicanos — partido de Rodrigo Manga — e na residência do antigo secretário de Administração.
À CNN, Manga afirmou que os agentes da PF levaram seu carro e telefone celular ao cumprirem mandado de busca e apreensão em sua residência pela manhã.
“Sabe o que acharam aqui na minha casa? Nutella e o Pokémon que o meu filho brinca… e bolo de cenoura. Levaram meu carro, telefone, mas não acharam nada. Você vê que é uma ação política para levar exposição na mídia”, declarou o prefeito.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), defendeu nesta 5ª feira (10.abr.2025) uma redução das penas definidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para os condenados do 8 de Janeiro.
“Quero dizer que nós, do PT, da esquerda, concordamos. O acordo de não persecução penal liberou muita gente. Aquele acordo tinha uma regra de 4 anos. Tem que se construir um caminho. Nós somos favoráveis. O presidente [da Câmara] Hugo [Motta, Republicanos-PB] está dialogando com o Supremo, com o governo federal. Esse é um caminho que eu acho apropriado. Reduzir as penas”, declarou o congressista a jornalistas na Câmara.
O ANPP (acordo de não Persecução penal) é um instrumento jurídico que permite ao Ministério Público firmar um acordo com o investigado antes do início de um processo criminal, desde que ele confesse o crime, não tenha praticado violência ou grave ameaça e não seja reincidente. A PGR (Procuradoria Geral da República) ofereceu a medida aos envolvidos no 8 de Janeiro.
Governistas avaliam discutir com a Corte uma revisão das punições como alternativa para barrar a aprovação do PL (projeto de lei) 2.858 de 2022, que concede anistia não só aos manifestantes dos atos extremistas de 2023, mas também àqueles que “apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas”.
Lindbergh afirma que a proposta beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF por tentativa de golpe de Estado depois da derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Bolsonaro deu uma declaração que disse que não queria redução de penas [para os condenados do 8 de Janeiro]. O que ele queria era anistia, ampla, geral e restrita […] E ao dizer que não aceita a redução de penas, que não é isso, mostra que ele não está preocupado com as pessoas que estão presas. Porque qualquer tipo de alteração na pena, o objetivo era liberar essas pessoas e focar centralmente nos comandantes, nos articuladores, nos financiadores do golpe”, declarou o petista.
A China aumentou as tarifas retaliatórias sobre as importações dos EUA de 84% para 125%, informou a Comissão Tarifária do Conselho de Estado em um comunicado nesta sexta-feira (11).
Pequim pareceu indicar que não aumentaria suas tarifas sobre produtos americanos além de 125%, de acordo com um comunicado de um porta-voz do Ministério do Comércio.
“A imposição sucessiva de tarifas excessivamente altas à China pelos EUA tornou-se nada mais do que um jogo de números, sem real significado econômico. Isso apenas expõe ainda mais a prática americana de usar tarifas como arma para intimidação e coerção, transformando-se em uma piada”, disse o porta-voz.
“Se os EUA insistirem em continuar esse jogo de números com tarifas, a China não se envolverá. No entanto, se os EUA persistirem em prejudicar substancialmente os interesses da China, a China tomará contramedidas e lutará até o fim”, declara o Ministério do Comércio Chinês.
Resposta de Xi Jinping
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira (11) que seu país “não tem medo”, em seu primeiro comentário público sobre a guerra comercial com os Estados Unidos.
“Não há vencedores em uma guerra comercial, e ir contra o mundo só levará ao autoisolamento”, disse Xi ao primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez, em Pequim, segundo a emissora estatal CCTV.
“Por mais de 70 anos, o desenvolvimento da China se baseou em autossuficiência e trabalho árduo — nunca em esmolas de terceiros, e ela não teme nenhuma repressão injusta”, afirmou o líder chinês.
“Independentemente de como o ambiente externo mude, a China permanecerá confiante, focada e se concentrará em administrar bem seus próprios assuntos”, acrescentou.
O confronto entre Colo-Colo e Fortaleza, pela segunda rodada da Copa Libertadores, foi cancelado devido a um tumulto significativo que resultou na morte de dois torcedores do time chileno nas proximidades do Estádio Monumental, em Santiago, Chile.
A decisão de cancelar a partida foi tomada após uma paralisação de quase duas horas, enquanto a Conmebol avaliava a situação. A entidade máxima do futebol sul-americano expressou seu pesar pelas mortes ocorridas e ofereceu condolências às famílias das vítimas.
O incidente gerou grande comoção e destacou a necessidade de medidas de segurança mais rigorosas em eventos esportivos de grande porte.
O que aconteceu dentro do Estádio Monumental?
Antes mesmo da invasão dos torcedores ao gramado, o ambiente dentro do estádio já era tenso.
Objetos como isqueiros e copos foram arremessados em direção ao campo, e a situação piorou quando torcedores do Colo-Colo quebraram vidros e grades que separavam a arquibancada do campo, entrando com pedaços de ferro.
A confusão generalizada começou aos 25 minutos do segundo tempo, com o placar ainda em 0 a 0.
Quais foram as causas das mortes dos torcedores?
As mortes ocorreram durante uma tentativa de invasão ao estádio, conhecida como “avalanche humana”. A pressão exercida pelos torcedores fez com que uma das cercas de segurança cedesse, prendendo algumas pessoas na estrutura.
A principal linha de investigação das autoridades chilenas sugere que uma viatura policial passou por cima da cerca caída, atingindo as vítimas.
Uma das vítimas foi identificada como uma jovem de 18 anos, enquanto a identidade da segunda pessoa ainda não foi confirmada.
As investigações estão em andamento para apurar os responsáveis pelo incidente.
Como a Conmebol e as autoridades estão lidando com a morte dos torcedores e da invasão de campo?
A Conmebol, em suas redes sociais, lamentou profundamente o ocorrido e está colaborando com as autoridades locais para esclarecer os fatos.
Francisco Mores, promotor do Departamento de Flagrantes do Leste, está liderando as investigações e afirmou que operações policiais estão em curso para identificar os responsáveis.
Os dois feridos foram levados ao hospital, mas infelizmente não resistiram aos ferimentos.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), informou na noite desta quinta-feira (10) que obteve as 257 assinaturas de deputados federais necessárias para apresentar um requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) da Anistia.
Em um vídeo, ele diz que “às 22h22 com a assinatura do deputado Paulo Azi, do União Brasil da Bahia, nós chegamos as 257 assinaturas para o requerimento de urgência da anistia”.
Ele agradece ainda aos líderes e aos presidentes do partidos que segundo ele ajudaram na coleta das assinaturas.
“É uma vitória das pessoas que estão injustiçadas”, afirmou.
Com as assinaturas, a ideia é apresentar o requerimento ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a quem caberá a decisão de pautar ou não a urgência.
Se ele decidir pautar e o requerimento for aprovado, o PL da anistia terá sua tramitação abreviada e entrará na lista de prioridades da Câmara.
A obtenção das 257 assinaturas, porém, ocorre em meio a uma tentativa do próprio Hugo de costurar um acordo que envolva também o Executivo e o Judiciário para que as penas aos condenados pelo 8 de janeiro sejam mais brandas.
Nesta quinta-feira, a própria ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, admitiu essa possibilidade, desde que não alcance os apontados como líderes da trama golpista, como Jair Bolsonaro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira, 10, com vetos, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. O texto prevê que as contas públicas terão superávit primário de 14,5 bilhões de reais neste ano.
Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo federal, excluindo gastos com pagamentos de juros.
A LOA para 2025 estabelece que o salário mínimo será de 1.518 reais. Para a educação, estão previstos 226,4 bilhões de reais, e para a saúde pública, 245,1 bilhões de reais.
São reservados 158,6 bilhões de reais para o Programa Bolsa Família e 113,6 bilhões de reais para os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV). Já a despesa com benefícios do Regime Geral de Previdência Social alcançam 972,4 bilhões de reais; é a maior despesa primária do Orçamento de 2025.
Além disso, são alocados 57,6 bilhões de reais para o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Em relação às emendas parlamentares, há 50,4 bilhões de reais no Orçamento deste ano, sendo 24,6 bilhões de reais para as emendas individuais, 14,3 bilhões de reais para as de bancadas estaduais e 11,5 bilhões para as de comissão.
O Congresso Nacional aprovou o projeto da LOA para 2025 no mês passado, com três meses de atraso.
Vetos
O primeiro veto de Lula, no valor de 40,2 bilhões, foi sobre novas programações orçamentárias que tinham localizações específicas, incluídas por meio de emendas de modificação em despesas primárias discricionárias do Executivo, o que, diz o governo, é vedado por lei complementar de 2024 que trata da proposição e a execução de emendas parlamentares na LOA.
“Também foi necessário vetar 2,97 bilhões de reais em despesas financeiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que seriam destinadas a financiamentos com retorno, em razão da inobservância ao limite máximo para operações reembolsáveis do Fundo”, informa o governo.
Comente aqui