Mundo

Biden afirma que deixa EUA ‘mais forte’ para Trump

Foto: Reprodução/Instagram

Joe Biden afirmou, nesta segunda-feira (13), que deixa um Estados Unidos “mais forte”, durante um discurso focado na Ucrânia, Gaza e China, no qual fez um balanço de sua política externa antes de passar o cargo ao republicano Donald Trump.

“Os Estados Unidos estão mais fortes, nossas alianças estão mais fortes, nossos adversários e concorrentes estão mais fracos, (e) não fomos à guerra para que essas coisas acontecessem”, afirmou no Departamento de Estado.

Os membros da aliança militar da Otan agora “pagam sua parte justa”, garantiu.

Trump criticou repetidamente os países da aliança atlântica e, em determinado momento, disse que incentivaria a Rússia a fazer “o que quisesse” com os aliados que não pagassem o que cabia a eles.

No passado, o republicano também expressou sua admiração pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, enquanto Biden zombou do chefe de Kremlin sobre a situação na Ucrânia.

“Quando Putin invadiu, ele pensou que conquistaria Kiev em questão de dias. A verdade é que, desde que começou essa guerra, eu sou o único que foi ao centro de Kiev, não ele”, disse.

Biden se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar uma zona de guerra não controlada pelas forças americanas ao viajar à capital ucraniana em 2023.

O democrata afirmou que os Estados Unidos e seus aliados não podem “abandonar” a Ucrânia, a quem Washington enviou bilhões de dólares em assistência militar desde o início da guerra em 2022.

“Há mais a fazer”, afirmou o octogenário, garantindo que Putin “não alcançou nenhum de seus objetivos estratégicos”.

Trump prometeu alcançar um acordo de paz “em 24 horas”, mas há temores em Kiev de que ele possa forçar um cessar-fogo que faça a Ucrânia ceder território à Rússia.

– “Nunca vão nos superar” –

No balanço de seus quatro anos de mandato sobre política externa, Biden não poderia deixar de falar sobre a China, uma de suas prioridades.

O democrata está convencido de que “os Estados Unidos estão ganhando a competição mundial” contra o gigante asiático em uma nova era de economia e tecnologia globais.

“Segundo as últimas previsões, observando a trajetória atual da China, nunca vão nos superar. Ponto”, afirmou, se vangloriando também de ter gerido de forma “responsável” as relações com Pequim.

“Criamos linhas de comunicação entre o presidente Xi (Jinping) e eu e entre os líderes de nossos exércitos para evitar mal-entendidos. Encontramos formas de colaborar para enfrentar a mudança climática, para reduzir o fluxo de fentanil nos Estados Unidos”, detalhou.

O presidente em fim de mandato se congratulou pela queda das mortes por overdose de drogas nos Estados Unidos e se vangloriou de que mais fentanil foi apreendido na fronteira “em dois anos do que nos cinco anos anteriores juntos”.

Trump decidiu declarar guerra ao fentanil e ameaça impor tarifas muito altas ao México, Canadá e China até que, segundo ele, os três países tomem medidas contra este opioide sintético que causa estragos nos Estados Unidos.

O discurso de Biden foi mais comedido sobre a guerra em Gaza, já que parte do Partido Democrata critica seu apoio incondicional a Israel. Mesmo assim, o democrata se mostrou otimista.

– O “certo” no Afeganistão –

“Na guerra entre Israel e Hamas, estamos prestes a que uma proposta que apresentei em detalhes há meses finalmente se torne realidade”, afirmou.

Biden defendeu a retirada do Afeganistão, que caiu nas mãos dos talibãs em 2021.

“Acabar com a guerra foi a coisa certa a se fazer”, considerou.

Por fim, o presidente de 82 anos instou a administração Trump a continuar com as políticas de energia verde que seu governo impulsionou, pois os negacionistas do clima estão “completamente errados”.

Diretamente do Salão Oval, Biden fará seu discurso de despedida à nação na quarta-feira.

Fonte: IG último segundo

Opinião dos leitores

  1. Sai um caduco esclerosado e entra um bandido falastrão, abusador de mulheres, xenofóbico e sonegador de impostos.
    Quem eram os estados (des)unidos da américa…
    Mas a máscara daquela raça sebosa está caindo, assim como sua moeda está muito próximo de deixar de ser o fiel da balança na economia mundial!
    Talvez por isso o imbecil que assumiu a presidencia ainda respondendo processo já começou a fazer o que mais sabe: Falar Merda!
    Vai declarar guerra ao Irã – Talvez ele não se lembre da lambança dos eua no resgate dos reféns em 1979
    Vai “anexar” o Canadá – Os eua “roubaram” nove estados do México, isso é fato. Mas ali, a época era beeeeem outra!
    Mudanças climáticas são conversa fiada – A Califórnia tá provando o contrário….
    Enfim, se for enumerar as asneiras que esse canalha já evacuou pela boca, dá um livro!
    E a corja direitopata no Brasil batendo os cascos aplaudindo !!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Bando de idiotas…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Geraldo Azevedo celebra 80 anos com show especial em Natal

Fotos: Divulgação

O cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo chega a Natal com a turnê comemorativa “Geraldo Azevedo 80 Anos”, em celebração às suas oito décadas de vida e mais de 50 anos de carreira. A apresentação acontece no dia 18 de maio, às 20h, no Teatro Riachuelo.

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 100,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. O evento é uma realização da Viva Promoções.

Com um repertório recheado de sucessos que marcaram sua trajetória, Geraldo Azevedo promete emocionar o público com clássicos como “Caravana” (em parceria com Alceu Valença), “Dia Branco” (com Renato Rocha), “Moça Bonita” (com Capinan), “Táxi Lunar” (com Zé Ramalho e Alceu Valença) e “Bicho de 7 Cabeças” (com Zé Ramalho e Renato Rocha). Acompanhado de sua banda, o artista revisita sua história, destacando suas colaborações marcantes e a riqueza poética de sua obra.

Nascido em Petrolina, às margens do Rio São Francisco, Geraldo Azevedo carrega em sua música as raízes do sertão e do Brasil profundo. Sua infância foi marcada pela influência cultural de sua mãe, Dona Nenzinha, que lecionava e organizava saraus, e pela habilidade artesanal de seu pai, que confeccionou o primeiro violão do artista. Desde cedo, Geraldo mostrou talento e sensibilidade, características que o levaram a conquistar um lugar especial na história da música brasileira.

A turnê “Geraldo Azevedo 80 Anos” percorre o Brasil em 2025, celebrando a vida e a obra de um dos mais icônicos representantes da música nordestina. A apresentação em Natal promete ser uma noite de celebração, memória e emoção para todas as gerações de fãs do artista.

Serviço
Show: Geraldo Azevedo – Turnê “80 Anos”
Data: 18 de maio de 2025 (domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro Riachuelo – Natal/RN
Ingressos: Bilheteria do teatro e uhuu.com
Realização: Viva Promoções

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Torneio Unimed Pirangi Open de Beach Tennis movimenta o verão em Pirangi

Fotos: Divulgação

Nos dias 11 e 12 de janeiro, o Torneio Unimed Pirangi Open de Beach Tennis transformou o Point Unimed Verão, em Pirangi, no principal palco esportivo do litoral potiguar. Cerca de 300 atletas participaram da competição, que é destaque no calendário esportivo do Rio Grande do Norte.

A estrutura do Point foi ampliada especialmente para o evento com estrutura que garantiu conforto e visão privilegiada das partidas. O torneio, patrocinado pela Unimed Natal há cinco anos, reflete o compromisso da cooperativa com saúde, bem-estar e incentivo ao esporte, alinhado ao movimento nacional Mude 1 Hábito.

Para o diretor-presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto, o evento reforça a importância da promoção da saúde por meio do esporte. “Iniciativas como o Torneio Unimed Pirangi Open são fundamentais para aproximarmos a saúde e o bem-estar do dia a dia das pessoas. Além de incentivar a prática de atividades físicas, contribuímos para a integração da comunidade em um ambiente saudável e descontraído. Esse é o Jeito de Cuidar da Unimed”, destacou.

Além do torneio, o Point Unimed Verão segue até o dia 31 de janeiro com uma programação aberta ao público. São seis quadras de beach tennis, duas de futevôlei e o projeto Bora de Bike, que oferece bicicletas gratuitas nos finais de semana. No dia 25 de janeiro, o espaço será ponto de partida e chegada da Corrida Pirangi Praiano.

O evento também conta com o apoio da Seguros Unimed, Unimed Odonto, Allcare, Rio Center e O Boticário, consolidando a presença da Unimed Natal na temporada de verão 2025.

Ainda neste verão, a Unimed expandiu suas atividades para Mossoró, com a estreia da temporada na Praia de Tibau. A Arena Uniclube está funcionando desde o dia 1º de janeiro, oferecendo quadras de beach tennis, um redário, lounges e programação aberta ao público até o dia 15. O Verão Open Uniclube Beach Tennis será realizado em Tibau nos dias 18 e 19 de janeiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Defendemos um prefeito para presidir a Femurn, e nossa chapa contempla todos os partidos”, diz prefeito do PL

Foto: Divulgação

Gustavo Santos de Nisia Floresta acabou de ser eleito presidente da AMLAP, uma associação com 49 municípios do Agreste e Litoral. Ele integra a Chapa 2 ( A Femurn é dos Prefeitos) como tesoureiro, representando a região Metropolitana e também o Agreste e Litoral Sul.

O prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos, filiado ao PL, defende equilíbrio e a representação dos Municípios pelos 167 gestores eleitos em 2024. “Defendemos um prefeito para presidir a Femurn, e nossa chapa contempla todos os partidos. Eu sou do PL, mas tem prefeitos do PSD, PP, União Brasil, Republicanos, PT, PSDB, MDB… Mostrando que as forças estão unidas em defesa dos municípios e prefeitos, já que a Federação é dos prefeitos. Por essa razão defendo um prefeito presidente”, frisou Gustavo Santos (PL).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre o ex-senador Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, aos 82 anos

Foto: Instagram

Morreu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos, o ex-senador Benedito de Lira (PP-AL), um dos líderes mais importantes da história política de Alagoas. Pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o popular “Biu de Lira” enfrentava tratamento contra um câncer. Os detalhes sobre as cerimônias de velório e enterro ainda serão anunciados pela família

Seu coração silenciou hoje, após trajetória de vitórias eleitorais que deixaram um legado de trabalho pelo povo alagoano, nos mandatos de senador, deputado federal, deputado estadual, vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel.

Biu de Lira foi operado em 31 de dezembro de 2024, em procedimento de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió. E, mesmo em tratamento, o prefeito superava adversidades e para se empenhar em seu último mandato público.

Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

“Igreja é governada usando cabeça e coração”, diz Papa Francisco em novo livro

Foto: Reuters

O Papa Francisco, que fez 88 anos no mês passado, diz em um novo livro que se sente saudável e não tem planos de renunciar como líder da Igreja Católica global.

“Estou bem”, afirma o pontífice em uma autobiografia à venda em mais de 100 países nesta terça-feira (14). “A realidade é, simplesmente, que estou velho.”

Francisco, que agora usa frequentemente uma cadeira de rodas devido a dores nos joelhos e nas costas, afirmou que “a Igreja é governada usando a cabeça e o coração, não as pernas.”

Na última semana, o pontífice pediu a um assessor para ler um discurso importante devido a um resfriado.

Francisco, natural da Argentina e o primeiro papa da América Latina, lidera a Igreja de 1,4 bilhão de membros desde 2013.

Ele sofreu de gripe e problemas relacionados várias vezes nos últimos dois anos. O pontífice também passou por uma cirurgia em 2021 para tratar uma condição dolorosa chamada diverticulite, e novamente em 2023 para reparar uma hérnia.

“Cada vez que um papa fica doente, os ventos de um conclave sempre parecem estar soprando”, afirma Francisco no livro, referindo-se à reunião secreta de cardeais católicos que um dia elegerá o próximo pontífice.

O Papa também ressalta que mesmo durante os dias da cirurgia “eu nunca pensei em renunciar”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito nomeia Andrea Dias para SEMUL e faz primeira mudança no secretariado em Natal

Foto: Divulgação

Depois de anunciar a nomeação da secretaria de Segurança Pública de Natal, o prefeito Paulinho Freire também confirmou a primeira mudança no secretariado.

Em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM), o ele nomeou Andrea Cristina Costa Dias de Viveiros para o cargo de secretaria Municipal de Políticas Públicas para às Mulheres – SEMUL.

Ela vai substituir Danielle Mafra que havia sido nomeada logo no início da gestão. Andrea Dias vai ter Saulo Spinelly como adjunto na SEMUL. A edição extra do DOM também trouxe outras nomeações em várias pastas do Executivo

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula sanciona renegociação de dívidas dos Estados

Marcelo Carmago/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) sancionou na 2ª feira (13.jan.2024) o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, que trata da revisão dos termos das dívidas dos Estados e do Distrito Federal com a União. O texto foi publicano no Diário Oficial da União (PDF – 4MB) desta 3ª feira (14.jan).

O programa prevê a criação de um fundo de equalização federativa, assim como mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal e outras relacionadas à gestão fiscal. A Lei Complementar sancionada tem com objetivo promover a recuperação fiscal, aumento de produtividade, melhorias em infraestrutura, segurança pública e educação, com ênfase na formação profissional.

O texto abrange administrações públicas diretas e indiretas, excluindo estatais não dependentes. Estados interessados no Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados poderão aderir ao regime especial de revisão até 31 de dezembro de 2025, abrangendo dívidas firmadas em legislações anteriores. Os saldos devedores serão consolidados, incluindo acréscimos como juros, multas e encargos previstos na legislação vigente à época dos fatos geradores.

Os Estados que aderirem ao programa poderão quitar suas dívidas com a União utilizando diversas modalidades de pagamento até o prazo estipulado. Poderão ser realizadas transferências em moedas corrente, entrega de participações societárias em empresas estaduais, transferência de bens móveis ou imóveis, cessão de créditos líquidos e certos ao setor privado ou à União, e entrega de créditos inscritos na dívida ativa estadual, desde que confessados e recuperáveis, mediante autorização legal e aceite das partes envolvidas.

Os débitos restantes, após pagamentos realizados conforme previsto, serão refinanciados em até 360 parcelas mensais, com o primeiro vencimento no dia 15 do mês subsequente à assinatura do aditivo contratual. A redução do saldo será registrada na transferência de ativos, exceto em casos específicos, quando será considerada na assinatura do contrato. As parcelas seguirão o modelo de amortização da Tabela Price, garantindo o pagamento integral dentro do prazo estipulado.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Preço do aluguel residencial sobe 13,5% em 2024, quase o triplo da inflação

Foto: Diogo Moreira/Divulgação Governo de São Paulo

Os novos contratos de aluguéis residenciais ficaram, em média, 13,50% mais caros em 2024, segundo dados do Índice FipeZAP divulgados nesta terça-feira (14). O resultado ficou 2,66 pontos percentuais (p.p.) abaixo do registrado em 2023, quando o avanço foi de 16,16%.

O aumento anual foi quase o triplo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, que avançou 4,83% no ano. Com isso, a alta real dos novos aluguéis (descontada a inflação) foi de 8,67%.

Paula Reis, economista do DataZAP, explica que o aumento acima da inflação está relacionado ao desempenho da economia brasileira — em especial ao mercado de trabalho, que segue forte.

A taxa de desemprego no Brasil foi de 6,1% no trimestre terminado em novembro, mostrou a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Essa é a menor taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012.

“Os dados de emprego são fator importante para o mercado de locação”, diz Reis. Na prática, quando um número maior de pessoas possui renda, a tendência é que haja uma maior procura por imóveis, o que colabora com a alta dos preços.

Segundo a economista, há chances de uma alta ainda maior em 2025 devido a dois fatores:

-Projeções ainda otimistas para o mercado de trabalho;

-Um mercado de venda de imóveis restrito em meio ao encarecimento do crédito imobiliário, que acompanha a alta da Selic, a taxa básica de juros do país.

Alta nas cidades

O FipeZAP acompanha o preço médio de locação de apartamentos prontos em 36 cidades brasileiras, com base em anúncios veiculados na internet.

De acordo com o levantamento, apenas um município monitorado não teve alta real no preço médio do aluguel: Maceió (AL), cujo aumento foi de 3,35% — ou seja, abaixo da inflação do ano.

Quando observadas apenas as capitais monitoradas, os maiores avanços no ano foram em Salvador (33,07%), Campo Grande (26,55%), Porto Alegre (26,33%) e Recife (16,17%). Com os números, a capital baiana também lidera o ranking geral.

Leia mais

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado torra mais de R$2,3 milhões somente pagando hora extra em um mês

Foto: EBC

Não bastassem todas as mordomias e os poupudos vencimentos que a turma do Senado tem garantidos rigorosamente todo mês, as horas extras são um atrativo a mais que engordam os salários de quem consegue uma boquinha por lá. Apenas em dezembro, o pagador de impostos bancou mais de R$2,3 milhões em horas extras aos trabalhadores da Casa. Os pagamentos são astronômicos, quatro funcionários, por exemplo, receberam mais de R$12 mil cada.

A justificativa

Os quatro mais bem indenizados trabalharam em comissões, em serviço de operação de áudio de plenários e em serviço de apoio ao plenário.

Exército de aspones

Ao todo, 700 funcionários receberam a mais pelas horas trabalhadas em gabinetes de senadores, comissões, liderança, presidência etc.

Bolso cheio

A liderança do governo Lula pagou R$8,9 mil em horas extras. A quantia foi dividida entre quatro servidores que trabalham no gabinete.

Grana alta

Na presidência do Senado, o gasto foi maior. O pagador de impostos bancou R$30,9 mil em horas extras para cinco funcionários.

Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Governo vai lançar Pé-de-Meia para universitários nesta terça (14)

Ricardo Stuckert/PR

O Ministério da Educação vai lançar nesta terça-feira (14), a partir das 16h, o programa “Pé-de-Meia Licenciatura”, voltado para estudantes universitários de cursos responsáveis pela formação de professores.

A iniciativa prevê o pagamento mensal de R$ 1.050 aos beneficiários. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 já poderão se inscrever no programa, caso escolham cursos de licenciatura pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A novidade foi antecipada pelo ministro na última segunda-feira (13), durante entrevista coletiva para apresentação dos resultados do Enem 2024.

O “Pé-de-Meia Licenciatura” integra o programa “Mais Professores”, uma política pública voltada para a valorização do magistério.

O benefício será depositado em uma conta poupança, com objetivo de apoiar financeiramente estudantes de licenciatura ao longo da formação acadêmica.

Segundo Camilo Santana, o impacto orçamentário do programa já foi calculado, mas os números detalhados serão divulgados durante o lançamento oficial.

Em dezembro, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendaram o bloqueio de R$ 6 bilhões em recursos destinados ao “Pé-de-Meia”. O parecer aponta que a iniciativa estaria em desacordo com as regras do arcabouço fiscal, por ser operada fora do Orçamento da União.

O lançamento do “Pé-de-Meia Licenciatura” ocorre cerca de um ano após a implementação do “Pé-de-Meia Ensino Médio”, direcionado a estudantes da rede pública.

Leia mais

CNN Brasil

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *