A Tribuna fez um reportagem sobre o desempenho da UFRN no Enade, a nossa universidade ficou com nota 4, sendo a melhor do Nordeste.
Vejam o que diz o Pró-reitor adjunto da UFRN, Adelardo Medeiros, sobre os cursos aprovados com nota máxima no Enade: “Dos 13 cursos avaliados, cinco tiveram nota 5 no provão. Foram eles Biomedicina, Farmácia, Medicina, Odontologia e Enfermagem do Campus Natal. Além disso, o curso de Biomedicina obteve nota 5 no Enade e 5 no Conceito Preliminar de Cursos (CPC)”, observou o professor Adelardo Medeiros. Para conquistar nota 5 no CPC o curso de Biomedicina foi bem avaliado em quesitos como instalações e infraestrutura, projeto pedagógico e o corpo docente.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (14) que está “estável”, mas que a sua recuperação da cirurgia no abdômen “exige cuidados intensivos”. Na sua 1ª publicação nas redes sociais, agradeceu apoiadores e disse “voltaremos”.
A laparotomia exploradora realizada no domingo (13) durou 12 horas. O procedimento buscou tratar aderências no trato digestivo que causaram uma obstrução parcial no intestino.
Segundo a equipe médica, o tratamento foi um sucesso. O último boletim médico, desta manhã, informou que Bolsonaro permanece na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) sem previsão de saída. Permanece com nutrição via venosa e antibióticos para prevenir eventuais infecções.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanha o marido na internação no hospital DF Star e decidiu junto à equipe médica que encontros estão limitados a familiares. A recomendação é que o ex-presidente fale pouco e fique em repouso. Bolsonaro está acordado, conversando e “fez até piadas”, segundo Leandro Echenique, cardiologista que trata o ex-presidente desde 2018.
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania – Semtasc, realizará a distribuição gratuita de peixe e arroz para a população nos dias 15 e 16 de abril. A ação beneficiará 20 mil famílias e visa garantir o pescado da Semana Santa às famílias em vulnerabilidade social do município, promovendo segurança alimentar e valorização da tradição cristã.
A entrega será feita em diversos polos, atendendo bairros e comunidades tanto na zona urbana quanto rural. O cronograma de entregas pode ser conferido nas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo.
Para receber os alimentos, os beneficiários cadastrados devem comparecer ao ponto de entrega correspondente à sua localidade no horário programado, portando documento de identificação com foto e a senha recebida no ato do cadastramento.
A entrega do peixe é uma tradição que está sendo retomada na gestão do prefeito Jaime Calado garantindo o compromisso do governo municipal com o bem-estar da população, especialmente neste período de celebração religiosa.
A prefeita do município de Passagem, Wedna Mendonça, comemorou neste sábado (12), os 100 primeiros dias da gestão com uma grande festa aberta ao público. O evento, batizado de “Passagem Fest”, reuniu a população em uma programação diversa, marcada por cultura, gastronomia e música.
O evento teve início às 16h e contou com arena gastronômica, feira de artesanato e o já tradicional festival de tripa, que premiou o melhor prato com R$ 300,00. Além disso, houve bingo gratuito e atrações artísticas como a cantora Flay, o humorista Seu Dedé e o cantor Ryanzinho Lima, garantindo a animação do público durante toda a noite.
“Esses 100 dias de gestão representam apenas o começo de uma jornada de muito trabalho e compromisso com o povo de Passagem. O Passagem Fest foi pensado como um momento de celebração, mas também de valorização da nossa cultura e dos nossos talentos locais, além de prestar contas dos serviços prestados a população. Seguimos firmes construindo uma cidade melhor para todos.”, afirmou a prefeita Wedna Mendonça.
A inflação levou 58% dos brasileiros a reduzir a quantidade de alimentos que costuma comprar, segundo pesquisa Datafolha. Entre os mais pobres, o percentual sobe para 67%.
De acordo com o levantamento, 8 em cada 10 brasileiros adotaram alguma mudança de hábito em resposta à inflação, como sair menos para comer fora de casa (61%), trocar a marca de café por uma mais barata (50%) e reduzir o consumo da bebida (49%).
O Datafolha ouviu 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa aponta também que um quarto da população diz ter menos comida do que o suficiente em casa. Para 6 em cada 10, a quantidade é suficiente; outros 13% dizem ser mais do que o necessário. Tecnicamente, não houve mudança nesses dados em relação à última pesquisa em que essa pergunta foi feita, em março de 2023 –considerando a margem de erro, não é possível dizer que houve oscilação em comparação ao início do governo.
Mudanças de hábitos de consumo
Além das mudanças de hábitos de consumo, o Datafolha questionou quais outras medidas foram adotadas para economizar. A mais comum, segundo a pesquisa, foi diminuir o consumo de água, luz e gás –metade dos brasileiros diz ter seguido esse caminho.
Em segundo lugar, buscar outra fonte de renda foi a saída para 47%. Pouco mais de um terço (36%) diz ter reduzido a compra de remédios, 32%, que deixou de pagar dívidas, e 26%, que deixou de pagar contas de casa.
Quanto mais bolsonarista o entrevistado, maior o percentual dos que dizem ter adotado alguma dessas medidas. Quanto mais petista, menor.
O aumento de preços da comida vem sendo apontado como uma das principais razões para a baixa popularidade do governo Lula (PT).
Maioria crê que governo Lula tem muita responsabilidade pela alta de preço dos alimentos
Para 54% dos brasileiros, o governo Lula tem muita responsabilidade pela alta de preço dos alimentos nos últimos meses. Outros 29% atribuem um pouco de culpa à administração atual. Apenas 14% afirmam que o Planalto não tem nenhuma responsabilidade.
Mesmo eleitores do presidente culpam em algum grau seu governo pelo problema –para 72% dos que dizem pretender votar em Lula, ele tem muita ou um pouco de responsabilidade.
Segundo o Datafolha, 29% fazem uma avaliação positiva do governo, percentual ligeiramente acima do encontrado na pesquisa anterior, de dezembro (24%), mas ainda inferior à reprovação, que chega a 38%.
Lula chegou a anunciar medidas para conter os preços, como isenção de imposto de importação sobre certos produtos. As ações, no entanto, ainda não surtiram efeito significativo.
Os entrevistados foram questionados sobre a parcela de culpa que atribuem a cinco motivos para a alta de preços: o governo Lula, a crise climática, as guerras no mundo, a crise nos Estados Unidos e os produtores rurais.
Em todos os grupos sociais, mais da metade dos entrevistados disse que o Planalto tem grande responsabilidade. A principal divergência é que, para aqueles com renda domiciliar mensal de até dois salários mínimos, produtores rurais carregam tanta culpa quanto.
Nesse segmento, 55% atribuem grande responsabilidade ao governo e 54%, aos produtores rurais –percentual bem superior ao observado nas demais faixas de renda. Entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, por exemplo, esse número cai para 41%.
Os mais ricos também são os que menos culpam as guerras no mundo (40%, contra 46%-48% nos demais segmentos) e a crise nos EUA (36%, em comparação com 39%-42% nos outros grupos) pela alta de preços.
Quando separados por intenção de voto na próxima eleição presidencial, eleitores de Romeu Zema (Novo) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) são os que mais veem o atual governo como culpado: 78% e 77%, respectivamente.
Para eleitores de Lula, produtores rurais e guerras carregam as maiores parcelas de culpa (57% e 55%, respectivamente).
Segundo dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a inflação foi de 5,48% nos acumulado de 12 meses até março. No mês, a alta foi de 0,56%, puxada por alimentação e bebidas. A inflação nessa categoria acelerou de 0,70% em fevereiro para 1,17% na leitura mais recente.
Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%). Em 12 meses, a inflação desses itens foi de 0,13%, 19,52% e 77,78%, respectivamente.
Especialistas dizem que as variações de preço decorrem de uma combinação de fatores. No caso do ovo, o IBGE lista uma maior demanda em razão do retorno das aulas no país, as exportações devido a problemas de gripe aviária nos Estados Unidos e os impactos do calor na produção no Brasil.
No caso do café, os problemas de safra têm levado a uma disparada das cotações no mercado internacional. A alta de preços do tomate é atribuída ao clima: produtos in natura costumam apresentar oferta reduzida durante os meses mais quentes do ano.
Segundo o Datafolha, a parcela de brasileiros que viram a economia nacional piorar nos últimos meses cresceu dez pontos percentuais desde o fim do ano passado e agora representa 55% do total. É a primeira vez no terceiro mandato de Lula (PT) que a fatia corresponde à maioria dos entrevistados.
A Prefeitura de Natal adotou o transporte por aplicativo para deslocamentos administrativos a partir do Decreto Nº 13.347, de 10 de abril de 2025, publicado no Diário Oficial do Município de Natal. O objetivo além de economizar é substituir, de forma gradual, o uso de veículos locados e motoristas terceirizados.
O processo ocorrerá da seguinte forma. As empresas de aplicativos serão credenciadas junto à Prefeitura. Haverá valores máximos por quilômetro, tempo, corrida mínima e bandeirada, seguindo os moldes corporativos já praticados no mercado, sem criar regras específicas para Natal.
Um detalhe e que pode haver tarifa dinâmica, mas o valor médio mensal por quilômetro não pode ultrapassar um teto que será reajustado automaticamente conforme a variação mensal do preço da gasolina em Natal (dados da ANP).
Será garantida a rastreabilidade, relatórios digitais por usuário autorizado, como forma e controle. A medida não se aplica a ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal, veículos de fiscalização e motocicletas.
A Comissão de Constituição, Justiça da Câmara Municipal de Natal aprovou na manhã desta segunda-feira (14) a entrega de títulos de cidadania natalense para o deputado federal Nikolas Ferreira e para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
As aprovações ocorrem dias após polêmicas durante o processo de aprovação do título de cidadão natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém o ato da Câmara Municipal de Natal que aprovado na última quinta-feira (10) foi suspenso pela Justiça após pedido de vereadora do PT que argumentou que não teve direito a vistas ao projeto respeitado.
ESSES PARASITAS DA CAMARA MUNICIPAL SÓ SABEM DISTRIBUIR COMENDAS E TÍTULOS DE CIDADANIA A PESSOAS QUE NADA FIZERAM POR NATAL.
SAUDADE DE VEREADORES (AS) COMO JULIA ARRUDA, ELEIKA BEZERRA, FRANKLIN CAPISTRANO, ALUISIO MACHADO (falecido), E MAIS UMA MEIA DUZIA. A ATUAL LEGISLATURA É SOFRÍVEL!
Quatro policiais militares foram afastados e tiveram suas armas recolhidas para perícia balística até a conclusão do Inquérito Policial Militar (IMP) que investigará em que circunstâncias ocorreu a morte de Bárbara Kelly Araújo Nascimento, de 34 anos, moradora do Passo da Pátria.
A morte dela gerou uma onda de protestos dos moradores da comunidade e ocorreu no dia em que uma viatura da Polícia Militar foi acionada à região para atender uma ocorrência ligada ao tráfico de drogas, segundo o Alarico Azevedo.
O oficial esclareceu que quatro policiais militares estavam na viatura acionada para atender a ocorrência. Eles chegaram a prender um suspeito e o levaram à delegacia. Posteriormente, a Policia Militar recebeu a informação sobre a morte da moradora do Passo da Pátria, que chegou a ser encaminhada a uma unidade de saúde por familiares.
O procedimento de afastar os policiais militares integra as medidas necessárias para apuração do inquérito em curso. Até o momento, segundo ele, não é possível afirmar se a vítima foi morta em confronto ou não.
Certamente essa ocorrência não era com familiares dos policiais, Certamente eles se quer conheciam a vítima Bárbara, Certamente estes policiais não saíram de suas casas para matar uma pessoa. Ou seja policiais não arrisquem suas vidas, suas carreiras, suas economias para atender ocorrência pois o Estado não os apoiará, façam como tanto outros funcionários públicos fazem cupram a carga horária e pronto.
A governadora Fátima Bezerra reafirmou, na noite da última sexta-feira (11), o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade urbana e o transporte coletivo. Durante a solenidade de 50 anos da Fetronor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste), realizada em Natal, Fátima anunciou a continuidade da isenção de ICMS sobre o diesel utilizado no transporte público — uma medida iniciada durante a pandemia e que será mantida por sua gestão.
“Não é benefício para empresas, é investimento em dignidade para quem depende do transporte todos os dias”, declarou a governadora ao anunciar que o Estado continuará abrindo mão de R$ 16 milhões por ano em favor da população.
A cerimônia, realizada no Olimpo Recepções, foi marcada por homenagens e emoção. Empresários, representantes do setor, autoridades políticas e personalidades ligadas à mobilidade participaram do evento, conduzido pelo presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras — que também foi homenageado pela sua atuação de mais de três décadas à frente da entidade.
Fátima homenageou o presidente Eudo pelo trabalho realizado à frente da FETRONOR e aproveitou para destacar outras iniciativas do governo voltadas à mobilidade e à cidadania, como o transporte gratuito nas eleições municipais de 2022 e 2024.
Segundo ela, o projeto da “tarifa zero” para o dia das eleições deve ser institucionalizado com o envio de uma nova proposta à Assembleia Legislativa. “Garantir o direito de ir e vir no dia da eleição é também garantir o direito de votar”, disse.
Ao citar os investimentos na recuperação da malha viária estadual, a governadora reforçou que o transporte de passageiros, além de serviço essencial, é parte estratégica do desenvolvimento. “Não há crescimento sem acesso. E não há acesso sem estrada, ônibus e planejamento.”
Em um dos momentos mais marcantes da noite, Eudo Laranjeiras recebeu uma homenagem da Confederação Nacional do Transporte (CNT), entregue pelo presidente da entidade, Vander Costa. Ao lado da esposa, Valéria Laranjeiras, filhos e netos, Eudo agradeceu emocionado. “São cinco décadas de luta da Federação, conquistas e construção coletiva. O transporte é inclusão, e é isso que estamos celebrando.”
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu uma investigação e retirou do ar o perfil oficial da superintendência do Rio Grande do Norte no Instagram após um servidor utilizar a conta para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A conta foi desativada neste domingo (13).
O comentário foi publicado na noite de sábado (12) na publicação de um perfil de notícias local e dizia: “Bolsonaro doente junta mais gente que Lula são e inaugura uma obra.”
Em nota, a PRF informou que, assim que a postagem foi identificada, o comentário foi removido e, por precaução, o perfil foi retirado do ar por tempo indeterminado. “A publicação indevida feita pelo perfil em uma rede social não está alinhada às diretrizes da instituição”.
O servidor responsável já foi identificado, e a Corregedoria-Geral, em Brasília/DF, instaurou procedimento interno apuratório para verificar as circunstâncias do ocorrido.
A conta, que possuía mais de 80 mil seguidores, continua suspensa.
A Neoenergia Cosern informa que registrou novo furto de cabos da rede elétrica na zona rural de Serra Vermelha, entre Areia Branca e Mossoró, às 01h41 desta segunda-feira (14). Os criminosos furtaram 900 metros de cabos da rede média tensão, deixando 313 unidades consumidoras sem energia elétrica – incluindo postos de saúde, escolas, serviços de internet e telefonia, pousadas e restaurantes.
Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, respeitando as condições de segurança.
O novo furto ocorreu menos de 24 horas após criminosos furtarem 21 vãos (cerca de 2 quilômetros) da rede de média tensão das praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, no trecho entre as cidades de Areia Branca e Porto do Mangue, na madrugada do domingo (13).
Esse furto deixou 339 unidades consumidoras sem energia por aproximadamente 16 horas. Uma força-tarefa, com equipes técnicas de Mossoró e Assu, foi montada para normalizar o serviço.
parabens.
*para o nosso Estado
a UFRN é motivo de orgulho pro nosso estado, espero que continue assim por várias décadas !!!