Nos últimos dias, houve uma circulação de um boato de que o Instagram havia limitado os seus posts para que apenas 7% dos seus seguidores os vejam. O post ainda falava: “se você vê este post, apenas comente sim. Isso irá melhorar nossos algoritmos e você começará a ver nossos posts novamente”.
Bom, esse boato surgiu após a equipe do Instagram ter ido a público e finalmente falar em que consistia o seu algoritmo (algo que já não era muita novidade), ou seja, as ordens e prioridades de postagens e etc. Só que, muitas pessoas compreenderam a mensagem errada, pensando que o algoritmo do Instagram havia mudado, causando toda essa loucura, tornando tudo isso em um grande boato.
Vejamos, não foi muita surpresa para alguns, pois o algoritmo que o Instagram vem utilizando é bem parecido com o algoritmo utilizado no Facebook tem um bom tempo. Há mais de dois anos que as postagens do Instagram não estão sendo mais exibidas em ordem cronológica, ou seja, em ordem de postagem (antes, quem postava por último, ficava em primeiro no feed, e assim vice- versa). Porém, para tirar todas as dúvidas que rondavam em nossas cabeças sobre como eram as prioridades que o Instagram dava e de qual forma poderia melhorar o algoritmo para uma visibilidade melhor das postagens, o Instagram decidiu organizar um evento, dando uma resposta mais oficial, digamos assim.
Nesse boato divulgado falava que o Instagram apenas ia mostrar seu conteúdo para apenas 7% dos seus seguidores, na qual é um mito, pois tanto ele pode mostrar a 7%, quanto a 15%, 50% ou também a 1%. O que vai definir isso é o engajamento de sua rede social.
Outro mito descrito no post era que se você comentasse “sim”, você passaria a receber mais posts daquela pessoa. Mas não é bem assim. As pessoas comentando “sim” nesse post iriam melhorar o algoritmo, pois as pessoas estavam de alguma forma interagindo com o post e consequentemente gerando mais engajamento, porém, não significa que o engajamento gerado apenas naquele post vá melhorar para o “resto da vida” as visualizações dos seus outros posts, e você vai descobrir agora o por quê.
Segundo o Instagram, hoje existem três parâmetros mais importantes na hora de definir o que vai aparecer no seu feed: seus interesses, o “frescor” do post e o grau de proximidade. Mas bem, vamos definir melhor esses tais parâmetros:
1- Seus Interesses: Assim como o Facebook, o Instagram está de olho em cada passo que você dá na rede social, isto é, seus históricos de curtidas – os posts das pessoas que você mais curte – seus comentários nesses posts e qualquer outro tipo de interação que o Instagram identifique que aquele post pode chamar a sua atenção.
2- O “frescor” do post: Pode não parecer, porém, o critério de ordem cronológica ainda tem um pouco de peso. De acordo com o Instagram, a prioridade é de exibir posts que além de chamarem a sua atenção, ainda tenham um quê de novidade.
3- Grau de proximidade: O Instagram prioriza a exibição de posts de pessoas com as quais você tem um maior grau de proximidade (curte, comenta, interage, responde stories, etc)
Enfim, quanto mais você interage com uma determinada pessoa, mais o Instagram vai entender que os posts e stories da mesma são mais interessantes para você do que o restante das pessoas que você segue, e consequentemente, a rede social dará prioridade aos posts dela, isto é, mostrará mais rápido e cada vez mais as publicações dessa pessoa.
Dica para o seu negócio: crie cada vez mais formas de interagir com o seu público-alvo, seja pelos stories, enquetes, postagens, etc. Quanto mais o seu público interage com você – curtindo e comentando suas publicações – mais o Instagram vai entender que a sua conta é interessante para eles, e assim, o Instagram mostrará sempre mais conteúdos do seu negócio no feed das pessoas que o seguem na rede social.
Ótima postagem, Bruno!! Tirou muitas dúvidas, gratidão! 🙂
Muita gente precisa ler isso. Muito bom.
Muito bom. Esclareceu todas as dúvidas que eu tinha.
Porque meu instagram não tem as opções de enquete? Não sei mais o que faço. Já mandei vários emails para o suporte do insta e nada ?
Vc precisa de um curso de português e redação.
não é "interagi" é "interage"