Foto: Marcos Corrêa/Presidência
O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (4) que o governo brasileiro irá comprar a vacina da Pfizer contra a Covid-19. Bolsonaro afirmou que a aquisição só foi possível após o Congresso aprovar o projeto que autoriza a União a assumir responsabilidade por possíveis efeitos adversos dos imunizantes.
Bolsonaro disse que no mês que vem “milhões” de vacinas da Pfizer irão chegar no Brasil, mas afirmou não saber o número exato. Ele não comentou as tratativas com a Janssen, que ocorrem em paralelo.
— Por que o Pazuello assinou ontem contrato com a Pfizer? A Pfizer é clara, está lá no contrato: não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral — disse Bolsonaro. — Então, já que o Congresso falou que pode comprar essa vacina, o Pazuello ontem assinou o contrato. Vamos comprar. No mês que vem, não sei a quantidade, mas vai chegar já alguns milhões no Brasil.
Procurada pelo Globo para comentar a declaração, a Pfizer informou que, no momento, a Pfizer não irá comentar sobre as negociações com o governo federal e que, em breve, o Ministério da Saúde deve divulgar um comunicado sobre o assunto.
As declarações ocorreram durante conversa com apoiadores no aeroporto de Uberlândia (MG), onde Bolsonaro desembarcou para seguir para um evento em São Simão (GO). O presidente reclamou da repercussão de uma afirmação feita por ele em dezembro, de que a vacina da Pfizer poderia transformar as pessoas em “jacaré”. Segundo o presidente, “figura de linguagem”.
Em edição extra do Diário Oficial da União, publicada na noite de quarta-feira, o Ministério da Saúde permitiu a dispensa de licitação para comprar 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e 38 milhões do imunizanten da Janssen.
Nesta quinta, Bolsonaro também reclamou do trecho de um projeto, vetado por ele, que autorizava estados e municípios a comprar vacinas, e determinava que o governo federal deveria pagar por elas:
— Alguns poucos governadores queriam comprar vacinas. Eles compravam e quem ia pagar? Eu. A que preço? A que preço? Então, vetei o dispositivo. Onde tiver vacina para comprar, nós vamos comprar.
‘Estado de sítio via prefeituras’
Na conversa com apoiadores, Bolsonaro criticou as medidas que têm sido tomadas por diversos governadores e prefeitos para diminuir a circulação de pessoas, em uma tentativa de frear o avanço da Covid-19. Bolsonaro comparou as medidas a um “estado de sítio” e disse que se todos ficarem em casa, vão todos morrer de fome.
— Eu não estou negando o vírus. Muito pelo contrário. Estou dizendo que temos que enfrentar os problemas. Se todo mundo for ficar em casa, vai morrer todo mundo de fome — disse o presidente.
Bolsonaro afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF), ao decidir que governos estaduais e municipais têm autonomia para tomar decisões relacionadas à pandemia, deu um “superpoder” aos prefeitos, que ficam com a palavra final.
— O governo federal tem feito a sua parte. O Supremo decidiu que as competências são concorrentes. A palavra é bonita. Mas quem decide não sou eu, é o prefeito que decide. Se o governador não quiser fechar, e o prefeito quiser fechar, o prefeito fecha. Deram um superpoder. Poder que só no estado de sítio existe, e assim mesmo, não é decisão do presidente — disse Bolsonaro. — O presidente baixa um decreto e o Congresso, tem parlamentares aqui, que vai dizer se vale ou não estado de sítio. Impuseram estado de sítio no Brasil via prefeituras. Isso está errado.
O presidente também disse estar preocupado com as mortes, mas voltou a repetir que as pessoas não podem ter pânico e que “a vida continua”. Bolsonaro também repetiu a defesa do uso da cloroquina contra o coronavírus, considerado ineficaz pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e disse que “negacionista é quem nega o tratamento precoce”.
— Estamos preocupados com mortes, sim. Mas sem pânico. A vida continua. Negacionista é quem nega o tratamento precoce. Quem faz tratamento precoce passou a ser criminoso no Brasil.
O Globo
Ôôô governo bom!!!
Porque não compra da mesma que a mãe dele tomou-coronavac? Deu certo não?
Doente x ladrão
O homem é bom o homem é espectacular.
Nunca antes na história do Brasil se viu um homi tal despreparado e perverso na presidência do país.
Bom mesmo foi o ladrao condenado Lula, aquele verme que preferiu construir estádios ao contrário de hospitais, hoje os poucos Hospitais estão lotados , e os ELEFANTES BRANCOS( ESTÁDIOS) todos abandonados , mas O RATO PARA ROUBAR PRECISAVA ILUDIR OS IDIOTAS , COMO VOCÊ TICO, nem nome próprio tem , tem que usar o do PAI
A melhor coisa desse presidente foi ter dado aos seus eleitores o título de médico ,porque o que mais se ver pelas ruas são algumas pessoas sem noção receituando medicamentos contra a covid ,pessoas as vezes que nem sabem ler,brincadeira de mal gosto.
Esse assunto dos tratamentos precoces, vai de encontro com o pensamento e a comprovação da nossa competente médica infectologista dra Roberta Lacerda.
Que mulher pra entender desse assunto, fala com propriedade, recomendo de mais pra quem ainda não viu, ir no YouTube é vê a aula que ela dá em recente entrevista concedida a Ênio Sinedino, patrão do BG.
Vale muito a penas assistir, é sensacional!
Esse é topado!
Testado!!
Ô caba macho!!
Ô véi cru!!!!
Duro!!!
Tenho orgulho de vc meu presidente!!
Bota pra torar!!!
Tô só esperando 2022 pra votar de novo no senhor.
Sem medo!!
Voto também!!
Já na Fátima, sem chances, de novo?
De jeito nenhum.
Tô fora.
Manda ele botar pra torar em tu
Esse medíocre ainda quer empurrar remédio de piolho no povo.
?
Com seu jeito direto de falar, Bolsonaro foi bem no alvo. Tratamento precoce é uma terapia que muitos médicos aplicam ao paciente. Todo mundo sabe que não cura, mas, em muitos casos, amenizam os efeitos letais do vírus. No entanto, mesmo assim, um ou outro infectando poderá ir a óbito.
Vai dormir gado imundo.
Muuuuuuuuu
Viva Bolsonaro o pai das vacinas.
O melhor Presidente do Brasil.
VACHINA, VACHINA, VACHINA!!!
Vai estudar filho. Sabe de nada
Vixe! Kkkkkk. Ele passou um ano negando vacinas e receitando placebos e agora quer dar uma de entendido? Começou a comprar vacinas na prorrogação, agora eh tarde minto! Só vai evitar a terceira onda…
Hô Véio Bom da gota serena é o Presidente Bolsonaro. O cabra é macho do cunhão rôxo.
MITO
MITO
Lamba!