Política

Bolsonaro diz que, ‘se Deus quiser, não teremos mais pessoas como FH, Lula ou Dilma’ na política

Presidente Jair Bolsonaro responde perguntas de correspondentes de jornais estrangeiros, em Brasília Foto: 19-07-19 / Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro destacou que, “se Deus quiser”, o Brasil terá uma política semelhante à que ele promove no Palácio do Planalto “de forma eterna”. Durante café da manhã com correspondentes de jornais estrangeiros, o chefe do Planalto afirmou esperar que o país nunca mais seja governado por pessoas como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva ou Dilma Rousseff.

“Para a tristeza de vocês, se Deus quiser, tudo vai dar certo, uma política semelhante à minha vai continuar presente no Brasil de forma eterna. Não teremos mais pessoas como Fernando Henrique Cardoso, Lula ou Dilma, entre outros. O povo entendeu que essas pessoas não representavam o interesse do país, em grande parte governo voltado à corrupção e descomprometimento com o futuro do seu país”, criticou ele.

Segundo Bolsonaro, pela primeira vez um presidente “busca cumprir com todas as forças o que prometeu durante a campanha”. Questionado sobre uma possível disputa pela reeleição em 2020, Bolsonaro lembrou que havia condicionado a desistência da nova candidatura ao Planalto à realização de uma reforma política. Ele disse que, “pelo que tudo indica”, o país não terá uma reforma do tipo.

“Sempre falei durante a campanha: se for feita uma boa reforma política, dentro dessa reforma diminuindo o número de parlamentares federais, estaduais e municipais, entre outras, eu abrirei mão da reeleição. Como essa reforma depende basicamente do Parlamento, e não da minha [iniciativa], pelo que tudo indica, não teremos reforma política”, destacou o presidente.

Bolsonaro negou que o governo vá propor a volta da CPMF . Ele também reforçou aos jornalistas que não haver reforma política não significa um revés em sua plataforma de campanha.

“Não estou mudando meu posicionamento de durante a campanha, até porque, durante a campanha, ninguém me acompanhou, nem a imprensa local muito menos a de fora”, ressaltou ele.

Em entrevista à revista Veja , em maio, Bolsonaro disse que desistiria da reeleição caso Senado e Câmara aprovassem mudanças na estrutura do Parlamento. Destacou, na ocasião, que, nestas condições, “topava ir para o sacrifício”.

“Porque um dos grandes problemas do Brasil na política é a reeleição. O cara chega ao final do primeiro mandato dele, ou ele quer continuar no poder, que lhe deu fama e prestígio, ou ele quer continuar porque se o outro, o adversário, assumir vai levantar os esqueletos que ele tem no armário. Existe isso no Brasil. Então o meu caso é o seguinte: com uma boa reforma política, que diminuiria o número de parlamentares de 500 para 400, entre outras coisas mais, eu toparia entrar nesse bolo aí de não disputar a eleição”, comentou Bolsonaro.

Líderes de partidos na Câmara apontaram, na época, que o próprio presidente deveria apresentar uma proposta de reforma política ao Congresso.

Apesar de ter recebido uma proposta de mudança do sistema eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está está concentrado na agenda econômica e não deve pautar uma reforma política de grande impacto antes do pleito de 2020. Para ele, as eleições municipais já enfrentarão alterações suficientes com o fim das coligações proporcionais, aprovado pelo Congresso em 2017.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Não ia se candidatar de novo.
    Não ia compra o Congresso
    Não ia permitir privilégios na Reforma.
    Não ia nomear ministro corrupto.
    Não ia continuar com o Ministério do Trabalho.

  2. Acredito que o presidente não viveu a época fhc, pois o mesmo não lembra do plano real implantado no governo fhc. Fhc tem os erros cometidos em seu governo, aliás acredito que todos tenham, mas acredito que cada um contribuiu em algum aspecto para o desenvolvimento desse país. Sei que tem mais erros que acertos e falta muito para chegarmos ao ápice. Acredito que o nosso presidente deveria se preocupar em governar , fazer as coisas andarem . Olhar para trás e ficar culpando quem errou não funciona . Ele tem que mostrar para quê veio já fazem mais de seis meses do seu governo. O erro do ex governador Robinson foi esse ficar com o fantasma da ex governadora.

    1. Hambúrguer fritado na Oliveira, nem pensar. É uma extravagância sem limite.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Dever sagrado’, diz idosa de 98 anos que fez questão de votar em Natal mesmo sem obrigatoriedade

Foto: Philipe Salvador/Inter Tv Cabugi

Mesmo 27 anos após o fim da obrigatoriedade de votar, a aposentada Raimunda Rosa, de 98 anos, fez questão de comparecer às urnas neste domingo (6). Logo no início da manhã ela chegou na Escola Estadual Walfredo Gurgel, no bairro Candelária, em Natal, acompanhada da filha. “É um dever sagrado de todos nós trabalhar pelo nosso Brasil. Eu faço questão de votar toda eleição”, disse.

A obrigatoriedade do voto começa aos 18 anos e termina aos 70 anos, mas é possível começar aos 16 e continuar votando até quando quiser.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o número de eleitores aptos a votar entre 16 e 24 anos no Rio Grande do Norte é de 366.817. Já entre 70 e 89 anos, são 233.890 eleitores. Com 100 anos ou mais, são 941 eleitores.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho vota em Natal e diz que espera que as eleições 2024 “sejam alavanca para os valores conservadores e a direita em 2026”

Imagem: reprodução/Instagram

O senador, presidente do PL no Rio Grande do Norte e secretário nacional do partido, Rogério Marinho, votou na manhã deste domingo (06), na UNP da Av. Salgado Filho.

“Votando, hoje, em Natal, no nosso RN, com a esperança de que as eleições municipais de 2024 sejam a alavanca para que os valores conservadores e a direita, que são porta-vozes de uma sociedade livre, fortaleçam a nossa luta em 2026. É 22 pelo Brasil!”, escreveu o senador nas redes sociais.

Opinião dos leitores

  1. Oxente, este cara era da esquerda, o que ouvi, ele mudou de lado porque? Cara aproveitador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após votar, Jair Bolsonaro afirma que apoiaria “qualquer um” contra Boulos em hipotético segundo turno nas eleições de São Paulo

Foto: Cléber Rodrigues / CNN

Após votar na Vila Militar de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, Jair Bolsonaro afirmou que apoiaria “qualquer um” contra Guilherme Boulos (PSOL) em um hipotético segundo turno nas eleições de São Paulo, inclusive Pablo Marçal (PRTB).

— Em São Paulo, há uma situação nova: um garoto novo do PRTB meio polêmico. Vamos ver como o povo decide — disse o ex presidente, que confirmou que apoiaria Marçal em caso de disputa contra Boulos. — Contra o Boulos qualquer um.

Por outro lado, Bolsonaro relatou desconforto com um episódio com Marçal, que aconteceu há dois meses, quando se encontraram a sós por uma hora.

— Depois do encontro, ele afirmou ao Estado de SP que eu o apoiaria. Não falei isso. O vice do Nunes é meu — lembrou Bolsonaro, destacando que políticos “têm que ter palavra”. — Ele (Marçal) é extremamente inteligente, mas falei que tem que segurar um pouquinho. Precisa de moderação. Ele gosta de polêmica, de fazer vídeo pra corte.

O ex presidente Jair Bolsonaro chegou às 9h20 para votar na Vila Militar de Deodoro. Acompanhado do candidato Alexandre Ramagem (PL) e de seus filhos Flavio e Carlos, Bolsonaro foi saudado por um pequeno grupo de apoiadores na porta do colégio Rosa da Fonseca, sua seção eleitoral.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogados potiguares compõem Observatório Nacional das Eleições Municipais de 2024 da OAB

Sob a coordenação do Advogado Eleitoralista Cristiano Barros, os advogados Carlyle Costa, Anesiano Ramos, Irandy Angélica E Janaína Rangel terão a missão de auxiliar na fiscalização e o cumprimento da legislação eleitoral em todas as suas perspectivas, no que se refere a: I – candidaturas femininas; II – candidaturas negras; III – desinformação; IV – defesa da democracia.

Com relação às candidaturas femininas e negras, as atribuições ficarão vinculadas às questões relacionadas à violência política contra mulheres, à proporcionalidade nas composições das chapas, distribuição de recursos financeiros do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), do Fundo Partidário e suas peculiaridades, assim como na distribuição do tempo de TV e rádio.

Quanto à questão da desinformação e defesa da democracia, as atividades estarão adstritas a verificar a existência de desinformação, em especial nos meios digitais, coleta de eventuais denúncias, bem como velar pela plenitude da liberdade de manifestação do pensamento, subsidiando eventuais iniciativas do Conselho Federal da OAB perante o Tribunal Superior Eleitoral, especialmente no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE).

A OAB/RN pelos representantes locais tomarão as providências imediatas na apuração das infrações e emitirão relatório ao Conselho Federal da OAB com o escopo de sejam estabelecidas políticas nacionais de combate aos ilícitos constatados, em especial por ser a OAB uma das entidades fiscalizadoras das eleições e de “todas as fases do processo de votação e apuração das eleições e o processamento eletrônico da totalização dos resultados”.

Justiça Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natália Bonavides (PT), candidata à prefeita de Natal, vota na Escola Estadual Winston Churchill

Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

A candidata à Prefeitura de Natal Natália Bonavides (PT) votou por volta das 10h30 na Escola Estadual Winston Churchill. Ela chegou ao local acompanhada de apoiadores e correligionários.

“Esses últimos dias foram mais bonitos até do que eu imaginava, e olha que eu imaginava muito, e esse sentimento de esperança que a gente conseguiu levar para toda a cidade é o que a gente vai ver no resultado das urnas mais tarde. O povo de Natal me fez acreditar nisso, porque não teve um bairro, não teve lugar que a gente tenha ido que não tenha sido pra receber muito amor, pra receber muito carinho, que traz a mim uma responsabilidade enorme de confiança de que a nossa cidade tem jeito sim, a nossa cidade não precisa se contentar com mediocridade”, disse.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nando Poeta (PSTU), candidato a prefeito de Natal vota na Escola Estadual Winston Churchill, na Zona Leste da capital

Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

Nando Poeta (PSTU), candidato a prefeito de Natal, chegou à Escola Estadual Winston Churchill para votar acompanhado de apoiadores.

“A gente alcançou nosso objetivo que era falar diferente dos outros candidatos. A gente viu no último debate todos com as mesmas ideias, tem poucas diferenças na hora da eleição, mas estão sempre juntos, votando nas mesmas políticas. Nós fizemos uma campanha de luta, de apoio daqueles que acreditam que é possível transformar a nossa cidade e colocar um tijolinho na luta para construir o socialismo, uma revolução no nosso país, na nossa cidade, no nosso estado e no mundo”, disse o candidato.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Forças Armadas reforçam segurança das eleições em São Gonçalo do Amarante

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Militares das Forças Armadas reforçam a segurança das eleições em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal e em outros três municípios do Rio Grande do Norte, após solicitação do Superior Tribunal de Justiça: Jardim de Piranhas e Serra Negra do Norte, na região Seridó; e João Dias, no Alto Oeste;

As forças de segurança do estado anunciaram o reforço de 12 mil agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros, durante o 1º turno das eleições.

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO SUFRÁGIO 2024: MPRN cumpre mandados de busca em Monte das Gameleiras e efetua prisão em flagrante em Lagoa de Pedras

Foto: MPRN/reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) cumpriu neste sábado (5) mandados de busca em uma residência e em automóveis que eram usados para campanha política em Monte das Gameleiras. O objetivo da ação foi apurar denúncias do cometimento de ilícitos eleitorais na cidade.

Em outra ação foram apreendidos santinhos e cerca de R$ 7 mil em espécie na diligência. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de uso restrito e por suspeita de crime eleitoral na cidade  de Lagoa de Pedras.

As diligências fazem parte da operação Sufrágio 2024 do MPRN, a primeira foi efetuada pela Promotoria Eleitoral de  São José do Campestre e da Delegacia de Polícia Civil local, além da equipe operacional do do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN) que atuou em ambas diligências, com apoio do GSI do MPRN.

Todo o material das buscas serão analisados para possíveis desdobramentos e o material apreendido na prisão foi encaminhado para lavratura de auto de prisão em flagrante na Delegacia Regional de Polícia Civil em Nova Cruz.

A pessoa presa está à disposição da Justiça potiguar.

Ao todo, participaram das ações 2 promotores de Justiça, 5 servidores do MPRN, 8 policiais civis e 8 policiais militares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Cuidar, preservar e respeitar: Uma história que já dura 48 anos

Pensar no melhor para os nossos clientes é pensar também no melhor para o meio ambiente. Afinal, todos nós fazemos parte do mesmo planeta e preservá-lo é essencial para o futuro da humanidade. Em 48 anos de atividades, a Imunizadora Potiguar vem trabalhando incansavelmente para alcançar a excelência. O que tem nos levado a investir constantemente em tecnologias de ponta, capacitação de pessoas, equipamentos de segurança, planejamento ambiental e diversas inovações nos serviços. Tudo para melhorar e evoluir continuamente naquilo que é oferecido.

Para nossa equipe não basta realizar o mais eficiente trabalho de limpeza de fossas ou fornecer os mais modernos banheiros químicos. Nossa consciência ambiental nos faz dar o destino correto e sustentável aos resíduos recolhidos. Prova disso, é o fato da Imunizadora Potiguar ter sido a primeira empresa do ramo de limpa fossas do Brasil a construir sua própria estação de tratamento de efluentes (ETE) com lagoas de estabilização. Outro diferencial é o nosso foco na satisfação, não só dos nossos clientes, mas também dos nossos colaboradores, fato esse percebido no sorriso, na qualidade do serviço e no tempo de permanência dos funcionários na empresa.

Responsabilidade, respeito e satisfação têm sido importantes aliados nessa longa caminhada. E estes princípios vêm guiando os passos de cada um de nossos colaboradores ao longo desses 48 anos de serviço à sociedade. Um tempo marcado por desafios e superação de obstáculos. E os próximos 48 anos não serão diferentes: existem pessoas que precisam dos nossos cuidados, um meio ambiente para preservar e um mundo para ajudarmos a transformar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

‘Não podemos deixar o povo decidir desinformado’, diz Lula após votar

Imagem: reprodução CNN

O presidente Lula votou pela manhã na Escola Estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e deu declarações após registrar o seu voto.

Presidente defendeu a democracia e disse que é importante que as pessoas votem informadas. “Não podemos deixar o povo decidir desinformado”, afirmou o petista ao comentar sobre a importância da imprensa na democracia.

Lula pediu que as pessoas usem o seu direito de votar, independente da ideologia política. “Nem sempre vence o candidato que queremos, mas o mais importante é que na democracia as pessoas tenham o direito de votarem em quem quiserem”.

UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *