Roberto Jayme/Ascom/TSE
O presidente Jair Bolsonaro escolheu nesta quinta-feira (5) o subprocurador-geral Augusto Aras para substituir Raquel Dodge na PGR (Procuradoria-Geral da República) e comandar o MPF (Ministério Público Federal).
Após a formalização da indicação, o nome de Aras será enviado ao Senado Federal, onde será sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e precisará ser aprovado pelo plenário da Casa antes de se tornar futuro procurador-geral.
Ao escolher Aras para o cargo, o presidente não segue a lista tríplice da ANPR (Associação Nacional de Procuradores da República). Os nomes apontados foram os subprocuradores-gerais Mario Bonsaglia e Luiza Frischeisen e o procurador-regional da República Blal Dalloul.
Com a rejeição dos nomes, Bolsonaro é o primeiro presidente da República a não acatar o desejo dos procuradores ao escolher o comandante do Ministério Público desde 2001, quando o procedimento foi iniciado. Apesar de figurar fora da lista tríplice, Aras era cotado como um dos favoritos para assumir o cargo.
Em entrevista ao R7 no mês de agosto, Aras disse que caso fosse o escolhido por Bolsonaro iria aplicar o padrão Lava Jato de combate à corrupção em todo o Ministério Público, estendendo para Estados e municípios.
“Nós precisamos, sim, de um chefe do MPF e da MP da União que seja capaz de cumprir a Constituição. Capaz de agir com impessoalidade. Capaz de imprimir à sua gestão com transparência e impessoalidade. Capaz de passar as suas mensagens a todo órgão público. Precisamos de um MP que faça jus ao termo que usa e intitula cada membro de procurador da República”, afirmou Aras.
Quem é?
Nascido no dia 4 de dezembro de 1958, Antônio Augusto Brandão de Aras é advogado, doutor na área direito constitucional e mestre em direito econômico. Atualmente, divide o cargo de subprocurador-geral da República com as aulas de direito eleitoral e direito privado na Universidade de Brasília.
Aras ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e foi procurador regional eleitoral na Bahia (1991/1993); representante do MPF no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) (2008/2010) e Corregedor Auxiliar do MPF (2012/2013).
Durante sua gestão à frente do Cade, o órgão foi considerado a melhor agência antritruste das Américas. Além disso, Aras já recebeu demonstrações de reconhecimento de sua atuação por meio de moções, medalhas e diplomas de mérito em distintos Tribunais do Brasil.
R7
Moro se aliou ao MPF na Lava Jato. Agora, demonstra desprezo pela instituição ao endossar um PGR de fora da lista tríplice, sem interlocução com a categoria e que aparentemente se afasta do que deveria ser o cerne do Ministério Público: a defesa dos direitos da sociedade.
Cada vez mais esse PR procura se blindar de todas as formas, ele e a sua família perfeita. De que será que eles têm medo? Indicar um Procurador por razões pessoais é muito tendencioso e perigoso. Claro, menos para eles!
isto também é fruto do desprezo pelo estado democrático de direito que boa parte do MPF ajudou a semear nos últimos anos. o desprezo pela Constituição, pelas instituições, pela tripartição dos poderes. a demonização irresponsável da política.
vcs agora colhem o fruto.
É isso aí têm que estender aos Estados e Municípios não ficar pedra sobre pedra.
Tomara que seja um cabra honesto que bote os Bolsonaro na cadeia junto de todos os outros ladrões. Vermelhos, verdes e azuis.
Por quê todo idiota só gosta de escrever com letras maiúsculas ?
Com a palavra os psicólogos.
TENTARAM DE TODA FORMA INVIABILIZAR ESSA INDICAÇÃO.
CONSTRUÍRAM UMA NARRATIVA QUE O SENHOR ARAS ERA DE ESQUERDA, POR POUCO ALGUNS BLOGS E SITES NÃO COLOCARAM UMA FOTO DELE COM POLÍTICOS DA ESQUERDA.
PARECE QUE O MEDO COM ELE NA PGR É GRANDE.
PARECE QUE O SENHOR ARAS CAUSA PAVOR EM MUITA GENTE, ASSIM COMO BOLSONARO É REJEITADO PELOS CORRUPTOS.
SERÁ QUE VEM PRO AÍ MAIS UM LINHA DURA?
BOLSONARO INDICARIA ALGUÉM QUE NÃO PASSOU PELA INTELIGÊNCIA DO EXÉRCITO?
O PROCURADOR DEVE TER TIDO A VIDA COLOCADA PELO AVESSO ANTES DE SAIR A ESCOLHA. POR ENQUANTO A ÚNICA COISA QUE SE TEM É A REJEIÇÃO DE ALGUNS AO NOME, O QUE PODE SER UM EXCELENTE INDICATIVO.
Bem observado. Confio no Presidente!!
Agora esta tudo blindado….
SERÁ MESMO ALEXANDRE?
DE BLINDAGEM OS POLÍTICOS CORRUPTOS ENTENDEM COMO POUCOS.
ATÉ METADE DE 2016 TIVEMOS CORRUPTOS BLINDADOS PELO PODER E DEPOIS DISSO, ESTÃO SE TORNANDO LÍDERES DE PROCESSOS POR CORRUPÇÃO.
Por acaso o senhor acha que a família Bolsonaro são corruptos ? ?