POR FOLHAPRESS
Sem mostrar nenhum sinal da suposta atividade parlamentar que seria exercida por Walderice Santos da Conceição desde 2003, Jair Bolsonaro (PSL) exibiu na noite desta quarta-feira (15) em suas redes sociais um vídeo de 10 minutos e 30 segundos em que a ex-secretária parlamentar do presidenciável nega ter sido funcionária fantasma.
Com a afirmação “conheçam a verdadeira Wal de Mabucaba”, Bolsonaro divulgou vídeo gravado por dois de seus filhos, também políticos, com declarações de Walderice na pequena Vila Histórica de Mambucaba, a 50 km do centro de Angra dos Reis, local onde Bolsonaro tem há décadas uma casa de veraneio.
Wal diz na gravação feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e pelo vereador Carlos Bolsonaro que está passando por uma humilhação e que está sendo criminalizada por tentar “ajudar a família a ganhar um pouquinho a mais”.
Ela nega que seja a dona da “Wal Açaí”, que diz pertencer a sua irmã Luciana, ou prestar serviços domésticos para Bolsonaro —a não ser alimentar e dar água a seus cachorros.
“Me sinto humilhada com isso, porque não matei, não roubei. (…) Se perguntar para alguém se eu trabalho na casa [de Bolsonaro], não.”
No vídeo, os filhos de Bolsonaro exibem, grifada, regra da Câmara que permite aos deputados manter secretários de gabinetes em seus redutos eleitorais, mas não mostram as partes da norma que se chocam com a situação de Walderice. Entre elas, a de que esse cargo tem por finalidade “a prestação de serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados (…) com jornada de trabalho de 40 horas semanais.”
E quem acredita? Vai vender açai com a wal depois que perder, ô boçal naro?