Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Em meio à queda de popularidade, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. Ele rebateu uma nota publicada pelo tribunal em suas redes sociais que desmentia a tese defendida por Bolsonaro de que a Corte teria tirado poderes do presidente sobre as medidas de restrição de mobilidade durante a epidemia de Covid-19. Segundo ele, o STF divulgou uma “fake news”.
— Vou rebater logo mais a nota do Supremo Tribunal Federal de ontem dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news. Uma decisão que acho que é de março ou de abril, o Supremo decidiu que as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas por mim — disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.
Desde o ano passado, Bolsonaro repete que o STF tirou os poderes dele para combater a pandemia, quando o tribunal decidiu, em abril do ano passado, foi que estados e prefeituras também teriam autonomia para tomar decisões relacionadas à Covid-19. Na mesma decisão, contudo, o STF deixou claro que o governo federal também pode tomar medidas para conter a pandemia, mas em casos de abrangência nacional.
Bolsonaro se opôs a medidas que restringem a circulação de pessoas, recomendadas por especialistas para diminuir a proliferação do novo coronavírus. Ao longo da epidemia, ele também defendeu a utilização de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19.
Na quarta-feira, em uma publicação em redes sociais, o STF afirmou mais uma vez que jamais proibiu o governo federal de agir no combate à pandemia. O vídeo explica que, conforme decisão do plenário, União, estados e municípios têm “competência concorrente” para agir na pandemia”.
Com acréscimo de informações de O Globo
Carissomo BG, boa tarde, não concordo com vc quando diz que o Presidente Bolsonaro enfrenta queda em sua popularidade. Baseado em qual pesquisa, e se essa pesquisa merece crédito. Quanto ao que ele falou, foi uma verdade, o STF tirou o Governo Federal de agir, eu acompanho a novela desde seu inicio!
O STF jogando para a plateia a sua aberação de abril 2020.
Fátima Genocida⚰️Fora FÁTIMA 😤 PT Nunca MAIS 🙅♀️
Faz o seguinte MINTO das rachadinhas, publica logo aquele decreto que ia dar poderes absolutos a vc igual fizeram na Venezuela cara! Se vc não consegue entender o que é uma República FEDERATIVA, melhor logo vc dar esse golpe que vc tanto promete e mandar logo na porra toda !
Será que você está falando sobre os remédios vencidos comprados pelo Governo do PT no RN?
Tu não sabe o que escreve, da missa tu não sabe um terço, deixa de postar o que não sabe
Gabriela: tenho certeza que houve, há e haverá corrupção nos governos estaduais assim como tenho certeza que há, e muita, corrupção no governo do MINTO das rachadinhas… Eu não tenho político de estimação e vc? Pode dizer o mesmo?
Dokinha: Se vc sabe mais que eu, me ensine gado véi… Ou vc só fale ler e comentar dentro da bolha da gadolândia comendo pipoca cloroquinada?
Minto! Minto! Minto!
Aqui no Estado o PT foi o único responsável pelas mortes, nem o prefeito podia decidir nada, várias decisões judiciais foram no sentido de Fatão tinha a prerrogativa de Tudo, horário de fecha, o que fechar, enquanto o povo se contaminava em casa e o desemprego e a economia com os piores índices. Só não impediram do governo federal pagar os 600 reais de auxílio. A governadora sumia com dinheiro e ainda se achava a dona da razão. Ainda querem negar?
Acho que o amigo está equivocado, assim como o governo federal não pode se intrometer nos estados, da mesma forma o estado não pode com os Mmunicípios, cada município fez seu decreto