Política

Bolsonaro reconhece que proposta do voto impresso pode ser derrotada na Câmara

Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro avaliou nesta segunda-feira que a proposta de emenda constitucional (PEC) do voto impresso pode ser derrotada no plenário da Câmara caso não haja negociação e acordo. Defensor da medida, ele vem atacando o sistema eletrônico de votação, lançando suspeitas de fraude. Em julho, ele prometeu apresentar provas, mas, numa transmissão ao vivo em suas redes sociais, disse ter apenas indícios. O presidente também já ameaçou não haver eleições em 2022 caso o voto impresso não seja adotado.

Também sem provas, Bolsonaro voltou a atacar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, que também é integrante do Supremo Tribunal Federal.

— Se não tiver uma negociação antes, um acordo, vai ser derrotada a proposta, porque o ministro Barroso apavorou alguns parlamentares. E tem parlamentar que deve alguma coisa na Justiça, deve no Supremo, né. Então, o Barroso apavorou. Ele foi para dentro do Parlamento fazer reuniões com lideranças e praticamente exigindo que o Congresso não aprovasse o voto impresso — disse Bolsonaro em entrevista à Brado Rádio, de Salvador.

Como O GLOBO adiantou mais cedo, 15 dos 24 partidos se declaram contrários a PEC do voto impresso. Os partidos declaradamente contrários à proposta somam 330 deputados, segundo um levantamento feito pelo GLOBO com dirigentes e líderes das legendas com assento na Casa. Das 22 bancadas consultadas, apenas duas, com 86 parlamentares no total, confirmam apoio ao projeto que é pivô da atual crise institucional entre o Judiciário e o Palácio do Planalto.

O presidente também lembrou que o Congresso já aprovou antes o voto impresso, medida que foi derrubada pelo STF. Em 2018, por oito votos a dois, a Corte suspendeu a medida para a eleição daquele ano, por entender que a impressão deixa margem para a violação do sigilo e da liberdade de voto dos eleitores. Em setembro de 2020, por unanimidade, o STF declarou inconstitucional a impressão do voto eletrônico.

— Foi quase unanimidade. Aprovamos. Depois o Supremo, sempre o Supremo, disse que é inconstitucional. Não tem cabimento o que o Supremo fez — disse Bolsonaro.

Em entrevista à rádio CBN, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que Bolsonaro lhe garantiu que respeitará o resultado. Lira também disse pensar que “as chances de aprovação podem ser poucas”. Por outro lado, caso seja confirmada a rejeição do voto impresso, acredita que a situação atual não pode continuar igual e que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) terão que fazer algumas concessões.

— Tem que respeitar o resultado. O presidente Bolsonaro, no âmbito da relação com a Câmara dos Deputados, ele tem sido muito cordato com relação às coisas como acontecem. Nós sempre agimos com bastante clareza. Eu falei com todos os chefes de poderes, com Bolsonaro. Eu relatei que, embora não usual, para ter um ponto final, traria a PEC para o plenário. Depois de ouvir algumas pessoas e refletir sobre o assunto, eu me convenci de que era a decisão mais acertada. O presidente Bolsonaro, numa ligação telefônica, me garantiu que respeitaria o resultado. Eu confio na palavra do presidente da República ao presidente da Câmara — disse Lira.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Pode não, meu caro, vai ser derrotado . E em tudo!!! Já começou a encher o bolsa família… faz-me rir cara pálida… vá enganar os bestas, não a mim.

  2. A Alemanha e a França já disseram que querem implementar nosso sistema depois que Barroso garantiu sua inviolabilidade. #Mentira eles consideraram inconstitucional em suas cortes kkkkkkkk

    1. Apenas Butão, Bangladesh e… Brasil ainda usam essa “caixa preta”, de 1a. geração e usada há 25 anos. Tudo na vida tem que evoluir.

  3. Conforme reconhecido pelo próprio STF em inquérito da PF, um hacker passou SETE MESES dentro do sistema do TSE, com acesso a tudo, inclusive senhas e códigos fontes. E, pior, os arquivos contendo os rastros dessa invasão (chamados “logs”) foram inexplicavelmente APAGADOS. Portanto, não é possível aferir o tamanho do dano causado. E o presidente Bolsonaro já mostrou isso em “live” recente. Relatório OFICIAL do próprio TSE. Já foram comprovadas inúmeras invasões aos sistemas eleitorais. TODO sistema pode ser invadido e fraudado.

  4. Dilma começou assim. Estamos esperançosos de nos livramos dos extremistas da esquerda e da direita. Que venha a nova política moderada para nos tirar do atraso imposto pelo racha do país.

    1. Não existe 3a. via, meu caro. PSDB e similares não passam de um PT que toma banho e usa terno e perfume francês. Se não for Bolsonaro, será a volta da ORCRIM petista e, com ela, iremos definitivamente para o buraco. Olhe para os países vizinhos aliados e defendidos por esses bandidos. A Venezuela já era e a Argentina vai no mesmo caminho. Quando chega o caos, sobra prá TODO MUNDO. A não ser que vc faça parte da minúscula cúpula dirigente, no que não creio. Vai faltar m… prá todos. Vamos deixar de infantilidade e enxergar os fatos.

    2. Pt e Bolsonaro é a mesma coisa, de corrupção a idiotas apoiadores. Não sei o q fazem separados, mesmos aliados, mesmos idiotas apoiadores, toma lá dá cá, familiares e auxiliares investigados, por isso que a 3a via já é realidade.

    3. Que seja então assim Direitinha safada. Bozo ninguém aguenta mais e não será tolerado. Se não estiver satisfeito, se mude. kkkkkkkk

  5. Quando foi juiz eleitoral, em 1994, o presidente do STF, Luiz Fux, constatou fraudes em 90% das urnas da zona eleitoral pela qual era responsável, diz o Metrópoles. Na ocasião, o magistrado determinou prisões em flagrante de cinco funcionários ligados à contagem dos votos…
    Essa semana vai ser pelo plenário da Câmara dos deputados a PEC do voto impresso, se a proposta for rejeitada, vocês aceitam essa decisão soberana????

  6. A desonestidade desses “jornalistas” da Globo é incrível. No 2° parágrafo desse artigo, dizem que o presidente atacou o Barroso sem provas. Prova de que? Esse Barroso mentiu comprovadamente, participa de “lives” com opositores do presidente, reuniu-se com presidentes de partidos para fazê-los mudar de opinião sobre o voto auditável e vive dizendo absurdos contra o presidente. São essas atitudes que o presidente critica desse sujeito, que estão às vistas de todos e não carecem de provas. A ação política desse ministro, dentre outros, é explícita.

    1. Em 1994, Fux apontou fraudes no voto impresso e foi ameaçado de morte

    2. Bozo prometeu e não mostrou provas de fraude, mente a cada vez que abre a boca e agride gratuitamente todos que são contra seu projeto absolutista. Barroso foi convidado a dar sua opinião por parlamentares e não se furtou. Voto impresso é porta aberta para fraude. Não passará.

    3. Mentiroso, o tal voto impresso não passa pelas mãos do eleitor. Vai direto para uma urna lacrada, para servir de garantia, caso seja preciso auditar o resultado. Por que tanto medo de dar transparência às eleições ao ponto de espalharem tantas mentiras e de ministros do STF criarem uma crise institucional para tentar impedi-lo? Escondem intenções escusas?

    4. O presidente mostrou em “live” na semana passada que o próprio TSE reconheceu que um “hacker” invadiu seu sistema e passou SETE MESES acessando tudo, inclusive senhas e códigos fontes. E os “logs” contendo o que foi feito foram… apagados. Incrível! Todo sistema é fraudável e quanto mais transparência, melhor.

  7. Tá mais do que provado que a interesses pesados por trás disso.
    Oque é que tem colocar uma impressora numa urna??
    Por mim pode colocar mil, mas não deixe sem pelo menos uma.
    Uma coisa é certa!
    A ESQUERDALHADA SEM DÚVIDAS NENHUMA PRECISA DA FRAUDE PRA VOLTAR AO PODER, ISSO É FATO.
    Sem a fraude é impossível.
    Agora a fraude já vai comessar nessa votação, dinheiro não é problema, agente sabe que exister muitos países ao redor do mundo atrás dessa mina chamada Brasil.
    A China sem sombras de dúvidas é um deles.
    Vou ficar de olhos arregalados pra vê, qual o deputado federal que quer participar dessa sacanagem.
    Esses contra, um dia vão entrar pra história.
    Vcs vão vê.
    Quem for vivo, virá.

    1. Tá mais que provado? Bozo mostrou as provas??? Te aquieta, comedor de inseto.

    2. Bolsonaro MOSTROU AS PROVAS. Aliás, o próprio TSE reconheceu uma invasão em 2018, que durou sete meses. Consta num relatório do TSE, dentro de um inquérito da PF. Se vc não for um desinformado, é mais um esquerdopata agindo de má fé.

  8. Bora pra cima Capitão, vamos com voto impresso auditável ou não e vamos ganhar no primeiro turno e pronto. Chegou uma nova variante no Brasil, chama-se STF, age de acordo com o cliente.🤑

    1. Isso já está enterrado mané. Igual a Cloroquina, o mito nem fala mais nisso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Janja declara que Lula “em breve volta ao batente”

Foto: Ricardo Stuckert

A primeira-dama Janja Lula da Silva deu detalhes sobre a recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que passou por uma cirurgia na cabeça, na última segunda-feira (9/12), para tratar um hematoma intracraniano. Em uma publicação no Instagram, a esposa do titular do Planalto disse que ele está “se alimentando bem e recebeu a visita de familiares”.

Além disso, Janja afirmou que o presidente “ficou triste com a derrota do Botafogo”, por 3×0 contra o Pachuca no Intercontinental.

“Acompanhar diariamente sua dedicação pelo que faz e toda sua força e tranquilidade para, em breve, estar de volta ao batente, olhando nos olhos e abraçando o povo brasileiro é revigorante para mim. A força e a resiliência do meu marido é inspiração para todos”, disse a primeira-dama no post.

“Acompanhar diariamente sua dedicação pelo que faz e toda sua força e tranquilidade para, em breve, estar de volta ao batente, olhando nos olhos e abraçando o povo brasileiro é revigorante para mim. A força e a resiliência do meu marido é inspiração para todos”, disse a primeira-dama no post.

Nesta quinta-feira (12/12) o presidente passará por um procedimento chamado embolização de artéria meníngea média. O objetivo é interromper o fluxo de sangue e evitar novos sangramentos. De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, médico de Lula, a intervenção é simples e de baixo risco.

A cirurgia está prevista para ser realizada pela manhã e deve durar cerca de 1h de duração. O procedimento será feito em uma sala de cateterismo e não deve atrasar a alta prevista pela equipe médica internamente, segundo Kalil.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A partir do dia 1º de janeiro, as mulheres também poderão se alistar nas Forças Armadas. Ao contrário do alistamento obrigatório para os homens, no caso feminino, ele será feito de forma voluntária para aquelas que completarão 18 anos em 2025. O prazo para alistamento terminará no dia 30 de junho.

Segundo o Ministério da Defesa, neste primeiro momento, serão ofertadas 1.465 vagas, distribuídas em 28 municípios e 14 unidades federativas. Serão 1.010 vagas para o Exército; 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. A expectativa é a de ir aumentando progressivamente esses números, até que se atinja um índice de 20% das vagas.

“As candidatas poderão se alistar de forma online ou presencial em uma Junta de Serviço Militar. São critérios para o alistamento possuir residência em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação e completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007). Entre os documentos solicitados estão a certidão de nascimento ou prova de naturalização; comprovante de residência e documento oficial com foto”, informou o Ministério da Defesa.

Etapas a serem cumpridas

O processo de recrutamento abrange, além da etapa de alistamento, uma seleção geral seguida de seleção complementar. Na sequência são feitas a designação, a distribuição e a incorporação. Durante a seleção, haverá entrevistas, exames clínico laboratoriais e testes físicos.

As candidatas poderão escolher a Força em que desejam ser incorporadas. O ministério, no entanto, alerta que serão levadas em consideração a disponibilidade de vagas, aptidão da candidata e as especificidades exigidas pela Marinha, Exército e Aeronáutica.

“Uma vez incorporadas, as mulheres ocuparão a graduação de soldado, sendo denominado marinheiro-recruta na Marinha, e terão os mesmos direitos e deveres dos homens”, especificou o Ministério da Defesa.

A incorporação está prevista para ocorrer no 1º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março) ou no segundo semestre (de 3 a 7 de agosto), e a duração do serviço militar será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Procedimento relativamente simples”, diz médico de Lula sobre cateterismo em artéria cerebral

Segundo Roberto Kalil Filho, a embolização de artéria meníngea média é um procedimento de baixo risco que sequer é realizado em centro cirúrgico.

Ainda segundo Kalil, a realização do procedimento seria divulgada apenas após seu término, mas foi antecipada a pedido do Presidente Lula.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante

Foto: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados elegeu esta semana para apreciar uma série de projetos de lei (PLs) sobre segurança pública enquanto o atraso no pagamento das emendas parlamentares impediu a análise do pacote de corte de gastos anunciado pelo governo.

Entre os projetos aprovados nessa terça-feira (10), está o que cria um novo tipo de prisão em flagrante, apelidado de “flagrante provado”; o que criminaliza a violação de bagagens para tráfico de drogas; e o que prevê pagamento de pensão para vítima de acidente por motorista alcoolizado, entre outros.

O Projeto de Lei 373/15, de autoria do deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA), define que o flagrante provado ocorre quando o suspeito é encontrado, em até 24 horas após o fato, e reconhecido pela vítima ou por terceiro que identifique o autor do crime também por meio de vídeo e foto da ação criminosa. O texto agora segue para análise do Senado.

O Plenário da Câmara também aprovou o Projeto de Lei 2600/23 que tipifica o crime de violação de bagagem para tráfico de drogas. O texto iguala ao crime de tráfico de drogas a prática de violar bagagem para usar no tráfico de drogas, prática feita sem o consentimento do dono da mala. O projeto é uma resposta ao caso de duas brasileiras que ficaram um mês presas na Alemanha depois que tiveram as malas trocadas por outras com drogas.

A violação das bagagens envolve também a adulteração, falsificação ou troca de bagagem ou etiqueta, seja para traficar drogas, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à sua preparação. A regra valerá tanto para o transporte aéreo quanto para o rodoviário. O texto agora deve ser analisado pelo Senado.

Também foi aprovado na mesma sessão o Projeto de Lei 3125/21. Ele prevê o pagamento de pensão à vítima de acidente de trânsito se o responsável estiver alcoolizado ou sob influência de drogas. Além disso, quem causar o acidente teria que pagar integralmente os danos materiais, morais e estéticos à vítima. O texto vale para também para acidentes em lanchas ou jet ski. O texto ainda precisa ser analisado no Senado.

Em outro projeto aprovado, o PL 6149/23, está previsto a criação do Cadastro Nacional de Monitoramento de Facções Criminosas e Milícias, de autoria do deputado Gervásio Maia (PSB-PB). Abastecidos pelos órgãos de todas as unidades da federação responsáveis pela segurança pública, o cadastro deve servir de apoio às ações de inteligência e investigação das polícias. O texto também segue para o Senado.

O Plenário da Câmara ainda aprovou o Projeto de Lei 651/23. O texto aumenta a pena para vários tipos de crimes cometidos durante a vigência de estado de emergência ou de calamidade pública, como furto, roubo, peculato, que é o desvio de dinheiro público, entre outros. O projeto ainda prevê novo crime para quem aumentar abusivamente o preço de produtos em situações de calamidade. O texto agora precisa ser analisado no Senado.

Em outro projeto de lei aprovado nessa terça, o PL 2666/21, está prevista a destinação de bens e equipamentos apreendidos pela polícia, como celulares e computadores, para a rede pública de ensino. Agora, a matéria segue ao Senado.

Os deputados federais voltam a se reunir nesta quarta-feira (11) para analisar projetos ligados à segurança pública. São 15 textos sobre o tema na pauta do plenário.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Rebeldes sírios queimam túmulo do pai de Bashar al-Assad

Foto: Reprodução

Rebeldes sírios incendiaram o túmulo do ditador Hafez al-Assad, pai de Bashar al-Assad nesta quarta-feira (11/12), segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, uma ONG sediada no Reino Unido.

Imagens divulgadas pela agência de notícias AFP mostram homens em uniforme andando pelo mausoléu destruído e em chamas na cidade de Qardaha, na região alauita de Lataquia, de onde vem a família Assad, na Síria.

Segundo o Observatório, a ação ocorreu depois de líderes do Comando de Operações Militares terem se reunido com “figuras proeminentes de Qardaha”, incluindo xeques tribais da minoria alauita – um ramo do islã xiita ao qual pertence a família Assad – “para obter o seu apoio e restaurar a segurança na região”.

Comando de Operações Militares é o nome da coalizão de facções insurgentes que realizou a ofensiva que tomou Damasco no domingo passado e derrubou o regime de cinco décadas da família Assad.

Hafez al-Assad governou a Síria durante três décadas, entre 1970 e 2000. No poder, se notabilizou por construir um vasto aparelho de repressão e por aproximar seu país do regime fundamentalista do Irã nos anos 1980. Em 1982, Hafez ordenou que seu irmão, Rifaat al-Assad sufocasse uma revolta na cidade central de Hama. A repressão deixou entre 20 mil e 40 mil mortos.

No mausoléu destruído também estão sepultados outros membros da família Assad, como o filho primogênito Bassel, que morreu aos 32 anos num acidente de carro, em 1994, e era à época vinha sendo preparado como sucessor do pai. Após a morte de Bassel, Hafez se tornou o favorito do pai para sucedê-lo.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal é a capital menos violenta do Nordeste, segundo Ministério da Justiça

Foto: Sesed

Das nove capitais dos estados nordestinos, Natal é a menos violenta. Atualmente, a cidade possui a menor taxa de mortes violentas da região, com 16,50 assassinatos registrados para cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional é de 18,07. Quanto menor, melhor. Recife (PE) é quem possui a pior taxa do Nordeste: 39,68.

Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais, que é calculada dividindo o total de mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes. A segunda capital com a menor taxa é São Luís (MA), com 17,65 mortes para cada 100 mil habitantes.

Em número absoluto de mortes violentas intencionais, o levantamento mostra a capital potiguar como a segunda com menos vítimas no período. De janeiro a outubro, Natal somou 108 pessoas assassinadas. A capital com menos mortes violentas intencionais é Aracaju (SE), com 102 casos. No Nordeste, a capital com mais mortes violentas intencionais no período é Salvador, com 765 assassinatos em 10 meses.

Mortes registradas no Nordeste (janeiro a outubro de 2024)

  • Salvador: 765
  • Fortaleza: 699
  • Recife: 525
  • Maceió: 295
  • Terezina: 195
  • João Pessoa: 174
  • São Luís: 160
  • Natal: 108
  • Aracaju: 102

Taxa/Crimes Violentos Letais Intencionais no Nordeste (janeiro a outubro de 2024)

  • Recife: 39,68
  • Salvador: 35,73
  • Maceió: 35,60
  • Fortaleza: 32,58
  • Terezina: 25,92
  • João Pessoa: 23,50
  • Aracaju: 19,46
  • São Luís: 17,65
  • Natal: 16,50

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

STF entra na 5ª sessão para julgar responsabilização das redes sociais

Foto: Antônio Augusto/ STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou na tarde desta quarta-feira (11) a 5ª sessão consecutiva do julgamento sobre a responsabilização das redes sociais pelos conteúdos ilegais postados pelos usuários.

O julgamento começou no dia 27 de novembro e tem apenas um dos votos dos 11 ministros da Corte. Até o momento, somente o ministro Dias Toffoli, relator de um dos processos, proferiu seu voto, que foi favorável à responsabilização das plataformas.

Na sessão de hoje, o ministro Luiz Fux, relator de outro processo que também trata do tema, vai proferir seu voto. Em seguida, mais nove ministros vão se manifestar.

O Supremo julga a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

De acordo com o Artigo 19, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.

O plenário do STF julga dois processos que discutem a questão.

Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de perfil falso de um usuário.

No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Parnamirim vence premiação de inovação em gestão pública em duas categorias

Foto: Cedida

A Câmara de Parnamirim finaliza 2024 recebendo mais um prêmio: o de inovação em gestão pública. Dois projetos – idealizados por servidores da Casa Legislativa – foram vencedores, em categorias diferentes,  da  2º edição do iNOVARN. A premiação ocorrerá na próxima sexta-feira (13), dentro do 17º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (CONGESP-RN).

Das três categorias existentes, a Câmara venceu em duas. Em “Ideia”, a Casa Legislativa foi a vencedora com o projeto “Gamificação do Processo Legislativo Brasileiro”. A iniciativa tem o propósito de melhorar a compreensão da sociedade brasileira acerca da importância e atuação do Poder Legislativo, e foi idealizado pelo jornalista Fernando Hippólyto, da Assessoria de Comunicação da Casa Legislativa.

Na categoria “Projeto em Execução”, a Câmara Municipal de Parnamirim foi premiada pelo projeto “Câmara Sustentável”, que reúne diversas ações e iniciativas alinhadas à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Desde 2021, a Casa Legislativa integra essa iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis nas instituições públicas. O projeto foi escrito e é liderado pela administradora Dalliane Pires, do Núcleo de Desenvolvimento Institucional. contando com o apoio direto da equipe e de toda a instituição para sua efetiva implementação.

Para o presidente da Casa, vereador Wolney França, “mais uma vez, a Câmara de Parnamirim posiciona-se na vanguarda da modernização legislativa, contribuindo para a eficiência do serviço público e valorização dos servidores efetivos”, ressaltou.

iNOVA RN
O iNOVARN objetiva reconhecer e incentivar os projetos de inovação desenvolvidos no âmbito da administração pública para promover soluções criativas e eficientes dos problemas públicos, por meio de políticas públicas, e desafios contemporâneos, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas estadual e municipal do Rio Grande do Norte. O propósito é desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do Governo do RN para que o serviço público possa responder com mais eficiência às demandas dos cidadãos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula passará por novo procedimento na cabeça, segundo equipe médica

Foto: Agência Brasil

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará nesta quinta-feira (12) pela manhã por uma complementação da cirurgia na cabeça, segundo boletim da equipe médica que acompanha o petista.

De acordo com o comunicado, Lula será submetido a um procedimento endovascular, de embolização de uma artéria.

Após o procedimento, os médicos concederão uma entrevista de imprensa sobre a complementação da cirurgia.

Ainda de acordo com a equipe médica, o petista passou esta quarta-feira (11) “bem” e “sem intercorrência”. O petista fez fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Íntegra

Leia a íntegra do comunicado da equipe médica de Lula:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital SírioLibanês, em São Paulo.

Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.

Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Fifa anuncia Arábia Saudita como sede da Copa do Mundo de 2034

Harold Cunningham – FIFA/FIFA via Getty Images

A Arábia Saudita será a sede da Copa do Mundo de 2034. A decisão foi tomada em votação realizada, nesta quarta-feira (11/12), pelo Congresso extraordinário da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A reunião das 211 associações filiadas à Fifa ocorreu por meio de videoconferência.

Logo, o Oriente Médio será sede pela segunda vez, em apenas 12 anos após a Copa do Mundo no Catar, em 2022. A Arábia Saudita foi a única candidata para o torneio. O país propõe 15 estádios de cinco cidades – Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar.

Apesar de a candidatura saudita ter recebido nota 4,2 de 5, a sede é criticada por organismos internacionais de direitos humanos, que cobram a Fifa para não realizar a Copa de 2034 no país. A Noruega, por exemplo, reclamou formalmente da escolha.

Copa de 2030
As sedes da copa de 2030 também foram definidas. Portugal, Espanha e Marrocos receberão o mundial de 2030. Na ocasião, porém, os três primeiros jogos serão realizados na América do Sul, no Uruguai, no Paraguai e na Argentina, para celebrar o centenário do torneio no primeiro continente sede.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *