Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo
O ato realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (6.abr.2025) reuniu 10,9 vezes mais público que aquele realizado pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) uma semana antes. Ambos convocaram manifestações em São Paulo em alturas diferentes da av. Paulista.
As estimativas do Poder360 (entenda a metodologia mais abaixo) para cada evento foram:
- Bolsonaro em 6 de abril – 59.900 pessoas;
- Boulos em 30 de março – 5.500 pessoas.
Os atos tinham pautas opostas. De esquerda, o deputado convocou a mobilização contra o projeto de lei que concede anistia (perdão) aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, quando extremistas depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília em 2023.
Já Bolsonaro pedia força ao texto no Congresso. O evento contou com a presença de governadores, senadores e deputados.
Para fazer o cálculo do público, o Poder360 usou fotos aéreas de alta resolução feitas com drone no momento de maior concentração no local do ato.
O horário considerado para Boulos foi às 14h43. Já o de Bolsonaro foi estimado a partir de imagens capturadas de 16h03 até 16h09.
Com as fotos disponíveis, o terreno ocupado foi esquadrinhado com o Google Earth para que fosse possível saber em quantos metros quadrados havia público. O Poder360 marcou os locais de acordo com a concentração:
- densidadebaixa – uma pessoa por m²;
- densidademédia-baixa – 2 pessoas por m²;
- densidademédia – 3 pessoas por m²;
- densidademédia–alta – 4 pessoas por m²;
- densidadealta – 5 pessoas por m².
Depois, somou o número de pessoas em cada metro quadrado e chegou ao total estimado –que sempre será aproximado, pois em concentrações dessa natureza as pessoas se deslocam de um lado para o outro com frequência. Também não é possível identificar com clareza as pessoas embaixo de árvores ou de marquises de prédios.
Ambos os atos foram na Paulista, mas em alturas diferentes da avenida. O de Bolsonaro foi realizado mais próximo ao Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). O de Boulos foi na altura do Shopping Pátio Paulista. A distância aproximada entre os 2 pontos é 1,7 km.
Poder 360
Uma avaliação de pessoas/ m quadrado usado aqui na prefeitura, para locais fechados em ambiente de reunião ( bailes, shows) para pessoas em pé é de 4 pessoas por metro quadrado. Esse índice é otimista no caso do evento da Paulista, mas em prol de evitar os exageros vamos adotar esse mesmo. A largura da Paulista, considerando as calçadas, mas sem bolsões e etc é de 38,5 mm Daí que 38,5 x 4 da a bagatela de 154 pessoas por metro linear de avenida. Quadras de aprox 200 m dá Aprox 30.800 pessoas por quadra.. Com esse índice otimista ( já participei dessas manifestações e sei que mal se anda) deu isso POR QUADRA! Imagine juntando todas as quadras ocupadas!!
´No mundo todo a extrema-direita tem maior capacidade de mobilização, afinal são fanáticos que rezam para pneus. Quando ao invés de votos eleições forem decididas pelo número de gado na rua, ao invés de votos, aí sim eles ganharão todas.
Çey, a conversinha é essa, continue….
O público da direita é mais fiel ao bolsonaro que o da esquerda. Mas isso não quer dizer nada, só que um tem mais fanáticos que o outro.