O Bom Senso F.C. resolveu se solidarizar com os jogadores do Náutico, que cobram o pagamento de salários atrasados de parte do elenco e ameaçam não entrar em campo no domingo, contra o Vasco, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O movimento de jogadores que luta por melhores condições de trabalho no futebol brasileiro ameaçou iniciar uma greve geral “imediatamente” se o clube pernambucano retaliar os atletas.
Em nota divulgada na noite de quinta-feira, o Bom Senso afirma que “os jogadores estão cobrando o justo e o que é devido pelo clube” e cobra “soluções urgentes”.
“Nesta quinta-feira o Bom Senso FC tomou conhecimento dos problemas que os atletas do Clube Náutico Capibaribe estão enfrentando, em relação a atrasos de salários.
“Os jogadores estão cobrando o justo e o que é devido pelo clube. Sabendo da repercussão interna e das ameaças públicas sofridas pelos profissionais, o Bom Senso FC declara que caso exista alguma tentativa de retaliação aos atletas e o não pagamento da dívida, o Campeonato Brasileiro da Série A será paralisado IMEDIATAMENTE. Aguardamos soluções urgentes”.
Na quinta-feira, os jogadores do Náutico liderados pelo volante e capitão Martinez deram uma entrevista coletiva acusando a diretoria do clube de falta de compromisso em relação aos pagamentos, principalmente daqueles que não vão ficar em 2014 ou estão lesionados. E ameaçaram não enfrentar o Vasco, no domingo, no Maracanã, caso a dívida não seja paga até esta sexta-feira.
Ao saber das ameaças, o presidente do clube, Paulo Wanderley, desafiou os atletas a não jogarem.
– Estou desafiando Martinez a fazer greve. Toda ação gera uma reação. Se fizer greve, que arque com as consequências – afirmou.
O Bom Senso vem protestando há três rodadas por melhorias no futebol. Na 34ª rodada, eles cruzaram os braços ou tocaram a bola de um lado para o outro por um minuto. O gesto se repetiu na rodada seguinte. No último fim de semana, os atletas se sentaram no gramado.
O grupo já cogitava parar o futebol nacional há algum tempo, mas o motivo inicial era a falta de uma resposta da CBF diante de algumas reivindicações, como o fair play financeiro.
Há dois dias, a CBF emitiu uma nota dizendo que investe em melhorias para a terceira e a quarta divisão do Brasileiro e sugerindo um calendário com, no máximo, 65 jogos.
Há 11 rodadas sem vencer, o Náutico já está rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro. Mas o jogo de domingo é fundamental para o Vasco na briga para fugir do rebaixamento.
O Globo
Comente aqui