Política

Boris Johnson é eleito primeiro-ministro britânico com ampla maioria de Conservadores no Parlamento

Foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

Boris Johnson foi reconduzido ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após uma ampla vitória do Partido Conservador nas eleições desta quinta-feira (12).

Antes do final da apuração, por volta das 8h30 (5h40 horas, em Brasília), seu partido já tinha a maioria com 364 assentos no Parlamento, enquanto seu principal adversário, o Partido Trabalhista, estava com 203. A essa altura, faltava apenas uma cadeira a ser preenchida, dos 650 postos.

Johnson também manteve seu assento no Parlamento por Uxbridge, subúrbio de Londres, com 25.351 votos.

Em seu discurso de agradecimento, ele disse que o governo conservador “recebeu um novo e poderoso mandato para realizar o Brexit – e não apenas para fazer o Brexit, mas para unir este país e levá-lo adiante”. Segundo Johnson, a eleição daria a ele a “chance de respeitar a vontade democrática do povo britânico, mudar este país para melhor e liberar o potencial de todo o povo”.

Nesta sexta-feira, Johnson foi ao Palácio de Buckingham, para permissão à rainha para formar um novo governo.

Já o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou que não voltará a liderar seu partido em nenhuma eleição geral. Ele falou durante um discurso de agradecimento, depois de manter seu posto no Parlamento, ao ganhar a votação no distrito de Islington North, em Londres, com 34.603 votos, bem à frente do segundo colocado, o candidato do Partido Liberal Democrata, que teve 8.415 votos.

Corbyn acrescentou, entretanto, que pretende permanecer na liderança dos trabalhistas durante uma discussão sobre o futuro e que quer um “período de reflexão”. “E os Trabalhistas continuarão orgulhosos de seus valores. Eles são eternos”, disse.

Maioria

Com a maioria, os conservadores aumentaram significativamente seu poder, o que deve, inclusive, facilitar a aprovação do projeto de Johnson para o Brexit e garantir que o Reino Unido deixe a União Europeia em 31 de janeiro de 2020.

Para obter a maioria, um partido precisa de 326 assentos. Antes de ser dissolvido no dia 6 de novembro, o Parlamento tinha 298 conservadores e 243 trabalhistas.

O resultado foi considerado devastador para o Partido Trabalhista (leia mais abaixo), que perdeu em uma série de locais historicamente ligados aos trabalhistas e só manteve alguns assentos graças a vitórias bastante apertadas.

Por outro lado, o Partido Nacional Escocês (SNP) comemorou um número de cadeiras acima do previsto em pesquisas. Das 59 vagas disponíveis na Escócia, o SNP obtinha, até às 5 horas locais, 48 vagas, superando as 35 que ocupava antes destas eleições.

O bom desempenho do partido da primeira-ministra Nicola Sturgeon – que tem entre suas propostas a realização de um novo plebiscito para independência do país – custou inclusive a cadeira de Jo Swinson, líder do Partido Liberal Democrata.

“A Escócia enviou uma mensagem muito clara – não queremos um governo Boris Johnson, não queremos deixar a UE”, afirmou Sturgeon. “Os resultados no resto do Reino Unido são sombrios, mas sublinham a importância da Escócia ter uma escolha. Boris Johnson tem um mandato para tirar a Inglaterra da UE, mas ele deve aceitar que eu tenho um mandato para dar à Escócia uma escolha para um futuro alternativo”, acrescentou.

Eleições antecipadas

As eleições legislativas estavam previstas apenas para 2022, mas Johnson decidiu antecipá-las após perder a maioria no Parlamento em setembro, com a rebelião de 21 deputados de seu partido. Inicialmente seu pedido foi rejeitado por três vezes, até que, finalmente, no dia 29 de outubro, os parlamentares concordaram em realizar o pleito em 12 de dezembro.

Johnson se tornou primeiro-ministro em julho, sem ganhar uma eleição, após Theresa May renunciar ao cargo, por não conseguir aprovar seu acordo para o Brexit após três tentativas.

Quatro décadas

Estes resultados foram os melhores para o Partido Conservador nas últimas quatro décadas. Anteriormente, as maiorias conservadoras mais amplas recentes tinham sido conquistadas nas eleições de Margaret Thatcher em 1983 (397 assentos) e 1987 (376).

Já para o Partido Trabalhista, os números foram os piores desde a década de 1930.
Esta poderia ainda ser a primeira vez desde 1935 que os trabalhistas atingiriam menos de 200 assentos no Parlamento britânico. Naquele ano, o partido conseguiu apenas 154.

O fraco desempenho do partido suscitou um debate sobre a permanência de Jeremy Corbyn em sua liderança, com trabalhistas divididos sobre a culpa direta dele sobre o resultado nas eleições.

Brexit

Com a ampla maioria conquistada por seu partido nestas eleições, Johnson fica em uma posição muito mais confortável para conseguir promover a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de janeiro de 2020, como sempre prometeu.

Seu projeto não deverá enfrentar mais as mesmas dificuldades de antes para obter aprovação perante um Parlamento predominantemente conservador e a tendência é que avance rapidamente.

Mas a saída no dia 31 de janeiro, porém, caso aconteça, será apenas o primeiro passo oficial do Brexit.

Ainda é necessário negociar um acordo comercial com a União Europeia, e o prazo final para isso é 30 de junho de 2020.

A partir daí, dois cenários são possíveis: com um acordo fechado, ele precisa ser ratificado, um processo que pode levar meses, mas garante uma saída organizada. Sem o acordo, pode ter início a extensão de um período de transição que duraria até dois anos – algo que Johnson já descartou – ou uma saída sem acordo.

G1

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após boicote no Brasil, Carrefour recua e reconhece ‘grande qualidade’ da carne brasileira

Foto: RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grupo Carrefour global disse, nesta terça-feira (26), que reconhece a “grande qualidade” das carnes dos frigoríficos brasileiros e faz uma retração após declarações de seu CEO global, Alexandre Bompard.

Após a publicação, Ministério da Agricultura informou ter recebido uma carta assinada pelo próprio CEO. Nela, Bompard diz: “pedimos desculpas”.

A retratação ocorre seis dias depois de Bompard ter publicado uma carta em suas redes sociais afirmando que o grupo tinha assumido o compromisso “de não comercializar nenhuma carne proveniente do Mercosul”.

A carta tinha sido direcionada a um sindicato agrícola francês, em meio a protestos de produtores rurais contrários ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

O texto não explicava para quais países essa medida era válida e nem especificava a quantidade de carne que o Carrefour França comprava do Mercosul.

Questionado pelo g1, a companhia explicou que a decisão só era válida para a França e que quase 100% da proteína vendida nos mercados franceses são fornecidas por produtores europeus.

Na nota publicada nesta terça-feira (26), o Carrefour Global reforçou que essa política será mantida na França.

“A decisão do Carrefour França não tem como objetivo mudar as regras de um mercado francês já amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais. Ela visa garantir legitimamente aos agricultores franceses, que enfrentam uma grave crise, a continuidade do nosso apoio e de nossas compras locais”, disse.

“Do outro lado do Atlântico, compramos quase toda a nossa carne brasileira no Brasil e continuaremos a fazê-lo”, afirmou. “Lamentamos que nossa comunicação tenha sido percebida como uma contestação de nossa parceria com a agricultura brasileira e uma crítica a ela”.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Styvenson aponta surgimento de novas facções: “Só o que dá certo no RN é o crime”

Foto: Roque de Sá / Agência Senado

O senador Styvenson Valentim (Podemos) apontou, em publicação nas redes sociais, o surgimento de novas facções criminosas no Rio Grande do Norte. “Parece que só o que vem se instalar aqui é facção criminosa. Só o que dá certo nesse Estado é o crime. E o Estado?”, questionou ele.

Styvenson Valentim teceu críticas à governadora Fátima Bezerra (PT) em relação ao combate ao crime organizado. “Qual foi a ação enérgica, contundente, eficiente que o Governo do Estado, com as forças de segurança, fez para conter isso? Conteve? Parece que não. E aí a gente tá adiante agora de duas facções. Uma que já veio de dentro da que existia, são dissidentes, estão se ameaçando nas redes sociais pelas redes sociais, sem esconder o rosto”.

senador criticou a sensação de insegurança no Rio Grande do Norte, mencionando que nem nas ruas, nem no transporte público as pessoas se sentem protegidas.

“Tu se sente seguro? Ou você se sente cada vez mais inseguro com a propaganda das facções? A minha pergunta é bem simples para Fátima, governadora incompetente, a que não faz nada, destruidora. A que mente, junto com o secretário de segurança, com os outros secretários também. Qual foi a medida? Qual foi a solução? Parece que negocia com eles, parece que gosta de dialogar, de conversar”, questionou.

Ele relembrou crises anteriores, como a queima de ônibus e ataques a prédios públicos, considerando que as ações do governo foram insuficientes para resolver os problemas de segurança.

“Esse povo foi para onde? Aterrorizou a gente aqui, fez o que fez, tocou o terror, queimou o ônibus, desmoralizou a segurança pública, ameaça o nosso turismo porque ninguém quer vir para um estado, para uma capital que não tem a segurança pública. Deixa a gente atormentado, amedrontado até hoje, sofre as consequências disso”.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual; entenda o caso

 

Foto: Alex Ferro/G20

O presidente do Chile, Gabriel Boric, é alvo de uma denúncia de suposto assédio sexual que está em investigação no Ministério Público do país.

A denúncia, a segunda de assédio contra Boric, foi feita em setembro, mas só nesta semana a Promotoria revelou o caso. A defesa de Boric negou o suposto assédio na noite de segunda-feira (25).

Segundo relatou a vítima ao Ministério Público, ela foi assediada por Gabriel Boric quando o agora presidente tinha 27 anos, logo após terminar a faculdade de Direito. Boric, hoje com 38 anos, era um dos principais líderes estudantis do país antes de concorrer à presidência.

O chefe do Ministério Público de Magallanes, região no sul do país onde o caso foi protocolado, Cristián Crisosto, confirmou que “existe um processo criminal relacionado aos fatos indicados”. A denúncia foi apresentada em 6 de setembro, ainda de acordo com a Promotoria.

“O presidente (…) rejeita e desmente categoricamente a denúncia de um suposto fato ocorrido em 2013, quando ele tinha 27 anos e havia acabado de finalizar os estudos de Direito”, afirmou o advogado de Boric, Jonatan Valenzuela, em um comunicado.

“Meu representado jamais teve uma relação afetiva nem de amizade com ela e não tiveram comunicação desde julho de 2014”, acrescentou Valenzuela.

Ainda de acordo com a defesa, a denúncia foi apresentada por uma mulher que na época enviou, de forma “não solicitada nem consentida”, 25 e-mails a Boric, um deles com imagens explícitas. Dez anos depois, a mesma mulher “apresentou uma denúncia sem qualquer fundamento contra o já presidente Gabriel Boric”, diz o comunicado do advogado.

Na campanha para sua eleição em 2021, o presidente chileno foi acusado der outro suposto assédio sexual que também negou na época. A denúncia nunca foi investigada criminalmente.

Boric, que em 2026 completará seu mandato de quatro anos sem direito à reeleição, tem foro especial e, para ser investigado, a Justiça antes deve aprovar um julgamento da imunidade.

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministro da Casa Civil diz que governo repassou dinheiro para Exército manter Operação Carro-Pipa

Foto: Henrique Raynal / Casa Civil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal repassou recursos ao Exército para garantir o funcionamento da operação de carros-pipa até o fim do ano. A declaração foi dada nesta terça-feira (26) em uma entrevista ao programa Bom dia RN.

Segundo o ministro, a transferência de recursos aconteceu ainda na segunda (25) e a situação deverá ser regularizada ao longo do dia.

O ministro da integração inclusive veio comigo, ontem mesmo ele já resolveu esse problema burocrático, houve a transferência de recurso para o Exército e a partir de hoje a situação será totalmente regularizada. Foi transferido um montante de recurso, portanto os recursos estão garantidos até o final do ano e em janeiro com o novo orçamento“, declarou em entrevista ao Bom Dia RN.

A declaração do ministro foi dada após o Exército confirmar a suspensão da operação carro-pipa nesta segunda-feira (25). O serviço leva água potável a áreas sem o abastecimento de água regular na região Nordeste e em parte de Minas Gerais.

Fonte: g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Alimentação é cortada para servidores e acompanhantes no Walfredo Gurgel, diz sindicato

Foto: Sandro Menezes / Governo do RN

Servidores que trabalham no Hospital Walfredo Gurgel denunciaram que a alimentação foi cortada nesta terça-feira (26) por causa de uma paralisação dos terceirizados da nutrição. Em nota, o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde-RN) afirma que o almoço desta terça-feira já não será servido para funcionários e também para acompanhantes de pacientes.

“Apesar do forte trabalho de denúncia que o Sindsaúde-RN vem realizando, principalmente desde o início do mês de novembro, o Hospital Walfredo Gurgel segue enfrentando uma dura crise de abastecimento. Além disso, na manhã desta terça-feira (26) foi emitido o comunicado de que não será servido almoço para os servidores e acompanhantes, devido ao anúncio de greve dos terceirizados da nutrição”, afirma o sindicato, em nota.

O Sindsaúde-RN afirma que a greve dos profissionais de nutrição ocorre porque o vale-alimentação da categoria está com o pagamento atrasado.

Materiais em falta

Na nota, o Sindsaúde-RN afirma ainda que o Hospital Walfredo Gurgel está com falta de vários insumos e materiais. Entre eles, gaze, atadura de crepom e insulina regular. “A falta de materiais tão básicos compromete a assistência até para trocar os curativos do paciente e fornecer os cuidados necessários para evitar infecções e outras intercorrências”, afirma o sindicato.

Negligência

O Sindsaúde-RN afirma que o Governo do Estado age com “negligência” na gestão do Hospital Walfredo Gurgel e “tem falhado há anos em garantir o mínimo necessário para o funcionamento adequado da unidade”.

“O descaso com os trabalhadores e com a população que depende do SUS é inaceitável. Reafirmamos nossa luta por condições dignas de trabalho e assistência à saúde para todos. Não aceitaremos o sucateamento do sistema público de saúde!”, afirma o sindicato, no comunicado à imprensa.

Outro lado

A 98 FM procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e aguarda um posicionamento oficial da pasta.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Carro atinge parede de padaria e funcionária fica ferida em Natal

Vídeo: Reprodução

Um carro atingiu a parede de uma padaria e abriu um buraco na cozinha do estabelecimento, na manhã desta terça-feira (26), em Natal. Uma funcionária ficou debaixo de escombros e foi retirada do local ferida.

O caso aconteceu próximo à rotatória da Rua dos Caicós com a avenida Lima e Silva, no bairro Nazaré, por volta das 9h. Segundo Leandro Alves, proprietário da padaria, vários acidentes já foram registrados no local.

Ainda de acordo com o proprietário, a condutora do carro sobrou na curva da rotatória, e segurou o pé no acelerador do carro automático, perdendo o controle do veículo.

Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o momento em que o veículo passa pela rotatória, acelera e bate na parede. Veja acima.

Leandro afirmou que já pediu mudanças no trânsito da região, por causa dos vários acidentes no trecho.

“Aqui não é a primeira vez que acontece isso. Eu quero pedir mais uma vez às autoridades locais. Não faz 30 dias que fiz uma filmagem aqui, por causa de acidentes, para tomarem uma decisão, alguma resolução para esse problema. Hoje estou com um colaborador acidentado”, disse o empresário.

De acordo com o empresário, mesmo com duas paredes na cozinha, o impacto derrubou a estrutura a funcionária ficou embaixo dos destroços.

“A gente tirou aqui, se responsabilizando, esperando uma ambulância chegar para que não acontecesse algo pior”, disse.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local e levou a trabalhadora para um hospital. O estado de saúde dela não foi informado, mas ela deixou o local consciente.

A motorista do veículo envolvido no acidente não quis dar entrevistas.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. A motorista avançou na rotatória mesmo o carro da sua esquerda já estando nela. O carro até freia. A criatura ainda sobe na calçada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Filho em recuperação na escola? Saiba o que fazer nos casos em que o estudante não rendeu o suficiente nos estudos

Foto: Divulgação

A chegada do fim do ano letivo é um momento de tensão não só para os alunos, mas também para os pais, que ficam preocupados e com receio de que seus filhos fiquem em recuperação escolar. Devido a esse sentimento, muitas famílias se sentem frustradas e, em razão das notas insatisfatórias do estudante, surgem dúvidas sobre como agir para ajudá-los a passar por esse desafio.

Nessas situações, Victor Cornetta, especialista em Tendências Educacionais e CEO da Kaizen Mentoria, empresa potiguar de mentoria educacional, explica que é fundamental direcionar a atenção para os conteúdos mais importantes. “Com o tempo curto, é importante focar no que realmente importa. Não adianta estudar todos os conteúdos, mas sim aqueles de maior relevância para o momento”, orienta o especialista.
Victor também destaca que a situação pode ser difícil para os pais, que muitas vezes não dominam todas as matérias e se sentem impotentes para ajudar completamente os filhos e dá como solução a construção de um cronograma de metas de estudo.

“Manter a calma é fundamental. Evite discussões e busque entender o que está acontecendo com o estudante. Perguntas como ‘Qual parte do conteúdo você acha mais difícil?’ ou ‘Como podemos organizar melhor seu tempo de estudo?’ ajudam a envolver o estudante no processo, fazendo-o sentir que está sendo ouvido”, recomenda Victor.

Ele também enfatiza que as metas devem estar adequadas ao tempo e dinâmica do aluno: “Um cronograma realista, alinhado com o tempo disponível e a capacidade de aprendizado do estudante, é essencial para evitar a sobrecarga”, sugere o especialista.

Além disso, o acompanhamento emocional é outro ponto crucial. “Entenda que o domínio do conteúdo não é suficiente. O estudante precisa estar emocionalmente preparado, com estratégias para lidar com situações como ‘dar branco’, falta de concentração e gestão do tempo durante a prova”, finaliza Victor Cornetta.

O especialista deixa o passo a passo para ajudar o estudante na recuperação escolar:

Foque nos conteúdos mais relevantes: Priorize o que é mais importante para a recuperação, evitando estudar tudo de forma superficial.

Crie um cronograma de metas realistas: Estabeleça metas claras, alinhadas com o tempo disponível e a capacidade de aprendizado do estudante.

Mantenha a calma e evite conflitos: Utilize perguntas abertas para engajar o estudante no planejamento de seus estudos.

Acompanhe o aspecto emocional: Esteja atento ao estado emocional do estudante e trabalhe questões como ansiedade e falta de concentração.

Considere a mentoria educacional: Se necessário, busque o apoio de um profissional para orientações mais específicas e intensificação dos estudos.

Os interessados em conhecer de perto o impacto da Kaizen na vida acadêmica dos alunos, basta agendar uma reunião com um dos diretores clicando no link a seguir: https://bit.ly/kaizenmentoriabg

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Rede Municipal de Ensino discute o surfe como prática nas aulas de Educação Física

Foto: SME

Com os objetivos de desmistificar preconceitos sobre o surfe e desenvolver estratégias pedagógicas para introduzir a modalidade nas escolas, explorando temas como equilíbrio, postura e movimentação a Formação Continuada de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, abordou práticas de aventura, especificamente surfe, oferece novas possibilidades para a Educação Física Escolar, proporcionando uma experiência prática com os professores da disciplina na praia de Ponta Negra na manhã desta segunda-feira (25). A formação foi ministrada pelo guarda-vidas Paulo Henrique Costa, o surfista profissional Leonardo Macêdo e pelo professor e acadêmico de Educação Física Rovane Carrião Portela.

Pensando nas possibilidades de aulas com os estudantes ao considerar Natal, uma cidade litorânea, a professora Karluza Araújo Moreira Dantas da E. M. Professora Josefa Botelho comentou sobre a formação continuada. “É uma prática extremamente válida, trata-se de uma oportunidade de contato com a natureza, além da prática esportiva e corporal. Podemos refletir sobre questões ambientais com os estudantes e integrar com diversas disciplinas”.

Já o professor Gilson Bezerra da E. M. Professora Maria Cristina Osório Tavares pontuou sobre as possibilidades  de realizar atividades ao ar livre. “A formação permite que professores pensem em espaços públicos para usufruto das populações, estimulando práticas corporais ao ar livre. Desenvolve o gosto dos estudantes por atividades externas e promove dinâmica comunitária.”

O guarda-vidas e estudante de Educação Física Paulo Henrique Costa destacou a iniciativa da formação. “A iniciativa de aulas de surfe é fundamental para escolas. As crianças têm mais oportunidades de esporte, de contato com a natureza e com a diversidade marinha. Como guarda-vidas, valorizo segurança aquática, foi uma experiência única trabalhar com os professores e estudantes”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Áudios indicam que militares estariam divididos sobre golpe

Fachada do Palácio do Planalto à noite. | Sérgio Lima/Poder360 – 05.08.2024

Foto: Reprodução

Áudios obtidos pela PF (Polícia Federal) indicam que os militares estariam divididos sobre aderir aos planos para um eventual golpe de Estado depois das eleições presidenciais vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. As conversas foram divulgadas pela TV Globo.

Em uma das mensagens, o coronel reformado Reginaldo Vieira de Abreu disse ao general Mario Fernandes que 5 “kids pretos” (grupo formado por militares das Forças Especiais) não desejavam aderir ao plano e 3 “queriam muito”. Os demais estavam na “zona de conforto”. Ele declarou: “É isso. Infelizmente. E a lição que a gente deu para a esquerda é que o Alto Comando tem de acabar”.

Na época, Reginaldo Vieira de Abreu era assessor do então presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo, Fernandes e outras 35 pessoas foram indiciadas pela PF na última 5ª feira (21.nov.2024) no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado em 2022. O relatório final foi encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) a cargo de Alexandre de Moraes, ministro relator do caso.

Segundo Moraes, há “robustos e gravíssimos indícios” de que alguns integrantes do governo Bolsonaro discutiram e iniciaram o que seria um planejamento para, em 2022, matar Lula e o então vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e o próprio ministro do STF.

Na época, Fernandes era secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência. Ele sempre foi o mais efusivo defensor de um ato de força para impedir a posse de Lula e Alckmin. Em grupos de mensagens do governo Bolsonaro, ele reclamava da inoperância da administração federal sobre tomar alguma atitude para não haver a troca de presidentes.

Em novembro de 2022, Fernandes demonstrou insatisfação sobre o que se passava. Em uma mensagem, o general disse a Vieira de Abreu que Bolsonaro precisava “decidir e assinar” um decreto de estado de sítio.

Reginaldo é conhecido como Velame e respondeu a Mario Fernandes em 5 de novembro de 2022, com uma referência a um jargão que era comum em discursos de Bolsonaro, sobre atuar sempre “dentro das 4 linhas da Constituição” (trata-se de uma alegoria com o futebol, quando se diz o que é permitido aos jogadores fazerem dentro de campo, delimitado por 4 linhas).

Eis o que disse Velame, segundo a PF: “O senhor me desculpe a expressão, mas 4 linhas é o caralho. Quatro linhas da Constituição é o caceta. Nós estamos em guerra, eles estão vencendo, está quase acabando e eles não deram um tiro por incompetência nossa. Incompetência nossa, é isso. Estamos igual o sapo, a história do sapo na água quente. Você coloca o sapo na água quente, ele não sente a temperatura da água mudar e vai se aumentando, aumentando, aumentando quando vê ele tá morto. É isso”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Ridiculo tudo isso!!!!
    1 oficial da reserva e mais 5 para dar um golpe de estado.
    A globo lixo não tem outro assunto, enquanto isso José Dirceu está livre.
    Viva o comunismo viva o Brasil bolivariano.

  2. Cadê o áudio com a voz do Bolsonaro ou, até mesmo, algum falando em tirar vida de alguém? Vai sair?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Médicos da UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, paralisam atendimentos a partir desta terça-feira (26)

Foto: Divulgação/Sinmed

Os médicos que atuam nas UTIs do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, decidiram por unanimidade, em assembleia realizada nesta segunda-feira (25) com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN), iniciar uma paralisação a partir de amanhã (26). A decisão ocorre devido à pendência de pagamentos por parte do Governo do Estado, com repasses atrasados desde o mês de julho.

Segundo o Sinmed RN, o pagamento referente ao mês de julho deveria ter sido realizado até o dia 22 de novembro, conforme um acordo judicial firmado entre as partes. No entanto, até a data de hoje, o Estado não repassou os valores devidos, o que levou os médicos a aprovarem a paralisação, marcada para começar às 7h desta terça-feira.

“O sindicato notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o Juizado Federal do Rio Grande do Norte, a empresa Sama, responsável pela gestão do hospital, e o Conselho Regional de Medicina (CREMERN) sobre a situação. A paralisação seguirá até que o acordo firmado com o Juizado Federal seja cumprido e o pagamento dos médicos seja regularizado”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

A expectativa é de que, assim que o pagamento do mês de julho seja efetuado, os médicos retornem às suas atividades normais, garantindo a continuidade do atendimento na UTI.

PARALISAÇÃO
Durante a paralisação dos médicos, a assistência na UTI será reduzida.  Não serão aceitos novos pacientes e os leitos que ficarem vagos por alta de pacientes não serão ocupados. Os médicos devem prestar cuidados apenas aos pacientes internados, até que recebam alta e aqueles que necessitarem de internação em UTI serão orientados a buscar outras unidades de saúde do Estado.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Olhem a prova do desmantelo da SESAP, a ortopedia e apenas um segmento que aponta, existem outros tão ou mais sérios a serem vistos, os que estão na SESAP não sabem conviver, estruturar e apagar fogos, a governadora só sabe mentir com aquele jeito que lhe é bem peculiar.

  2. Se tem uma coisa que a silentíssima Governadora prometeu na campanha ela está fazendo o melhor vai começar

  3. É só notícia assim? Esse PT é uma draga de destruição que não desliga nem para nunca… Olhe, que até gafanhoto para pra dormir de noite.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *