Mundo

Brasil fica em posição ‘delicada’ com tensão dos Brics com o Ocidente

 Foto: Alexander Kryazhev/Brics via Reuters

Anfitrião da Cúpula dos Brics esta semana, o presidente Vladmir Putin, da Rússia, recebe presidentes para a plenária dos chefes de Estado, nesta quarta-feira (23), na tentativa de mostrar à comunidade internacional de que não está isolado e que tem o apoio de relevantes líderes globais.

A posição de Putin e o caminho que os Brics estão tomando nos últimos anos — em um contexto agravado pela invasão russa à Ucrânia e o protagonismo da Rússia e da China no bloco — tem transformado o grupo, segundo especialistas, em um desafio para a política externa brasileira.

Se, por um lado, o Brasil enxerga no Brics um importante instrumento para uma nova governança global — uma das demandas diplomáticas mais caras ao presidente Lula —; por outro, o país ainda depende de suas alianças com lideranças ocidentais. As potências ocidentais são cada vez mais desafiadas por Putin e Xi Jinping, presidente da China. Ambos são líderes influentes dos Brics.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Piloto de jato que caiu no RN passará por avaliações físicas e mentais antes de voltar a voar

Foto: Divulgação

O piloto que se ejetou antes de um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) cair em Natal (RN), nesta terça-feira (22), vai passar por uma bateria de exames antes de poder voltar a voar.

O militar passou por exames no hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e teve constatada uma luxação no ombro. Ele já recebeu alta.

Documentos da FAB, aos quais o g1 teve acesso, detalham que pilotos envolvidos em acidentes devem passar por uma bateria de exames antes de estarem aptos a voar novamente.

Entre os exames está a tomografia, por exemplo. Danos na cabeça e na coluna estão entre as principais preocupações decorrentes de uma ejeção de aeronave, como a ocorrida em Natal. O piloto não teve lesões nestes lugares do corpo.

Além desses exames, o piloto deve passar por testes físicos e psicológicos para identificar se há traços de estresse pós-traumático por conta do acidente, de acordo com o documento

“Serão avaliações físicas, psicológicas, psiquiátricas e, também, exame toxicológico”, procedimentos considerados “padrão”, de acordo com o documento da FAB.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Greve compromete alimentação no Walfredo

Foto: Magnus Nascimento 

Acompanhantes e servidores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, ficaram sem alimentação na noite da última segunda-feira (21) em razão da movimentação dos trabalhadores terceirizados da unidade que entraram em greve nesta terça-feira (22), por falta de pagamento. Ontem, quando o movimento paredista já tinha iniciado, o café da manhã foi servido apenas para os pacientes e a previsão era a mesma para o almoço. “Já avisaram que os acompanhantes não vão almoçar”, disse o agricultor José Arruda, de 49 anos durante o meio da manhã de ontem. Uma parente dele está internada no Walfredo há mais de um mês.

“Sou de Touros e não sei como vou fazer em relação à comida”, desabafou o agricultor. “Na segunda, consegui jantar. Hoje [na terça], pediram aos acompanhantes que descessem para pegar o café, mas de última hora, mudaram de ideia e disseram que não iam mais servir. E avisaram que não ia ter almoço”, relatou Arruda.

Já os servidores que não têm ligação com as empresa terceirizadas se organizaram entre si para comprar o almoço. “Nos deparamos com a falta de alimento desde a segunda-feira. Esperávamos que o Governo do Estado pagasse à empresa terceirizada e os valores fossem repassados aos trabalhadores, mas nada”, conta a técnica de enfermagem Carla Michelle.

“É uma situação constrangedora, porque nós que damos plantão de 12 ou 24 horas, chegamos ao hospital contando com a alimentação. Tiramos do bolso para comer. Estamos nos virando, comprando uma quentinha para duas pessoas, fazendo um lanche ou outro porque a essa altura do mês nem todo mundo tem de dinheiro para fazer esse gasto extra. Os acompanhantes também estão sofrendo muito. A maioria deles é do interior”, acrescenta.

“Ninguém é contra a greve, o que nós queremos é que a Sesap [Secretaria de Saúde do Estado] e o Governo comprem quentinhas para os trabalhadores e os acompanhantes, porque nós não temos culpa da falta de repasse”, disse Lúcia Silva, uma das coordenadoras do Sindsaúde. O Sindicato acompanha a situação de perto, uma vez que os trabalhadores da Saúde têm sido diretamente afetados pela paralisação dos terceirizados.

“Todo o serviço público é afetado porque não tem o terceirizado para fazer a comida. Outros hospitais do Estado estão nesta situação. Paralisou o pessoal da limpeza, da alimentação e maqueiros, de três empresas. Os atrasos nos pagamentos são corriqueiros”, explicou Carlos Alexandre, coordenador do Sindsaúde. Os terceirizados chegaram a fazer um protesto no Walfredo no começo da manhã de terça, mas quando a reportagem chegou ao local, a manifestação já havia encerrado. A TN não conseguiu falar com nenhum representante direto da paralisação.

De acordo com o Sindsaúde, o limite de greve está sendo respeitado, com 30% do quadro de funcionários em atuação. Segundo o Sindicato, no plantão diurno do Walfredo Gurgel trabalham 12 maqueiros, mas nesta terça-feira só havia quatro para atender os dois prédios do hospital. A lavanderia da unidade também funcionava somente com um contingente de 30%. A TRIBUNA DO NORTE pediu um posicionamento da Sesap sobre a questão, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

No Brics, Lula critica “insensatez” de Israel e pede paz na Ucrânia

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (23.out.2024) que a “insensatez” de Israel nos ataques a Gaza está ganhando novas proporções ao chegar à Cisjordânia e ao Líbano. Também pediu negociações por paz entre Ucrânia e Rússia na abertura da Cúpula dos Brics, realizada em Kazan, na Rússia. O petista participou por videoconferência depois de sofrer um acidente doméstico, bater a cabeça e cancelar a viagem até o país governado por Vladimir Putin.

“Como disse o presidente Erdogan [Turquia] na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Esta insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano. Evitar uma escalada e iniciar negociações de paz também é crucial no conflito entre Ucrânia e Rússia. No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns”, afirmou.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse bateu com a cabeça no piso mesmo está falando coisas sem nexo. Fora com esse presodemente já!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula manda “exército” de ministros para ajudar Boulos em SP

Foto: Leandro Paiva/Campanha Boulos

Ao menos seis ministros do governo Lula devem estar em São Paulo no próximo final de semana para reforçar a campanha do candidato do PSol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos.

Além do vice-presidente Geraldo Alckmin, que já está na capital paulista, devem estar em São Paulo os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Luiz Marinho (Trabalho) e Fernando Haddad (Fazenda).

Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Cida Gonçalves (Mulheres) também devem estar na cidade.

Presença de Lula em São Paulo

Conforme noticiou a coluna, devido ao acidente doméstico que sofreu no último domingo (20/10), a presença do presidente Lula ainda não está confirmada para os atos do próximo sábado (26/10) em São Paulo.

Interlocutores afirmam que o Planalto só deve bater o martelo sobre a ida do petista na quinta-feira (24/10), após Lula realizar novos exames na cabeça para averiguar a gravidade do ferimento.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Acho que ele quis dizer, ” o restante da quadrilha para ajudar o pozinho branco”, mais conhecido como boulos de merda.

  2. Pago com dinheiro público. Quando o TRE vai se posicionar sobre essas idas de políticos a campanhas pagas com dinheiro público?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Turismo do RN alcança, em setembro, melhor resultado dos últimos 10 anos

Foto: Aléx Régis/Tribuna do Norte

O mês de setembro de 2024 para o turismo no Rio Grande do Norte registrou o melhor desempenho dos últimos 10 anos. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Estado teve um aumento no número de passageiros chegando ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, com um total de 195.255 passageiros. Esse número representa um acréscimo de 15,6% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram registrados 168.780 passageiros, o que corresponde a mais de 26 mil pessoas adicionais. O resultado é considerado “acima da expectativa” pelo Governo por se tratar de um mês fora da alta temporada.

Para o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, esses resultados são fruto de meses de planejamento estratégico para garantir crescimento mesmo em baixa temporada. “A consolidação do crescimento de setembro, que já estava sinalizado em estudos da Inteligência interna e do Aeroporto de Natal, contribui para a perspectiva de uma das melhores altas temporadas dos últimos anos”, afirma.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula aprova R$ 8,3 mi a ONGs ligadas a petistas e aliados

Foto: Filipe Araújo/Ministério da Cultura

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou o repasse de ao menos R$ 8,3 milhões para ONGs ligadas a petistas e aliados. Os recursos fazem parte do PNCC (Programa Nacional dos Comitês de Cultura), lançado em setembro de 2023. As informações são do Estado de S. Paulo.

O total de recursos separados para investimentos em 2023 e em 2024 é de R$ 58,8 milhões, segundo anúncio do governo federal. À época do lançamento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes havia afirmado que o projeto foi uma ideia de Lula.

  • qual o objetivo do PNCC – “ampliar ao cesso às políticas públicas de cultura” nos 26 Estados e no Distrito Federal, de acordo com o governo federal. A coordenação do programa é de responsabilidade da SCC (Secretaria dos Comitês de Cultura), que é quem define quais organizações serão beneficiadas por meio de edital.

O Ministério da Cultura afirmou ao jornal que a escolha das organizações seguiu “critérios técnicos” e que a análise contemplou apenas as propostas apresentadas, e não quem as apresentou. Disse também que houve uma verificação que comprovou a “ampla experiência e histórico de atuação” dos beneficiados na área cultural.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Agora estou na dúvida, será coincidência ou coisa de cumpanhêros? Esse desgoverno ptista é ridículo.

  2. Continua a FARRA IRRESPONSÁVEL COM RECURSOS PUBLICOS, que a esquerda fez e faz, devidamente PROTEGIDA pela OMISSÃO dos órgãos que deveriam fiscalizar, investigar e proibir esse DESPERDÍCIO.
    Mas para compensar a gastando, É SÓ AUMENTAR IMPOSTOS.
    Entendem o que é a governança bandida??
    Use os recursos públicos, de impostos, como se fosse seu.

  3. A farra com o dinheiro do povo tá grande, é por isso que não sobra dinheiro pra fazer nada.
    Dois anos se passaram e até agora, zero de obras no RN.
    O dinheiro é pra rasgar junto com os sanguessugas improdutivos do Brasil.
    Imoral!!

  4. E o dinheiro dos, suados, impostos que pagamos,indo literalmente pelo ralo. Vergonha enorme dos políticos.

  5. Hoje, Ong’s é sinônimo de desvio de recursos públicos, são “Organizações Não Governamentais” que sobrevivem exclusivamente dos órgãos governamentais, um bando de parasitas sedentos por dinheiro em nome de uma causa “nobre”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Queda de avião da FAB em Parnamirim será investigada

Foto: Adriano Abreu

A queda do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) nas imediações da base aérea de Parnamirim, nesta terça-feira (22), será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

As partes do avião, que pegou fogo no ar e ficou completamente destruído, serão objeto de perícia por parte da FAB. Na tarde desta terça, militares recolheram diversas partes do caça para análise. O piloto do caça F-5M realizava treinamento quando detectou problemas na nave. Ele conseguiu fazer a ejeção e saiu com ferimentos leves, sendo encaminhado para uma unidade de saúde militar. O estado e nome do piloto não foram divulgados. O acidente acontece prestes à Base Aérea de Natal receber o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. Esta edição reunirá 16 países e cerca de 50 aeronaves.

Segundo informações oficiais, a aeronave que caiu durante um voo de treinamento, segundo a FAB, era um caça F-5M. A instituição também confirmou que, antes de se ejetar, o piloto direcionou o caça para uma região desabitada. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

    1. Respeite os militares seu bípede energúmeno, travestido de psudocomunista. Não “meta” os militares em suas frustações mais íntimas, e nunca misture suas mágoas política partidárias com quem faz muito pela nossa nação. Os militares servem a todos, e é quem garante a nossa soberania nacional. Afinal, seu comportamento só demonstra que a unanimidade é , ainda mais, burra.

    2. É melhor gastar com ONG’S, tal como faz o governo do PT, da derrota.

    3. Esse seu choro besta é porque as forças armadas não embarcaram na loucura do minto fujão? se for chorar mais manda um áudio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Bolsonaro diz que é o “candidato da direita” para 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta 3ª feira (22.out.2024) que será o candidato da direita na eleição presidencial de 2026. Ao ser questionado por jornalistas sobre quem é o seu “favorito” para o pleito, o antigo chefe do Executivo afirmou que era o “Messias”, em referência ao seu nome do meio.

“Quem é o substituto do [Luiz Inácio] Lula [da Silva, atual presidente] na política? Não tem. De Bolsonaro, tem um montão por aí. Eu colaborei a formar lideranças, estou muito feliz com isso, fiz um bom governo, o povo reconhece, tendo em vista que tenho recebido multidões em qualquer lugar do Brasil, e o pessoal tem saudades de mim. Eu sou o ex-mais amado do Brasil”, disse o ex-presidente.

A declaração foi feita durante um evento da campanha do prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MBD), que também contou com a presença do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Antes da fala de Bolsonaro, Tarcísio havia sido questionado se sairia candidato em 2026. Disse que o seu candidato para a próxima eleição é o ex-presidente e que está focado na campanha de Nunes.

O ex-presidente, porém, está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Esse escrôto gosta muito de enganar os Bozolóides, tipo: fazer continência pra pneu, esperar pelos extraterrestres em 72 hs, e agora sabendo da inegibilidade, contar uma dessas. pior que a gadaiada acredita, meu bem…

  2. Deixam esse iludido ficar sonhado. Não queremos esse inelegível de volta no local onde ele jamais deveria ter pisado. Tempos sombrios, o povo com medo do futuro, todos sofreram quando esse homem foi presidente. Em 2026 e Lula de novo para o Brasil continuar crescendo e sendo reconhecido mundo a fora.

    1. Crescendo pra onde??
      Rsrsrs…
      Feito rabo de cavalo que nem as estatais, um rombo histórico?
      Ôôô meu Deus, tem jeito não.
      Esses jumentinhos nunca vão chegar a cavalos.
      Kkkkkkkkk.
      Kkkkkkkkkkkk.
      Pra sempre jumentos.
      Pra sempre!!!!

    2. Só idiotas úteis da sua qualidade defende o ladrão que está na presidência, esquerdiotização pura, chega a dar nojo.

    3. Continua sendo impulsionado por bateria de m……. , burrinho que faz gosto, a ilusão vc vai ver nas próximas eleições não arrumadas, quem está com medo do futuro não são os bolsonaristas que acompanham o ex presidente onde ele vá, e ser reconhecido como amigo de noriega, dos Castro, maduros, ira, China e Coreia do Norte não acrescenta nada, pelo contrário, faz e destruir, as estatais estão aí dando prejuízo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Contas das estatais federais brasileiras devem fechar 2024 com o maior déficit em 15 anos

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

As contas das empresas estatais federais brasileiras devem fechar 2024 com o maior déficit em 15 anos.

São mais de 100 empresas estatais. Fazem parte da máquina do governo federal e atuam em diversos setores – como infraestrutura, telecomunicações e agropecuária. O governo usa o resultado de algumas dessas empresas para calcular o desempenho das contas públicas do país – mês a mês. E, em 2024, as contas devem apresentar o maior rombo desde 2009.

De janeiro a agosto, o déficit das empresas estatais federais bateu R$ 3,3 bilhões e a previsão do próprio governo é que fechem o ano em R$ 3,7 bilhões no vermelho.

Em 2009, o rombo do ano foi de R$ 3,8 bilhões. Nos anos seguintes, as estatais federais tiveram resultados melhores e, em alguns anos, até positivo. Graças a aportes dos governos. Em 2018, a gestão do então presidente Michel Temer injetou R$ 5 bilhões no caixa dessas empresas, fazendo um superávit. Em 2019, o governo Jair Bolsonaro injetou R$ 10 bilhões, e o resultado ficou positivo em R$ 14 bilhões. Em 2023, o resultado voltou a ser negativo, em R$ 700 milhões.

Jornal Nacional

Opinião dos leitores

  1. Um desequilibrado afundando o país e o congresso não age. Que congresso nós merecemos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FESTA DAS ONGs: Militante de Natália que ataca Paulinho é financiado pela Lei Rouanet

Fotos: Reprodução

O Jornal Estadão revela nesta terça-feira (22) um escândalo eleitoral envolvendo dinheiro da cultura, através da Lei Rouanet. Mais de R$ 58,8 milhões foram alocados para o financiamento ONGs ligadas a assessores do Ministério da Cultura e do Partido dos Trabalhadores. No Rio Grande do Norte, a beneficiada com R$ 1,7 mi é a Associação Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, de Rodrigo Bico, que foi candidato a vereador de Natal pelo PT em 2020 e este ano entrou de cabeça na campanha de Natália Bonavides (PT) para a prefeitura.

Uma postagem feita por Bico nas redes é uma das marcas da disputa em 2° turno entre a petista e o candidato Paulinho Freire (União). O petista militante se referiu ao candidato adversário como ‘um homem, branco, velho e heterossexual. O perfil de Bonavides curtiu o post.

A coligação de Paulinho entrou com representação cível contra a coligação e Natália Bonavides e notícia crime contra o militante do Petista Rodrigo Bico, por ataques ofensivos e preconceito de sexo, raça, idade e classe social.

Agora, torna-se público também o uso de verbas federais para bancar estrutura ligada a Rodrigo Bico.

Opinião dos leitores

  1. mande um abraço para a turma da oficina Cimas turbo, do nosso amigo Deide Costa e para a amiga Paula Tejano.

  2. Qual seria o sentido de fazer campanha fazendo BICO? esse moleque já havia dito quem é, naquela fotografia dos ovos que ele gosta.

  3. Vêê se isso tem cabimento.
    Um tapa na cara de quem sai cedo de casa pra ir trabalhar todos os dias.
    A política de igualdade do PT.
    Vc trabalhar pea sustentar vagabundos.
    Isso tem cabimento?
    Raça miseráveis esses esquerdistas sanguessugas.
    Bandidos.
    Mamadores do dinheiro público.
    É por isso que batem palmas pro maior ladrão do mundo o ex presidiário Luladrão da silva.
    O chefe!

  4. Aí que pena de meu dinheirinho do imposto de renda descontado fonte sendo usado pra isso, enquanto isso eu precisando pra outras necessidades.

  5. Vagabundos bancados com o nosso suado dinheiro. Só defendem o que não presta, todos semelhantes dentro desses puteiros. Desculpe as putas, pela comparação.

  6. OS CANTORES SERTANEJOS QUAIS TODOS ERAM COM O MITO. IR DAI OS CANTORES PODE TER SEUS CANDIDADOS.

  7. O candidato foi apontado como sendo homem, branco, velho e heterossexual.
    E para governar Natal, deve ser mulher, nova e homossexual?
    É isso mesmo. O rapaz, o tal do BICO, lucra 1,7 milhão da Lei Rouanet e ainda aparece???????

  8. Fala melhor dos assédios praticados na gestão do prefeito seridoense para eleger o vice de Micarla.

  9. Enquanto isso o MP não faz nada. Ah faz, quer impedir construções na Via Costeira. Cadê o MPRN e o MPF?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *