Comportamento

Britânica de 16 anos acampa em freezer antes de missão inédita no gelo

A inglesa Amelie Hempleman-Adams treina em um frigorífico para se tornar a mais jovem a esquiar até o polo sul.

A menina de 16 anos acampa dentro do freezer de um supermercado, em temperaturas de -26º C. Na Antártida, a temperatura pode descer aos 60º negativos.

Ela diz que leva muito chocolate e comidas desidratadas, que ficam prontas com água.

Seu pai, David Hempleman-Adams é um dos maiores exploradores do mundo. Ele foi o primeiro a atingir os polos geográficos e magnéticos do sul e do norte além de escalar os picos mais altos de todos os continentes, no chamado Grand Slam da aventura.

Agora, dentro de uma semana, sua filha mais nova é quem dará os primeiros passos rumo a Antártida e aos livros de recordes.  As informações são da BBC.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA: Furacão Milton perde força, mas deixa rastro de destruição

Foto: NASA

O furacão Milton tocou o solo da Flórida, nos Estados Unidos da América, por volta das 22h15 pelo horário local. O tufão, que chegou a ser classificado na categoria 5, a máxima, perdeu força e foi rebaixado para a categoria 1. Mesmo assim, foram registrados ventos acima de 190 quilômetros por hora (km/h).

As localidades de Tampa e Sarasota, ambas no estado norte-americano, estiveram entre as primeiras a sentirem os impactos mais críticos da tempestade.

Logo após o fenômeno tocar o solo, as autoridades divulgaram que cerca de 1,5 milhão de pessoas ficaram sem o serviço de energia elétrica. Além disto, foram comunicadas mortes, mas o número ainda não havia sido apurado pelos órgãos estatais.

As primeiras informações são de que ao menos 125 casas na Flórida ficaram destruídas por causa do furacão. Na localidade de Martin County, foi reportado que pessoas ficaram gravemente feridas.

Em decorrência do furacão, tornadaso aconteceram. O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que o estado registrou pelo menos 19 tornados e emitiu 116 alertas deste fonômeno, conforme reportou a rede CNN. “Muito mais alertas de tornado estão por vir”, afirmou.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Boulos venceu em presídios de SP, e Marçal entre militares presos

Foto: Reprodução/Facebook

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) foi o mais votado nos presídios e unidades socioeducativas no 1º turno das eleições municipais, realizado no domingo (6.out.2024). O psolista foi o preferido de 234 detentos, ou mais de 50% dos votos válidos (dados aos candidatos, excluindo-se, portanto, os brancos e os nulos) nas 14 unidades de reclusão paulistanas.

Já o empresário Pablo Marçal (PRTB), que terminou a disputa pelo comando da capital em 3º, foi o 2º mais votado nas unidades de reclusão. Teve 107 votos, ou 22,91% dos válidos. O ex-coach, porém, liderou no presídio militar.

O levantamento do Poder360 usou dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram considerados os votos em 5 presídios civis, 8 unidades socioeducativas (voltadas a menores de idade) e um centro de detenção para militares.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula sanciona lei que aumenta pena de feminicídio para até 40 anos; pena mínima é de 20 anos

Foto: Reprodução/X/padilhando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que agrava a pena do crime de feminicídio. De acordo com a nova legislação, a pena mínima passa de 12 para 20 anos. A penalidade máxima passa de 30 para 40 anos.

O projeto foi aprovado em setembro deste ano pelo Congresso Nacional e tem autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MG). Segundo a lei sancionada, o feminicídio deixa de ser considerado um homicídio qualificado e passa a ter um artigo específico no Código Penal, com novos agravantes.

Nas redes sociais, a conta oficial de Lula divulgou um vídeo do momento em que ele sancionou a lei ao lado das ministras Cida Gonçalves (Mulher), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão). “Mais um passo no combate ao feminicídio no Brasil”, escreveu o perfil do presidente.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Justiça proíbe Idema de paralisar obras da engorda de Ponta Negra

Foto: Magnus Nascimento

Uma decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal determinou que o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) se abstenha de “impor obstáculos” à execução das obras da engorda da Praia de Ponta Negra. As obras foram retomadas desde o dia 20 de setembro de 2024 e já alcançam quase 20% de execução. O Idema foi notificado nesta terça-feira (08) sobre a decisão.

A decisão, que é do dia 02 de outubro de 2024 e atendeu a um mandado de segurança impetrado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), é assinada pelo juiz Geraldo Antônio da Mota. O pedido da PGM foi feito em resposta ao despacho da procuradora Marjorie Madruga, do dia 25 de setembro, que pedia a suspensão da licença das obras da engorda e recomendava a autuação e embargo da dragagem da nova jazida encontrada.

Em sua decisão, o juiz apontou a outra determinação judicial concedida para que a licença fosse emitida e disse que “com a licença prévia concedida, qualquer ato que implique em obstrução do andamento da obra, fora do exercício da absoluta legalidade, implicará em descumprimento da ordem judicial anteriormente proferida”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT venceu só em 217 das 3.123 cidades nas quais Lula ganhou em 2022

Foto: Reprodução/Poder360

O grupo de 3.123 cidades que deu vitória a Lula no 2º turno de 2022 elegeu no domingo (6.out) só 217 prefeitos do PT nas eleições municipais de 2024.

Ou seja, o partido do presidente conseguiu conquistar a prefeitura de só 7% dos municípios que votaram majoritariamente no petista nas últimas eleições gerais. Fica em 7º lugar no ranking de prefeitos das cidades “lulistas”.

Apesar disso, o resultado do 1º turno (248 prefeitos em todo o Brasil) já representa um avanço em relação a 2020, quando havia conquistado só 182 cidades, o pior número em duas décadas.

Os partidos que têm ministérios no governo se saíram melhor. PSD, MDB, PP, União Brasil e Republicanos lideram o número de prefeituras conquistadas nessas cidades.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Primeiro Terço dos Jovens da Arquidiocese de Natal comemora 10 anos com noite festiva no Tirol

Fotos: Cedida

O Terço dos Jovens da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha – Santuário do Tirol, celebra 10 anos de movimento no próximo dia 10 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Igreja Matriz de Santa Teresinha.

O movimento foi fundado por jovens entre 14 a 25 anos que, desde o dia 13 de outubro de 2014, se reúnem mensalmente para rezar o Santo Terço. Sempre com muito louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e profunda expressividade da fé católica, o Terço dos Jovens da Igreja de Santa Teresinha é o pioneiro em nossa Arquidiocese e, do que se tem notícia, do nosso Estado.

“É um movimento de profunda intimidade com Deus, através da reza do Santo Terço, e de grande devoção à Nossa Senhora de Fátima, padroeira do nosso movimento. Como pároco e dirigente espiritual, fico com o coração cheio de alegria em ver o nosso Terço dos Jovens crescer tanto e ser pioneiro em nossa Arquidiocese, sendo exemplo para outras paróquias em Natal e no interior do nosso Estado”, afirma o Monsenhor Charles Dickson Mascena, pároco do Santuário do Tirol.

Há 10 anos, o Terço dos Jovens é um movimento que vem inspirando outras paróquias e foi o pioneiro para que o movimento se espalhasse para inúmeras igrejas do Rio Grande do Norte.

“Ficamos muito felizes por ver jovens, de todos os lugares, se reunindo para rezar o Santo Terço. Dentro da realidade de cada comunidade e de cada paróquia, não importa. O centro e a razão de tudo é o exercício da fé em Jesus Cristo e na intercessão poderosa de Nossa Senhora em nossas vidas. O Terço dos Jovens é uma verdadeira bênção e deve ser levado a todos os lugares!”, comenta Bruna Amaral, coordenadora geral do serviço.

Para celebrar a data tão importante, o TDJ Fest 10 Anos acontecerá na próxima quinta-feira, com estrutura campal, em frente à Igreja Matriz de Santa Teresinha, na Av. Rodrigues Alves. A programação iniciará às 19h e contará com show da banda católica Solidéo, participação das irmãs do Instituto Hesed, quermesse e, claro, oração do Santo Terço! Toda a comunidade é convidada para este momento de fé e adoração.

“Jovem, convide sua família e seus amigos. Pais, tragam seus filhos! Esperamos toda a comunidade para, juntos, experienciarmos este profundo momento de oração, fé e louvor. Nossa Igreja é viva! Por isso, contamos com a nossa juventude e com nossas famílias presentes para fazer essa noite ser ainda mais especial!”, convida o Monsenhor Charles.

Aqueles que desejarem mais informações sobre a programação e têm a curiosidade de conhecer o movimento, podem acessar os perfis no Instagram: Terço dos Jovens (@tercodosjovensst) e Santuário do Tirol (@santuariodotirol).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Furacão Milton deixa rastro de destruição na Flórida; assista

Foto: Reprodução/@EricTrump

O furacão Milton tocou o solo na Flórida por volta das 21h30 desta quarta-feira (9.out.2024) com ventos próximos a 190 km/h. Ao chegar à costa, autoridades do país classificaram o furacão na categoria 3, que varia de 178 km/h a 208 km/h. Depois, foi rebaixado para a categoria 2. A escala vai de 1 a 5.

Com previsão de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados, autoridades dos Estados Unidos instruíram moradores da Flórida que não cumpriram a ordem de evacuação a anotar seus nomes com tinta permanente no braço. O pedido tem o objetivo de facilitar a identificação de possíveis vítimas.

Assista aos vídeos dos estragos já causados:

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Furacão Milton segue para Orlando, destrói casas e deixa mais de 3 milhões sem energia

Foto: Reuters

O furacão Milton está se afastando da Baía de Tampa, na Flórida, e indo em direção a Orlando. Depois de atingir a costa na noite desta quarta-feira (9), ele causou inundações repentinas em Tampa, St. Petersburg, Sarasota e Venice, com ventos de cerca de 160 km/h na maioria desses lugares, de acordo com o meteorologista da CNN Chad Myers.

Por volta das 12h30 (horário local), o olho da tempestade estava se movendo para o interior e trazendo chuvas pesadas para o nordeste de Orlando e Kissimmee.

Enquanto isso, as faixas externas da tempestade estão se movendo para o leste junto com a tempestade, trazendo ventos fortes para a área da Baía de Tampa.

À medida que esses ventos sopram de volta para a baía mais tarde esta noite, a baía — onde a água foi empurrada para fora mais cedo esta noite, deixando-a em um nível de água mais baixo — encherá novamente, disse Myers.

A tempestade está localizada cerca de 64 km ao sul-sudoeste de Orlando, cidade na Flórida, e está se movendo na direção leste-nordeste a cerca de 26 km/h.

O Aeroporto Internacional de Orlando relatou uma rajada de 119 km/h por volta da meia-noite (horário local), com ventos sustentados em torno de 64 km/h a 72 km/h. O pior da chuva e dos ventos está acontecendo em Orlando.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Casal brasileiro relata “bastante ansiedade” com chegada de furacão

Foto: Reprodução Poder 360

Os brasileiros Gioconda Ferraz e João Mendes são moradores da Flórida, nos Estados Unidos, e dizem passar por momentos de “bastante ansiedade” com a chegada do furacão Milton. A tempestade vai atingir o Estado na noite desta 4ª feira (9.out.2024). O casal mora em Davenport, próximo à Disneylândia.

“Esses últimos dias são de bastante ansiedade. A gente começou a perceber uma corrida no supermercado por água, por alimento enlatado já no sábado [5.out]. Então, faz um tempinho que a gente começou, que estamos vivendo essa ansiedade toda”, disse João Mendes ao Poder360.

Conforme as últimas informações recebidas pelo casal, o furacão tem nível 4, considerado um risco alto em uma escala de 1 a 5. A tendência é que perca a força à medida em que avança pelo continente, mas a expectativa é ainda ter força destrutiva pela Flórida, com ventos superiores a 190 km/h.

“A vez que a gente foi ao mercado há alguns dias, era assim: todo mundo lá e […] era uma sensação meio estranha. Todo mundo meio quieto, com cara de preocupado”, disse o brasileiro.  A cidade em que o casal mora não está com aviso de evacuação. Por isso, eles disserem ter decidido ficar em casa e se preparar para a chegada do furacão.

“Ela é uma casa nova, foi construída em 2022. Então ela é uma casa preparada para um furacão. Ela tem uma preparação para aguentar furacões de categoria até 4. Isso passa uma segurança e a gente fica mais tranquilo em relação a isso”, afirmou Gioconda Ferraz.  O casal também utilizou sacos de areia para bloquear a entrada da água na casa.

PREVENÇÃO DE FURACÃO Os brasileiros moram nos Estados Unidos há 3 anos e já passaram por situações parecidas. Gioconda destacou a importância de escutar as autoridades para se preparar para lidar com furacões.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Leonardo indeniza trabalhadores resgatados em fazenda. Saiba valores

Foto: Reprodução

O cantor sertanejo Leonardo pagou R$ 225 mil em indenizações aos seis trabalhadores resgatados em condições análogas a de escravidão em sua fazenda localizada em Jussara, Goiás, após ser incluído pelo governo na “lista suja” do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A informação consta em um documento do acordo feito pela Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o cantor, segundo o G1.

De acordo com a defesa de Leonardo, além da indenização, foi paga uma multa de R$ 94.063,24.

“Nós resolvemos todos os problemas da fazenda, mesmo estando arrendada. Foram pagas todas as indenizações a essas pessoas e nós aceitamos o acordo proposto pelo Ministério Público”, detalhou o advogado Paulo Vaz ao G1.

MTE detalha rotina de trabalhadores na fazenda de Leonardo

Um relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (9/10) trouxe à tona as condições de trabalho de seis funcionários resgatados em uma fazenda em Jussara (GO), de propriedade do cantor Leonardo.

O grupo incluía um adolescente de 17 anos e foi encontrado em situação análoga à escravidão.

De acordo com o documento, os trabalhadores enfrentavam jornadas de até 10 horas diárias, sem a formalização de contratos e sem a garantia de descanso semanal remunerado.

O MTE descreveu a situação precária em que os funcionários viviam: eles dormiam em uma casa abandonada, localizada a 2 quilômetros da sede da Fazenda Lakanka, que não contava com instalações adequadas.

O local era descrito como “impróprio para habitação”, apresentando camas improvisadas feitas de tábuas de madeira, sem acesso a banheiros, e com a presença de morcegos, fezes de animais e outros detritos.

Além disso, os trabalhadores improvisaram um chuveiro utilizando uma mangueira e realizavam suas necessidades ao ar livre, em condições que comprometiam a higiene. A única fonte de água disponível era um poço que estava em estado precário e sem manutenção, levantando preocupações sobre a potabilidade da água consumida.

Carga horária e pagamento

Os funcionários relataram que suas atividades consistiam principalmente na remoção de restos de árvores, raízes e outros materiais do solo para prepará-lo para o cultivo. A jornada de trabalho se iniciava às 7h e se encerrava às 17h, com uma pausa de uma hora para o almoço.

O pagamento era fixado em R$ 150 por dia, mas não havia compensação financeira nos dias em que não trabalhavam, sejam esses por folgas programadas ou por motivos de saúde.

O relatório também destacou que o trabalho aos domingos, quando realizado até meio-dia, era pago com meia diária, ou seja, R$ 75, o que gerava insatisfação entre os trabalhadores. Os catadores de raízes mencionaram ainda que, em algumas ocasiões, eram obrigados a realizar atividades extras sem a devida remuneração.

A contratação e o pagamento dos trabalhadores eram feitos por Leonardo por meio de outros funcionários, como gerentes da fazenda, que atuavam como intermediários.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Duvido que ele arrende outra vez.
    Dúvido.
    É mais facil vender, alugar nunca mais.
    Arcou com o erro dos outros.

  2. Finja surpresa: esse era um dos cantores sertanejos que apoiaram o Bonoro nas eleições presidenciais de 2022.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *