Para manter o abastecimento durante o feriado prolongado de Carnaval, a partir do sábado (18) até a terça-feira (21), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está adotando uma série de medidas que ampliam a oferta de água na capital e interior do Estado. O maior fluxo de pessoas é esperado nas praias e algumas cidades do interior, como Caicó, Tibau, Pipa, Areia Branca e Macau, onde acontecem shows e programações especiais para atrair os foliões nativos e visitantes. Em Natal, a empresa está trabalhando para evitar desabastecimento ou problemas como vazamento de esgotos. Com esse foco, ela terá equipes de plantão durante todo o período do carnaval, visando manter os sistemas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos funcionando sem problemas.
Para a Praia da Redinha e cidades mais ao Norte da capital, a Caern terá quatro equipes de plantão, sendo duas para serviços de manutenção de poços e estações elevatórias, por exemplo, e outras duas para retirada de vazamentos de redes de água e abastecimento e manutenção de adutoras. Além do carnaval na tradicional Redinha, há folia em cidades próximas como Lajes, João Câmara e São Paulo do Potengi. Para essas regiões, o gerente da Companhia para a área, Ricardo César Marinho, lembra que os clientes com necessidade de atendimento podem ligar para o telefone (84) 3232-4369, que funciona 24 horas.
De acordo com o diretor técnico da Caern, Ricardo Varela, a Companhia está fazendo todo o esforço necessário para evitar problemas no abastecimento durante o carnaval. Ele reforça, porém, que a população precisa se conscientizar e evitar desperdício durante o feriado prolongado. “Estamos fazendo a nossa parte e colocando diversas equipes de plantão para evitar que haja falta d’água. Mas em algumas cidades o número de usuários quase triplica e é preciso que as pessoas economizem água, evitando banhos demorados, lavagem de carros e calçadas e outras atitudes que contribuem para o desperdício. Se utilizada racionalmente, a água chegará a todos”, observa Varela.
LITORAL SUL
A Praia de Pipa, em Tibau dos Sul, é uma das mais frequentadas durante o veraneio e o carnaval. Com o objetivo de atender o aumento da demanda no balneário, a Caern ativou mais dois poços tubulares que produzem 150 mil litros de água por hora, reforçando a oferta de água para 1.745 imóveis. “Esse volume de água é superior a estimativa feita com base em estudos, que comprovam a necessidade de 50 mil litros por hora para cada grupo de 1.100 habitantes”, afirma o gestor da Unidade de Serviço de Operação e Manutenção da Regional Natal Sul, Dídimo de Oliveira Dantas. Ele constatou que em Pipa há um grande desperdício de água principalmente nas localidades onde não existem medidores e os clientes pagam tarifa mínima.
CAICÓ
Para garantir a distribuição de água para os milhares de foliões que vão participar do carnaval em Caicó, a Caern vai aumentar em 30% a produção de água na captação do Açude Itans, passando de 430 mil para 560 mil litros de água por hora. Uma bomba está sendo instalada e deve entrar em funcionamento até este sábado (18), segundo informa o chefe da Unidade de Operação e Manutenção da Regional Caicó, engenheiro Wellington Queiroga. AAdutora Piranhas–Caicó está operando normalmente, bombeando mais 300 mil litros por hora, totalizando 860 mil litros de água a cada hora, o suficiente para garantir o abastecimento para cerca de 150 mil pessoas. O atendimento ao público será feito pelo (84) 3421-9993.
MOSSORÓ
Em Mossoró e região, a Caern manterá equipes de plantão para que durante o carnaval os foliões não enfrentem dificuldades, caso necessitem de alguma ação especial. O contato da Caern em Mossoró pode ser feito através da linha 0800 084 0195, ligação gratuita a partir de telefone fixo. As cidades de Areia Branca e Grossos, do Polo Costa Branca, também, terão atendimento de plantão através dos telefones são (84) 3332-5040 e (84) 3327-3560, respectivamente.
A cidade de Tibau, destino de muitos mossoroenses, terá equipe de plantão todos os dias, que pode ser acionada através do telefone (84) 3326-2394. Desde o início do verão, o município recebe 110 mil litros a mais de água por hora, com a ativação de um poço. Com isto, a população que normalmente é abastecida com 120 mil litros de água/hora, aumenta para 230 mil litros/hora. A ampliação na oferta justifica-se pelo aumento da população da cidade que recebe um grande número de veranistas, visitantes e turistas.
MACAU
Tradicional pelo Mela-Mela, o carnaval de Macau reúne uma grande quantidade de foliões. Na cidade, a Caern manterá atendimento de plantão, através do telefone (84) 9993-3289. Assu e Guamaré também terão equipes de plantão, com técnicos especializados em serviços eletromecânicos e equipamentos adequados. Vale ressaltar ainda, que o sistema tem bombas reserva para entrada em operação em caso de necessidade. Os telefones de atendimento em Assu e Guamaré são o (84) 9986-6797 e o (84) 9984-5779, respectivamente.
Nas cidades de Assu, Caicó e Guamaré, a Caern também montou planejamento para eventualidades e poderá utilizar carros-pipa para suprir o abastecimento da população, caso haja necessidade de atendimento emergencial.
ALTO OESTE
Na região do Alto Oeste, o gestor regional da Caern, engenheiro Djalma Neres Viana, informa que tem uma equipe concluindo um levantamento do cenário atual dos municípios, verificando a demanda de cada um. Em Martins é esperado um aumento no consumo em torno de 30%, com a ocupação de hotéis e pousadas, lotados por pessoas que normalmente visitam a cidade nesse período. Djalma destaca que o abastecimento de Martins é um dos mais complexos porque a água é captada em Lucrécia e bombeada através de três estações elevatórias, escalando 800 metros de altura.
Na cidade de Almino Afonso, segundo Djalma, há movimentação carnavalesca e a Caern está preparada para atender o aumento no consumo. Nos demais municípios, não há tradição de crescimento da demanda durante o período. Mesmo assim, a Companhia vai manter duas equipes de plantão durante o feriado prolongado, cada uma formada por eletromecânico e dois mecânicos que atenderão as chamadas através do telefone (84) 3351-9375.
Comente aqui