Mais um capítulo na novela de avaliação dos projetos executivos das obras de mobilidade urbana de Natal com vistas à Copa do Mundo.
Ontem, a Caixa Econômica Federal (CEF) pediu, pela quarta vez, mais explicações à secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) sobre o orçamento das obras.
Dessa vez o questionamento é sobre valores de itens e materiais usados na construção de viadutos.
A Prefeitura espera responder à nova solicitação da CEF ainda esta semana.
No entanto, o secretário admitiu que pode haver uma certa dificuldade porque a Semopi precisa de informações dos fornecedores.
O banco não exige uma data para a entrega dos novos papéis porém, a avaliação pode demorar mais 30 dias para ser divulgada.
Com esse novo adiamento, as obras correm o risco de não ficarem prontas antes do início do evento esportivo.
Mesmo com os atrasos,MIcarla, em reunião com o novo secretariado, ratificou que as obras começarão no dia 23 de fevereiro.
De acordo com o Ministério das Cidades, as cidades-sedes da Copa do Mundo têm até dezembro de 2013 para entregar as obras de mobilidade urbana bem como as arenas e estádios onde acontecerão os jogos.
Com Informações da Tribuna do Norte
Comentário do Blog: Não tem mais explicação. É inadmissível que por ingerência dos órgãos municipais de Natal, a Caixa, que é reconhecidamente uma instituição séria, tenha que pedir “mais explicações” sobre o financiamento das Obras da Copa do Mundo. Essa novela, apesar de dar Ibope, não faz bem a ninguém, principalmente a população de Natal, que além de alimentar o sonho de sediar uma Copa do Mundo, o que vai fazer bem para a auto-estima da cidade, tem a oportunidade única de ser beneficiada com uma série de obras que podem transformar a vida da cidade e melhorar o caos que ela se encontra. Está na hora de levar o povo a sério!!
O prazo que o Município de Natal dispõe para executar as obras de mobilidade é de 30 meses a contar do início das intervenções.
O começo pode se caracterizar através da terraplanagem de terrenos ou da derrubada de imóveis desapropriados, por exemplo.
Se as intervenções começassem hoje, estariam prontas em maio de 2014. Com o novo pedido da CEF, as obras só deverão ficar prontas em agosto daquele ano. O primeiro jogo em Natal será realizado no dia 13 de junho de 2014.
A análise dos projetos executivos é feita por técnicos do Setor de Engenharia da CEF e tem como objetivo manter a obra no mesmo valor desde a contratação à entrega das construções à população. Os técnicos analisam se todos os custos envolvendo as obras seguem os parâmetros da tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). A CEF é a credora do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no qual as obras de mobilidade urbana de Natal foram inscritas e aprovadas.
Reunião de Conselho discute desapropriações
Os representantes do Conselho da Cidade do Natal (Concidades) se reuniram na tarde de ontem, no auditório da Fundação Capitania das Artes (Funcarte) com o intuito de discutir projetos e investimentos para a Copa 2014. A assembleia contou com a presença do Chefe do Gabinete Civil, Heráclito Noé e representantes de algumas instituições e sindicatos. A discussão, no entanto, ficou restrita a apenas um aspecto: desapropriações de imóveis.
A reunião teria como objetivo principal discutir os projetos de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo 2014, para tanto, o Governo do Estado foi convocado, porém, nenhum representante compareceu ao encontro. Essa foi a segunda reunião do Concidades. Segundo o secretário executivo do órgão, Jackson Costa de Oliveira, a intenção é enviar à Prefeitura e Governo do Estado sugestões para as obras de mobilidade que venham ajudar à população ou minimizar os impactos na cidade. “Queremos repercutir os projetos visando uma melhor qualidade de vida para o cidadão e até mesmo ajudando o meio ambiente”, disse.
No entanto, o secretário reconhece que o Concidades demorou para se reunir e as indicações podem não ter validade. “Sei que há possibilidade de sermos ouvidos. Houve uma demora na realização das reuniões, mas vamos prosseguir com os trabalhos”, afirmou. A representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no órgão, Ruth Ataíde, confirmou o atraso. “É possível que estejamos atrasados, mas é possível fazer alguma coisa. O dinheiro das obras ainda não saiu”, pontuou.
O tema mais discutido na reunião foi as desapropriações dos imóveis. Conforme levantamento da Semopi, há 428 imóveis que deverão ser desapropriados para viabilizar as obras do primeiro lote das obras – que compreendem intervenções na Av. Felizardo Moura, Complexo Viário da Urbana e BR-226 (Av. Industrial João Mota). Os representantes do Concidades querem uma solução viável para os proprietários que sentem-se injustiçados com a possível transferência para outra região. “Vão mandar esse pessoal para onde? São Gonçalo? Macaíba? É preciso pensar nos problemas sociais que envolvem essa questão”, disse Aldo Tinoco.
Acho que a Caixa Econômica deveria dar um atestado de incompetência a prefeitura de Natal. Infelizmente nossa Cidade está ficando aos frangalhos, e essa Prefeita ainda pensa em reeleição. Seria engraçado se não fosse trágico