Geral

Campanha de Aldo Clemente registra crescimento e vereador se destaca nas pesquisas

A campanha do vereador Aldo Clemente (PSDB) de reeleição para a Câmara Municipal de Natal tem registrado um grande crescimento nos últimos dias. Desde o início da atual disputa eleitoral, o parlamentar já realizou dezenas de atividades e tem recebido um número crescente de apoios, o que tem o colocado em destaque nas últimas pesquisas de intenção de voto.

Em todos os levantamentos divulgados nas últimas semanas, Aldo Clemente surge entre os mais votados para vereador de Natal. Com uma campanha baseada na prestação de contas do seu mandato e apresentando novas propostas para o futuro de Natal, o vereador se consolida como um dos favoritos à reeleição.

“Estamos muito felizes porque há um verdadeiro movimento em apoio a nossa candidatura. As pessoas acreditam no nosso trabalho e apostam nas nossas ideias para a cidade. Este crescimento nas pesquisas é um reflexo do desejo da população para que Natal continue avançando”, disse Aldo Clemente.

Nesta sexta-feira (13), por exemplo, Aldo cumpriu uma série de compromissos pelos bairros de Natal. O primeiro foi uma caminhada com amigos pelas ruas do Conjunto Pirangi, bairro de Neópolis, zona Sul da cidade. O vereador foi recebido calorosamente pela população. Depois esteve presente no Comício da Verdade, em Cidade Alta, para apoiar o candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire (União). Por fim, foi a zona Norte de Natal para se reunir com amigos do bairro Lagoa Azul, no Loteamento Boa Esperança e no Conjunto Gramoré.

Opinião dos leitores

  1. Esse merece o reconhecimento da população, trabalhou para o povo de Natal e fez muito pela cidade.

  2. O quê mais trabalhou foi Nina Souza. Em 2 mandatos teve 2583 ações legislativas, o segundo colocado teve 1710 em 4 mandatos. O eleitor inteligente vota em quem mais trabalha por ele

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PGR foi favorável à tramitação de inquérito contra Silvio Almeida no STF

Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou parecer favorável à abertura de inquérito contra o ex-ministro Silvio Almeida e à tramitação da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

A maioria já votou a favor de uma tese que prevê que ministros, deputados e senadores devem responder no STF quando os supostos crimes cometidos por eles forem praticados no cargo ou em razão dele, mesmo que a investigação tenha sido aberta depois de deixarem a função que exerciam.

Com os seis votos proferidos até agora, o tribunal encaminha uma mudança no entendimento que foi firmado em 2018. Naquela ocasião, a maioria dos ministros decidiu que o foro se aplicaria apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas. Prevaleceu na época o voto de Luís Roberto Barroso, hoje presidente da Suprema Corte.

Agora, seis anos depois, Gilmar Mendes suscitou questão de ordem para que a Corte revisite o assunto. O ministro é a favor de que a saída do cargo somente altera a competência em casos de crimes praticados antes da investidura no cargo ou, ainda, dos que não possuam relação com o seu exercício.

A tese em análise diz: “a prerrogativa de foro para julgamento de crimes praticados no cargo e em razão das funções subsiste mesmo após o afastamento do cargo, ainda que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados depois de cessado seu exercício”.

Ao determinar a abertura do inquérito, Mendonça avaliou que, para proteger e evitar exposição das vítimas e testemunhas, seria necessário manter o caso no STF para evitar um “sobe e desce” de instâncias.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Perdas de visão, amputações e ferimentos: vítimas relatam momentos de desespero durante explosões de pagers no Líbano

Foto: Anwar Amro/AFP

A explosão quase simultânea de pagers, dispositivo eletrônico usado para receber alertas e mensagens curtas, no Líbano nesta terça-feira provocou um cenário de pânico em diferentes partes do país. Ao menos nove pessoas morreram, incluindo uma criança, e 4 mil ficaram feridas, sobrecarregando o sistema de saúde, que mobilizou uma campanha de doação de sangue. Entre os feridos, 400 estão internados em estado grave, informou o Ministério da Saúde libanês, e ao menos 500 perderam a visão, segundo o canal saudita al-Hadath.

O Hezbollah e integrantes do próprio governo do Líbano acusaram Israel pelo ataque — o país ainda não se pronunciou, mas fontes do governo israelense confirmam que a ordem veio do premier, Benjamin Netanyahu. O grupo xiita confirmou que seu líder, Hassan Nasrallah, não se feriu. Já o embaixador do Irã no país, Mojtaba Amani, sofreu ferimentos leves. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos também relatou explosões na Síria, onde o Hezbollah opera abertamente, com 14 feridos.

Desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro, o uso dos pagers foi expandido entre membros do Hezbollah, a pedido do líder Nasrallah, por serem considerados uma forma de comunicação mais segura e mais difícil de rastrear do que celulares comuns. No entanto, para além dos combatentes do grupo, o dispositivo — visto como obsoleto — é amplamente utilizado por profissionais da saúde e de serviços de emergência.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Desmatamento no Cerrado desde 2023 gerou mais poluição que automóveis de passeio e ônibus

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O desmatamento no Cerrado resultou na emissão de ao menos 135 milhões de toneladas de CO2 (gás carbônico) entre janeiro de 2023 e julho de 2024, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18) pelo SAD Cerrado (Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado), desenvolvido pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

Esse volume de CO2 foi maior do que o emitido por automóveis de passeio e ônibus. Segundo cálculos feitos pelo R7 com informações do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima, a emissão anual média de gás carbônico por esses veículos é de 80,8 milhões de toneladas. Em um ano e meio, a média é de 121,2 milhões de toneladas de CO2.

Além disso, segundo o IPAM, o volume de emissões no Cerrado de janeiro do ano passado até julho deste ano representa aproximadamente 1,5 vezes as emissões anuais do setor industrial no Brasil. O instituto diz que o Cerrado se consolidou como uma das áreas de maior vulnerabilidade ambiental no país, com o desmatamento concentrado em regiões-chave para a biodiversidade e o equilíbrio climático.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA NOVO / SENSATUS / REJEIÇÃO: Antônio Neto tem a maior rejeição da cidade de Montanhas com 42,86%

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Sensatus a pedido do NOVO Notícias, divulgado no domingo (15), Antônio Neto tem a maior rejeição da cidade de Montanhas. Quando perguntados, 42,86% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Antônio Neto para prefeito da cidade. Isso significa 8,1% a mais de rejeição se comparado com a pesquisa anterior, realizada também pelo Instituto Sensatus a pedido do NOVO Notícias, e divulgada no dia 23 de agosto. Em menos de um mês, a rejeição ao candidato do PP saiu de 34,76% para os atuais 42,86%.

A proximidade do pleito eleitoral e tendência registrada nas últimas duas pesquisas mostram que a confiança dos montanhenses em Algacir vai aumentando, e em contrapartida, a rejeição ao candidato adversário aumentando.

Dados da pesquisa

A pesquisa contratada pelo NOVO Notícias foi realizada pelo Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria nos dias 08 e 09 de setembro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RN-04026/2024. Os dados foram divulgados no dia 15 de setembro de 2024. Foram ouvidas 420 pessoas com idade a partir de 16 anos. As entrevistas foram realizadas na zona urbana de Montanhas, nos bairros Boa Esperança, Centro, Cidade Nova, Conjunto Bandeirantes, Conjunto Bela Vista, Emídio Gomes; e na zona rural, nas comunidades Barbaço, Botafogo, Ingá, Gravatá, Lagoa de Dentro, Lagoa de Pedras, Oficina, Serrote, Riachão de Cima, São Miguel, Sucarvão.

A margem de erro da pesquisa é de 4,68 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA NOVO / SENSATUS / ESPONTÂNEA: Algacir consolida liderança com 14 pontos de maioria contra Antônio Neto em Montanhas

Desde o início do período eleitoral, a população de Montanhas tem demonstrado constantemente a preferência pelo candidato Algacir (PSD), que na última pesquisa de intenção de voto realizada no município, alcançou um significante resultado ao abrir 14% de diferença para o candidato Antônio Neto (PP).

Os número são da pesquisa realizada pelo Instituto Sensatus a pedido do NOVO Notícias. No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são listados pelo entrevistador, o candidato do PSD aparece com 48,81% das intenções de voto, contra 34,76% do candidato do PP. O índice reflete a popularidade de Algacir, que é lembrado por quase metade da população, mesmo sem o estímulo do entrevistador, como o nome ideal para liderar a cidade durante os próximos quatro anos.

Dados da pesquisa

A pesquisa contratada pelo NOVO Notícias foi realizada pelo Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria nos dias 08 e 09 de setembro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RN-04026/2024. Os dados foram divulgados no dia 15 de setembro de 2024. Foram ouvidas 420 pessoas com idade a partir de 16 anos. As entrevistas foram realizadas na zona urbana de Montanhas, nos bairros Boa Esperança, Centro, Cidade Nova, Conjunto Bandeirantes, Conjunto Bela Vista, Emídio Gomes; e na zona rural, nas comunidades Barbaço, Botafogo, Ingá, Gravatá, Lagoa de Dentro, Lagoa de Pedras, Oficina, Serrote, Riachão de Cima, São Miguel, Sucarvão.

A margem de erro da pesquisa é de 4,68 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador Gustavo Negócio realiza grande caminhada no Conjunto Gastão Mariz, em Nova Esperança

Foto: Cedida

O vereador Gustavo Negócio realizou nesta terça-feira uma grande caminhada no Conjunto Gastão Mariz, em Nova Esperança, ao lado de seu pai, o ex-prefeito Raimundo Marciano, que completou 85 anos no mesmo dia. O evento reuniu um grande número de apoiadores e moradores, que receberam Gustavo com entusiasmo.

Gustavo Negócio, que busca a reeleição, caminha a passos largos para mais um mandato na Câmara Municipal de Parnamirim. O forte apoio da população reflete sua popularidade e o reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da cidade.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TSE proíbe “bets” com apostas sobre resultado da eleição

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (17) uma resolução que especifica como crime eleitoral a promoção de apostas sobre resultados das eleições. A prática ficou conhecida como “bets eleitorais”, e vinha ganhando espaço num vácuo da lei.

Com a norma aprovada, a Corte decidiu proibir a prática envolvendo apostas sobre resultados do pleito, deixando claro se tratar de uma conduta irregular.

O TSE proíbe a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral, mas não havia qualquer norma que trate especificamente sobre as “bets”.

Conforme a ministra Cármen Lúcia, presidente, do TSE, o objetivo é garantir um pleito “seguro, transparente” e com respeito aos eleitores.

A magistrada foi a responsável por apresentar a proposta. A resolução foi aprovada por unanimidade.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rede Social

Todos devem ter acesso, diz Casa Branca sobre bloqueio do X no Brasil

Foto: Reprodução

A Casa Branca afirmou na terça-feira (17.set.2024) que todos devem ter acesso às redes sociais e que isso é uma forma de “liberdade de expressão”.

A porta-voz do governo dos EUA, Karine Jean-Pierre, deu a declaração em resposta a uma pergunta da jornalista da TVGlobo em Washington, Raquel Krahenbuhl, a respeito da posição dos norte-americanos sobre o bloqueio do X no Brasil.

Krahenbul comentou que o X está suspenso no Brasil há cerca de 20 dias (a plataforma começou a sair do ar em 31 de agosto de 2024) e perguntou qual é a visão da Casa Branca. Eis o que respondeu a porta-voz: “Acho que quando se trata de redes sociais, sempre fomos muito claros de que todos devem ter acesso às redes, é uma forma de liberdade, de liberdade de expressão”.

Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Banco Central deve promover nesta quarta 1º aumento de juros do terceiro mandato de Lula

Foto: Reprodução

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve promover nesta quarta-feira (18) seu primeiro aumento de juros desde agosto de 2022.

Se confirmada a projeção do mercado financeiro, essa será também a primeira alta do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, após uma sucessão de cortes e duas manutenções seguidas, a taxa básica da economia está em 10,50% ao ano.

A expectativa do mercado é de que o juro subirá para 10,75% ao ano nesta quarta-feira. O anúncio acontecerá após as 18h.

E de que a taxa continue subindo até atingir 11,50% ao ano em janeiro — com um crescimento de 1 ponto percentual ao todo.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Empresas de apostas que não pediram autorização terão funcionamento suspenso em outubro

Foto: Agência Brasil

As empresas de apostas de quota fixa que ainda não pediram autorização para funcionar terão a atuação suspensa a partir do próximo dia 1º de outubro, informou o Ministério da Fazenda nesta terça-feira (17).

Segundo Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a partir do próximo mês e até o final de dezembro, só poderão continuar funcionando empresas de apostas que já estão atuando e que solicitaram autorização para explorar a modalidade lotérica de apostas de quota fixa até a última segunda-feira (16).

A partir de outubro, as empresas que não pediram autorização serão classificadas como ilegais até que tenha o funcionamento liberado pela Fazenda. Os sites de apostas que operarem no Brasil sem autorização ficarão sujeitos às penalidades previstas em lei, que prevê multas de até R$ 2 bilhões por infração.

Quem solicitou a autorização, mas ainda não estava atuando, terá que aguardar para iniciar a operação em janeiro — isso caso consiga a liberação por parte do ministério e mediante o cumprimento de todos os requisitos.

A expectativa é que a Fazenda conclua o processo de análise dos primeiros pedidos recebidos e que a partir de 1º de janeiro de 2025, quando terá início o mercado regulado de apostas no Brasil, apenas as empresas que se enquadrarem na lei e nas portarias de regulamentação da pasta continuem atuando.

Ainda de acordo com o ministério, as empresas aprovadas terão de pagar a outorga de R$ 30 milhões ainda este ano para começar a funcionar e, a partir de janeiro, também precisarão cumprir com todas as regras de combate à fraude, à lavagem de dinheiro, à publicidade abusiva, entre outras.

As casas de apostas autorizadas que pagarem esses R$ 30 milhões poderão explorar até três marcas durante cinco anos. Até o final de agosto, cinco empresas haviam feito um pedido extra e, se aprovadas, poderão explorar até seis marcas cada uma.

Em nota oficial, o secretario de prêmios e apostas do Ministério da Fazenda, Regis Dudena, afirmou que a pasta manterá o período de adequação até o fim de dezembro somente para quem já demonstrou que “quer atuar conforme a lei”.

“Têm vindo à tona muitas operações policiais envolvendo empresas que atuam no mercado de apostas de forma criminosa. Essa foi a forma que encontramos de não aguardar até janeiro para começar a separar o joio do trigo”, disse Dudena.

“Queremos proteger a saúde mental, financeira e física do apostador, coibindo a atuação de empresas que utilizam as apostas esportivas e os jogos on-line como meio de cometer fraudes e lavagem de dinheiro”, acrescentou.

O secretário ainda reforçou que o período de adequação “não pode ser usado para descumprir as leis já vigentes”, como as leis de Lavagem de Dinheiro, de Crimes Financeiros ou o Código de Defesa do Consumidor, por exemplo.

“Na análise dos pedidos de autorização, estamos levando em consideração o cometimento de atos ilícitos”, disse.

Período de adequação

Segunda a Fazenda, as empresas em atividade que já pediram autorização para a pasta têm até 30 de setembro para informar quais suas marcas comerciais que estão em atividade e quais sites elas usam durante esse período de adequação.

“A partir de janeiro, todas as empresas autorizadas utilizarão o domínio brasileiro de internet, com extensão ‘bet.br’”, disse o ministério em nota oficial.

Ainda de acordo com a pasta, as empresas que não pediram autorização já não podem mais ofertar apostas de quota fixa, mas precisam deixar seus sites disponíveis até 10 de outubro, com o intuito de permitir que os apostadores possam sacar seus recursos.

“A partir de 11 de outubro, esses sites e os respectivos aplicativos estarão proibidor e serão retirados do ar”, disse a Fazenda, reiterando que, para isso, a pasta vai intensificar o diálogo com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), com o Banco Central e com a Agência Nacional de Telecomunicações.

Mais de 100 pedidos de autorização já foram recebidos

Segundo a Fazenda, 113 pedidos de autorização já haviam sido feitos até o final do mês passado, por 108 empresas de apostas que desejam operar no Brasil a partir de janeiro de 2025.

Os pedidos estão sendo analisados pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do ministério. O órgão leva em conta se as empresas atendem às exigências previstas em lei e em outras normas publilcadas pela Fazenda.

Algumas das exigências que passarão a valer em 2025 para sites de apostas que desejam operar no Brasil são:

  • Autorização prévia da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda;
  • Operar apenas em sites com o domínio “.bet.br”, que indicará ambientes legais e regulados;
  • Sede no Brasil e ser constituída como sociedade empresária limitada (LTDA) ou sociedade anônima (S/A);
  • Não ser pessoa jurídica que opere como filial, sucursal, agência ou representação no Brasil de pessoa jurídica com sede no exterior;
  • Um brasileiro como sócio detentor de ao menos 20% do capital social da empresa.

De acordo com a Fazenda, se todas as empresas atenderem às regras, a previsão é que a pasta consiga arrecadar até R$ 3,4 bilhões ainda neste ano, somente com o pagamento das outorgas.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *