Marcada para o dia 31 de março, a eleição para a escolha da nova diretoria da Unimed-Natal já está movimentando a classe médica no Estado. Candidato da situação, o cardiologista e um dos conselheiros administrativos da cooperativa, Dr. Ricardo Queiroz, que terá como candidato à vice na chapa o médico neurologista Emerson Oliveira, destaca os avanços significativos da Unimed durante a presidência do médico Fernando Pinto. Em entrevista, ele destaca o que pensa para o futuro da cooperativa.
O atual presidente da Unimed Natal, Dr. Fernando Pinto, mudou a cooperativa nos últimos 8 anos?
Foram muitos avanços conquistados durante os oito anos da atual gestão da presidência do Dr. Fernando Pinto. Ele fortaleceu a cooperativa médica com uma gestão sólida e comprometida com a qualidade do atendimento e a valorização do médico cooperado. Entre as principais conquistas da atual gestão, cito a importância da abertura do Complexo de Saúde Unimed (CSU), que se tornará o maior e mais moderno complexo hospitalar do Rio Grande do Norte. Com mais de 43 mil metros quadrados, mais de 350 leitos para internação, 10 salas de cirurgia e sete UTIs, o CSU será uma estrutura fundamental para atender a uma demanda cada vez mais crescente de serviços médicos e hospitalares.
O novo hospital da Unimed será um marco dessa gestão?
O hospital é comparável aos melhores de São Paulo. É uma estrutura espetacular, fruto de um acompanhamento rigoroso e profissional desde o início. Estamos preparados para gerenciar essa unidade hospitalar. Temos uma equipe altamente profissionalizada. O hospital será entregue com todos os equipamentos necessários para garantir um atendimento de excelência.
Qual será sua prioridade, eleito presidente?
Vamos priorizar o aumento dos honorários médicos e ter a igualdade de tabelas, isso é de extrema importância para a valorização dos nossos cooperados. Nossa missão é continuar melhorando os honorários, sempre com muita responsabilidade e sustentabilidade. Queremos revisar e reajustar as tabelas, com isonomia entre as especialidades e implementar reajustes anuais das consultas médicas pelo IPCA.
Como pensa em fazer esses aumentos para os médicos?
Reforço o compromisso de garantir que os reajustes sejam sustentáveis, mantendo sempre o equilíbrio financeiro da cooperativa, tanto para o médico, quanto para os beneficiários. Os reajustes serão feitos com parcimônia, sempre de forma responsável, e com foco no cooperado. Queremos melhorar a remuneração e a valorização dos médicos, além de garantir cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Com a abertura do CSU (Complexo de Saúde da Unimed), que deverá internalizar parte dos procedimentos de alto custo, será possível viabilizar, sem dúvida alguma, o reajuste na remuneração para os nosso cooperados. O CSU vai nos permitir viabilizar esses reajustes e reduzir a sinistralidade de forma progressiva.
Como está a saúde financeira de Unimed Natal?
O período da pandemia e da pós-pandemia foi extremamente difícil para todo sistema de saúde do Brasil, mas a Unimed Natal voltou a apresentar resultados operacionais e financeiros positivos. Além do resultado financeiro positivo, temos reservas técnicas bem robustas na ANS .
A classe médica sofria com um passado do pro rata negativo, isso acabou na atual gestão. Como foi virar essa chave?
A adoção do pro rata zero representou um avanço significativo para os cooperados, acabando com a subtração, diríamos até um confisco mensal em seus honorários. Seguiremos trabalhando forte e com responsabilidade, sempre visando a sustentabilidade financeira da cooperativa. Além de nos comprometer a melhorar a remuneração da tabela de honorários, seguiremos com o pro rata zero, e buscaremos a implementação do pro rata positivo, ou seja, a distribuição das sobras para o cooperado.
Como será o diálogo com os cooperados em sua gestão, eleito presidente?
Iremos ter uma linha de comunicação transparente e direta com os médicos cooperados. Um dos principais focos de minha gestão será uma comunicação mais eficiente entre o cooperado e a nova diretoria. A nossa gestão será sempre resolutiva e voltada para o atendimento rápido às demandas dos nossos profissionais, com um compromisso claro de responder aos questionamentos dos cooperados em até 48 horas, com a criação de um consultor para as especialidades. Sabemos que é fundamental estarmos perto para entender as necessidades e desafios do dia a dia dos cooperados.
Quais os principais compromissos éticos, de seus valores em sua gestão? Haverá conflito de interesses da diretoria com a Unimed Natal?
Tenho compromisso dos membros da diretoria com a ética e a política de prevenção de conflitos de interesse. As decisões tomadas dentro da cooperativa serão sempre pautadas pelo interesse coletivo, sem influência de interesses particulares ou promessas políticas em troca de cargos ou benefícios individuais.
Qual sua missão em relação a valorização da profissão e dos funcionários da Unimed?
A Unimed Natal continuará lutando ao lado do cooperado e de seus funcionários por melhorias. A cooperativa será sempre voltada para os médicos, para a valorização da nossa profissão e para a qualidade do atendimento aos nossos beneficiários. Todos os resultados da empresa serão para esse fim. Nossa missão é garantir que a Unimed Natal continue sendo um bom lugar para trabalhar, com uma gestão acessível, equilibrada e responsável.
Quais foram as principais conquistas da gestão atual, que apoia você para presidente?
Pro rata zero; o aumento do market share, com mais de 200 mil vidas atualmente (incremento de 60% no número de vidas desde 2017). A atual gestão deixa a empresa entre as 20 maiores operadoras de planos de saúde do País entre quase 700. A entrega do Complexo de Saúde da Unimed, auditado pela empresa Deloitte (uma das quatro melhores empresas de auditoria do mundo); melhor IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) da história da cooperativa, também foi uma grande conquista. Este indicador avalia a Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade de Mercado e Gestão de Processos e Regulação. Cito aqui a abertura da Holding Unimed, com novas receitas (Univacinas, Uniclube, entre outros). A abertura do Polo de Educação da Faculdade Unimed. A Unimed é uma das maiores incentivadoras da cultura potiguar através da Lei Djalma Maranhão e da ONG Atitude e Cooperação. Todas essas conquistas foram realizadas, mantendo o custo administrativo controlado, atualmente em torno de 9,7%.
Comente aqui