(Nastasic/iStock)
Pela primeira vez a ciência conseguiu explicar por que alguns usuários de maconha que sofrem com doenças inflamatórias intestinais (DII) – que envolvem diversos problemas digestivos, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa – obtêm alívio nos sintomas ao usar a erva.
Em uma investigação com ratos, pesquisadores da Universidade de Massachusetts e da Universidade de Bath descobriram que os endocanabioides – compostos produzidos pelo nosso organismo que são muito parecidos com os canabioides, da cannabis – atuam também no controle da inflamação do intestino. “Muito se fala sobre os benefícios da maconha medicinal, mas há pouca ciência por trás”, comenta Beth McCormick, líder da investigação.
Beth e sua equipe identificaram dois processos que controlam o quadro inflamatório no intestino, que é o maior órgão do sistema digestivo. O primeiro deles, já conhecido, é quando ocorre uma resposta agressiva do organismo a agentes que podem colocar a saúde em risco, como micro-organismos – além de atacar os invasores perigosos, as células de defesa também acabam “apagando o incêndio”.
No segundo caminho, a inflamação é cessada graças à ação dos tais endocanabioides, presentes em várias partes do corpo, inclusive no intestino. Os autores acreditam que, quando uma pessoa utiliza maconha, as moléculas de canabioides cumpram esse mesmo papel anti-inflamatório.
Mas essas descobertas ainda precisam ser comprovadas em outros estudos. “Nós só avaliamos isso em ratos, ainda não provamos se o processo é o mesmo em humanos”, disse o professor Randy Mrsny, que também participou do levantamento. A ideia é seguir investigando para, no futuro, desenvolver medicamentos e tratamentos para as doenças inflamatórias intestinais – que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo.
Super Interessante
E canabis falou: "aos que nao creem eu trago a cura".
Enquanto isso, tomando uma cerveja ou um cachaça, o imbecil destila toda sua ignorância e tira a culpa do alcool por todas as mazelas dessa sociedade hipócrita. Amém!!!!
Devem ter colocado a folha e o caule pelo orifício traseiro para curar o intestino dos usuarios e observado se saía verde ou marrom. Agora é a planta da vez… o narcotrafico quer legalizar um produto alucinógeno como se fosse milagroso e natural, financiando pesquisas rápidas e ainda duvidosas… a proxima é a cocaina e depois heroina.. vao dizer que é natural e pode ser vendido na feira curando qualquer coisa.
Todo Mês sai uma pesquisa "cientifica" a favor da maconha (virou modinha), enquanto isso a molecada viciada fica nas ruas cometendo crimes.
O problema é que a maconha nunca matou um usuário mas já fez várias vítimas.
Pois é, uns vêem pesquisa científica como modinha. Outros, sabem que a ciência avança pra esclarecer nossos conceitos deturpados.
Cada um enxerga como quer.
"A mulecada viciada na rua cometendo crime". É sério isso?
Às vezes me esqueço da nossa capacidade como sociedade de entender as coisas. Ai vem um "champs" desse e lembra rapidamente do nosso nível de esclarecimento.
Isso todo mundo já sabia.
Maconheiro faz mer** com uma facilidade incrível.
Vai num determinado setor da Federal e comprove.
E o cachaçeiro, c* de cana, num faz não,Sergião? Olha a hipocrisia, estamos falando da planta para uso MEDICINAL e não recreativo, como o álcool que eu e você bebemos amigão. Abraços. Como diria Robin "Santa Ignorância Batman".
PS: Não sou estudante de Federal, nem muito menos maconheiro.