Geral

Cardeal que foi condenado à prisão e perdeu direito a voto no Conclave diz que vai participar da eleição: ‘Estarei lá’

Foto: Andreas Solaro/AFP

O cardeal Giovanni Angelo Becciu, condenado à prisão por envolvimento em um escândalo de corrupção no Vaticano, afirmou que irá participar do Conclave mesmo com a Santa Sé tendo-o excluído da lista de eleitores. As declarações foram feitas ao jornal italiano “L’Unione Sarda”, nesta terça-feira (22).

Becciu renunciou aos direitos ligados ao cardinalato em 2020, após ser alvo de uma investigação que apurou irregularidades na compra de um imóvel de luxo em Londres. Na ocasião, o Vaticano anunciou que o papa Francisco havia aceitado a renúncia.

Segundo as investigações, em 2014, o Vaticano gastou mais de US$ 200 milhões na aquisição do imóvel. De acordo com a BBC, parte do dinheiro utilizado deveria ter sido destinada a obras de caridade.

O acordo foi assinado por Becciu, que na época atuava como chefe de gabinete do papa. Além disso, o religioso também teria desviado recursos para a diocese de sua cidade natal, na Sardenha, beneficiando membros da própria família.

Em dezembro de 2023, Becciu foi condenado a cinco anos e seis meses de prisão, além da inabilitação perpétua para cargos públicos, por peculato e abuso de poder. A decisão foi proferida pelo Tribunal do Vaticano. O religioso recorreu da decisão e continua em liberdade.

Ao “L’Unione Sarda”, Becciu afirmou que já viajou a Roma e participará do Conclave para eleger o sucessor de Francisco. Segundo ele, seus direitos continuam válidos, já que foi convidado a participar de um Consistório sobre reformas no Vaticano em 2022, mesmo após ter renunciado.

“O papa reconheceu que minhas prerrogativas de cardeal permanecem intactas, já que não houve uma vontade explícita de me excluir do Conclave nem um pedido para minha renúncia explícita por escrito”, disse.
Em 2022, o Vaticano confirmou que Becciu foi convidado por Francisco para participar do Consistório, mas esclareceu que os “direitos do cardinalato não se referem à participação na vida da Igreja”.

Becciu também afirmou que a lista divulgada pelo Vaticano com os nomes dos cardeais aptos a participar do Conclave não tem valor legal e deveria ser desconsiderada.

Na lista divulgada, Becciu ainda aparece como um dos integrantes do Colégio de Cardeais — grupo formado por 252 religiosos de todo o mundo que ajudam na organização do Conclave e tomam decisões pela Igreja enquanto um novo papa não é eleito.

No entanto, a relação indica que Becciu não está entre os 135 cardeais com direito a voto no Conclave. Sendo assim, ele poderia participar da preparação da eleição, mas ficaria de fora da votação.

Becciu já foi considerado uma figura influente no Vaticano. Como conselheiro de Francisco, chegou a ser apontado como um possível sucessor. Em 2018, foi nomeado cardeal pelo próprio papa, mas perdeu espaço na Igreja após o escândalo vir à tona.

O religioso sempre negou as acusações e chegou a afirmar que Francisco havia perdido a fé nele.

“Foi também uma dor imensa ver o papa mudar de repente a sua opinião sobre mim de forma tão radical. Uma dor que aceitei como um teste à minha fé”, afirmou ao “L’Unione Sarda”.

g1

Opinião dos leitores

  1. Até no Vaticano tem ESQUERDISTA impondo suas vontades?
    Tem condenado querendo se colocar no nível dos honestos no grito?
    Que vergonha, a eleição do novo papa pode acontecer sem essa presença de condenado.
    Ele tem lugar cativo e protegido pela esquerda se vier morar no Brasil.

    1. Mais um COMUNISTA sendo COMUNISTA protegido pela igreja católica .

  2. Com certeza quando se fala de corrupção não demora o avião ✈️ da FAB chegar em Roma e trazer mais um ladrão pra dar asilo político quem sabe até um cargo para participar da corrupção!

  3. Esse individuo, que deveria ter sido expulso da igreja, deve ser do partido CNBB do B, pinta e borda e é acolhido como se nada tivesse acontecido.

  4. Pode vir pro Brasil, os Bolsopetistas vão abraça-lo com fevor e dizer até que merece ganhar um Nobel da paz depois de uns anos.

  5. Esse é bolsonarista raiz: Perde, é corrupto e ainda quer sentar na janela…ô raça sem futuro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Zelensky diz que acordo de paz com a Rússia está 90% pronto, mas alerta: “Os 10% finais decidem o futuro”

Foto: Reuters – Stephanie Lecocq

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (31) que um acordo de paz com a Rússia está “90% pronto”, restando apenas os “10% mais difíceis” para a conclusão. A declaração foi feita durante discurso de véspera de Ano-Novo, no qual o líder ucraniano alertou que o país não aceitará um fim da guerra que recompense Moscou.

Segundo Zelensky, a Ucrânia quer encerrar o conflito, mas não “a qualquer preço”. Ele destacou que qualquer acordo precisa incluir garantias sólidas de segurança para impedir uma nova invasão russa no futuro. “Esses 10% vão determinar o destino da paz, o destino da Ucrânia e da Europa”, afirmou em mensagem publicada no Telegram.

Os Estados Unidos tentam intermediar um acordo envolvendo Moscou e Kiev, mas o principal impasse segue sendo a questão territorial. O presidente russo, Vladimir Putin, pressiona para obter o controle total da região de Donbass, no leste ucraniano, ponto considerado inegociável pelo Kremlin.

Zelensky, porém, rejeitou a ideia de que a cessão do Donbass encerraria a guerra. Para ele, essa exigência representa uma armadilha. “‘Saiam do Donbass e tudo estará terminado’. É assim que soa a fraude quando se traduz do russo para qualquer idioma”, declarou, reforçando que a Ucrânia não confia nas intenções de Moscou.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa pede que Bolsonaro siga internado enquanto STF decide sobre prisão domiciliar

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao STF que ele permaneça internado no hospital onde está em Brasília até que seja analisado o pedido de prisão domiciliar humanitária protocolado nesta semana. O requerimento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator da execução penal, e pede que Bolsonaro não seja reconduzido à Superintendência da Polícia Federal antes de uma decisão definitiva.

Segundo os advogados, o pedido se justifica pelo quadro clínico ainda em evolução e por intercorrências pós-operatórias que exigem acompanhamento médico contínuo. Bolsonaro está internado no Hospital DF Star após passar por uma sequência de procedimentos cirúrgicos nos últimos dias, e a equipe médica chegou a prever alta para esta quinta-feira (1º).

A defesa argumenta que um eventual retorno imediato ao regime fechado, logo após a alta, ocorreria em condições incompatíveis com a rotina carcerária, podendo agravar o estado de saúde do ex-presidente. No documento, os advogados sustentam que deslocamentos e limitações estruturais do sistema prisional representariam risco concreto à recuperação clínica.

Este é o terceiro pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa de Bolsonaro. Os dois anteriores foram negados por Moraes, que apontou risco de fuga e destacou que o ex-presidente tem acesso irrestrito a atendimento médico. Caso o novo pedido seja novamente rejeitado, a expectativa é de que Bolsonaro seja transferido para a PF assim que receber alta hospitalar.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ano eleitoral trava Congresso, e Lula tenta reatar com parlamentares para avançar pautas em 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Com 2026 marcado pelas eleições, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha com a expectativa de um Congresso menos produtivo e aposta em poucas pautas prioritárias para o próximo ano. Entre os principais focos estão o fim da jornada de trabalho no modelo 6×1, a retomada da agenda de segurança pública e a tentativa de viabilizar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF.

Aliados do Planalto avaliam que o calendário eleitoral deve reduzir a atuação dos parlamentares principalmente no segundo semestre, quando deputados e senadores estarão concentrados nas campanhas. Nesse cenário, o governo também estuda avançar em projetos de regulamentação das redes sociais e do uso da inteligência artificial, tema que ganhou força diante do temor de desinformação durante o processo eleitoral.

A principal bandeira do governo para 2026 será o fim da escala 6×1, proposta que prevê duas folgas remuneradas semanais aos trabalhadores. Segundo o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a resistência inicial diminuiu e hoje há ambiente favorável para aprovação. “É uma matéria central, com apoio crescente dentro do Congresso”, afirmou.

Nos bastidores, Lula também tenta recompor a relação com a cúpula do Legislativo após meses de desgaste. Gestos como a troca no comando do Ministério do Turismo, atendendo a uma indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), fazem parte da estratégia para destravar votações sensíveis, incluindo a pauta da segurança pública e a articulação em torno do nome de Jorge Messias no Senado.

Com informações do R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula orienta auxiliares a reagir a possíveis ataques de Trump contra a Venezuela

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Mesmo em período de férias no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repassou orientações a auxiliares sobre como o Brasil deve se posicionar diante das ameaças do governo de Donald Trump de intervir militarmente na Venezuela para tentar derrubar o regime de Nicolás Maduro.

Segundo o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, a diretriz de Lula é clara: agressões ao continente sul-americano não devem ser toleradas. No entanto, a intensidade de uma eventual reação dependerá da gravidade dos fatos e dos impactos humanos e materiais provocados.

“As instruções são as mesmas: ataques ao continente sul-americano não podem ser tolerados. Mas o grau da reação depende dos fatos e dos danos humanos e materiais”, afirmou Amorim ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

A tensão aumentou após Trump anunciar, na segunda-feira (29), um suposto primeiro ataque ao território venezuelano. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, a ação teria sido conduzida pela CIA por meio de um bombardeio com drones contra um porto que estaria sendo usado por um grupo terrorista ligado ao tráfico de drogas.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mega da Virada é adiada para está quinta-feira (1º) após falha operacional da Caixa

 

View this post on Instagram

 

A post shared by GloboNews (@globonews)

Vídeo: Reprodução/Instagram

A Caixa Econômica Federal adiou o sorteio da Mega da Virada 2025 para esta quinta-feira (1º), às 10h. O concurso especial estava previsto para ocorrer às 22h desta quarta-feira (31), mas problemas operacionais levaram ao adiamento.

Segundo o banco, o alto volume de apostas provocou instabilidade nos sistemas. Apenas no canal digital, foram registradas cerca de 120 mil transações por segundo, enquanto as casas lotéricas chegaram a realizar mais de 4 mil operações por segundo.

A Caixa informou que a decisão foi tomada para garantir a integridade do processo e a validação correta de todas as apostas realizadas até o encerramento do prazo.

O prêmio estimado em R$ 1 bilhão é o maior já oferecido na história da Mega da Virada.

Com informações da GloboNews

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal já define feriados e pontos facultativos de 2026; veja o calendário oficial

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal publicou o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para o ano de 2026. As datas constam no Decreto nº 13.643 e valem para toda a Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional. De acordo com o decreto, será adotado ponto facultativo nos dias 2 de janeiro (sexta-feira) e 5 de janeiro (segunda-feira), com garantia de funcionamento dos serviços essenciais.

A norma também estabelece pontos facultativos durante o Carnaval, em datas próximas a feriados nacionais e em celebrações tradicionais do calendário local.

Entre as datas previstas estão a segunda e terça-feira de Carnaval (16 e 17 de fevereiro) e a quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro), com expediente até as 14h. Também constam como pontos facultativos os dias 20 de abril, 5 de junho, 29 de junho (Dia de São Pedro) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

No fim do ano, haverá ponto facultativo na véspera de Natal (24 de dezembro) e na véspera de Ano Novo (31 de dezembro), ambos a partir das 13h.

O decreto ainda reúne todos os feriados nacionais, estaduais e municipais de 2026 e determina que os gestores dos órgãos assegurem o funcionamento dos serviços essenciais para atendimento à população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após três bloqueios, médicos avaliam que soluços de Bolsonaro têm origem no sistema nervoso central

Foto: Reprodução

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro apresentou redução na intensidade dos soluços após passar por três intervenções de bloqueio do nervo frênico, mas o procedimento não foi suficiente para interromper o quadro clínico. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (31) pela equipe médica do Hospital DF Star, em Brasília.

Segundo os médicos, a resposta limitada ao tratamento levou à avaliação de que a origem dos soluços não está relacionada ao diafragma, mas pode ter ligação com o sistema nervoso central, responsável pelo controle de respostas involuntárias do organismo. A conclusão foi baseada na reação observada após o reforço do bloqueio realizado na terça-feira (30).

“O bloqueio bilateral do nervo frênico reduziu a intensidade dos soluços, mas não interrompeu a crise. Isso indica que o estímulo não parte do diafragma, mas do sistema nervoso central”, afirmou o cirurgião Claudio Birolini.

De acordo com a equipe, novos procedimentos invasivos no nervo não seriam eficazes e poderiam causar paralisia do diafragma.

Diante do quadro, os médicos recomendaram a continuidade do tratamento medicamentoso e a adoção de terapias complementares, como exercícios de recrutamento do diafragma, fonoaudiologia e hipnose.

Segundo a equipe, Bolsonaro apresentou melhora clínica geral e deve receber alta hospitalar nesta quinta-feira (1º), após nova avaliação médica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA apertam o cerco e sancionam empresas e navios do petróleo da Venezuela

Foto: Reprodução

 

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (31), sanções contra quatro empresas e quatro navios petroleiros envolvidos no comércio de petróleo da Venezuela. A medida foi divulgada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).

Segundo o Tesouro americano, as empresas atuam no transporte de petróleo e estariam ligadas a uma frota paralela que, de acordo com o governo dos EUA, gera recursos financeiros para o regime do ditador Nicolás Maduro.

As empresas sancionadas são Aries Global Investment LTD, Corniola Limited, Krape Myrtle Co LTD e Winky International Limited, além de quatro embarcações.

Em comunicado oficial, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o presidente Donald Trump deixou claro que não permitirá que o governo de Maduro lucre com a exportação de petróleo enquanto, segundo ele, o país é usado para o envio de drogas aos Estados Unidos. O Tesouro informou que continuará aplicando a política de pressão contra o regime venezuelano.

Na última segunda-feira (29), Donald Trump declarou que os Estados Unidos realizaram um ataque em uma área da Venezuela onde embarcações seriam carregadas com drogas.

De acordo com informações divulgadas pela CNN, a ação teria sido feita com drones pela CIA e mirou um cais remoto supostamente utilizado pela gangue Tren de Aragua para armazenamento e envio de drogas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Justiça congela precatórios dos Correios por 90 dias após rombo de R$ 702 milhões

Foto: Divulgação

O presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, determinou nesta quarta-feira (31) a suspensão, por 90 dias, do pagamento de precatórios da Justiça do Trabalho contra os Correios. A decisão também autorizou o parcelamento da dívida consolidada da estatal, que soma R$ 702 milhões, em nove parcelas mensais.

A medida atende a um pedido dos próprios Correios e da AGU, em meio à maior crise financeira já enfrentada pela empresa. Segundo o ministro, o objetivo é garantir a continuidade de serviços considerados essenciais, como comunicação, transporte de medicamentos e atividades ligadas à segurança nacional.

Na decisão, o magistrado afirma que a estatal enfrenta uma crise econômico-financeira capaz de comprometer a continuidade das atividades. Ele destaca ainda risco iminente de prejuízos irreparáveis caso não sejam adotadas medidas urgentes para conter os efeitos da situação financeira.

A suspensão vale a partir de 1º de janeiro e se aplica aos precatórios inscritos até 2 de abril de 2024, com pagamento previsto até 31 de dezembro. As parcelas começam a ser pagas em abril, sem necessidade de aceite dos credores, e a quitação total deve ocorrer até o fim do ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Natal fecha 2025 liderando empregos no RN e confirma virada econômica

Foto: Divulgação/PMN

Natal encerrou novembro de 2025 com saldo positivo de 816 novos empregos formais, segundo dados do mercado de trabalho. O resultado veio de 7.927 admissões contra 7.111 desligamentos, colocando a capital na liderança da geração de vagas no RN.

Este foi o nono mês consecutivo de saldo positivo em 2025. No acumulado do ano, a cidade registra milhares de novos postos formais, desempenho que a mantém à frente dos demais municípios potiguares na criação líquida de empregos.

Com isso, o estoque de empregos formais em Natal chegou a 242 mil vínculos ativos. O dado reflete um cenário econômico mais estável e maior confiança do setor produtivo ao longo do ano.

O prefeito Paulinho Freire afirmou que os números indicam direção correta da gestão. “Natal voltou a ser uma cidade que gera oportunidades. Esses números mostram que estamos no caminho certo, com responsabilidade fiscal, planejamento e ações que estimulam o crescimento econômico e a geração de empregos para a nossa população”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *