Retomar ações que incentivem a ocupação habitacional e comercial da Ribeira. Este foi um dos compromissos assumidos pelo candidato a prefeito Carlos Eduardo (PDT), durante encontro realizado nesta quarta-feira (1º) pela Associação Comercial do Estado (ACRN). O ex-prefeito também recebeu várias solicitações dos empresários e dirigentes da entidade que participaram da reunião.
Carlos Eduardo abriu o encontro anunciando que suas primeiras ações administrativas serão voltadas para a recuperação da capacidade de investimento do Município. Para atingir essa meta, antecipou ele, a ideia é adotar medidas como a extinção de Secretarias, de alguns órgãos e de cargos comissionados, além de auditoria na folha de pagamento e de revisão dos contratos de aluguéis e de terceirização de serviços.
O candidato ressaltou no encontro que, somente com medidas assim, a Prefeitura de Natal terá de novo condições para investir e para garantir as contrapartidas em parcerias com outras esferas de governo. Ele citou como exemplo as obras de mobilidade urbana que, embora projetadas e com recursos federais assegurados, não foram iniciadas exatamente pela falta de contrapartida municipal. “Há recursos dormindo em berço esplêndido quando a cidade tem necessidades para anteontem”, criticou o ex-prefeito.
Após sua explanação, Carlos Eduardo respondeu a questionamentos dos empresários e dos representantes da Associação Comercial. Vários pleitos foram apresentados ao candidato, entre os quais a construção de uma estrutura para o abrigo de uma unidade policial, a avaliação de dívidas que venham a ser deixadas pela atual administração e a implantação de políticas de fomento às micro e pequenas empresas.
O presidente da ACRN, Sérgio Freire, enfatizou ainda a necessidade de se promover ações com potencial para desenvolver a Ribeira. Carlos Eduardo não apenas concordou com a demanda exposta, como garantiu que o bairro, um dos mais antigos de Natal, será tratado como prioridade em sua gestão.
O ex-prefeito lembrou que já procedeu assim em seus mandatos anteriores no Executivo municipal, através da construção do Largo do Dom Bosco, do Museu de Cultura Popular, da realização do Encontro Nacional dos Escritores na rua Chile, de melhorias na iluminação da avenida Duque de Caxias e, ainda, da concessão de benefícios fiscais para incentivar a atividade empresarial no bairro. “Já demos provas concretas da nossa atenção à Ribeira. E vamos continuar”, assegurou ele. Que reforçou: “Fizemos muitos investimentos e temos condições de dizer que vamos perseguir muitos outros para a Ribeira”.
Carlos Eduardo ainda recebeu elogios dos empresários que participaram do encontro. O catarinense Oldemar Alberto Nunes, que atua no ramo imobiliário e mora em Natal desde a década de 90, parabenizou o candidato. E, dirigindo-se a ele, o empresário destacou: “Creio que Natal não pode mais delegar a administração da cidade a pessoas despreparadas. É preciso alguém que tenha experiência e responsabilidade como o senhor”.
Comente aqui