Em entrevista a rádio Clube FM, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves voltou a ser polêmico. A notícia está no site do DN Online. “A prefeita Micarla desistiu de se candidatar porque tentou me deixar inelegível e não conseguiu”. Com estas palavras o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, disse em entrevista ao Clube Notícia nesta segunda-feira (02) que o PDT não aceitará apoio de nenhum candidato do PV, partido da prefeita de Natal, Micarla de Sousa. O ex-prefeito enfatizou que não aceitará apoio do PV por não serem compatíveis.
O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) afirmou que o partido ganhou bastante com o apoio da ex-governadora Wilma de Faria, que sai candidata a vice na sua chapa, independente de acusações que existam contra ela. “Tenho andado em Natal, feito visitas e o que colhemos é que a chapa está completa – posso dizer que é a chapa que Natal deseja eleger em outubro”, enfatizou.
Carlos Eduardo disse que agora os passos são para organizar a campanha. Nesta terça-feira (03), haverá um seminário interno com todos os partidos coligados para discutir o plano de governo. “Acredito que a partir da próxima semana já possamos levar para os bairros de Natal as propostas que temos para o presente e futuro da cidade”.
O ex-prefeito de Natal abriu a série de entrevistas com os candidatos à prefeitura da capital no Clube Notícia, na rádio Clube FM (97,7) nesta segunda-feira (02).
Na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, a Prefeitura de Ceará-Mirim realizou o lançamento oficial do Carnaval 2025, que promete ser um dos maiores do Estado. O evento acontecerá de 28 de fevereiro a 5 de março, com atrações e estrutura planejadas para garantir uma festa segura e animada. A Arena Ruy Pereira Júnior em Muriú, que leva o nome do ex-prefeito em sua homenagem, será o centro das comemorações.
O prefeito Antônio Henrique, acompanhado do ex-prefeito Júlio César, participou da solenidade e falou sobre a expectativa positiva para o Carnaval deste ano. “Estamos preparando tudo com muito carinho para que a festa seja inesquecível. Teremos uma excelente estrutura que vai melhorar o fluxo dos foliões, tanto no litoral quanto na sede do município”, afirmou o prefeito.
Antônio Henrique também destacou a importância do evento para a economia local. “O Carnaval de Ceará-Mirim é uma tradição que se mantém viva e cada vez mais forte. Enquanto algumas cidades interromperam suas festividades, nós seguimos com o compromisso de fortalecer a cultura e a economia local. Esperamos receber mais de 30 mil foliões por dia, o que vai gerar um grande impacto econômico, beneficiando bares, restaurantes, ambulantes e toda a rede de hospedagem”, enfatizou o prefeito.
Com uma programação diversificada e um foco especial na organização e segurança, Ceará-Mirim se prepara para mais uma edição de sucesso do seu tradicional Carnaval.
Confira a seguir as atrações que vão se apresentar nos 3 polos de folia localizados na cidade:
SEDE DO MUNICÍPIO
➡SÁBADO – 01 DE MARÇO
– 09:30 – Trivela com Orquestra de Frevo na Rua General João Varela, Feira Livre e os Mercados Públicos.
– 15:00 – Trivela com Orquestra de Frevo pelos seguintes bairros da cidade: Barretão, Santa Paula, Nova Descoberta, São Geraldo, Novo Horizonte, Portas Vermelhas e Nova Ceará-Mirim.
➡DOMINGO – 02 DE MARÇO
– 09:00 – Trivela com Orquestra de Frevo na Feria das Cinco Bocas.
➡QUARTA-FEIRA – 05 DE MARÇO
– 20:30 – DODÔ PRESSÃO
– Encerramento: Renan Cruz e Banda
POLO MURIÚ
➡SEXTA – 28 DE FEVEREIRO
– 16:00 – Trivela com Orquestra de Frevo
– 18:00 – Escola de Samba com apresentação dos Bambelôs e Índios (descendo pela principal)
– 19:00 – Junior Bahia (Pranchão) puxando o Bloco das Virgens
– 21:30 – Giullian Monte (Palco)
– 23:00 – Nana e Banda (Pranchão)
➡SÁBADO – 01 DE MARÇO
– 16:00 – Grafith (Pranchão)
– 17:30 – Forró do Japa (Palco)
– 19:00 – Segundo Sanfoneiro (Pranchão)
– 21:00 – Suellen Pimentel (Palco)
– 22:30 – Pedro e Erick (Pranchão)
➡DOMINGO – 02 DE MARÇO
– 17:00 – Marcia Felipe (Pranchão)
– 19:00 – Messias Paraguai (Palco)
– 21:00 – Nuzio Medeiros (Pranchão)
– 22:30 – Banda Eita Mamãe (Palco)
– 00:00 – Biel e Banda (Pranchão)
➡SEGUNDA – 03 DE MARÇO
– 17:00 – Cavaleiros do Forró (Pranchão)
– 19:00 – Joãozinho e Banda (Palco)
– 20:00 – Pedro Lucas (Pranchão)
– 21:30 – Forró do Griff (Palco)
– 23:30 – Cheiro de Amor (Pranchão)
➡TERÇA – 04 DE MARÇO
– 09:00 – Trivela com Orquestra de Frevo nas ruas da Muriú.
– 17:00 – Rai Saia Rodada (Pranchão)
– 19:00 – Robério Silva e Banda (Palco)
– 20:30 – Kadu Martins (Pranchão)
– 22:30 – Priscila Freire (Palco)
POLO JACUMÃ
➡DOMINGO – 02 DE MARÇO
– 18:00 – Giovanna Gabrielle
– 19:30 – Banda Dubê
– 21:30 – N10
➡SEGUNDA – 03 DE MARÇO
– 18:00 – Grupo Ousadia
– 19:30 – Igor Karuzo
– 21:30 – Johny Suassuna
➡TERÇA SEGUNDA – 03 DE MARÇO
– 17:00 – Trivela com Orquestra de Frevo nas ruas de Jacumã.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (12) que conversou por telefone com Vladimir Putin e que o presidente russo concordou com ele em iniciar “imediatamente” as negociações pelo fim da guerra na Ucrânia.
Minutos após o anúncio da ligação, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também disse ter tido uma conversa por telefone com Trump sobre “oportunidade para obter a paz”, segundo um comunicado. “A conversa correu muito bem. Ele, como o Presidente Putin, quer fazer PAZ”, disse Trump, sobre o diálogo.
Trump chamou a ligação de “altamente produtiva” e indicou que a conversa ocorreu em tom amistoso. Segundo o Kremlin, a conversa entre os chefes de Estado durou cerca de uma hora e meia.
“Acabei de ter uma longa e altamente produtiva conversa telefônica com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. Cada um de nós falou sobre as forças de nossas respectivas nações e os grandes benefícios que, um dia, teremos ao trabalhar juntos. Mas primeiro, como ambos concordamos, queremos parar os milhões de mortes que estão acontecendo na guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin até usou meu forte lema de campanha: “SENSO COMUM”. Concordamos que nossas equipes iniciarão negociações imediatamente e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo sobre a conversa — algo que farei agora mesmo”, afirmou Trump.
O Kremlin confirmou a conversa e disse que Vladimir Putin convidou Trump para ir a Moscou discutir o fim da guerra.
“O presidente russo convidou o presidente dos EUA para visitar Moscou e expressou sua prontidão em receber autoridades americanas na Rússia nas áreas de interesse mútuo, incluindo, é claro, o tópico de um acordo em relação à Ucrânia”, disse o porta-voz Dmitri Peskov.
Putin falou pela última vez com um presidente em exercício dos EUA em fevereiro de 2022, quando teve uma ligação com Joe Biden pouco antes de ordenar o envio de milhares de tropas para a Ucrânia.
A conversa ocorre no mesmo dia de uma troca de prisioneiros entre EUA e Rússia. Os russos liberaram o professor Marc Fogel e, em contrapartida, os americanos libertaram um cidadão russo.
Também nesta quarta, o novo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, nomeado por Trump, disse que não é realista pensar em um retorno do território ucraniano a suas fronteiras originais. Ele também descartou uma incroporação de Kiev à Otan, a aliança militar do Ocidente.
Durante a campanha, Trump criticou a postura de Joe Biden frente à guerra na Ucrânia, incluindo seu apoio total a Kiev, e disse que, uma vez na Casa Branca, acabaria com o conflito em 24 horas. Analistas apontam a relativa proximidade entre o Republicano e Putin.
O deputado estadual Tomba Farias (PL) destacou na manhã desta quarta-feira que as vaias dos professores foram o grande destaque na mensagem anual que a governadora Fátima Bezerra (PT) leu nesta terça-feira dia 11, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “ As convicções entre os deputados são as mesmas, pela primeira vez uma mensagem anual foi feita sob vaias e chacotas por parte dos professores”, ressaltou.
Lembrando a condição de professora da governadora, o parlamentar municipalista deixou claro que Fátima Bezerra está rasgando o discurso que fazia na época em que era deputada federal e senadora. “Nessas ocasiões, ela sempre defendeu o discurso dos professores e ontem a gente viu aqui o contrário: os professores nas galerias gritando e pedindo pelos seus direitos, como o pagamento do piso salarial e os acordos que foram feitos e não cumpridos”, disse.
Tomba Farias avaliou que a governadora do Estado não deve estar andando pelas rodovias do Rio Grande do Norte, já que em seu discurso não levou em consideração as péssimas condições das estradas estaduais. “A estrada para Pedro Avelino é um desastre, em Coronel Ezequiel e Jaçanã o asfalto as pessoas estão arrancado com as mãos”, revelou, acrescentando que o governo não utiliza o material correto na obras de recuperação das estradas.
O deputado do PL também lembrou que outras áreas de importância na administração estadual se encontram diante do caos. “A educação pede socorro, nós somos o último lugar no IDEB do Brasil. Na saúde, o Walfredo Gurgel agoniza, com problemas de infiltrações, sem cirurgias, médicos com salários atrasados há seis meses, além de fornecedores e terceirizados. A governadora não cumpre acordos, seja com professores ou policiais, nem diz o que pretende fazer para resolver, pelo menos, parte desses problemas”, finalizou.
Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) aponta que 25,7% dos motoristas registrados no banco de dados do órgão estão com o documento de habilitação expirado há mais de 30 dias.
Em números absolutos são 269.343 motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inválida no Rio Grande do Norte, sendo 189.636 do sexo masculino (26,3% do total de homens habilitados) e 79.707 do sexo feminino (24,6% do total de mulheres habilitadas). O Rio Grande do Norte possui 1.046.024 condutores registrados no banco de dados do Detran.
Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias caracteriza uma infração gravíssima, sujeitando o motorista à multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH, retenção do veículo pela autoridade de trânsito e o recolhimento da CNH até que seja apresentada um condutor com habilitação válida.
De acordo com o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Hamurab Figueiredo, os motoristas devem ficar atentos à validade da sua CNH para evitar surpresas durante uma blitz de fiscalização, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que somente condutores com CNH válida podem dirigir legalmente.
“Por ser um documento com validade de três, cinco ou dez anos, muitos motoristas não percebem que a CNH venceu e continuam circulando com o documento inválido. Por isso, alertamos que o motorista deve renovar a CNH assim que ela vencer. É importante lembrar que, após o vencimento, ainda há um prazo de 30 dias para regularizar a situação sem ser punido”, explicou Hamurab Figueiredo, subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran.
Atualmente, a validade da CNH é de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos. Para condutores entre 50 e 69 anos, a validade é de cinco anos, e para motoristas com mais de 70 anos, a renovação deve ser feita a cada três anos.
Renovação
A renovação da CNH pode ser feita de forma online, sem necessidade de comparecer a uma unidade do Detran. Para isso, o condutor deve acessar o Portal de Serviços do Detran, fazer login e seguir o caminho “habilitação > renovação CNH > iniciar processo de renovação > + renovação CNH”.
O condutor completará as etapas fornecendo as informações solicitadas, e será posteriormente direcionado para uma clínica médica, onde realizará os exames e a captura dos dados.
Após isso, o condutor poderá emitir os boletos para o pagamento das taxas e agendar a data e hora para finalizar o processo de renovação. Para CNH com atividade remunerada, será necessário realizar, além do exame oftalmológico, o exame de aptidão psicológica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (12) que, caso não se reeleja em 2026, não irá “fugir” para os Estados Unidos e não deixará de passar a faixa para aquele que vencer.
A declaração foi feita em entrevista a Rádio Diário FM de Macapá e é uma crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que viajou para Orlando e não passou a faixa presidencial ao petista na posse de 2023.
Segundo Lula, ele respeitará o resultado eleitoral mesmo que não saia vencedor e seu desejo é “descer a rampa de cabeça erguida”, com todas as promessas de campanha cumpridas.
“Eu tenho dois anos muito primorosos na minha vida. Talvez os dois anos mais importantes da minha vida porque eu acho que preciso entregar tudo aquilo que prometi para o povo. E eu quero entregar porque eu quero sair de cabeça erguida como eu entrei, de cabeça erguida descer a rampa e cumprimentar o povo”, afirmou.
“Não quero fugir para Miami, não quero deixar de colocar uma faixa no presidente que ganhar as eleições, não. Quero respeitar o resultado eleitoral e, se alguém ganhar, vou lá entregar a faixa”, completou o presidente.
Em outras ocasiões, quando questionado sobre pesquisas que mostram queda na sua popularidade, Lula afirmou que ainda é muito cedo para se discutir eleições de 2026.
Algumas pesquisas de intenção de voto já vêm sendo realizadas. Parte delas não considera Jair Bolsonaro como um nome na disputa, pelo fato de ele estar inelegível.
De acordo com os resultados, Lula tem vitória no primeiro turno contra diferentes candidatos da direita, como Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal. No segundo turno, Lula também mantém a vitória, mas de forma acirrada.
Outro lado
Questionado pela CNN a respeito das falas de Lula, o assessor de imprensa e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social de Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten, afirmou que o petista fica “bravateando” e “vivendo no passado” por não ter nada a mostrar do governo.
“De forma que contraria sua própria fala da semana passada quando criticou as bravatas do Trump, ele, Lula, não consegue sequer criar marca e proposito em sua gestão”, afirmou.
Homem conhecido como Júnior Incendiário é apontado como líder de um esquema criminoso que estorquia profissionais de turismo do Rio Grande do Norte — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Três homens foram presos em Natal e em João Pessoa suspeitos de integrarem uma organização criminosa que estorquia profissionais de turismo que atuam no Rio Grande do Norte, sob ameaça de incendiar veículos usados em passeios se propinas mensais não fossem pagas. A operação foi batizada de Litoral e foi realizada na manhã desta quarta-feira (12).
A ação aconteceu de forma conjunta e reuniu as polícias civis do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e três de prisão.
Duas das prisões foram realizadas na capital norte riograndense. Mas o homem considerado líder da organização criminosa foi preso na capital paraibana. Ele é um dos diretores de uma associação de bugueiros do Rio Grande do Norte.
Os crimes eram cometidos todos no Rio Grande do Norte. Mas, de acordo com as investigações, esse líder do esquema passou a morar em João Pessoa há alguns meses depois de sofrer ameaças no estado vizinho.
O nome do suspeito não foi divulgado, mas o delegado Braz Morrone, da Polícia Civil da Paraíba, disse que ele tem 52 anos e é conhecido por Júnior Incendiário.
Ele recebeu esse nome porque, segundo as investigações, costumava incendiar os veículos de turismo das pessoas que trabalhavam no litoral do Rio Grande do Norte e que não aceitavam pagar propinas mensais para o esquema criminoso. Os alvos principais eram buggys e outros tipos veículos 4×4 que faziam passeios em dunas da região.
Morrone disse, por fim, que mesmo morando em João Pessoa o suspeito preso ainda continuava dando ordens no esquema criminoso.
Passeio pelas dunas e lagoas de Búzios era um dos alvos dos criminosos – Foto: Fernanda Zauli/g1
Passeios turísticos realizados no litoral do Rio Grande do Norte tinham preços tabelados e rotas controladas por uma associação criminosa, segundo informou a Polícia Civil.
Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (12) prendeu três pessoas – duas por força de mandados de prisão e outra em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo. A ação foi comandada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).
Segundo a polícia, a associação criminosa atuava na exploração ilegal de passeios turísticos no litoral do Rio Grande do Norte. O grupo fazia ameaças e praticava violência para impor o tabelamento de preços e controlar o acesso às rotas de passeio, restringindo a atuação de outros profissionais do setor.
Ainda de acordo com a polícia, as atividades ilícitas se estendiam tanto pelo litoral sul quanto pelo litoral norte do estado. As investigações foram iniciadas a partir de denúncias de turistas e trabalhadores do setor, que relataram ameaças e coerção por parte dos suspeitos.
Durante a operação, dez mandados judiciais foram cumpridos, sendo dois de prisão e oito de busca e apreensão, em cidades como Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e João Pessoa (PB).
Armas apreendidas durante operação contra grupo suspeito de coagir trabalhadores do turismo no RN — Foto: Polícia Civil/Divulgação
“Os alvos identificados incluem lideranças e integrantes do grupo criminoso, que coagiam profissionais do setor turístico, impedindo-os de trabalhar e impondo sanções arbitrárias”, informou a polícia.
Foram apreendidas armas de fogo, munições, documentos e outros materiais que subsidiarão o andamento das investigações.
Segundo a polícia, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
VÍDEO: Criminosos fazem série de assaltos na madrugada, tentam abordar policial e fogem após serem alvos de tiros na Ax. Xavantes, em Cidade Satélite. https://t.co/5LerxlZUKepic.twitter.com/mnzEYKjP6V
Criminosos fizeram uma série de assaltos na madrugada desta quarta-feira (12) em Natal, mas acabaram fugindo sem levar a maior parte dos bens das vítimas após tentarem abordar um policial, que reagiu à tentativa de assalto e atirou contra eles.
O caso aconteceu por volta das 4h30 na avenida Xavantes, no conjunto Cidade Satélite, em Pitimbu, Zona Sul de Natal.
Segundo as vítimas, quatro criminosos armados estavam em um carro modelo Mobi de cor branca, e abordaram pessoas que passavam pela região, próxima a um supermercado.
Um casal que estava em um carro de passeio preto foi parado pelos criminosos e obrigado a deixar o veículo. Os criminosos tomaram pertences deles. Ambos os carros não aparecem no vídeo acima.
Logo em seguida, um motociclista por aplicativo que seguia no sentido do prolongamento da avenida Prudente de Morais para o Planalto, também foi obrigado a parar e entregar celular e a moto.
Na sequência, os bandidos tentaram abordar um outro motociclista que seguia no mesmo sentido, mas o homem era um policial militar, que reagiu à tentativa de assalto e atirou contra os criminosos.
Dois assaltantes fugiram correndo a pé e outros dois escaparam no carro, levando apenas a aliança do motorista do primeiro carro e o celular do motociclista por aplicativo. Outros bens foram deixados para trás pelos criminosos.
O motorista do carro preto afirmou que tinha saído do trabalho e foi em casa buscar a esposa, quando passou pelo carro onde estavam os assaltantes.
“Ele fez um retorno. Quando retornaram, já pararam o carro na minha frente. Botaram armas na gente, saíram arrastando tudo que tinha no carro da gente”, lembra a vítima, que pediu para não ser identificada.
De acordo com ele, as demais abordagens aconteceram logo em seguida, em questão de segundos.
“Foi tudo ao mesmo tempo, praticamente. Quando a gente estava lá, eles viram o motoqueiro vindo, e depois o policial. Com os tiros, eles deixaram tudo e saíram correndo”, afirma.
O motociclista assaltado afirmou que tinha ido pegar uma passageira, quando percebeu o assalto na rua, tentou pegar uma via à esquerda, mas foi abordado e ameaçado pelos criminosos, que tomaram a moto dele. Segundo o homem, os criminosos pediram até mesmo o tênis dele, mas o policial chegou ao local antes de ele tirar os calçados.
Já o policial disse à Inter TV Cabugi que tinha saído de serviço e estava indo para casa, quando percebeu a movimentação estranha à distância, aparentando ser um acidente de trânsito. Mas ao ver um dos criminosos no meio com uma arma, ele reagiu à abordagem. Ele disse que atirou após ouvir disparos.
“Eles fugiram, mas felizmente não levaram a maior parte dos bens das vítimas. Logo depois apareceu outra pessoa que disse que também tinha sofrido uma tentativa de assalto cerca de 10 minutos antes, mas conseguiu fugir”, relatou.
As vítimas procuraram a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. No local, os policiais civis informaram que outras duas pessoas já tinham procurado a delegacia entre a noite de terça-feira (11) e a madrugada desta quarta (12) relatando assaltos com as mesmas características na região.
Nenhum suspeito dos crimes foi preso até a última atualização desta reportagem.
Ao divulgar a abertura de inscrições para novos participantes em 2025, um grupo de estudos do Departamento de Filosofia da UFRN recebeu o nome de “Pensadorxs Brasileirxs”, conforme print de e-mail encaminhado ao BLOGDOBG, ou ainda “Pensadories Brasileires”, como mostra o cartaz do referido grupo.
A atividade também foi divulgada no site da Universidade Federal do RN, veja aqui.
O grupo já existe já 11 anos e promove o debate acadêmico, buscando ampliar a presença dessas reflexões nos currículos universitários, especialmente no campo da filosofia, e na sociedade civil, disseminando de perspectivas contra-hegemônicas.
Você sonha em ter seu próprio negócio e adora bolos caseiros? Esta é a sua chance!
A Bolaria Rafaela Fontes está expandindo e procura franqueados.
✨ Por que escolher a Bolaria Rafaela Fontes?
– Receitas exclusivas
– Suporte Completo
– Marca Reconhecida
🎉 O que você ganha ao se tornar um franqueado?
– Autonomia para gerir seu próprio negócio.
– Acesso a um mercado em expansão, onde os produtos caseiros estão cada vez mais em alta.
– Oportunidade de empreender em um setor doce e lucrativo!
🌟 Venha fazer parte da história da Bolaria Rafaela Fontes! Entre em contato agora mesmo para saber mais sobre como se tornar um franqueado e comece a criar momentos doces na vida das pessoas!
Comente aqui