O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, esteve nesta quinta-feira (20) na sede do Ministério das Cidades em Brasília, onde participou de uma audiência com o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, para tratar da liberação de recursos na ordem de R$ 75 milhões de reais para a segunda etapa das obras do Túnel de Macrodrenagem da Arena das Dunas. O chefe do executivo municipal também solicitou a aprovação do projeto de urbanização integrada dos Conjuntos Novo Horizonte e Brasil Novo que foram pré-selecionados pelo Governo Federal, mas ainda aguardam a aprovação efetiva. A secretária municipal de Planejamento de Natal, Virgínia Ferreira, também participou da reunião.
Carlos Eduardo explicou que a segunda etapa das obras do túnel de drenagem irá aumentar a capacidade de escoamento das lagoas do Preá e dos Potiguares e a Rua José Gonçalves, na região dos bairros de Nova Descoberta e Morro Branco. As duas bacias serão interligadas a um túnel com 3.500m de extensão e diâmetro de 1,80 a 2,20m que será construído para se integrar ao da primeira etapa no cruzamento das ruas São José e Jerônimo Câmara. O prefeito disse que o projeto é a maior obra de drenagem da capital potiguar, destacando que quando finalizado, o túnel, irá acabar com 33 pontos de alagamentos em toda a cidade: “Essa é uma obra importantíssima e se conquistarmos os recursos para ampliá-la a população dessas regiões irão ganhar muita qualidade de vida”, disse.
O prefeito também ressaltou a importância que a aprovação do projeto de urbanização integrada dos Conjuntos Novo Horizonte e Brasil novo para a capital potiguar. Ele lembrou que a Prefeitura já aprovou recursos para realização de melhorias no bairro de Lagoa Azul. O programa prevê um conjunto de ações de urbanização, incluindo a construção de Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador, Ecoponto, Ponto Jogo Limpo, Quadra Poliesportiva Modelo, Urbanização de Praças, Centro de Controle de Zoonoses, Núcleo de Saúde da Família, Escola Municipal de Ensino Fundamental, Reassentamento das Comunidades, Programa Banheiro Legal, Trabalho Socioambiental, Parque Ecológico de Lagoa Azul, ampliação e melhorias da rede de abastecimento d’água e drenagem e pavimentação das vias públicas.
Segundo o prefeito, a idéia é levar as mesmas melhorias e equipamentos para os Conjuntos Novo Horizonte e Brasil Novo. Carlos Eduardo informou que o coordenador do PAC, Maurício Muniz, agendou uma reunião com a equipe técnica da administração municipal para a próxima semana para conhecer melhor o projeto: “Saímos da reunião otimistas e esperamos que mais esse projeto seja aprovado”, reforçou.
Comente aqui