O Parque Aristófanes Fernandes, cuja estrutura é tradicionalmente utilizada para exposições e eventos agropecuários, como a Festa do Boi, vai abrir suas portas para o som da Bahia, em dezembro próximo. Com a impossibilidade de manter o antigo percurso devido às obras para a Copa do Mundo Fifa 2014 e a frustração do projeto que tentava transferir as festividades para o prolongamento da avenida Prudente de Morais, a saída encontrada pela Destaque Promoções, organizadora do evento, foi buscar um acordo com a Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc) para a realização da edição 2013 do Carnatal.
A Associação não tem qualquer parceria ou participação junto à festa, sendo responsável exclusivamente pela cessão da estrutura física do Parque, que, por sinal, deve ser devolvida da mesma forma que foi entregue. Segundo o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, algumas adaptações serão necessárias para a realização da micareta e todas elas estão a cargo da Destaque. “Provavelmente será preciso elevar a fiação, por conta da utilização dos trios elétricos, além de alargar e prolongar algumas vias internas do local. Todas essas obras devem ser executadas pela Destaque, que terá acesso às dependências do Aristófanes Fernandes já a partir do próximo dia 1º de novembro para iniciar as atividades”, explica o executivo, ressaltando que esses empreendimentos não poderão interferir nas atividades cotidianas desenvolvidas no Parque de Exposições.
Lá estão instaladas as sedes de diversas entidades agropecuárias do Estado, como, por exemplo, a Associação Norte-Riograndense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Ancoc). Outra restrição é quanto aos dias de realização da festa baiana, que será reduzida para três dias – de quinta a sábado – por conta de impedimentos do Parque em realizar qualquer evento aos domingos. A determinação é do Ministério Público do Meio Ambiente da comarca de Parnamirim.
O acordo firmado entre a produtora e a Anorc prevê o pagamento de um valor fixo de R$ 200 mil e mais 20% do faturamento com entradas e estacionamento pela utilização da estrutura do Parque, que é propriedade do Governo do Estado e administrado em regime de comodato pela Associação dos Criadores. “A Anorc é uma entidade que não possui qualquer fim lucrativo. Toda a renda gerada pelas negociações com o Carnatal será revertida para melhorias no próprio Parque. Desde que a Associação assumiu a gestão do local, em 1989, a área construída triplicou de tamanho, ou seja, historicamente existe uma política de investimento na estrutura. Dessa vez não será diferente”, pontua Marcos Aurélio.
“Os eventos agropecuários demandam um investimento muito grande. A Festa do Boi, por exemplo, representa um gasto superior a R$ 1 milhão apenas em promoção. Essa renda extra facilitará as ações de outro grande projeto, que deve ter sua primeira edição realizada em junho do próximo ano, a Festa do Leite. A iniciativa já conta com a parceria da Intertv Cabugi e vai apresentar todas as características de uma grande festa do interior, com a possibilidade que cada município do Rio Grande do Norte tenha espaço para mostrar suas produções, suas vocações. O festival de quadrilhas juninas do Estado, inclusive, fará parte da programação cultural do evento”, finaliza o presidente da Anorc.
A Destaque Promoções, através de sua assessoria, comentou que as expectativas para o Carnatal 2013 são as melhores, mas que só poderá dar mais detalhes técnicos sobre venda de ingressos e a logística da festa como um todo após nova rodada de reuniões. Até o fim da próxima semana a empresa deve divulgar os pormenores da realização da micareta.
Cleo Lima – Jornal de Hoje
Comente aqui