Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim
O Carnaval de Parnamirim 2024 reuniu mais de 400 mil foliões o que gerou uma movimentação financeira de mais de R$ 118 milhões. Em relação ao ano de 2023, os festejos de momo na cidade Trampolim da Virótia tiveram um incremento em ambos os aspectos. O quantitativo de pessoas aumentou 60% e a movimentação financeira teve um acréscimo de quase 78%.
Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) que apresentou as informações da uma pesquisa realizada com os foliões druante o Carnaval de Pirangi, organizado pela Prefeitura de Parnamirim, nesta sexta-feira (1º).
Em relação à qualidade da festa, mais de 80% do público considerou o Carnaval de Parnamirim como ótimo ou bom. O quesito segurança foi aprovado por mais de 90% dos foliões. A nota média para o evento indicada por residentes, visitantes e turistas foi 8,87. Mais de 90% dos que curtiram o Carnaval de Parnamirim afirmaram que vão voltar à cidade para a edição de 2025. O público deste ano foi composto por 60% de visitantes e 40% de residentes. Entre os visitantes, além dos potiguares, a folia recebeu turistas dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão.
Quanto aos comerciantes, 82% avaliaram a influência do evento nos negócios como positiva. Mais de 70% dos empreendedores ampliaram o estoque para a festa, com investimento médio bem maior do que na edição passada. A média avaliada pelos setores do comércio e serviços foi 8,67. Nove em cada 10 comerciantes tiveram um faturamento de até R$ 5 mil/dia, atestando a viabilidade financeira do evento.
O prefeito Rosano Taveira comemorou os resultados da pesquisa e se referiu ao Carnaval de Parnamirim como o ‘carnaval das famílias’, em virtude da grande presença de casais com crianças pequenas circulando pelo litoral. “Fizemos um carnaval inesquecível! Parabenizo aqui a segurança, a limpeza urbana e o monitoramento da festa. Esses foram fatores que certamente contribuíram para o sucesso do evento, atestado pela população na pesquisa da Fecomércio”, disse.
Onde está o dinheiro kkkkkk