Ao contrário do que muitos pensam, o relacionamento não se desgasta com o tempo – na verdade, vai ficando cada vez mais forte, segundo especialistas
Qual a melhor fase de um casamento? Já parou para pensar nisso? Muitas pessoas acreditam que é no começo, quando existe aquela sensação de novidade. Entretanto uma pesquisa indica que os melhores anos da vida a dois começam depois de muito tempo de união. Isso porque, os casais com mais de 20 anos de casados demonstram ser mais felizes que os recém-casados.
O estudo foi realizado por pesquisadores norte-americanos das universidades da Pensilvânia e de Brigham Young e publicado na revista Social Networks and the Life Course. Os especialistas descobriram que os casais que estão juntos há muitos anos, além de mais felizes, compartilham mais momentos juntos do que os casais que ainda estão no início do casamento e vivem aquele período de lua de mel.
Os especialistas envolvidos no estudo, Paul Amato e Spencer James, examinaram os dados de uma pesquisa que inclui informações de 2.034 pessoas casadas. A idade média das mulheres incluídas no estudo é de 35 anos e dos homens é de 37 anos. Eles analisaram se a satisfação conjugal aumentou ou diminuiu durante os anos de matrimônio.
Os pesquisadores descobriram que a satisfação conjugal diminuiu gradualmente durante os primeiros 20 anos de matrimônio, mas depois desse período começou a se estabilizar novamente. A mesma tendência de declínio e posteriormente aumento de satisfação também foi notada quando o assunto é fazer atividades em conjunto.
“Embora o divórcio seja comum nos dias de hoje, cerca da metade dos casamentos duram a vida toda e as perspectivas de longo prazo para a maioria desses casamentos são bastante otimistas, com felicidade e interação e pouca discórdia”, garantem os pesquisadores.
A explicação para isso é que os casais , depois de tanto tempo de união, passam a valorizar essa trajetória e isso leva a uma satisfação conjugal. Com o passar dos anos, um passa a entender melhor o outro e sabendo das qualidades e defeitos do outro é mais fácil lidar com as situações adversas. Fora isso, a pessoa passar a curtir o prazer de ter sempre uma companhia.
Estudo não condiz com a cultura popular
A conclusão desse estudo vai contra a clássica ideia de que a relação vai se desgastando conforme os anos vão se passando. Para Benson, esse pensamento está enraizado na cultura popular, mas no fundo não passa de uma ideia equivocada. “É um estereótipo deprimente e enganador que os programas de televisão gostam de retratar”, afirma em entrevista ao jornal “Times”.
Ele também lamenta que muitos pesquisadores ainda concordem com a ideia de que o casamento começa bem, mas depois acaba esfriando. Por fim, a dica que ele dá aos jovens casais é esperar e ter paciência, pois os melhores momentos da vida dois ainda virão no futuro.
IG
Comente aqui