Polícia

Caso Marielle: milicianos presos na Intocáveis se filiaram ao PSOL no dia em que Lessa começou a pesquisar Marcelo Freixo

Laerte, preso, é tido pelo MP e pela polícia como um dos braços armados da milícia de Rio das Pedras Foto: Reprodução

A Polícia Civil descobriu que dois membros da milícia de Rio das Pedras, que possuía ligação estreita com o Escritório do Crime — quadrilha de matadores de aluguel que atua com base na Zona Oeste do Rio —, se filiaram ao PSOL, partido da vereadora Marielle Franco, cerca de um ano antes de o crime ter sido cometido, conforme antecipado nesta segunda-feira pela revista Veja. Além disso, o cadastro de filiação dos dois data exatamente do dia em que o policial reformado Ronnie Lessa começou a fazer buscas na internet pelo nome de Marcelo Freixo, hoje deputado federal, uma das figuras mais atuantes do partido. Lessa está preso desde o ano passado, acusado de ter atirado contra Marielle e Anderson Gomes, seu motorista.

Um dos filiados é Laerte Silva de Lima, de 35 anos, preso desde o ano passado na primeira etapa da Operação Os Intocáveis. A outra filiada é a mulher dele, Erileide Barbosa da Rocha, que foi detida na segunda fase da ação, também em 2019. Antes de ser investigado e preso, apontado como “um dos braços armados da milícia” na Intocáveis, Laerte já possuía antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo.

Não há fatos concretos que, até este momento, liguem Laerte ou a miilícia de Rio das Pedras a Lessa e ao crime contra Marielle. No entanto, uma coincidência chamou atenção, segundo fontes ouvidas pela reportagem. No dia 17 de abril de 2017, o PM reformado fez pesquisas com os termos ligando o nome de Marcelo Freixo ao Estado Islâmico. Depois, enviou um e-mail para si mesmo, onde fez críticas ao político do PSOL e ao próprio partido:

Após a prisão de Lessa e Élcio Vieira de Queiroz — apontado como o motorista do Cobalt prata de placa clonada usado na empreitada —, e principalmente desde a descoberta de que o Escritório do Crime estava por trás da execução do empresário Marcelo Diotti, emboscada feita no estacionamento de um restaurante na Barra da Tijuca, no mesmo dia da morte de Marielle, 14 de março de 2018, policiais e promotores descartaram a possibilidade de envolvimento dos pistoleiros no assassinato da vereadora, apesar de a investigação aprofundada contra o bando ter seguido em frente, como um desdobramento. Ao GLOBO, o delegado Moysés Santanna, que comanda as investigações na Delegacia de Homicídios da Capital, reforçou que, pelo menos por parte dele, o fato novo não reacende a possibilidade de envolvimento, tanto do grupo de milicianos, quanto da quadrilha de matadores de aluguel, na morte da parlamentar.

— Não há indícios de que eles (Laerte e Erileide) eram do Escritório do Crime. Foram presos na Intocáveis, mas por integrarem uma organização criminosa que atuava em Rio das Pedras. Nada, nada de Escritório do Crime — reforçou o delegado.

A presidente do PSOL Carioca, Isabel Lessa, afirma que o partido foi procurado pela Polícia Civil, mas que achou melhor não tomar nenhuma medida para não atrapalhar as investigações.

— Achamos melhor não tomar nenhuma medida no sentido da desfiliação para que isso não causasse nenhum alarde ou qualquer movimentação que pudesse prejudicar o rumo das investigações. No entanto, é necessário esclarecer que segundo informações da polícia essas pessoas não são vinculadas ao Escritório do Crime, mas sim à milícia. Portanto, não está confirmado nenhum tipo de envolvimento com a execução da Marielle — disse.

Isabel lembrou ainda que, nesta terça-feira, o crime contra Marielle Franco completa mil dias. Por fim, admitiu que o fato de investigados por envolvimento com a milícia conseguirem fazer parte do partido é algo “desconcertante”, e que a sigla “não tem controle absoluto” sobre a base de filiados.

— Amanhã (hoje, terça-feira), chegamos à marca dos mil dias do atentado político que assassinou a Marielle e o Anderson Gomes e até hoje não temos a finalização das investigações, que correm em sigilo. Então, é muito importante que a gente tenha muito cuidado ao tratar desse assunto, mas não alarmar a sociedade ou militância do PSOL com informações equivocadas. De fato, é uma notícia que nos incomoda bastante porque nós, como partido político comprometido ao longo da nossa história ao combate desses grupos paramilitares, para nós é muito desconcertante esse tipo de gente estar filiada ou vinculada ao PSOL. No entanto, pelo levantamento que nós fizemos, eles nunca tiveram qualquer vínculo com o partido, nunca participaram de qualquer atividade com o PSOL. A gente preza muito pelos nossos limites políticos, ideológicos, a gente tenta ao máximo fazer um processo de filiação ao PSOL que passe por um processo de debate político dos nossos programas, mas a gente não tem controle absoluto sobre a nossa base de filiados.

Isabel Lessa concluiu, afirmando que, agora, serão buscadas medidas para que Laerte e Erileide sejam desvinculados do PSOL.

— A gente não tem como controlar exatamente todo mundo que se filia ao PSOL, apesar dos critérios políticos que a gente tem e que a gente vem reforçando ao longo dos últimos anos. E agora que isso veio a público estamos tomando todas as medidas cabíveis para que essas pessoas sejam desvinculadas ao PSOL, o que a gente ainda não tinha feito por cuidado e respeito às investigações.

‘Braço armado da milícia’

De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco-MPRJ) e da Delegacia de Homicídios, Laerte era tido como um braço armado da milícia de Rio das Pedras. Mais do que isso, era um dos responsáveis pelo recolhimento e repasse à quadrilha das taxas cobradas a moradores e comerciantes, assim como agia também no ramo da agiotagem. Sua mulher, Erileide, o ajudava a tocar os negócios ilícitos e com a contabilidade.

Num áudio interceptado pelos investigadores com autorização da Justiça, numa ligação feita por Laerte a outro membro da milicia, no dia 10 de outubro de 2018, ele relata ter acabado de atirar contra dois indivíduos de moto, apenas por não conhecê-los, por estar escuro no local e por eles estarem de capacete. Em várias outras conversas, ele aparece tratando dos negócios ilegais do grupo paramilitar, como cobrança de taxas.

O Globo

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nunes tem o apoio de 84% dos eleitores de Marçal; Boulos conquista 50% do eleitorado de Tabata, diz Datafolha

Foto: Reprodução

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem o apoio de 84% dos eleitores que declararam voto em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, segundo levantamento Datafolha/TV Globo, divulgado na quinta-feira (10).

No último domingo (6), Marçal conquistou 28,14% (1.719.274) dos votos válidos, enquanto Tabata obteve 9,91% (605.552).

Nunes surge à frente de Boulos no 2º turno

Ainda segundo a pesquisa, Nunes aparece com 55% das intenções de voto no segundo turno. Boulos tem 33%.

Votos em branco, nulos e em nenhum dos dois candidatos somam 10%. Outros 2% não souberam responder ao levantamento.

Os eleitores paulistanos voltam às urnas para escolher o futuro prefeito no próximo dia 27 de outubro.

Metodologia

Foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, está registrada na Justiça Eleitoral como SP-04306/2024.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulheres que se elegeram prefeitas no RN representam 25% do total; homens são 7 em cada 10 eleitos

O Rio Grande do Norte elegeu 42 mulheres prefeitas na Eleições 2024. O número representa 25% do total de prefeitos eleitos este ano no estado. Em 2020, o número de mulheres que se elegeram prefeitas foi de 37.

O número de eleitas em 2024 pode aumentar, pois em Natal, capital do estado, a candidata Natália Bonavides (PT) está disputando o segundo turno com Paulinho Freire (União Brasil). A eleição acontece no dia 27 de outubro.

Mesmo com o baixo percentual, o Rio Grande do Norte foi o segundo estado do Brasil que mais teve mulheres eleitas para prefeitas, ficando atrás apenas de Roraima, onde a proporção de mulheres eleitas prefeitas chegou a 26,67%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Engorda: Agência de Mineração aprova extração de areia da jazida

A Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra, que já alcançam quase 20% de execução. Segundo documento obtido pela TRIBUNA DO NORTE, o órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME) apontou duas condicionantes para validade da dispensa de título minerário.

“A eficácia desta Declaração de Dispensa de Título Minerário está condicionada à não comercialização das terras e dos materiais in natura resultantes dos trabalhos referidos acima, sob pena de configuração de lavra ilegal; esta Declaração de Dispensa de Título Minerário somente tem validade se acompanhada da respectiva licença ambiental e enquanto não concluída a obra”, aponta documento da ANM, assinado por Roger Garibaldi Miranda, gerente regional da ANM/RN.

Reprodução

Em sua solicitação, a Secretaria de Infraestrutura de Natal pediu a autorização para extrair 1,5 milhão de m³ de areia da jazida. Para as obras da engorda, são necessários cerca de 1,1 milhão de m³.

A Prefeitura do Natal precisou pedir a autorização junto à ANM para utilizar a nova jazida descoberta pelo fato de que a jazida anterior que iria alimentar a obra teve problemas identificados pela Fundação Norteriograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec), com cascalhos e areia inadequada para execução da obra.

Em setembro, a Prefeitura do Natal retomou as obras da engorda após identificar uma nova jazida com areia suficiente para a obra. O ritmo das obras faz com que a Prefeitura do Natal mantenha o prazo inicial de entregar a obra entre os dias 05 e 20 de dezembro deste ano.

A engorda de Ponta Negra é considerada primordial para a praia, que há anos sofre com a erosão costeira provocada pelo avanço do mar e que tem modificado a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da capital potiguar, descaracterizando sua paisagem.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Varejo potiguar supera média nacional e cresce 6,8% no comparativo de agosto 23/24

Reprodução
Em agosto deste ano o comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou aumento de 6,8% no volume de vendas, em comparação ao mesmo mês no ano passado. Para a Fecomércio RN, os dados – divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (10) – refletem bom momento da economia potiguar, marcado por mais emprego e menos endividamento.
“Tivemos, neste ano, o melhor agosto para geração de empregos desde 2021. No RN, mais de 7 mil vagas formais foram abertas, que ajudaram a aumentar o poder de consumo das famílias potiguares. As vendas do varejo também foram afetadas diretamente pela queda no endividamento, que em Natal, por exemplo, já vinha diminuindo há seis meses” explicou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
O desempenho positivo do comércio potiguar também pode ser observado pela variação acumulada ao longo de 2024. De janeiro a agosto, as vendas do varejo do RN somam alta de 5,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado supera a média registrada no país, que foi de +5,1%; e o crescimento de outros estados da região Nordeste, como Sergipe e Pernambuco, que também apresentaram aumento de 5,1% nas vendas do comércio varejista.
De acordo com o presidente da Fecomércio RN, o resultado é importante para abrir o segundo semestre com otimismo, principalmente diante do desempenho apresentado pelos negócios do segmento no ano passado. Em 2023, as vendas do comércio varejista no estado encerraram o ano registrando retração de 0,8%.
“Ainda temos datas muito aguardadas pelo varejo, como a Black Friday e o Natal, pela frente; então é muito importante que a economia do RN continue crescendo nos próximos meses”, destaca Marcelo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereador Luciano Nascimento anuncia apoio a Paulinho Freire

O vereador reeleito Luciano Nascimento anunciou apoio ao candidato Paulinho Freire neste para segundo turno das eleições para prefeito de Natal.

“Sempre tive uma excelente relação com Paulinho. Acredito que ele é a melhor opção para Natal e sigo confiante de que ele fará o melhor para nossa cidade. Vamos juntos nessa caminhada”, escreveu Luciano nas redes sociais.

Paulinho Freire destacou a importância do apoio do vereador reeleito. “Luciano chega para somar. Tem um trabalho importante na Câmara de Vereadores e tenho certeza que vai contribuir para sermos eleito prefeito de Natal”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF e Congresso: crise tem novo capítulo e emendas continuam suspensas

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O fim do primeiro turno das eleições deu início a um aumento na temperatura do conflito entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. A disputa está centrada nas emendas utilizadas para o fluxo do “orçamento secreto”.

Nessa quinta-feira (10/10), o ministro do STF Flávio Dino manteve a suspensão da execução das emendas parlamentares ao Orçamento de 2024, algo que desagrada os parlamentares. Horas antes de publicar a decisão, Dino havia feito audiência de conciliação com representantes do Congresso e do Executivo.

Durante a audiência, o Poder Legislativo Federal se comprometeu a enviar ao STF uma lista com as indicações ao chamado “orçamento secreto”.

Trechos da decisão do ministro deixaram clara a insatisfação dele com o teor da conversa. “Nenhuma impositividade em um Estado de Direito é maior do que o ordenamento derivado diretamente da Constituição Federal, cuja guarda compete ao STF, como instância que — à luz da cláusula pétrea da separação de poderes — estabelece a última palavra sobre o alcance das regras emanadas do Poder Constituinte”, escreveu Dino em referência às investidas do Legislativo para reduzir o poder da Corte.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sinmed diz que oftalmologia do Walfredo está em risco

Foto: Magnus Nascimento

O Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) tem apontado preocupação com o que chama de “desestruturação” do setor de oftalmologia do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Isso porque a direção hospitalar, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) teriam solicitado a devolução imediata de seis dos 17 oftalmologistas que atuam no setor, em razão de um suposto descumprimento da jornada de trabalho desses profissionais, os quais deverão se realocados dentro da própria unidade.

A direção do Walfredo e a Sesap foram procuradas para comentar o assunto, mas não houve retorno até o fechamento desta edição. De acordo com Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed, a falta de clínicos gerais no hospital teria motivado o pedido de mudança, uma vez que seis oftalmologistas que atuam no Walfredo foram aprovados em concurso para o quadro de médico generalista. A questão, afirma ele, é que a mudança pode desestruturar o setor de oftalmologia do hospital, o único a ofertar urgência e emergência ocular na rede pública do RN.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após agosto recorde, área queimada em setembro no Brasil quase dobrou

Foto: Lucio Tavora/Xinhua

Depois de um agosto em que a fumaça cobriu boa parte do Brasil, o fogo se espalhou ainda mais em setembro. No último mês, a área atingida pelas chamas passou de 106 mil km², um aumento de 88% em relação aos 56 mil km² registrados em agosto.

Os dados são do Monitor do Fogo da plataforma MapBiomas, divulgados na noite desta quinta-feira (10), e mostram que um novo recorde mensal foi batido. Agosto já tinha registrado a maior área queimada desde 2019, quando começa a série histórica da plataforma, e setembro repetiu o feito.

Os recordes também foram computados pelo sistema BD Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Agosto teve mais de 68 mil focos de incêndio em todo o país, enquanto no mês passado o número ultrapassou 83 mil. Os índices são os maiores desde 2010.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministério da Justiça sugere dobrar recursos para segurança da arrecadação com jogos de azar

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O Ministério da Justiça e Segurança Pública sugere dobrar o porcentual de recursos destinados ao FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública) da arrecadação prevista no projeto de lei que libera cassinos e outras modalidades de jogos de azar no Brasil e tramita no Congresso.

A proposta do governo amplia de 6% para 12% a parte direcionada ao fundo, segundo nota técnica sobre o projeto à qual a Folha teve acesso. O parecer é da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e precisa tramitar por outras instâncias da pasta.

Aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, o projeto de lei sobre os jogos de azar aguarda votação em plenário. Se tiver o aval dos senadores, será encaminhado para sanção do presidente Lula (PT), que já se comprometeu em avalizar a medida.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Nobel da Paz vai para grupo japonês que combate armas nucleares

Foto: AP Photo/Andrew Medichini, Arquivo

A organização japonesa Nihon Hidankyo, formada por sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki e que luta pela abolição das armas nucleares, venceu o Prêmio Nobel da Paz 2024, anunciado na manhã desta sexta-feira (11).

A escolha, que surpreendeu analistas e casas de apostas, foi motivada pela escalada de conflitos no mundo, que, em 2024, tem três grandes conflitos em curso, dois deles com ameaças de uso de armas nucleares.

Também conhecida como Hibakusha, a organização premiada é um movimento popular de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki — em agosto de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram sobre as bombas sobre as duas cidades japonesas, matando cerca de 120 mil pessoas.

Foi a única vez em que armas nucleares foram usadas durante guerras e conflitos no mundo.

O comitê da premiação disse que escolheu a organização japonesa este ano “como um lembrete de que essas armas não devem ser usadas nunca mais”. A escolha do Nobel da Paz ocorre no momento em que o uso de armas nucleares voltou a ser debatido, em meio a guerras em curso no Oriente Médio, na Ucrânia e no Sudão e a ameaças de países como Irã, Coreia do Norte e Israel.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *