Saúde

Catarro: cor e consistência podem denunciar doenças

O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, que – a camada que reveste internamente as vias aéreas. Segundo o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o muco é composto por água (90 a 95%), glicoproteínas, sais e restos celulares. Sua função é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactéria se outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo. Justamente por isso, a cor, consistência e até mesmo o odor do muco podem nos dizer se há algo de errado, uma vez que para eliminar os organismos invasores ele poderá ficar mais concentrado, com sangue ou mesmo mal cheiroso

No entanto, nem todo o muco é sinal de problema grave. Aquele muco transparente, sem odor e de consistência fina é normal e não levanta suspeita. No entanto, se você está percebendo uma produção de catarro acima do normal por mais de duas a três semanas, considere buscar ajuda médica. Confira as características de um muco saudável e quando se preocupar:

Consistência

Seja ralinha ou mais grossa, a consistência do catarro pode dizer muito sobre a saúde das suas vias aéreas. De acordo com a pneumologista Carla Valeri, do Hospital Moriah, a consistência normal do muco é líquida, levemente espessa.

O pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, completa explicando que a quantidade de sais minerais e proteínas presentes no muco que conferem consistência ao muco. “Ele precisa ter alguma viscosidade, pois assim os cílios das células da mucosa conseguem levá-lo no sentido da laringe a fim de eliminar vírus, bactérias ou partículas que ficaram paradas na garganta e precisam ser eliminadas”, diz. Se ele for muito fluido ou muito viscoso não progride para sua eliminação.

Além disso, um muco muito consistente pode indicar infecções e doenças crônicas das vias aéreas, ou então acusar que seu organismo está pouco hidratado. “Um exemplo de doença congênita relacionada ao muco muito espesso é a fibrose cística”, afirma o pneumologista Ciro.

Cheiro

O muco normal raramente tem cheiro. “O odor fétido leve a moderado sugere a presença de infecção, geralmente por bactérias do tipo anaeróbias, que podem causar o que chamamos de abscesso”, explica a pneumologista Carla. Esse tipo de bactéria causa odores no muco uma vez que elas produzem gases como resultado da digestão, em um processo parecido com os das bactérias que produzem mau hálito.

Caso a consistência do muco também esteja alterada, mais grossa, com odor mal cheiroso e cor mais escura, há grandes chances de ser uma infecção bacteriana de origem pulmonar e brônquica, como a pneumonia. É necessário passar por uma avaliação médica, a fim de diagnosticar o problema.

Cor

Um catarro saudável não tem cor. Se estiver muito esbranquiçado, pode indicar asma, rinite, quadros alérgicos e infecções virais (gripe, resfriado). “Em casos raros, o muco esbranquiçado pode ser sintoma de um tipo de câncer de pulmão chamado carcinoma bronquíolo-alveolar”, afirma a pneumologista Carla. Caso ele não tenha odor e seja consistente, pode indicar que o corpo está desidratado.

Já se muco for amarelado é sinal de infecção respiratória do trato superior, como rinites, sinusites e laringites, podendo ser de origem viral ou um início de infecção bacteriana. “Caso ele esteja mais esverdeado ou purulento, indica uma infecção por bactéria, como amigdalite e pneumonia”, diz Carla.

Há também aquele muco mais amarronzado, geralmente acompanhado de odor forte e consistência grossa. “É um forte indício de pneumonia por Aspergillus (tipo de fungo que infecta o pulmão) que pode causar um sangramento que tinge o catarro de marrom”, afirma a pneumologista Carla. Além disso, tabagistas geralmente apresentam um catarro com uma coloração diferente, mais escura. “O tabaco é um importante irritante das vias aéreas, tanto nasais como brônquicas e pode estimular as glândulas a produzirem mais muco”, completa Ciro. Nesse caso, a coloração escura nem sempre é uma infecção.

Quando o muco com coloração dura mais de três semanas, é considerado um quadro crônico. “Pode estar relacionado a infecções crônicas, como a tuberculose e condições de alergia crônica, como asma ou mesmo câncer”, alerta o pneumologista Ciro. Se os sintomas piorarem rapidamente é necessária avaliação médica. Caso o muco esteja acompanhado de outros sintomas, como espirros em salva, tosse ou coceira nasal e nos olhos, também deve ser feita investigação.

Catarro com sangue

“A principal causa de catarro com sangue são as infecções das vias aéreas, que causam inflamação local, o que favorece o rompimento de pequenos vasos durante o esforço da tosse e/ou expectoração”, lembra a pneumologista Carla. Mas se o sangue persistir ou se desde o primeiro episódio for sangue vivo em grande quantidade, é necessário procurar ajuda médica. “Nestes casos, há uma probabilidade maior de serem doenças mais graves, como tuberculose, embolia pulmonar e câncer de pulmão.” O pneumologista Ciro ressalta que a presença de sangue em qualquer secreção do organismo é motivo de preocupação e deve ser investigada.

Quanto tempo os agentes infecciosos sobrevivem no muco?

É certo que as doenças respiratórias são transmitidas pelo contato de uma pessoa saudável com partículas de saliva ou muco infectadas. Isso pode acontecer ao conversarmos com uma pessoa doente ou quando estamos próximos de alguém espirrando ou tossindo. “No geral, a doença passa a ser transmissível ainda quando os sintomas são inespecíficos, e a chance da transmissão persiste enquanto a pessoa está febril”, explica o pneumologista Ciro.

Dependendo da doença, a transmissão só é possível quando o paciente apresenta quadros mais graves, nos quais há uma grande quantidade de vírus ou bactéria circulando pelo corpo deste.

Em alguns casos, podemos tocar em lugares infectados com o muco, como mãos ou objetos de pessoas doentes, e depois levar as mãos não-higienizadas aos nossos olhos ou boca. “No geral, os vírus e bactérias sobrevivem no muco durante três a cinco dias”, explica Carla Valeri.

Elimine o catarro de forma saudável

A melhor forma para eliminar o catarro quando há um quadro clínico envolvido é por meio da tosse e expectoração, mas nunca forçar. “Esse esforço pode gerar dor muscular, vômitos, rompimento de pequenos vasos nas vias aéreas e, em casos extremos, até fratura de arcos costais”, afirma Ciro Kirchenchtejn. Para catarros muito espessos e difíceis de ser eliminados, o ideal é prosseguir com o tratamento indicado pelo médico e beber muita água para ajudar na diluição do muco e facilitar sua eliminação. “Se o catarro não for expelido das vias aéreas, pode haver acúmulo e entupimento de determinados brônquios, além de favorecer a proliferação de bactérias, pois pode servir como meio de cultura”, alerta Ciro. O muco não eliminado pode gerar problemas como sinusite e rinite crônicas.

Caso a pessoa tenha uma produção de catarro crônica, o ideal é procurar ajuda médica e seguir as instruções para sua eliminação. Geralmente, o muco excessivo está relacionado a alguma condição de saúde, que pode ser branda ou grave – mas em todos os casos deve ser investigada.

Untitled-10

R7- Minha Vida

Opinião dos leitores

  1. Eu tbm. tenho esse problema pigarro q. sai da garganta com muito raspar a garg. tenho observado q. minha voz está diferente, já tomei todo tipo de chá e charope não valeu nada , mel com gengibre cebola alho asafrao, nada resolve , fiz RX. d.pulmao normal.

  2. Olá faz um bom tempo que estou sentindo como se estivesse catarro o tempo todo na minha garganta e não sai ja fiz de tudo, hoje quando eu acordei saiu uma secreção gelatinosa e transparente mas sem odor, pode ser algo grave ?

    1. Amigo estou assim tbm e parece que me dá tbm falta de Ar. Descobriu o que é?

    2. Tô asim tbm o medigo me disse q e refluxo faringo-laríngeo. Pesquisa e veja os sintomas

    3. Também tenho isso, fui em vários médicos, eles me disseram que é alergia respiratoria. To fazendo tratamento com corticoide (aerolin nas crises e busonid diariamente), anti alérgico e tendo que tomar extremo cuidado com fumaça, pelos, poeiras, etc. Esses cuidados fizeram essas crises diminuírem (crises de tosse/ falta de ar/ catarro preso na garganta)

  3. Olá, A anos tenho fortes dores de cabeça esporádicas que percebi que acompanham um muco transparente e espesso. As vezes as crises duram 2 semanas e normalmente eu uso naratriptana, que virou minha bengala. Já fiz vários exames com todos os especialistas e esta tudo normal.. já fiz inclusive uma cirurgia de desvio de septo na esperança de acabar com essa dor de cabeça e nada resolvido. Nao sei se a dor de cabeça gera o muco ou se o muco gera a dor de cabeça,

    1. Use óleo essecial de hortelã pimenta para tratar essa dor. Pesse no canto da testa.

  4. Prezados, boa noite!
    Desde de 2016 sinto tosse com mais frequência depois de ingerir qualquer alimentos no início da noite e final da noite.
    Já teve crise que passei a noite toda tossindo.
    O catarro é espesso e parece que não acaba.Ja fiz exame fibrose cística, tuberculose e deu negativo.
    Os médicos costataram que tenho asma, refluxo, esofagite e suspeita de bronquiectasia.Tambem não tenho falta de apetite mais não ganho peso pelo contrário perdi peso.
    Tenho pigarro constante na garganta.
    Fiz cirurgia de retirada de pólipos no nariz, desvio de septo e sinusite e não melhorou não.as vezes quando faço vômito alivia um pouco.

    1. Seu caso parece q é alergia. Faz os exames de sangue para itentificar quais alimentos te causam alergia. Ex: ovo, leite, mofo, amendoim, glutem etc. Boa sorte

  5. Olá. Desde setembro 2019 q me atacou uma tosse noturna. Ela começa seca depois fico cm catarro que parece nunca vai acabar. Um chiado ligeiro. Fiz um tratamento cm folhas de eucalipto e cidreira tudo natural. No final parecia fazer efeito mas depois de tomar o chá me dava um bloqueio no peito q ficava cm dificuldade pra respirar. Então depois tratei de comer um bisolvon e parou por umas semanas. Agora em nos finais de fevereiro peguei uma gripe e a tosse voltou. Voltou pior, tratei cm xarope nada. Tratei cm antibiótico passado pela médica a tosse foi por uns dias. Hj voltei a tossir, muito chiado, pressão ligeira no peito. O catarro quase ñ sai nada , ele é transparente mas vezes tem algumas partículas bem espesso. Alguém ai? Ajuda por favor

  6. estou com catarro marrom sai somente pelo nariz, pouco começou hj, antes saia meio amarelado com linhas de sangue minha esposa gripou ficou com os mesmos sintomas, exceto a secreção marrom, vi na internet que comer chocolate pode alterar a cor, como muito chocolate 70%, vi tbm que pode ser uma infecção causada por fungo, porem me sinto bem somente com pouca secreção na cor mencionada alguém pode me ajudar ?

  7. Meu esposo está com uma bola de catarro preso no nariz e já tentamos tirar com uma pinça mais eh duro e parece que está preso em algum lugar vindo de cima e de tanto ele ficar escarrando ja saiu ate sangue, o que pode ser ???

    1. Oi Ana isso é polipo nasal.. eu tive q operar, procure um otorrino quanto mais passa o tempo vai aumentando de tamanho.. espero ter ajudado

  8. Way parece que ninguem deu uma solução de nada?,cade os raizeiros ,sei la alguem pra ajudar esse povo,coitados eu não entendo nada ,se não daria a minha idéia

  9. Olá,
    Tem uma pessoa da minha casa que é usuário de cocaína, tenho notado que ele tem uma secreção constante da cor marrom e grossa, e as vezes tem um odor o que pode ser?

  10. Oi, é sobre a minha mãe, ela tem uma tosse já faz uns 2 meses. Não passa mas a tosse aparece no momento q ela está se alimentando. Quando ela ingere o alimento e o alimento toca na garganta aí dá tosse. Oq poderia causar essa tosse?

    1. Pode ser um refluxo, a comida vai para os pulmões. Procure um médico

  11. Olá
    Me chamo Alexandre Souza a minha esposa passar a noite toxindo, ela já foi internada quase todos hospitais de Manaus AM com o quadro de pnamunia ; quando ele deita p/ dormir ela sente os pulmões aperta e é que vem a toxi e fica até ela fazer uma inalação caseira. Peço a sua ajuda por favor fica eu e ela dando um soninho até a hora de trabalho.

  12. Olá, seguido tendo problemas com catarro espesso esbranquiçado na garganta parece uma cola difícil de soltar da garganta já procurei ajuda porem sem sucesso, isso me atrapalha até dormir é horrível! Também esse muco grudento aparece nas narinas sendo dificil de eliminar e acho que escorre para a garganta,

    1. Meu esposo também está assim ja foi no médico, tomou vários xaropes e não melhorou. Vc conseguiu melhorar?

    2. Oi boa noite vc e Troy awui ano passado espero que possa ler minha mensagem , vc pode usar o soro de nariz para lavar e ótimo minha mãe lava com soro vem acompanhado do frasco de lavar e vem os pacotinhos p diluir na água e lavar todas as noite , mas recomendo não deixar engolir porque é soro se tiver pressão alta pode subir por ter sal . Procura nas farmácias que eles vendem se precisar de foto me escreve no luaamousa @hotmail.com

  13. Boa tarde,
    Faz mais de 1 ano que venho apresentado um muco branco, transparente, às vezes líquido, mas percebi que foi ficando meio amarelado, muito pegajoso. Não sei do onde vem, e ele desce para o estômago. Quase toda noite tenho dificuldade para dormir, porque aquela bola, ou bolo fica alí parece que tampando minha respiração. Já consultei muitos médicos. A otorrino fez um exame e disse que tenho esofagite, consequência de refluxo . Ela jura que tenho REFLUXO, MAS NÃO TENHO NENHUM SINTOMA DE REFLUXO, COMO AQUELE AZEDO QUE SOBE ATÉ A BOCA, NÃO SINTO DORES NO ESTÔMAGO, NEM NENHO MAL HÁLITO. ESTOU SOFRENDO MUITO PORQUE ESSE MUCO ESCORRE (NÃO VEEM DO NARIZ) NÃO SEI DE ONDE POR 24 HORAS. SÓ PARA QUANDO ESTOU COMENDO. JÁ TOMEI TODOS OS TIPOS OMEPRAZOL (TERMINADO COM ZOL) NADA SURTE EFEITO. lI NUM ARTIGO QUE ESSES MUCOS PODEM SER SEM PERIGO MAS TAMBÉM PODE SER UM TIPO DE CÂNCER.
    FIQUEI SUPER ASSUSTADA, PORQUE MINHA PRIMA QUE MORREU HÁ UM ANO, TEVE TODOS ESSES SINTOMAS QUE TENHO, INFELIZMENTE SÓ DESCOBRIRAM QUE ERA CÂNCER NO PÂNCREAS UM MÊS ANTES DELA MORRER . SPRAY NAS NARINAS COLOQUEI UMA INFINIDADE, TINHA UM QUE TINHA ATÉ CORTISOL , NÃO RESOLVEU. ESTOU BEM PREOCUPADA, PRINCIPALMENTE PORQUE FUI OBRIGADA A SAIR DO PLANO DE SAÚDE. NÃO POSSO PAGAR MAIS, ORDENADO DE PROFESSORA É MUITO BAIXO. ESTOU POR CONTA DA UPA DE SANTOS SP. ONDE MORO, CHAMADO DE CORREDOR DA MORTE. É UM CAUS . O SR. PODE ME AJUDAR DOUTOR, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER . TENHO 74 ANOS. ACHO QUE DEUS CARIMBOU MEU PASSAPORTE… PORQUE NÃO É ESSE SOMENTE O PROBLEMA QUE TENHO, OSTEOPOROSE SEVERA TAMBÉM .. FOMO INJEÇÃO PROLIA DE 6 EM 6 MESES E MUITA VITAMINA D E CÁLCIO .OBRIGADA MESMO . PEÇO POR FAVOR, RESPONDA PARA MIM…DEUS TE PAGUE

    1. Suely…….tenho as mesmas coisas e o mesmo sintoma , com esse catarro transparente que parece espuma como vc….Por acaso vc resolveu ou descobriu o que é…ou qual é a causa???Obgda.

    2. Tenho 18 anos e a mesma coisa já tem 9 meses que estou com esse problema e agora não posso tomar nada por estar grávida . Mais no começo tomei de tudo e nada resolveu

    3. Estou a mais de 1 mês com esse catarro transparente e gosmento,fui ao médico e a Dr. Me disse que é do problema que tenho na visícula,me deu omeprazol por 1 mês,mas é horrível,na HR de dormir parece que tranca a minha garganta evitando a passagem da saliva ,e lendo os comentários fiquei com medo.

    4. Gente minha mãe tb tem a muitos anos ela até engasga sempre teve já tomou todos os remédios p melhorar vacinas , e o último ela lavava com soro toda noite o nariz e melhora muito compra o soro em pacotinhos e toda noite faz lavagem no nariz não custa tentar ela melhorou muito o único cuidado e que não pode fazer muito quem tem pressão alta e ela tem não pode muito ela faz em último caso que não aguenta tirar da garganta

  14. Faz um tempinho que tenho um catarro branco Que parece uma espuma sem odor Que me dá enjoou o que pode ser quando me ataca Eu nem consigo comer

  15. Olá boa!!! Geralmente sinto dor d garganta do nada. Essa dor dura enquanto não soltar um catarro aspero, tipo esponjoso, grosso e escuro. Depois q sai a dor desaparece. Passei por isso há um mês e ontem voltou.

  16. Faz mais de 2 meses que estou com o lado direito intupido muita coriza o catarro sai gosmento e grosso na cor amarelo escuro muita dor de cabeça à noite do lado esquerdo , o médico já passou 2 tipos de antibiótico e nada resolveu não tem tosse e nunca tive sinusite antes, tenho 38 anos de idade

    1. Oi tudo bem ? você descobriu oque era e como solucionou o problema ?

      tenho sentido os mesmo sintomas a semanas já , e estou preocupada , tenho apenas 16 anos .

  17. Boa noite, A uma semana comecei com uma tosse muito forte, chego até perder o ar e ficar desesperada para conseguir respirar, quando volto a respirar se com vômitos e elimino uma gosma transparente e viscosa. Depois perco a voz . Sinto que tem alguma coisa pressa na minha garganta.

    1. Estou com os mesmos sintomas, vc já melhorou? O que tomou?

    2. Nayara Gomes Oliveira Santos . A Minha filha esta a um mês indo de médico em.medico com.os sintomas iguais ao seus. É até agora nada de descobrir o que é. Como São crises qdo ela vai eles dizem q ela está bem. Sem falta de ar.
      Você conseguiu descobrir o que vc tem? Talvez me de uma luz aki.

  18. Bom dia!24/01/2019 Eu ao acordar pela manhã tenho um catarro pegajoso é com cor marrom com aspecto q seja inflamação, porém durante o dia e um catarro transparente e se eu ficar nervosa por algum motivo provoca tosse ou se eu gritar emfim.ja fui ao ortorino diferentes por duas vezes fiz laringoscopia por duas vezes a pelo nariz e pela garganta tb n deu em nada e tb fiz a ultra-som com dolp da tireoide já com estou no período da menopausa e deu um volume bem pequeno na tiróide . Segundo a endrocno não tinha nada haver com o desconforto da garganta. E isso continua eu com o problema é gastando dinheiro pfv me ajuda n tem um tipo de exame q vcs possam indicar pra ser feito ., pois os medicos q ja pasri nada adiantou .Ja estou até pensando em colher o catarro e armazenar pra levar e mostrar a um ortorino em uma consulta. Há é sinto tipo um( carroço ) ao engolir ao parecido. Me ajude por pfv. Não tenho plano é tudo em $$$ e ainda n resolve meu problema. Ficarei muito grata. Jesus abençoe!

    1. Se você tem tempo e internet para vir a um blog, tem como ir a um posto de saúde.

  19. Olá, estou tendo problemas com catarro espesso esbranquiçado na garganta parece uma cola difícil de soltar da garganta já procurei ajuda porem sem sucesso, isso me atrapalha até dormir é horrível!

    1. Eu tenho um catarro transparente que sai da garganta e chia muito paresse uma orquestra sinfônica o que pode ser mim ajude por favor

    2. Eu também tenho esse problema,mas está passando gradualmente,a princípio provoca problemas respiratórios respiratórios,e apneia de sono,e fechava a minha garganta,graças a Deus esses sintomas passaram,passaram,com o própolis, agora o escarro sai sempre e ja sinto um grande alivio

  20. meu catarro e transparente e grudento produz em uma narina não sai do pulmao sinto leve incomodo no ouvido

  21. To com o catarro verde claro grosso viscoso grudento a 3 dias e piora so a noite e o nariz entope. Ultimamente passei por um tratamento por toxoplasmose cerebral.

  22. Tô com uma forte dor nas costas e tusso direto meu catarro e groso e muito esverdeado e preto

  23. A mais de 5 anos que tenho catarro claro branco sem odores diário, me incomoda bastante o que poderá ser.

    1. Boa noite, também tenho esses sintomas..
      Foi diagnosticado hipertensão pulmonar e fibrose pulmonar, porém tenho desconfianças que seja fibrose cistica, pois os sintomas são parecidos, inclusive o excesso de suor

  24. Oi a algum tempo que eu venho cuspindo catarro em formas de bolinhas pretas tipo sagu…me tranca bastante a garganta também

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump critica Putin por ataques a áreas civis da Ucrânia: ‘Talvez ele não queira parar a guerra’


Foto: SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRANIA / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o presidente russo Vladimir Putin por ataques a áreas civis da Ucrânia.

A declaração foi feita neste sábado (26), após o encontro do americano com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, no Vaticano. A ida ao funeral do papa Francisco foi a primeira viagem oficial de Trump ao exterior em seu segundo mandato.

“Não havia motivo para Putin disparar mísseis contra áreas civis, cidades e vilas nos últimos dias”, escreveu Trump em sua rede social.

“Isso me faz pensar que talvez ele não queira parar a guerra, que esteja apenas me enrolando e que precise ser tratado de maneira diferente, por meio de bancos ou sanções secundárias. Muita gente está morrendo”, concluiu.

Na última quinta-feira (24), um ataque russo com mísseis e drones atingiu ao menos quatro bairros de Kiev, capital da Ucrânia. Segundo autoridades locais, 12 pessoas morreram, mais de 60 ficaram feridas e incêndios foram registrados em vários edifícios residenciais.

Trump também responsabilizou seus dois antecessores, Barack Obama e Joe Biden, pela guerra entre Ucrânia e Rússia. E disse que está apenas “tentando limpar a bagunça” que eles deixaram.

Na publicação, o presidente americano não comentou sobre o encontro com Zelensky na Basílica de São Pedro, o primeiro desde a troca de farpas na Casa Branca em fevereiro. O presidente da Ucrânia disse que a reunião foi “muito simbólica”.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

À revelia do TCU, governo Lula tenta emplacar mais um fundo privado para gastar fora do Orçamento

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

À revelia do TCU (Tribunal de Contas da União), o governo tenta emplacar a criação de forma permanente de mais um fundo privado que pode fazer gastos fora do Orçamento. Um projeto de lei que autoriza a participação da União no fundo privado de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos está na pauta de votação da próxima segunda-feira (28) na Câmara dos Deputados.

A proposta é relatada pelo petista Nilto Tatto (SP), que juntou num projeto de lei do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o conteúdo de duas medidas provisórias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), editadas no ano passado.

Uma das MPs permitiu a criação do fundo de natureza privada com aporte de R$ 6,5 bilhões para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram o estado. Com a votação do projeto, o fundo, que é administrado pela Caixa Econômica Federal, passa a ser permanente, podendo receber outros aportes da União.

O presidente do TCU em entrevista à Folha recomenda que a tramitação legislativa do novo fundo privado espere resultado da auditoria sobre fundos privados. “Se o Congresso esperasse um pouco mais, ele poderia agir, deliberar essa nova lei com mais elementos”, disse Vital do Rêgo. Ele vai levar o tema aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em reunião marcada para a próxima semana.

O uso de fundos privados, que ficam fora do Orçamento da União, para bancar políticas públicas foi condenado pela área técnica do TCU, que considera que a União tem recorrido a eles para driblar o Orçamento e fugir dos limites do arcabouço fiscal, que impõe um teto de gastos. Eles veem risco para as contas públicas.

O TCU indicou no julgamento do Pé-de-Meia, em fevereiro, que não vai aceitar que o governo use dinheiro dos fundos privados, em que a União é cotista, para financiar despesas para o pagamento de políticas públicas fora do Orçamento.

Acórdão do julgamento destaca que qualificar como despesa pública os dispêndios de fundos privados “que reputa serem tipicamente de Estado, além de carecer de fundamentação jurídica, colocaria em risco de funcionamento de outros programas essenciais, além do Pé-de-Meia”. O programa de bolsas tem sido financiado com recursos de fundos privados.

Para o TCU, o uso de fundos privados passa a percepção de que há um cumprimento meramente formal do arcabouço fiscal. O julgamento do Pé-de-Meia tem sido apontado como um freio de arrumação para o crescimento do uso de fundos privados pelo governo Lula.

Após o julgamento, Vital do Rêgo designou o ministro Bruno Dantas para relatar a auditoria que está mapeando todas as despesas e políticas públicas financiadas por meio de recursos que não transitam diretamente pelo Orçamento, o que incluiu os fundos privados.

No relatório preliminar, apresentado nesta semana, o TCU alertou que o uso de fundos privados em políticas públicas, como o Pé-de-Meia, gera antagonismo entre as políticas fiscal e monetária, cenário para aumento de juros, alteração no câmbio e impacto na inflação.

“Tem que passar pelo orçamento. Isso já ficou claro no Pé-de-Meia. Ele tem que ser orçamentado em 120 dias”, disse o Vital do Rêgo numa referência ao prazo que o TCU deu ao governo, em fevereiro para incluir as despesas do programa no Orçamento de 2025.

O projeto relatado por Tatto já começou a ser discutido em plenário, no noite da última quarta-feira, quando a liderança do governo deixou claro que não abre mão de manter a palavra “privado” na designação do fundo.

O deputado da oposição Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apresentou um destaque para retirar a palavra “privado”. Para a líder da minoria, deputada Caroline de Toni (PL-SC), os fundos privados permitem um orçamento paralelo, que esconde a realidade das contas públicas.

“Essa é uma das maiores distorções apresentadas pelo governo. Se, de fato, todos os aportes aos chamados fundos privados estivessem no Orçamento da União como despesas primárias, por que então tanta resistência em nomear esses fundos como públicos, como é natural e transparente? Por que o esforço do governo em manter a palavra “privado” na redação do projeto?”, diz.

A líder da minoria destaca que o esse não é um caso isolado. Ela citou o fundo previsto na Lei do Mover, voltada à política industrial.

Procurado pela reportagem, o relator disse que não poderia falar porque estava em trânsito de uma viagem da Índia para o Brasil. O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que leu o parecer de Tatto no plenário, defendeu o projeto e rechaçou a ideia de que se trata de um orçamento paralelo.

“O gasto desse fundo de natureza privada é executado pelo conselho gestor, que tem uma determinada programação, ele vai executando. A execução é que não está no orçamento, mas o aporte de dinheiro é um aporte público orçamentário”, disse.

Segundo ele, a crítica ao uso de fundos privados é uma visão que o mercado financeiro quer emplacar. Ele disse que o fundo do projeto tem recursos para obras que atravessam dois, três anos. “A melhor forma de você agilizar é criar o fundo de natureza privada.”

Na sua avaliação, como o fundo já existe, se o projeto for votado retirando a palavra privado ficará um vazio jurídico. E admitiu que, se houver sobra do dinheiro do fundo, poderá ser usada para outros fundos.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Esses larápios sabem que entrar no órgão STF (não podemos chamar de tribunal) que conseguem uma liminar. Quando não tiver mais onde tirar dinheiro, vão atrás da poupança do povo. E ainda vão terceirizar a culpa na maior cara de pau. Deviam ir pegar dinheiro dos fundos de pensão (Caixa, BB, petrobras).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Jussara entrega importante obra de calçamento em Extremoz na comunidade de Araçá

Nesta sexta-feira (25), a Prefeita de Extremoz, Jussara e sua equipe entregaram a tão sonhada obra de calçamento que liga Araçá à Vila de Fátima. A obra contou com investimento de mais de R$ 700 mil para calçar mais de 2 km de estrada. A obra vai transformar a realidade da comunidade e adjacências.

Esta obra vai facilitar o deslocamento e trazer mais conforto e segurança para quem vive e também circula na região. A obra vai impactar de modo positivo várias comunidades que usam a rua como ponto de passagem.

“Esta obra foi sonhada pela nossa Zona Rural e agora chegou a hora de entregar este sonho. Esta não é apenas uma obra de mobilidade urbana, um simples calçamento, esta obra significa mais dignidade e qualidade de vida para os moradores da nossa querida Extremoz.” afirmou a prefeita Jussara.

A prefeitura de Extremoz segue transformando a cidade e realizando entregas que mudam a realidade da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro faz tratamento para controlar alterações no fígado; Ex-presidente ainda não apresentou movimentos intestinais espontâneos

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua “estável clinicamente, sem febre ou alterações da pressão arterial”, segundo informou o boletim médico divulgado neste sábado (26).

Bolsonaro está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia em 13 de abril, para corrigir complicações no intestino.

Segue o tratamento para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado, que encontra-se em recuperação. Persistem os sinais de gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago) e ainda não apresentou movimentos intestinais espontâneos, o que impede momentaneamente a alimentação por via oral ou pela sonda gástrica”, diz o documento.

O ex-presidente segue com a orientação de não receber visitas, além dos familiares, e ainda não tem previsão de alta.

No entanto, políticos e religiosos têm visitado o ex-presidente no hospital, caso do pastor Silas Malafaia e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

O procedimento cirúrgico em Bolsonaro foi realizado para tratamento de uma “suboclusão intestinal” – uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada que levou em 2018.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes cancela pedido para julgamento presencial de decisão que levou à prisão de Collor

Foto: Luccas Zappalá/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cancelou seu pedido de destaque no julgamento virtual da decisão que determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor. O destaque levaria o caso ao plenário físico. Agora, a análise virtual continua, e já há maioria para manter a prisão de Collor.

Na quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou um recurso da defesa de Collor e determinou sua prisão. A decisão de Moraes começou a ser julgada pelos demais ministros na sexta-feira, mesmo dia em que o ex-presidente foi detido pela Polícia Federal (PF).

O Globo

Opinião dos leitores

    1. Tem que prender o resto da quadrilha todos soltos, a começar do 09-dedos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após Débora Rodrigues, Moraes concedeu prisão domiciliar a 11 presos do 8/1

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Depois de autorizar que Débora Rodrigues cumpra prisão preventiva em casa, no fim de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu o mesmo benefício a pelo menos outros 11 envolvidos no 8 de Janeiro.

O caso de Débora passou a repercutir nacionalmente por causa da pena fixada por Moraes, que impôs a condenação de 14 anos de prisão. Apesar da divergência apresentada pelo ministro Luiz Fux, o STF formou maioria para condená-la com base na pena imposta por Moraes.

A polêmica se deu em meio a uma forte pressão do Congresso para a aprovação de projeto que pode anistiar os condenados pelo 8 de Janeiro e, dias depois de o julgamento ser iniciado, Moraes permitiu que Débora cumprisse a pena na residência dela.

O mesmo foi concedido a pelo menos outros 11 alvos do STF pelo 8/1. Em todos os casos, a prisão domiciliar vem acompanhada de uma série de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição do uso de redes sociais e recebimento de visitas.

Veja os envolvidos no 8/1 autorizados a cumprir prisão domiciliar

  • Aildo Francisco Lima
  • Claudio Mendes dos Santos
  • Eliene Amorim de Jesus
  • Fabrízio Cisneros Colombo
  • Gilberto da Silva Ferreira
  • Marco Alexandre Machado de Araújo
  • Marlucia Ramiro
  • Nelson Ribeiro Fonseca Junior
  • Ramiro Alves da Rocha Cruz Júnior
  • Sérgio Amaral Resende
  • Jorge Luiz dos Santos

Em parte dos casos, os réus ainda não foram julgados e continuam aguardando a análise do processo pelo STF.

É a situação de Aildo Francisco Lima, que responde por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Ele é o homem que fez uma live sentado na cadeira de Moraes durante os atos do 8 de Janeiro e estava preso desde setembro de 2023.

Segundo o ministro, levando em conta a situação processual, com a apresentação, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de suas alegações finais, seria necessária a análise da situação de privação de liberdade de Aildo.

Moraes afirmou que, no caso de uma eventual condenação, Aildo já teria a possibilidade de pleitear o direito à remição, uma vez que já ficou preso preventivamente por cerca de 1 ano e 6 meses.

A situação da ação e o tempo em prisão preventivas foram justificativas aplicadas aos outros casos também.

A saúde de alguns dos réus também foi citada em decisões de Moraes. Segundo o ministro, por exemplo, Fabrízio Cisneros Colombo informou, em seu interrogatório, sofrer hipertensão arterial.

Ele estava preso desde outubro de 2023 e teve a prisão preventiva convertida em domiciliar por decisão do ministro em 11 de abril.

Já na decisão que concedeu prisão domiciliar a Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, Moraes pontua que ele relatou sofrer de transtorno de síndrome do pânico.

O caso mais recente, de 18 de abril, diz respeito a Sérgio Amaral Resende. Ele já está na fase de execução da pena, ou seja, sua ação já foi analisada pelo STF. Ele foi condenado à pena de 16 anos e seis meses.

A concessão de domiciliar a Resende foi permitida por causa de sua saúde. Segundo a decisão, foi informado nos autos que ele possui uma delicada situação de saúde, com diagnósticos de sepse abdominal, colecistite aguda e pancreatite aguda biliar.

Da mesma forma, outro condenado pelo atos antidemocráticos que já está cumprindo pena, Jorge Luiz dos Santos, também alegou que sofre de condições complicadas de saúde, como uma condição cardíaca que requer monitoramento e intervenção cirúrgica.

Metrópoles – Fábio Serapião

Opinião dos leitores

  1. Ninguém do 08/01 deveria ser julgado pelo STF. Rasgaram a Constituição e a OAB ficou em silêncio.

    1. Omissão e conivência. Uma vergonha está a Nação com os poderes ineptos. Vai ser preciso uma intervenção Internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Litoral da Grande Natal tem cinco pontos impróprios para o banho

Foto: Anadelly Fernandes

Cinco trechos de praias e rio estão impróprios para o banho na Grande Natal, segundo o novo boletim de balneabilidade emitido nesta sexta-feira (25) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

O levantamento é realizado pelo programa Água Azul através da análise da quantidade de coliformes em amostras de água colhidas. O estudo segue resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

De acordo com o documento, estão impróprios para o banho os seguintes locais:

Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
Praia de Pitangui (Avenida Pitangui), em Extremoz.

O restante dos pontos monitorados no estado, incluindo as praias de Ponta Negra, Via Costeira e Redinha (em Natal), Búzios e Pirambúzios (em Nísia Floresta), entre outros, está classificado como próprio para banho.

Coliformes

Locais considerados impróprios são aqueles que apresentam níveis elevados de coliformes fecais, indicando risco à saúde dos banhistas.

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se a água está imprópria ou não.

Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já passa a ser considerada imprópria.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DF: Veja ameaças enviadas pela máfia da anestesia a médicos dissidentes

prints cartel dos anestesistasImagem: material cedido

Desvincular-se da máfia que comandava o setor de anestesia do Distrito Federal não era uma tarefa fácil para os médicos que desejavam fugir da organização que agia em desacordo com as normas de compliance. Os profissionais que tentavam estabelecer relações trabalhistas com hospitais desvinculados à Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do DF (Coopanest-DF) eram alvo de ligações e mensagens intimidadoras.

Relatos de testemunhas denunciam que ouvir a proposta de uma unidade de saúde que não cooperava com o cartel significava declarar guerra ao esquema. Uma das vítimas foi denunciada na Polícia Civil do DF (PCDF) e no Hospital da Criança, onde trabalhava, após fazer plantão em um hospital com o qual um grupo filiado à Coopanest-DF havia desfeito contrato pouco tempo antes.

Prints de mensagens trocadas por meio de um aplicativo ilustram o cenário repleto de retaliações. A vítima ouviu de um colega que havia faltado com ética e seria denunciada aos órgãos competentes.

“Infelizmente, corre na cidade que você, deliberadamente, associou-se a essas pessoas, por espontânea vontade, incorrendo em falta ética pelo Código de Ética Médica do CFM; estão sendo feitas as devidas denúncias em todas as instâncias do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Federal de Medicina, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, do Sindicato dos Médicos… Lamento, estão falando agora do caráter das pessoas que fazem essas escolhas.”

Em outra mensagem, o mesmo remetente, que não fez questão de esconder o rosto ao intimidar a profissional, informou que ela seria expulsa da cooperativa.

“Você está, neste momento, suspensa da Coopanest. Será iniciado processo de sua expulsão, caso se junte ao movimento da categoria contra os que querem tomar honorários médicos, que são valorizados, fruto do trabalho da cooperativa nos últimos 40 anos, simplesmente não dando mais plantão com o grupo fura-olho, de lá não se procede a expulsão.”

“Ainda dá tempo, deixem eles desesperados procurando gente, é pra não ter mesmo, é pra vir conversar com a gente, pra gente trabalhar sem ter que pagar nada… pra ser bom pra todo mundo… tá faltando anestesistas em Brasília, muitas oportunidades existem… (sic)”.

Em face da retaliação, os anestesistas pararam de atender no hospital boicotado e, por falta de anestesistas, as 40 cirurgias que comumente eram realizadas diariamente foram reduzidas para 10.

Imagens: material cedido

Perseguição

À época das ameaças, o esquema tinha como alvo um hospital particular da capital federal que rompeu com o grupo que monopolizava os serviços de anestesiologia na instituição. Por isso, ocorreram as ameaças veladas aos médicos que ousassem manter qualquer vínculo com a unidade.

Uma outra vítima foi alertada de que teria o seu imediato descredenciamento da Coopanest-DF, caso voltasse a dar plantões no hospital particular. Ela recebeu notificação de “abertura de processo de eliminação de cooperado”, o qual também era destinado aos outros três anestesistas que continuavam trabalhando no local.

Segundo o relato de um profissional, a notificação apresentava assinaturas que não permitiam identificar os signatários. Além do documento, o médico também recebeu mensagens em tom intimidador.

“Como ficou a negociação com o dono do hospital? Ele ofereceu algo? Ainda quer tirar dinheiro dos anestesistas. Nossa causa é legítima, você não está sendo honesto. Qual legado você está deixando para eles?”, disse, enviando uma foto dos filhos do anestesista.

Os prints apresentados na investigação policial revelam que as mensagens tinham sempre o mesmo emissor.

Em uma das conversas, um dos anestesistas ligados à cooperativa enviou mensagem ao filho do dono da unidade de saúde, afirmando que era melhor ele “convencer o velho, porque nós vamos fechar o hospital dele”. A frase sintetiza a ofensiva da chamada “máfia da anestesia” contra a autonomia do hospital e os médicos dissidentes.

Alguns relataram pressões envolvendo familiares e até insinuações de perseguição em outros vínculos empregatícios. Em um dos episódios, uma médica foi alertada de que seu filho recém-formado “não arrumaria emprego em Brasília”.

Operação Toque de Midaz

O caso se soma às apurações da Operação Toque de Midaz, deflagrada em abril pela Polícia Civil do DF e pelo Ministério Público. A ação teve como alvo os principais nomes da Coopanest-DF, suspeitos de integrar uma organização criminosa voltada ao cartel da anestesiologia na capital.

Segundo as investigações, o grupo impõe restrições a médicos independentes, fecha acordos exclusivos com operadoras de saúde e usa intimidação para manter domínio sobre os serviços em hospitais públicos e privados.

A cooperativa nega as acusações. Em nota, declarou que jamais praticou cartel ou qualquer ilegalidade e pontuou que atua com ética há mais de 40 anos. A defesa afirma ainda que irá comprovar a legalidade da atuação de seus diretores.

Metrópoles – Mirelle Pinheiro

Opinião dos leitores

    1. Mas nesse caso só deve ter “cidadãos de bem, conservadores, cristãos e patriotas “

    2. Parece que o imparcial é alienado do momento Brasil só pode !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

”Governo do PT é incompetente e o RN está abandonado”, diz Rogério Marinho em Seminário do Rota 22

Foto: divulgação

Durante o seminário que marcou o encerramento das oficinas do projeto Rota 22 nas regiões Alto e Médio Oeste do Rio Grande do Norte, o senador Rogério Marinho (PL) criticou duramente a situação do Estado sob a gestão petista, da governadora Fátima Bezerra, e denunciou o que chamou de “perseguição política” sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Marinho também apresentou um projeto de integração para fortalecer o partido nos municípios.

O evento ocorreu durante a manhã deste sábado (26), no município de Pau dos Ferros. Em seu discurso, o senador afirmou que Bolsonaro foi vítima de uma campanha para afastá-lo da política. “Estamos diante da maior perseguição já feita a um líder popular no Brasil. Bolsonaro venceu o sistema em 2018 e, por isso, nunca foi perdoado pela velha política, pela grande mídia e por setores do Judiciário,” disparou.

Segundo Marinho, o ex-presidente representou o “sentimento de indignação” da população, rompendo com os esquemas tradicionais sem ter o apoio da imprensa ou de grandes empresários. “Apareceu um improvável, que falou a língua do povo e mudou o rumo do país,” resumiu.

Marinho também voltou suas críticas para a realidade do Rio Grande do Norte, citando a precariedade das estradas, da saúde pública e da educação. A situação mostra, para o senador, que Fátima não tem preparo para ser governadora. “Com todo respeito, a governadora não é mal-intencionada. Ela é apenas incompetente e equivocada. Nosso Estado está abandonado.”

O senador lamentou que, mesmo sendo professora, Fátima Bezerra deixe o Estado com a pior educação do país. “Estamos no último lugar em educação depois de sete anos de governo petista. Isso é inadmissível.”

Comparando o RN com estados vizinhos, Marinho apontou que a precariedade nas estradas é um marco negativo do estado. “Basta cruzar a divisa para a Paraíba ou para o Ceará para perceber a diferença. Aqui temos estradas destruídas, hospitais abandonados e uma administração sem rumo,” criticou.

O senador também condenou as ações econômicas do atual governo federal, apontando falta de responsabilidade fiscal e aumento do custo de vida.”Não se valoriza o salário mínimo na canetada, se valoriza preservando o poder de compra. O pobre não come em dólar, mas os alimentos são taxados em dólar,” afirmou, ironizando as políticas do presidente Lula.

No encerramento, Rogério Marinho lançou oficialmente um novo projeto de aproximação do PL com os municípios, utilizando um aplicativo para mapear ações e divulgar dados reais: “A melhor arma contra a mentira é a verdade e a informação”, declarou.

O evento contou com a presença do deputado estadual Carmelo Neto (PL-CE), o mais votado do Ceará nas eleições de 2022, com 118.603 votos. Ele enalteceu as ações do secretário-geral do PL, Rogério Marinho, para fazer o partido impactar vidas de brasileiros nos próximos anos.

Mais informações sobre o Projeto Rota 22 podem ser acessadas no site plrota22.com.br, no canal de WhatsApp do Rota 22 e nas redes sociais @pl22rn e @plnacional22.

Realizado pelo PL em parceria com o Instituto Álvaro Valle, sob liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Opinião dos leitores

  1. O RN é um caso sem solução, Rosália Ciarlini não resolveu os problemas do Rio Grande do Norte, Robinson Faria idem e, Fátima Bezerra tá acabando de destruir o que sobrou. Caso Rogério Marinho seja eleito, nada vai mudar, todos são muito parecidos um com o outro, ou seja, são tudo farinha azeda do mesmo saco.

    1. Petista posando de isentao.
      Para a esquerda comunista o objetivo é dizer que todos os políticos são iguais.
      Depois de 20 anos do PT transformando o Brasil numa Venezuela, o sujeito vem com papo que os outros não vão mudar nada.
      Fora Lula!
      Fora Fátima!
      Rogério Marinho Governador e Coronel Helio senador!!!
      O RN está um caos.

    2. Quem é Rosália? O RN já teve essa governadora? Por aí já se nota o seu grande conhecimento sobre política. 🫏🫏🫏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Motorista tenta fugir de blitz da Lei Seca em Ponta Negra após ser flagrado usando droga

Uma blitz da Operação Lei Seca realizada na noite desta sexta-feira (25) no bairro de Ponta Negra, em Natal, terminou em confusão após um motorista tentar fugir da abordagem policial. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o condutor é parado pelos agentes.

Nas imagens, o motorista inicialmente obedece ao comando de parada. No entanto, ao baixar o vidro, o agente percebe sinais de uso de entorpecente e questiona: “Fumando uma maconha de leve? Encoste aqui no cantinho”. Logo após, o condutor acelera o carro e tenta escapar da fiscalização.

A fuga, porém, durou pouco. Os policiais conseguiram parar o veículo e deter o motorista. De acordo com informações preliminares, ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.

A Operação Lei Seca tem intensificado as fiscalizações em Natal, especialmente nos bairros com grande movimentação noturna, como parte dos esforços para coibir o consumo de álcool e drogas ao volante e garantir a segurança no trânsito.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

    1. ➡️DEU RUIM? FICA FRIO!!! ESSA É A CARTILHA QUE O PT TÁ QUERENDO PASSAR PARA OS NÓIAS.

    1. Que massa intelectual, esse cara de fato é ótimo, pintou sujeira corre para cartilha, a noia é um parangole muito doido.

  1. Será que esse não recebeu a cartilha de Luli? Deu ruim? Fica tranquilo que papai Luli, Tio Lewandowisk e Tio Xandão vão te ajudar! Afinal eles trabalharam duro para liberar as drogas pra sua turminha… Não é uma blitz, que irá impedir os meninos de curtirem, né? Se os policiais prenderem, Xandão irá entrar em cena para condenar os policiar por 18 anos com a justificativa que estão atrapalhando os seus amigos de lucrarem… Brasil está pelo avesso! Faz o L….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *