Garantir mais uma vez a efetivação do ano letivo do Programa Bombeiro Mirim. Esse é o objetivo do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN), que tem se empenhado nas buscas de ampliar parcerias para manutenção e melhoria deste programa social. O Bombeiro Mirim tem por objetivo orientar e instruir corretamente adolescentes, de 12 à 14 anos, como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.
Na tarde desta quinta-feira (13), o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, e o Coordenador do Programa Bombeiro Mirim, o 2º Tenente Marcelo Nascimento, estiveram reunidos com a secretária municipal de Educação de Natal, Justiva Ivo, a fim de apresentar a grade curricular prevista para 2014. Além disso, o CBMRN também demonstrou interesse em contar com o apoio da SME de Natal, através da cessão de professores da rede de ensino (matemática, artes, português e geografia) visando garantir um reforço disciplinar ao Programa.
“Sabendo que o público alvo do Programa Bombeiro Mirim são alunos do ensino fundamental, que se enquadram no perfil atendido pela Secretara Municipal de Educação, estamos recorrendo ao apoio da Prefeitura de Natal visando estreitar este relacionamento em prol de uma melhor formação dos adolescentes que compõem o nosso Programa. Nesta tarde, demonstramos claramente nossa intenção em ter essa parceria e agora formalizaremos a solicitação para que siga os trâmites da administração pública. Torcemos pela efetivação deste convênio”, disse.
Em 2014, o Programa Bombeiro Mirim já tem garantido, por meio de convênios, o apoio da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura do RN (SEEC) que doará todo o material didático necessário para o cumprimento do ano letivo. Além disso, a Federação das Indústrias do RN (FIERN) também confirmou o apoio, através da contratação de profissionais, tais como, psicóloga, assistente social e pedagoga, para se somar a equipe multidisciplinar já existente no Programa.
De acordo com o Tenente Marcelo Nascimento, a corporação estará publicando no dia 19 de março, o edital de convocação dos interessados em fazer parte do programa.
“Estamos trabalhando para iniciarmos o ano letivo do Bombeiro Mirim no próximo mês. Em 2014, disponibilizaremos 120 vagas para novatos. Somente os adolescentes nascidos, em 2002, poderão concorrer as vagas. O curso terá a duração de 3 anos, um a mais que os anteriores, e a manutenção do adolescente no Programa seguirá critérios de assiduidade, participação, comportamento, desenvolvimento escolar, entre outros”, ressaltou.
Os pré requisitos para investidura no projeto são: ter entre 12 e 14 anos, está estudando e ser de família carente. Se seu filho se encaixa nesses requisitos procure o corpo de bombeiros militar para maiores informações com relação a período de inscrição e documentação necessária.
O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa de sucesso, e tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.
Durante o tempo em que essas crianças estão na corporação não estão nas ruas, e quando vão para casa são agentes multiplicadores das responsabilidades que eles tem na corporação ser Bombeiro Mirim é aprender a ser cidadão.
REQUISITOS:
ü Ter 12 anos (nascidos no ano de 1999)
ü Estudar em Escola pública (se escola particular, na condição de bolsista)
ü Renda familiar de, no máximo, 02 salários mínimos.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
ü 01 foto 3×4
ü Xerox do Registro de Nascimento ou RG
ü Xerox do RG dos pais
ü Xerox do comprovante de residência
ü Xerox do comprovante de Renda dos pais
ü Declaração escolar com o turno
ü Atestado médico de aptidão física
ü Exame com fator Rh (tipo sanguíneo).
Comente aqui