Geral

CCJ aprova PEC que limita decisões monocráticas de ministros do STF; proposta ainda precisará ser analisada por comissão especial antes de ir a plenário

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (9), por 39 votos a 18, a proposta que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto deve agora ser analisado por uma comissão especial antes de ir a plenário.

A PEC faz parte de um pacote de medidas que miram competências do Supremo que estão em análise na CCJ. O texto foi aprovado sob protestos de governistas, que tentaram obstruir a votação depois de não conseguirem negociar um acordo.

A PEC já havia sido pautada outras quatro vezes, acabando com a votação adiada.

As chamadas decisões monocráticas são aquelas proferidas por apenas um magistrado. A proposta vale para o STF e outros tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na prática, a PEC prevê que magistrados não poderão, por meio de decisão individual, suspender a validade de atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara.

De acordo com o texto, ficam proibidas as decisões monocráticas que suspendam a eficácia de leis ou atos dos presidentes da República, do Senado, da Câmara ou do Congresso. A PEC já foi aprovada pelo Senado em 2023.

Por regra, a CCJ avalia a constitucionalidade e a admissibilidade das propostas, e não o mérito. Cabe ao colegiado dar aval ou não para o avanço dos textos na Casa. Depois de aprovada , uma PEC ainda precisa ser analisada por uma comissão específica.

Se passar na Câmara sem mudanças na comissão especial e no plenário, o texto poderá ir à promulgação.

Na votação, apenas as federações PSOL-Rede e PT-PV-PCdoB, além das bancadas da maioria e do governo, orientaram contra o texto, sob o argumento de que a proposta fere a separação dos poderes públicos.

O relator da proposta foi o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). No documento, ele afirma que a PEC é “apartidária” e visa a “melhoria das tomadas de decisão do poder Judiciário”.

O diz a PEC

Pela proposta, durante o recesso do Judiciário, serão permitidas decisões monocráticas em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável para pedidos que impliquem a suspensão de eficácia da lei.

No entanto, o tribunal deverá julgar o caso em até 30 dias corridos após a retomada dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia da decisão.

Já em casos de decisões cautelares, aquelas tomadas por precaução, em ações que peçam declaração de inconstitucionalidade de lei, o mérito da ação deve ser julgado em até seis meses. Após o prazo, o caso passará a ter prioridade na pauta.

As novas regras e prazos de análise das decisões monocráticas e cautelares também valerão para processos no STF que:

  • barrem a tramitação de proposições no Legislativo;
  • afetem políticas públicas;
  • criem despesas para qualquer Poder.

STF no alvo

A pauta da CCJ foi voltada para o pacote de propostas que limita decisões do STF. Os textos tiveram as votações adiadas antes por pedidos de vistas (mais tempo para análise) da base governista.

Antes da reunião, aliados do governo tentaram negociar um acordo para votar apenas a PEC das decisões monocráticas e iniciar a discussão de outra proposta de emenda à Constituição, que permite ao Congresso sustar decisões do STF.

A presidente da CCJ, deputada Caroline De Toni (PL-SC), e demais integrantes da oposição não aceitaram a ideia de acordo e foi decidido seguir com toda a pauta.

Além das duas PECs, a pauta também inclui outros dois projetos que ampliam a lista de crimes de responsabilidade de ministros do Supremo Tribunal Federal, para incluir a manifestação pública de opiniões dos magistrados do STF sobre temas em trâmite judicial, despachos, votos ou sentenças.

As propostas também consideram crime:

  • usurpar competência do Congresso Nacional;
  • o uso de prerrogativas para benefício próprio;
  • violar a imunidade material parlamentar;
  • e obter vantagem indevida, para si ou para outro, em razão da função.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

[VÍDEO] Furacão Milton pode ser “a tempestade do século”, alerta Joe Biden

Presidente dos EUA recebeu últimas atualizações antes do furacão atingir a costa da Flórida e reforçou alerta aos moradores da região.

“Peço a todos no caminho do furacão Milton que sigam todas as instruções de segurança enquanto entramos nas próximas 24 horas”, pediu Biden.

Fonte: Metópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Furacão Milton deve chegar mais cedo à Flórida devido a mudança de rota

A previsão de chegada do furacão Milton na Flórida foi antecipada devido a uma mudança de rota para o sul.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a tempestade pode chegar à costa às 23h, no horário local, desta quarta-feira (9) — 00h de quinta-feira (10), no horário de Brasília — ou nas próximas 12 horas, em algum lugar perto ou ao sul de Sarasota.

Além disso, o ponto de chegada do furacão mudou para o sul em 16 km desde a manhã desta quarta-feira (9) e 25 km para o sul desde terça-feira (8) de manhã.

Isso também significa que a tempestade deve percorrer menos o Golfo do México antes de chegar à terra, o que ajuda a explicar a antecipação da previsão.

Com isso, não há muito tempo para que o furacão Milton enfraqueça. Com apenas 12 horas restantes sobre a água, ele provavelmente ainda chegará à terra como um grande furacão nesta noite, com força de categoria 3 ou 4.

Intensificação rápida quase sem precedentes

O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.

Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.

O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.

Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.

As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Kaizen Mentoria: Método ajuda pessoas de todas as idades a passarem em Medicina

Foto: Cedida

O curso de Medicina é um sonho de muitos estudantes, mas a competição acirrada e a necessidade de um preparo sólido transformam a conquista de uma vaga em uma verdadeira maratona acadêmica.

Diante desse desafio, a startup potiguar Kaizen Mentoria surge como uma solução eficaz, oferecendo mentoria educacional especializada em técnicas de estudo sistematizadas para alunos de todas as idades.

O Engenheiro Civil e co-fundador da Kaizen Mentoria, Gustavo Peralba, explica o método:
“Unimos os princípios da Engenharia e da Pedagogia para otimizar ao máximo o processo de aprendizagem dos alunos de acordo com suas particularidades. Esclarecemos o que, como e quando estudar.”

Diferente dos métodos tradicionais, a Kaizen personaliza estratégias com técnicas específicas, adaptadas à rotina e às necessidades individuais de cada estudante.

Adna Barreto, aprovada em Medicina na UFPE, compartilha sua experiência: “A Kaizen foi impecável na correção dos meus erros e essencial para eu melhorar os meus estudos. Pegou na minha mão e me mostrou que, com o método, eu poderia alcançar bons resultados.”

A Kaizen comemora não só a aprovação de Adna, mas também de muitos outros estudantes em universidades federais como UFRN, UFPE, UFAL, UFC, UFCG, entre outras, além de aprovações em diversos cursos em instituições renomadas pelo país, como Mackenzie e Insper.

Um dos exemplos de sucesso é do engenheiro Gustavo Louredo, de 28 anos, que decidiu, em 2023, realizar uma transição de carreira para Medicina. Estabelecendo a meta ambiciosa de estudar para o Enem em apenas seis meses, ele sabia que força de vontade não bastava. Era necessário adotar técnicas assertivas para estudar todos os conteúdos essenciais, gerenciar horários com eficiência e superar a concorrência.

“Eu não sabia por onde começar, qual seria a melhor ordem para abordar as questões e como gerenciar meu tempo de maneira mais produtiva”, relembra Gustavo Louredo. Foi então que ele descobriu o Método Kaizen, que capacita o aluno a assumir o controle dos estudos de forma proativa, otimizando o tempo.

“A mentoria foi fundamental para me ajudar a organizar meu tempo e identificar quais matérias eram prioritárias. Também aprendi o processo a ser seguido na resolução de questões”, destaca.

Interessados em ver o impacto da Kaizen nos resultados dos alunos podem agendar uma reunião com um dos diretores, que vão entender suas necessidades e objetivos. A reunião pode ser agendada clicando no link a seguir: https://bit.ly/kaizenmentoriabg.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Candidatos a vereador na cidade de Pendências recebem o mesmo número de votos e eleito é definido pela idade

Foto: TSE/divulgação

Um caso inusitado ocorreu nas eleições municipais deste ano em Pendências, cidade na região do Vale do Açu. A última das 11 vagas para vereadores ficou para um representante do partido PSB, pela média, e foi definida pela idade, já que os dois candidatos em disputa receberam a mesma quantidade de votos. Luiz do Porto, 56 anos, se elegeu, e Welinton Jacaré, 45 anos, ficou na primeira suplência.

Os dois receberam exatos 241 votos. De acordo com o artigo 110 do Código Eleitoral, o critério a ser utilizado nos casos de empate é a idade, com o candidato mais velho recebendo prioridade. Por isso, Luiz do Porto levou vantagem contra o correligionário.

Apesar de não ficar com a vaga, Welinton Jacaré agradeceu à votação dos eleitores em Pendências. “Passando aqui para agradecer de coração a todos aqueles que depositaram esse voto de confiança em mim”, disse ele em publicação nas redes sociais.

Já Luiz do Porto se soma a Paulo Barreto, Adailton, Marones e Joseny Oliveira, todos do PSB, como a maior bancada da Câmara Municipal ao lado da quantidade de vereadores do MDB, que também teve cinco eleitos (Xandal, Fernando Júnior, Tamara Galvão, Nanan Olegário e João Zuza). Welliedna Enfermeira, do PV, foi a outra vereadora eleita.

Embora improvável, empates para definir eleição já foram registrados. Em 2020, por exemplo, na cidade de Caraúbas, no interior da Paraíba, o prefeito Silvano Dudu (União Brasil), 52 anos, conquistou a reeleição justamente pelo critério de idade. Com 100% das urnas apuradas, Dudu e seu adversário, Nerivan (MDB), 34 anos, registraram exatamente 1.761 votos cada um, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Acusados de assassinato de coronel da FAB vão a júri popular em Natal

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O júri popular da garota de programa e de dois homens acusados do assassinato do coronel aposentado da Força Aérea Brasileira (FAB), Roberto Perdiza, de 71 anos, foi iniciado nesta quarta-feira (8), em Natal. O júri é composto por seis homens e uma mulher.

O coronel foi visto pela última vez no dia 30 de agosto de 2022 ao sair do apartamento onde morava em Ponta Negra, em Natal. Segundo as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio Grande do Norte, ele teria sido morto pela garota de programa e pelos outros dois acusados em um carro.

Jerusa Linda dos Santos (conhecida como Gabriela), Washington da Silva e José Rodrigues da Silva, apontado como motorista do veículo onde o coronel foi assassinado, respondem a acusações do MPRN por homicídio qualificado, furto e ocultação de cadáver.

Para o MP, os três acusados estavam no carro no momento do assassinato e participaram juntos dos três crimes denunciados.

As defesas de José Rodrigues e de Washington da Silva dizem que os acusados confessaram participação em parte do crime, mas negaram que tenham participado do homicídio. A defesa de Jerusa dos Santos nega todas as acusações.

Segundo a denúncia do MP, após o crime a garota de programa teria usado as redes sociais da vítima por semanas para se passar por ele e tranquilizar familiares dele, que moram em São Paulo. Ela também teria sacado dinheiro da conta e tentado vender o apartamento do homem, no bairro Ponta Negra, em Natal.

O crime

O coronel Roberto Perdiza foi visto saindo de casa pela última vez no dia 30 de agosto de 2022. Segundo a polícia, ele teria ido com a garota de programa até um motel. Por volta das 23h30, ela teria chamado um suposto motorista por aplicativo, que na verdade seria um comparsa dela.

As investigações apontam que os três acusados do crime estavam dentro do carro no momento do assassinato.

A vítima foi assassinada e teve o corpo deixado em uma área de mata em Macaíba, na região metropolitana de Natal, sem cabeça e sem as mãos. A ossada só foi encontrada cerca de três meses depois.

Três acusados participaram do crime, diz promotor

Durante a manhã desta quarta-feira (9), o júri ouviu o depoimento do delegado Cláudio Henrique, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, responsável pela investigação do crime.

Outras duas testemunhas também estavam previstas para serem ouvidas, entre elas um amigo da vítima, que foi uma das primeiras pessoas a desconfiar do desaparecimento do coronel.

Segundo o promotor de Justiça Augusto Flávio Azevedo, o Ministério Público não tem dúvidas de que os três réus agiram no crime.

“O que a gente recebe hoje são provas contundentes, não apenas testemunhais, de depoimentos, mas as próprias confissões dos acusados, um jogando para o outro e o outro confessando parte do crime”, afirmou.

Ainda segundo o promotor, o crime teria sido encabeçado pela mulher, que envolveu os demais réus. De acordo com ele, Jerusa já tinha envolvimento com estelionatos.

“Essa pessoa se envolve com a vítima, tem a ganância de obter mais bens e, com isso, tenta fazer uma negociação com a vítima para vender o apartamento dele e comprar um para ela. A vítima não aceita isso e acaba que é morta”, disse o promotor.

“Tudo é engendrado por Jerusa juntamente com o namorado dela, da época, que é o Rodrigues, e com Washignton que, em princípio, funciona muito na questão da ocultação do cadáver, mas também estaria envolvido no todo”, relata o promotor.

Jerusa dos Santos e Washington da Silva respondem ao crime presos. Já José Rodrigues responde em liberdade.

Defesas dos réus

  • Washington da Silva

O advogado de defesa de Washington da Silva, Adriano Maldini, disse que o acusado reconheceu que participou de parte da ação criminosa, mas que não tem participação no homicídio, já que alega que estava na mala do carro no momento do tiro.

 

“O senhor Washington alega que participou dessa efetiva prática delituosa por meio de uma coação, por meio de uma forçação meio de barra do senhor Rodrigues. O que está em pauta hoje e será demonstrado por essa defesa é que a participação do senhor Washington não teve nenhuma efetiva comprovação na prática delituosa do homicídio, mas sim na parte de ocultação por estar coagido a praticar aquele ato”, disse o advogado.

Segundo o advogado, o réu considera que “a senhora Jerusa e o senhor Rodrigues podem eventualmente ter cometido o crime”, mas que ele “encontrava-se em um local que não conseguiria descrever quem praticou o tiro, quem atirou contra a pessoa”.

  • José Rodrigues

A defesa de José Rodrigues também nega que ele tenha cometido o crime de homicídio. “O José Rodrigues nega o cometimento do homicídio por sua parte e confessa em parte as acusações. Então, aqui a defesa hoje busca que seja feita Justiça na medida da culpabilidade daquilo que o réu cometeu”, disse o advogado Samuel Abrantes.

Segundo o advogado, o acusado apontou que Jerusa teria sido a responsável pelos disparos que mataram o coronel. “Essa é tão somente uma versão que é dada pelo acusado e cabe a defesa aqui sustentar veemente aquilo que aconteceu, que de fato aconteceu, que o autor dos disparos seria a ré Jerusa, que teria sido a responsável por esse crime”.

  • Jerusa Linda dos Santos

O defensor público Bruno Andrade, que atua na defesa de Jerusa Linda dos Santos, disse que a ré nega a autoria dos crimes.

“A senhora Jerusa durante a fase de pronúncia em seu depoimento, já prestado em juízo, nega autoria e materialidade do delito que lhe é imputado. De acordo com os depoimentos dos autos, inclusive os que ela prestou, ela afirma que há uma insuficiência de prova que a coloca como autora do delito”, disse o defensor.

“Com relação à questão do apartamento, o que tem nos autos é que ela tinha autorização, inclusive da própria vitima, de proceder com essas negociações”, completou.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Na Câmara, Lewandowski deverá explicar queimadas, assédio e suposto uso da PRF pelo governo

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) três requerimentos de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Os pedidos políticos foram apresentados pelo deputado federal Sanderson (PL-RS), que ressaltou a necessidade urgente de o ministro explicar uma série de temas que geraram grande repercussão.

Entre os pontos que Lewandowski deve abordar perante os parlamentares estão questões relacionadas ao aumento das queimadas no Brasil, os desdobramentos de denúncias de assédio moral e a possível precarização das atividades envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, e um possível aparelhamento político na Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A data em que Lewandowski deve comparecer na comissão ainda será definida pelos parlamentares. A expectativa, no entanto, é de que ocorra nas próximas semanas, dado o caráter urgente dos temas em questão.

As queimadas, que vêm crescendo nas últimas semanas, têm gerado preocupação tanto pelos impactos ambientais quanto pelos prejuízos à agricultura e à pecuária. O governo tem sido cobrado por ações mais eficazes para o controle dessas queimadas, que, segundo especialistas, podem estar sendo intensificadas por práticas criminosas em diversas regiões do país. Lewandowski deverá detalhar as ações que o Ministério da Justiça e outros órgãos federais estão realizando para combater as queimadas e punir os responsáveis por incêndios ilegais.

O segundo tema diz respeito às denúncias de assédio e precarização envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. O deputado Sanderson destacou que é fundamental que o ministro da Justiça explique o que ocorreu em relação a essas questões, e qual o papel do governo em investigar e garantir que os direitos humanos sejam devidamente protegidos no país.

Já o terceiro ponto de convocação envolve uma suspeita de aparelhamento político dentro da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Lewandowski deverá responder a questionamentos sobre a estrutura da PRF e quais medidas estão sendo tomadas para evitar o uso indevido da polícia por interesses políticos.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

X diz já ter derrubado mais de 200 contas por ordem de STF e TSE

Imagem: Freepik

A rede social X informou que, desde 2020, recebeu e cumpriu 223 ordens do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para suspender ou derrubar contas da plataforma. O UOL teve acesso à lista de perfis afetados, que é sigilosa.

O X enviou a lista das contas bloqueadas ou suspensas para o ministro Alexandre de Moraes, do STF, para argumentar que colabora com a Justiça. A relação faz parte de um documento sigiloso, encaminhado pela rede social em 6 de setembro como parte do pedido de revisão da decisão que suspendeu a rede em todo o país.

Influenciadores e políticos bolsonaristas foram os principais alvos das ordens de bloqueio, motivadas por divulgação de fake news, incitações golpistas e ameaças. O X não informou as datas em que os perfis foram bloqueados ou suspensos, nem se foram depois liberados. Vários perfis bloqueados criaram novas contas, algumas até com nome semelhante, em uma corrida de usuários para fugir das determinações do tribunal.

Veja alguns dos perfis do X bloqueados ou suspensos por ordem judicial:

Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal;
Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal;
Bia Kicis (PL-DF), deputada federal;
Daniel Silveira, ex-deputado federal;
Roberto Jefferson, ex-deputado federal;
Luciano Hang, empresário;
Allan dos Santos, comentarista e ativista;
Rodrigo Constantino, comentarista e ativista;
Oswaldo Eustáquio, comentarista e ativista;
Paulo Figueiredo, comentarista e ativista.

O X diz que cumpriu 158 ordens do STF — todas no âmbito de casos sob relatoria de Moraes. As decisões foram tomadas dentro de 37 procedimentos judiciais. O mais antigo é o inquérito das fake news, aberto há mais de cinco anos. O STF também derrubou perfis nas investigações sobre milícias digitais, sobre os movimentos antidemocráticos em 2020 e 2021 e sobre os atos de 8 de janeiro de 2023.

O X também afirma que cumpriu outras 65 ordens do TSE — a maioria referente a perfis que alegavam fraude nas eleições de 2022, vencidas por Lula. Mas o tribunal também derrubou, a pedido da coligação de Jair Bolsonaro (PL), perfis no X que eram mantidos por apoiadores do presidente Lula (PT) e faziam propaganda contra o então presidente e candidato à reeleição.

A lista não inclui as nove contas que o X se negou a bloquear após ordem de Moraes em agosto, motivando a suspensão da rede social. O UOL verificou na lista enviada pelo X ao STF que duas destas nove contas já haviam sido bloqueadas antes: os perfis do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de Ed Raposo.

O X ainda informou ao STF que, até 6 de setembro, recebeu 19 ordens da Justiça Eleitoral referentes às eleições de 2024. A plataforma alegou que adotou as providências para cumprir as ordens, mas não deu mais detalhes sobre elas nem sobre as contas que teriam sido bloqueadas. Em eleições municipais, cabe à Justiça Eleitoral em primeira instância analisar os pedidos dos candidatos para remover contas de seus concorrentes.]

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outubro Rosa

Corrida e Caminhada do Médico acontece neste domingo em Natal

Contagem regressiva para a Corrida e Caminhada do Médico que acontecerá, neste domingo, dia 13 de outubro, a partir das 6h30, com concentração na sede da Associação Médica do RN que fica localizada na Av. Hermes da Fonseca, 1396, no bairro Tirol, em Natal.

O evento é aberto para o público em geral e contará com percursos de 5km e 10km. Todos os participantes receberão camisas e medalhas personalizadas. Os primeiros colocados das categorias gerais receberão prêmios em dinheiro.

As inscrições devem ser realizadas pelo site ticketsports.com.br ou em nossa Associação Médica.

Agora corra pois as vagas são limitadas.

A Corrida e Caminhada do Médico é uma realização da Associação Médica do RN e da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional RN estando inserida na Campanha Outubro Rosa de prevenção ao Câncer de Mama.

Mais informações pelo (84) 99921.3091, das 8h às 16h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Continuaremos a defender a liberdade de expressão nos limites da lei’, diz X após desbloqueio no Brasil

Foto: Reprodução/RECORD/Arquivo

A rede social X se manifestou, na própria plataforma, sobre o desbloqueio no Brasil, autorizado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. “Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, afirmou a empresa de Elon Musk em uma postagem feita nessa terça-feira (8). Como a rede social ainda não podia ser acessada, os usuários só puderam ter acesso à manifestação nesta quarta-feira (9).

A plataforma estava bloqueada desde 31 de agosto por não cumprir a exigência de indicar um representante legal no país, uma obrigação para todas as empresas internacionais que atuam em solo brasileiro, além de não pagar multas determinadas pela Justiça.

Segundo Moraes, todos os requisitos necessários para o retorno imediato das atividades do X em território nacional foram comprovados e certificados pela Secretaria Judiciária. “Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet LTDA. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, afirmou o ministro em sua determinação na terça (8). Mais cedo, a PGR (Procuradoria-Geral da República) já havia se manifestado a favor do desbloqueio.

Representante legal indicada

No dia 20 de setembro, a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova foi novamente indicada como representante legal da empresa no Brasil. Villa Nova já ocupava esse cargo antes da suspensão da plataforma no fim de agosto. Além disso, a rede informou e comprovou o pagamento de todas as multas impostas pelo STF. O X pagou os seguintes valores para voltar ao ar:

  • R$ 10 milhões por descumprir, em dois dias (19 e 23 de setembro), a decisão que determinou a suspensão da plataforma no Brasil. O X utilizou IPs dinâmicos, permitindo que o aplicativo voltasse a funcionar temporariamente para alguns usuários brasileiros;
  • R$ 300 mil por dificultar o recebimento de intimações judiciais. A multa foi imposta à advogada Rachel de Oliveira, representante legal do X;
  • R$ 18,3 milhões por descumprir decisões do STF que ordenavam a suspensão de perfis investigados por espalhar fake news, discurso de ódio e ataques às instituições.

Na segunda-feira (7), a Caixa Econômica Federal transferiu ao Banco do Brasil uma multa que havia sido paga erroneamente pela rede. Na semana anterior, a plataforma enviou o dinheiro para uma conta bancária diferente da que o Supremo informou para o recebimento da multa.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Homem tem moto atingida por caminhão e carro ao mesmo tempo e escapa ao ficar em brecha entre os veículos no interior do RN

Um motociclista escapou praticamente ileso ao ficar em uma brecha no momento em que a moto dele era atingida por um carro e um caminhão ao mesmo tempo na BR-304, no interior do Rio Grande do Norte. O acidente foi registrado por uma câmera de monitoramento.

O acidente ocorreu por volta das 18h50 da segunda-feira (7) na entrada da cidade de Assú, mas as imagens só se tornaram públicas agora. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois envolvidos no acidente tiveram ferimentos leves.

O vídeo registrado pela câmera de monitoramento mostrou o momento em que o motociclista parou no acostamento para entrar em uma via do lado oposto da BR-304. Logo atrás, o carro vermelho que o atingiu também reduziu a velocidade para fazer o mesmo movimento.

No momento em que o carro e a moto começaram a cruzar a pista, eles foram atingidos por um caminhão, que, segundo a Polícia Militar de Assú, carregava estrume em direção à cidade de Touros, no litoral Norte do estado.

O carro vermelho foi atingido primeiro pelo caminhão e rodou na pista, colidindo em seguida com a moto. Nesse momento, carro e caminhão bateram na moto – um em cada lado – e o motociclista ficou no meio, não sendo atingido.

Após o acidente, o motociclista se levantou rapidamente do asfalto, caminhou para fora da pista e levou as mãos à cabeça. O carro vermelho foi jogado para fora da pista e o caminhão ficou no meio da BR-304.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *