Foto: Getty Images
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 2.160/2023, que dispõe sobre a Lei Geral dos Agentes de Trânsito. Um dos pontos principais da proposta visa definir o cargo de agente de trânsito como de natureza policial. Com isso, fica autorizado o porte de arma.
O texto, de autoria do deputado Nicoletti (União-RR), teve a relatoria do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP). A matéria original abriu divergência a respeito da constitucionalidade da criação de uma carreira única para os agentes de trânsito.
Com isso, Paulo Bilynskyj vinculou a definição de agente de trânsito exclusivamente aos fins da lei e a concessões específicas, sem interferir na autonomia dos estados e municípios na organização das carreiras.
“É necessário proceder a um ajuste redacional que exija dos agentes de trânsito a formação funcional específica para o uso de armas, além de submeter a atividade a mecanismos de controle e fiscalização, conforme ocorre com as demais carreiras públicas que possuem a prerrogativa do porte de armas”, pontuou o deputado do PL.
Vale destacar que a definição de agente de trânsito como de natureza policial fica restrita à atividade de segurança viária.
A proposta também estabelece critérios mínimos para ingresso na carreira de agente de trânsito, como superior completo, idade mínima de 18 anos e nacionalidade brasileira.
Fonte: Metrópoles
Os agentes estão inseridos no artigo 144 da C.F, isto é sao da segurança pública, portanto nada mais justo de serem armados. Tem gente até nem sabe isso
Parabéns aos deputados
Tem que armar mesmo
ARMAR GUARDA DE TRÂNSITO SIM
QUEM NÃO DEVE ANDAR ARMADO É BANDIDO
E É BOM QUE QUEM SE DIZ CIDADÃO DE BEM… RESPEITE OS AGENTES DE TRÂNSITO INDEPENDENTE DE ARMA OU NÃO
O COMENTARIO ACIMA ADJETIVANDO OS AGENTES DE VIGIA PARECEU UM TANTO QUANTO IRONICO.
É GENTE DESSE TIPO QUE A SOCIEDADE NÃO MERECE
Agora eles podem ir ao local do acidente. Quando o acidente tem apenas danos materiais, a STTU, PRF e o CPTRAN não vão ao local e mandam os envolvidos irem a uma delegacia registrar uma ocorrência.
Imaginem aqueles vigias da STTU armados no Alecrim?
Vão ser vítimas de tudo que é marginal, a menos que passem a andar em grupos , o que torna a fiscalização do trânsito impraticável. Resumindo, armar guarda de trânsito é burrice.