“Vamos guardar o barulhinho no bolso porque agora vamos falar de uma coisa séria”. Esse foi o pedido da coordenadora pedagógica do CEI – Mirassol aos alunos para assistir a peça “Lugar de lixo é no lixo” apresentada pelo grupo de teatro do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), no centro de convivência da escola, localizado em Lagoa Nova.
Diante de uma plateia animada de aproximadamente 150 alunos, da Educação Infantil do colégio, que estava à espera da peça, as atrizes Nathália Christine e Dayanne Fernandes deram vida aos dois fantoches de mamulengo, Horácio e Florzinha.
O simpático senhor Horácio é o vigia da rua que conscientiza Florzinha e a criançada a descartar o lixo corretamente usando as lixeiras para coleta seletiva. Cada material corresponde há uma lixeira diferente são elas – Azul, para papel; Vermelha, plástico; Verde, vidro; Amarela, metal e cinza para o lixo não-reciclável. Não tem lixeira por perto? Guarda o papel de balinha no bolso até encontrar a mais próxima, até lá “nada de jogar lixo no chão”! Recomenda o personagem Horácio.
De acordo com a professora e diretora do CEI Mirassol, Maria Célia de Andrade, o corpo de professores e funcionários promove um trabalho cotidiano de conscientização ambiental dentro da escola. “A solicitação do projeto dentro do colégio funcionou como mais uma ação dentro de um contexto de preservação do meio ambiente realizado todos os dias. Aliar projetos educacionais à construção de conhecimento é também um dos lemas da nossa escola”, reforça a educadora.
SERVIÇO SEMURB
Qualquer instituição pode solicitar a apresentação do projeto Planeta em Cena, basta entrar em contato com o setor, que será passada todas as informações necessárias. O telefone para agendamento é o (84) 3616-1224 (Setor de Educação Ambiental).
Comente aqui