A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou na noite de ontem (16) a quarta doação de órgãos do ano de 2014. A doação, de múltiplos órgãos, vai beneficiar três receptores residentes no Estado.
A captação aconteceu na manhã de hoje (17) e os transplantes devem ocorrer nas próximas horas. Rins e fígado já estão a caminho dos hospitais onde serão transplantados, e o coração será enviado ao Banco de Válvulas Cardíacas, localizado em Curitiba, no Paraná, onde as válvulas serão retiradas e transplantadas.
“Mesmo estando muito abalados com a perda do ente querido os familiares aceitaram fazer a doação, um ato solidário que vai salvar vidas”, explica a Coordenadora da Central de Transplantes do RN, Artenise Revoredo. Das quatro doações de órgãos sólidos registradas este ano, duas foram doações de múltiplos órgãos.
Em 2013 foram realizados, no Rio Grande do Norte, 52 transplantes de rins, 174 de córneas, 78 transplantes de medula óssea e três transplantes de fígado. Para o ano de 2014 a Central de Transplantes espera aumentar o número de doações através do investimento na educação continuada, direcionada aos profissionais das unidades hospitalares e à população em geral, como também intensificar o trabalho com os profissionais que abrem os protocolos de morte encefálica e realizam o diagnóstico que resulta na notificação do óbito e possibilita a entrevista familiar que visa a doação.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, disse ter “passado um filme” por sua cabeça quando soube da morte do papa Francisco, na 2ª feira (21.abr.2025). Segundo ela, o pontífice foi fundamental durante o período que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve preso.
Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, publicada na 3ª feira (22.abr), Janja lembrou uma troca de cartas entre Lula e Francisco. “O papa falava bastante sobre a prisão política [de Lula]. Não por acaso, a 1ª viagem que meu marido fez ao sair da prisão foi para ir ao encontro do papa”, declarou a primeira-dama.
Lula e Francisco se encontraram pessoalmente diversas vezes. A reunião a que Janja se referiu se deu antes do petista conquistar seu 3º mandato como presidente. Em 13 de fevereiro de 2020 no Vaticano, o petista conversou com o pontífice sobre o meio ambiente e a desigualdade social.
Janja afirmou que Lula enfrentou “momentos de desesperança” na prisão. Ela lembrou da morte, em 2019, de Arthur Araújo Lula da Silva, neto do petista. O menino tinha 7 anos.
“Ele [Lula] estava realmente bastante abalado, e talvez por isso escreveu uma carta ao líder espiritual”, afirmou Janja, emocionada.
“A mensagem do papa Francisco naquela circunstância foi fundamental para ele saber que estava no caminho certo, da busca [pelo reconhecimento] da inocência”, declarou.
“Foi a mensagem de um líder espiritual, para [Lula] saber ‘Deus está contigo’. Eu acho que isso deu muita força para ele. Falar desses momentos da prisão do meu marido, e da morte do Arthur…”, disse, chorando.
Francisco morreu às 2h35 (horário de Brasília) de 2ª feira (21.abr). Janja disse que soube da notícia ao acordar e ver mensagens em seu celular.
“Era feriado, então a gente acordou um pouco mais tarde, umas 7h30, 8h. Eu sempre deixo o meu telefone [no modo] ‘não perturbe’ à noite. E não vejo as mensagens que chegam”, declarou.
“O meu marido se levantou e foi ao banheiro. Eu, ainda na cama, desativei o ‘não perturbe’. E começaram a entrar algumas mensagens do AJO [ajudante de ordens]. Eu achei estranho, né, às 7h da manhã? Vi então também uma mensagem da embaixatriz Luciana, esposa do embaixador [do Brasil em Roma, Renato] Mosca [de Souza]. E na hora eu já pensei: ‘O papa faleceu’. Levantei rápido, avisei o meu marido e já liguei a televisão para ver as notícias”, disse.
“E um filme foi passando na minha cabeça porque, em fevereiro, eu tive um encontro com ele, bastante emocionante, que ocorreu depois que ele tinha saído do hospital”, afirmou.
Janja se encontrou com o papa Francisco em 12 de fevereiro, durante audiência no Vaticano. Na época, ela disse ter agradecido pelas orações pela saúde de Lula e conversado sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, em 2024.
Depois de assumir a Presidência do Brasil, Lula viajou ao Vaticano em junho de 2023, acompanhado de Janja.
Lula e Francisco voltaram a se encontrar em 14 de junho de 2024, em Borgo Egnazia, na região da Puglia, no sul da Itália. Janja também esteve presente.
À Mônica Bergamo, Janja disse que ela e Lula estavam acompanhando as notícias sobre a saúde do papa.
“Quando, no domingo (20.abr), ele apareceu [na sacada da Basílica de São Pedro] para celebrar a Páscoa, ainda que com muita dificuldade, deu um ânimo vê-lo ali. Ele tinha essa missão ainda a cumprir”, declarou.
Segundo a primeira-dama, Lula passou a 2ª feira (21.abr) pensativo, pois “perdeu um amigo querido” e “um companheiro de caminhada”. Ela declarou que o mundo perdeu “um líder importante, não apenas espiritual, mas político, de ação voltada para o bem de todos”.
Levantamento divulgado nesta quarta-feira, 23, pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que a desaprovação de Luiz Inácio Lula da Silva chegou a 57,4%, a maior desde agosto de 2023. Naquele mês, 40,1% desaprovavam o governo Lula.
Em fevereiro deste ano, na última pesquisa, a desaprovação era de 55%. Agora, na última pesquisa, a aprovação de Lula é de apenas 39,2%.
A maior desaprovação de Lula é no Norte e no Centro-Oeste, de 66,7%; em seguida vêm o Sul, com 62,9%, e o Sudeste, com 60,1%. No Nordeste, a reprovação é menor: 45,5%.
O porcentual dos que acham a gestão de Lula péssima também subiu para 36,7%. Era de 35,8% em fevereiro, e, em agosto de 2023, era de 23,7%.
Para 26,6%, o governo Lula é ótimo (7,8%) ou bom (18,8%); 24,4% acham regular, e para 48%, é ruim (11,3%) ou péssimo (36,7%).
Na terça-feira 22, o Paraná Pesquisas divulgou dados da mesma pesquisa que mostraram que Lula seria derrotado em um eventual segundo turno pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No primeiro turno, Lula seria derrotado por Bolsonaro, empataria tecnicamente com Michelle e venceria Tarcísio, conforme noticiou Oeste.
As entrevistas da pesquisa foram feitas entre 16 e 19 de abril. Ao todo, 2.020 eleitores do Distrito Federal e de 160 municípios de 26 Estados foram ouvidos. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos porcentuais.
A UPA de Nova Esperança, estava passando sérias dificuldades, que vem de um histórico de várias gestões. Chegavam relatos a este comunicador quase diariamente dos problemas não apenas de superlotação, mas também de falta de insumos no início do ano.
Temos sido desde o início críticos quanto a gestão da Professora Nilda, mas inclusive na entrevista que nos concedeu, ela focou em buscar resolver alguns problemas da UPA, parece que começa a colher frutos.
Chega a informação que a unidade passou a ter 03 ambulâncias, agora conta com 32 tipos de exames sendo realizados e também a reativação do aparelho de raio-x que já se encontrava parado.
O problema da superlotação continua é a prefeita tem que focar nisso.
Há exatos 525 anos, em 22 de abril de 1500, uma frota portuguesa avistava terras desconhecidas no Atlântico Sul — um episódio que marcaria, nos livros de História, a chegada da missão de Pedro Álvares Cabral às terras que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Desde então, o imaginário nacional fixou-se em Porto Seguro, na Bahia, como o local do primeiro contato, do avistamento ao desembarque, dos exploradores europeus. Essa versão foi amplamente aceita, ensinada e reforçada ao longo dos séculos. Agora, um novo estudo reacende um antigo debate ao fortalecer hipóteses já defendidas por outros pesquisadores e questionar a rota consagrada pela tradição.
Publicado no Brazilian Journal of Science, o trabalho combina dados físicos, mapas interativos e imagens de satélite para sustentar que o ponto mais provável da chegada portuguesa não foi a Bahia, mas o atual território do Rio Grande do Norte. Liderado por cientistas potiguares e paraibanos, o estudo revisita registros históricos sob uma nova perspectiva, cruzando documentos da época com evidências geográficas e oceanográficas que apontam para um trajeto diferente daquele eternizado nos livros didáticos.
A ideia surgiu a partir da releitura da famosa carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Cabral. Nela, o fidalgo português descreve distâncias, profundidades do mar e uma montanha alta e arredondada avistada do navio. Os autores do estudo cruzaram essas informações com medições modernas e descobriram que os dados batem com a geografia do litoral potiguar, mais especificamente na região entre as praias do Marco, no município de Pedra Grande, e de Zumbi, em Rio do Fogo, próximo à foz do rio Punaú.
Conduzido por Carlos Chesman, do Departamento de Física da UFRN, e Cláudio Furtado, do Departamento de Física da UFPB, o estudo recorreu a conceitos da física para reinterpretar a trajetória da frota portuguesa. Um dos pontos centrais da pesquisa envolve a força de Coriolis, um efeito gerado pela rotação da Terra que influencia os ventos e as correntes marítimas. Esse fenômeno faz com que as correntes oceânicas girem no sentido horário no hemisfério norte e no sentido anti-horário no hemisfério sul. Segundo os autores, essa dinâmica natural teria desviado a frota portuguesa para o litoral potiguar, contrariando a versão tradicional.
O trajeto também foi calculado com base na batimetria, que mede a profundidade do oceano. Os pesquisadores converteram as “braças” mencionadas na carta de Caminha para metros e simularam a aproximação da costa usando softwares como o QGIS. Além disso, realizaram expedições reais com barcos, navegando cerca de 30 quilômetros mar adentro para fotografar, da mesma distância descrita na carta, as montanhas avistadas pela esquadra. O estudo indica que o monte avistado em 1500 (indicado nos livros como Monte Pascoal) seria, na verdade, o Monte Serra Verde, localizado no interior do RN, perto de João Câmara.
As simulações por GPS indicam que a chegada pela Bahia não corresponderia aos ventos e correntes da época. Já a rota pelo RN segue o trajeto natural das correntes atlânticas, descritas nos diários de navegação do século XV. A localização do desembarque na carta também coincide com a existência de um marco português, hoje representado por uma réplica na praia do Marco (o original está no Museu Câmara Cascudo, da UFRN). O ponto sugerido para esse desembarque fica a cerca de 60 quilômetros dali, exatamente como descrito no documento histórico.
Segundo os autores, o objetivo é revisar a narrativa histórica à luz de novas evidências científicas, promovendo uma interpretação mais alinhada aos dados contemporâneos. Eles acreditam que a ciência pode aprimorar a forma como compreendemos o passado, contribuindo para uma visão mais fundamentada e precisa dos eventos históricos.
Uma teoria cada vez mais forte
A pesquisa publicada por Carlos Chesman e Cláudio Furtado é mais uma peça que reforça uma tese antiga, agora sustentada por novos dados físicos, batimétricos e simulações computacionais. Essa abordagem atualiza o trabalho de estudiosos como Lenine Pinto, que defendeu durante décadas que o Brasil foi achado no litoral do Rio Grande do Norte e não na Bahia. Lenine baseou-se em registros náuticos, mapas antigos e relatos, como o da carta de Américo Vespúcio, para sustentar que a primeira terra avistada pelos portugueses foi o saliente potiguar.
Foto: Cícero Oliveira
Outros autores também contribuíram para essa hipótese. Luís da Câmara Cascudo, em Dois ensaios de história, destacou a força das correntes marítimas e dos ventos alísios, que empurrariam naturalmente qualquer embarcação vinda da África em direção ao litoral norte-rio-grandense. A professora Rosanna Mazaro, da UFRN, já havia reforçado esse argumento com base em sua própria experiência como navegadora, afirmando que as condições de vento e mar praticamente impossibilitam uma chegada direta à Bahia sem antes tocar o RN.
O pesquisador Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto também apontou compatibilidade entre as profundidades descritas por Pero Vaz de Caminha e os dados batimétricos da costa potiguar. Seus argumentos mostram que, ao contrário de Porto Seguro, o litoral do potiguar apresenta os níveis de profundidade e visibilidade descritos no documento histórico. A mesma carta menciona um “monte muito alto e redondo”, que Lenine e Manoel identificaram inicialmente como o Pico do Cabugi. Em um segundo livro, porém, o próprio Manoel Neto corrigiu a informação para o Monte da Serra Verde.
Embora o debate não esteja encerrado, o acúmulo de evidências empíricas e o uso de métodos científicos contemporâneos fortalecem a tese de que Cabral teria chegado primeiro ao litoral do Rio Grande do Norte. A combinação entre tecnologia atual e documentação histórica fortalece a hipótese potiguar com um ineditismo metodológico que diferencia este estudo de interpretações anteriores, até então baseadas majoritariamente em análise documental. O que antes era sustentado por teoria literária e investigação histórica agora ganha reforço acadêmico e científico.
A primeira vez q surgiu essa hipótese, Garibaldi era o governador, e perguntaram a ele se não ia lutar pra colocar isso pra frente, pois era muito bom para o RN… e aí, sabe o q Garibaldi disse: Vcs acham que eu sou doído pra brigar com Antonio Carlos Magalhães??
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função nesta quarta-feira (23) no âmbito da operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na entidade.
Além do presidente, outros cinco servidores do órgão foram afastados por determinação judicial.
Segundo a PF, entidades que representavam aposentados e pensionistas descontaram irregularmente parte de mensalidades associativas aplicadas sobre benefícios previdenciários.
As entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024, pelos cálculos dos investigadores.
Operação
A Controladoria-Geral da União e Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira (23) uma operação contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem 211 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Segundo a PF, as investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Meu Deus do céu. Que país é esse??? Quando falam em fechar TUDO e prender os bandidos é ataque a democracia. Ladrão é pra estar preso. A paciência do povo está acabando.
➡️ONTEM
👺👺👺💩💩💩Zanin compra briga com Moro pelo direito de gravar audiências
Advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins pediu à OAB do Paraná que analise decisão do juiz Sergio Moro, de Curitiba, de proibir que advogados gravem vídeos das audiências, sem que, para tanto, haja autorização judicial; a defesa argumenta que a decisão de Moro “colide com a expressa disposição legal”; “A proibição das gravações, além de incompatível com a lei, impede que os advogados possam se defender de situações inadequadas eventualmente ocorridas após o desligamento da gravação do juízo”, defende Zanin; em vídeo, ele comentou os depoimentos realizados nesta sexta-feira 10 no caso do triplex no Guarujá e disse que eles confirmam a tese da defesa.
➡️HOJE
👺👺👺💩💩💩O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, mandou lacrar, de maneira arbitrária, os celulares de todos os participantes da sessão da Corte sobre a denúncia da PGR contra o “núcleo 2” da suposta “trama golpista”.
Advogados, jornalistas e investigados foram obrigados a entregar seus aparelhos antes de acessar o auditório da Turma.
Os celulares foram lacrados e devolvidos em envelopes, com a orientação de que não poderiam ser abertos no local onde as denúncias estavam sendo analisadas.
➡️ EXISTE RAÇA PIOR E MAIS HIPÓCRITA DO QUE ESQUERDISTA? 💩💩💩 E HAJA CORRUPÇÃO! VOLTARAM A CCCEEENNNAAA DO CRIME 👺👺
Valter, perderam a vergonha. Mudam de opinião na cara de pau mesmo.
Tem certeza que leu a reportagem inteira? Compreender não vou exigir isso do gado, é impossível, mas você viu o período do esquema 2019 a 2024? Agora responda quem era o presidente no maior tempo de esquema?
Com serviços iniciados há 19 meses, as obras de reestruturação do Complexo Viário da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte de Igapó), sobre o Rio Potengi, na zona Norte de Natal ainda vão demorar cerca de 40 dias, com previsão de liberação total para o tráfego em maio de 2025, conforme o Departamento Nacional de Infraestrura e Transportes (DNIT) informou à TRIBUNA DO NORTE. O cronograma está dentro do previsto e o orçamento, antes em R$ 20 milhões, chegará a R$ 30 milhões, segundo o órgão.
“O DNIT informa que que a execução da obra está dentro do previsto. A expectativa é de que até o final de maio/2025 o tráfego seja liberado na sua totalidade, ou seja com 100% da obra concluída. A autarquia salienta que está sendo devidamente cumprido o cronograma de pagamento das medições previsto em contrato firmado com a empresa executora. Ao todo estão sendo investidos aproximadamente R$ 30 milhões na obra”, diz nota enviada à TRIBUNA DO NORTE.
Com intuito de recuperar a ponte, que interliga bairros da zona Leste à zona mais populosa de Natal, a Norte, os serviços de recuperação na base da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte de Igapó, estão acontecendo desde 12 de setembro de 2023 e tiveram orçamento inicial de cerca de R$ 20,8 milhões. Com previsão inicial de conclusão para janeiro de 2025, o projetosofreu alterações e a perspectiva do DNIT é de que a travessia seja totalmente liberada em maio de 2025, atingindo uma duração de 20 meses.
As intervenções fazem parte do projeto de execução das obras de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE), no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), viabilizadas com Orçamento Geral da União. Todo o complexo está sendo restaurado, abrangendo desde as fundações até a superestrutura que é composta por faixas de rolamento, passeios de pedestres, juntas de dilatação, entre outros.
O projeto inclui a restauração e o reforço de estacas, blocos e pilares; demolição de estruturas deterioradas; substituição asfáltica e de aparelhos de apoio; reforço de vigas, recuperação de barreiras de refúgio da ponte ferroviária e da passagem dos pedestres e guarda-corpos, dentre outros. A Ponte de Igapó, com 600 metros de extensão, nunca havia passado por uma reparação desde a construção de suas duas partes – uma em 1970 e outra em 1985.
Na reestruturação está sendo implantada também uma estrutura cicloviária, em conformidade com a legislação vigente, garantindo maior acessibilidade e segurança aos ciclistas. De acordo com o DNIT, essas intervenções são essenciais para a revitalização de um dos principais eixos de mobilidade da cidade, que atende um volume de tráfego de aproximadamente 70 mil veículos diariamente, e é fundamental para a integração viária da região metropolitana de Natal.
O Departamento diz que as ações para recuperar a travessia sobre o rio Potengi estão em andamento desde o dia 1 de setembro de 2021. Na data foi homologada a licitação para contratação dos projetos básico e executivo desta reabilitação. Na ocasião, foram obedecidos todos os trâmites administrativos e legais. Desde então, segundo o órgão, técnicos da autarquia desenvolveram na primeira etapa os projetos de engenharia necessários para dar início à reabilitação completa da travessia.
Com os serviços, apenas um lado da ponte está liberado ao tráfego, gerando transtornos para motoristas e para o transporte público de Natal. Além dos quase 20 meses de obras nas imediações da ponte, os natalenses que atravessam o espaço diariamente já conviveram com obras por vários meses para as obras da Avenida Felizardo Moura e no entorno do Viaduto da Urbana, que dá acesso à zona Norte e aos bairros Quintas e Nordeste, ambos da zona Leste.
SERÁ QUE O DESCASO E O SOFRIMENTO, ALÉM DA FALTA DE RESPEITO A ZONA NORTE E AOS DEMAIS MORADORES QUE UTILIZAM A PONTE DE IGAPÓ,VAI ACABAR? UMA MANUTENÇÃO DE QUASE DOIS ANOS PARA CONCLUIR, SÓ NO DESGOVERNO FÁTIMA BEZERRA E DO PT ACONTECE.
Já? Aqueles 03 trabalhadores que faziam a obra já concluíram?
Não levou nem 04 anos fazer uma obra que não era necessária. Alguém vai notar a diferença do antes e depois?
Isso é exemplo de obra do governo estadual.
O projeto cultural Ribeira Boêmia, referência na valorização do samba no Rio Grande do Norte, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A Lei nº 12.129, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada na edição do Diário Oficial do dia 16 de abril de 2025.
O Ribeira Boêmia é um projeto cultural sem fins lucrativos que, desde 2012, valoriza e difunde o samba no Rio Grande do Norte. Com rodas de samba, festivais e eventos icônicos, tornou-se referência no cenário musical e cultural, promovendo intercâmbio entre artistas locais e nacionais. Além da música, o Ribeira Boêmia tem forte compromisso social e ambiental, arrecadando alimentos para comunidades vulneráveis e promovendo ações sustentáveis em seus eventos. O projeto não apenas celebra o samba, mas também fortalece a economia criativa e preserva tradições.
“Ao reconhecer o Ribeira Boêmia como patrimônio cultural, o Estado reafirma a importância de preservar nossas raízes e valorizar projetos que promovem arte, inclusão e identidade cultural”, destacou o deputado Ezequiel Ferreira.
O reconhecimento como patrimônio cultural imaterial chega como coroação de uma trajetória marcada por resistência, alegria e pertencimento.
Espetacular! Fantástico! Incrível! O que seria do RN sem esse projeto? Agora o progresso e o desenvolvimento chegam. Todo o mundo virá ao RN para conhecer o Ribeira Boêmia. Vai faltar hospedagem.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN), com apoio da FICCO/PB, prendeu na tarde desta terça-feira (22/04), um homem foragido da Justiça. O preso havia sido condenado a 10 anos e 6 meses de prisão, com sentença já transitada em julgado.
A prisão ocorreu em via pública, na BR-101, no município de João Pessoa (PB), e foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pela 1ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante (RN).
De acordo com a PF, no momento da abordagem, com ele foram encontrados diversos documentos em nome de terceiros. A partir do material apreendido, será iniciada uma nova investigação para apurar as condutas de falsificação de documentos públicos e também lavagem de ativos, que é o processo de ocultar ou disfarçar a origem de recursos financeiros obtidos ilegalmente.
O preso figura ainda como réu em uma ação penal que transcorre na Comarca de São José do Mipibu/RN, onde o processo está suspenso em razão da sua não localização para citação.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, faz uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 23, para oficializar a entrega da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ao Congresso Nacional.
A cerimônia de entrega da PEC da Segurança Pública ocorre às 17h, com a presença das seguintes autoridades:
Davi Alcolumbre – presidente do Senado Federal;
Hugo Motta – presidente da Câmara dos Deputados;
Ricardo Lewandowski – ministro da Justiça e Segurança Pública;
Gleise Hoffmann – ministra da Secretaria de Relações Institucionais;
Randolfe Rodrigues – senador e líder do governo no Congresso;
Jaques Wagner – senador e líder do governo na Casa Alta;
José Guimarães – deputado e líder do governo na Casa Baixa.
No início deste mês, o ministro Lewandowski já havia apresentado o novo texto da PEC para o Congresso Nacional. Agora, será oficializada a entrega da proposta, que deve ter sua tramitação iniciada na Câmara dos Deputados.
PEC da Segurança Pública vai “condenar” as polícias
Durante a audiência da Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal em 9 de abril, Lewandowski disse que a proposta da equipe petista vai “coordenar” as forças policiais do país.
Para justificar essa suposta coordenação das forças de segurança pública, Lewandowski falou que “cada uma dessas forças de segurança não conversam entre si e, literalmente, atiram cada uma para um lado diferente”.
“Essa proposta que nós estamos apresentando ao Congresso Nacional tem o primeiro objetivo de coordenar essas forças, ter um banco único de informações e termos uma fotografia real da realidade do crime no Brasil”, argumentou.
Ainda sobre a “coordenação” das forças policiais, Lewandowski argumentou que a União já conta com as polícias Federal, Rodoviária Penal, Penal, Civil, Científica, Militar, além da Força Nacional. Ele sinalizou que as guardas civis municipais podem ser integradas a este quadro.
“Quando a população, com justa razão, diz que o grande problema que aflige hoje é a criminalidade e a culpa é do governo, ela não faz distinção entre governo municipal, estadual e federal”, argumentou.
Sobre as críticas da oposição de que o texto do governo Lula interfere na autonomia dos Entes Federativos, Lewandowski negou: “O governo federal não quer intervir na autonomia dos estados no que diz respeito à segurança pública”.
“A PEC é apenas uma tentativa de organizar o jogo, para então depois nós darmos uma nova partida”, declarou. “Infelizmente não existe uma bala de prata para enfrentar a criminalidade, enfrentar as organizações criminosas”.
Conversa pra boi dormir. Querem é o poder de decidir tudo em Brasília. Se fosse somente para melhorar a comunicação entre as policiais e as unidades da federação, não precisaria dessa pompa toda. Querem exportar a bagunça do Rio de Janeiro, onde a marginalidade tomou conta de quase tudo, para o resto do país, essa é a verdade.
Os exportadores de café brasileiro deixaram de enviar 638 mil sacas de café para o mercado externo em março de 2025 em razão do esgotamento da infraestrutura portuária no país. O cenário, que resulta em gastos que não estavam no planejamento das empresas, causou um prejuízo de R$ 8,901 milhões para as companhias.
A estimativa consta no Boletim DTZ (Detention Zero), elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil). De acordo com o levantamento, de 325 embarcações, 179 tiveram atrasos ou alterações de escala. Desde junho de 2024, quando o monitoramento começou, as companhias associadas ao conselho relataram prejuízos de R$ 66,576 milhões.
O levantamento também mostrou que o não embarque desse volume de café fez com que o Brasil deixasse de receber US$ 262,8 milhões (R$ 1,510 bilhão) como receita cambial das transações comerciais no mês passado. A estimativa considera o preço médio FOB (free on board) de exportação de US$ 336,33 por saca (café verde) e um dólar de R$ 5,7462 na média de março.
Segundo o conselho, as causas do prejuízo do Brasil no período foram:
armazenagem adicional: quando o tempo de permanência gratuita do contêiner no porto acaba e a empresa precisa pagar pelo período extra que a carga fica a mais no terminal antes de ser embarcada ou retirada. A taxa é diária;
período em detentions: os contêineres de carga são alugados para a exportação. A empresa de transporte marítimo estipula um prazo para devolução de um contêiner. Detentions são como uma multa que a empresa precisa pagar pelo atraso na devolução das estruturas;
pré-stacking: os portos organizam os contêineres para facilitar os embarques nos navios. Atrasos nos embarques atrapalham o fluxo nos terminais e a organização antecipada. As empresas podem ser multadas por atraso na retirada de contêineres do pré-stacking;
antecipação de gates: os portos permitem que algumas cargas cheguem mais cedo aos terminais. Isso evita filas nas estradas de acesso aos portos. Mas, quando há antecipação da chegada dos contêineres aos terminais e atraso de embarque, além de atrapalhar o fluxo nos terminais, pode aumentar o custo aos donos da carga por causa do armazenamento adicional e do período de detentions.
O Porto de Santos, movimentou 78,5% dos embarques de café no 1º trimestre de 2025, com 63% de atraso ou alteração de escalas de navios. O tempo mais longo de espera no mês passado foi de 42 dias no embarcadouro santista.
Já o complexo portuário do Rio de Janeiro, 2º maior exportador dos cafés do Brasil, com 17,2% de participação nos embarques de janeiro a março deste ano, teve taxa de atraso de 59% no mês passado. O maior intervalo foi de 15 dias do 1º ao último dia de prazo.
GARGALOS NA INFRAESTRUTURA
O Cecafé afirmou que os investimentos que as autoridades públicas têm feito no setor são importantes, mas que ainda precisam de mais urgência na resolução das demandas.
“Os investimentos anunciados são muito importantes, como o leilão do TECON10 em Santos, a concessão do canal de entrada marítima ao porto, o túnel de ligação Santos-Guarujá e a terceira via de descida da Rodovia Anchieta para a baixada santista, porém a entrega demorará cerca de cinco anos e o segmento exportador nacional demanda de soluções urgentes, pois os prejuízos são gritantes”, afirmou o diretor-técnico do Cecafé, Eduardo Heron.
Segundo ele, a infraestrutura dos portos não acompanhou a evolução do agro brasileiro e, apesar de observarem recordes de movimentações, o cenário é “muito ruim” para as empresas que atuam no comércio exterior.
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que o governo federal estima a realização de 60 leilões até 2026 para ampliação da capacidade portuária do Brasil e já trabalha para acelerar a movimentação de cargas nos terminais.
“Foi criado o Programa Navegue e Simples, com o objetivo de aumentar a celeridade na movimentação de cargas, inclusive as conteinerizadas, desburocratizando os processos para novas outorgas, tanto nas concessões quanto nos leilões públicos. Nesse primeiro momento, o objetivo é reduzir o tempo de autorização de Terminais de Uso Privado (TUPs) e, em uma segunda etapa, diminuir o tempo dos arrendamentos de terminais portuários”.
Em vez de está exportando era pra o governo proibir, pois o café o preço no mercado interno está insustentável, era bom que estragasse e o prejuízo pra esses quer só pensam em lucro s exorbitantes
Quero ver se agora eles não baixam o café, esses agricultores Bolsonaristas pensavam em prejudicar o Brasil, vendendo para outros países e deixando o Brasil sem café e o pouco que restou, encareceu. Agora ou baixa ou fica no prejuizo.
E por ai
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