Foto: Wilton Junior/WILTON JUNIOR/Estadão
Lideranças do Centrão na Câmara dos Deputados discordam da decisão do governo Lula de anunciar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Deputados influentes na Casa ouvidos pela Coluna do Estadão dizem que o movimento é um “erro” do Palácio do Planalto.
O motivo é que a discussão sobre o IR neste momento, na visão desses parlamentares, contamina a tramitação do pacote de corte de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já que significa aumento de despesas.
Ampliar a faixa de isenção do IR foi uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não era esperada para tão cedo. O tema é popular e parlamentares consideram difícil votar contra. Por isso, os líderes do Centrão não queriam tratar do assunto agora. A expectativa era focar na contenção de gastos para que o governo consiga cumprir o arcabouço fiscal. A isenção do Imposto de Renda embaralha ainda mais um fim de ano no Congresso que já conta com atraso no Orçamento e nos projetos de regulamentação da reforma tributária.
Interlocutores do governo, contudo, dizem que era mesmo necessário criar um fato positivo politicamente antes de lançar medidas impopulares do pacote, que obrigatoriamente trará contenção de despesas e pode até mesmo afetar a aprovação de Lula, que tenta manter apoio da população para as eleições de 2026.
Estadão
Deixar pra isentar em 2026,um ano eleitoral pode?cadê os órgãos públicos reguladores?ainda existe?
Sabendo que a isenção vai ser dada com uma grande desvalorização da promessa!!!!!
Do jeito que vai,os brasileiros vão receber menos de 250 dólares de salário, cada vez mais pobres.
Fazer o q? Se tem pobre de direita que sai de casa pra votar nessa mundiça..?
Xexeu!!!!!!!! Kkkkkkkk olha o boi, tá sujando tudo, vai um absorvente no que resta do cérebro, vai coloca, sua podridão ninguém aguenta.
O cebntrão se sente incomodado sempre que uma medida do governo favoreça os pobres.
Para esses, o espírito capitalista tem que sempre preponderar, onde o rico deve ser cada vez mais rico e o pobre, cada vez mais pobre.
Governo que trabalha pelo pobre que piada… o mesmo governo que vem sistematicamente tentando passar aumento de ICMS (imposto sobre pobre) para 20% e aumentar a espera para ter o carro isento de IPVA em mais 5 anos…
O unico governo que ajuda o pobre é a classe média é o PT, o restante quase todos lixo, e ainda tem pobre imundo que apoia o esgoto onde só o rico ganha, morro votando no pt
Em vez de isental totalmente, talvez fosse melhor proceder um redução significativa de alíquota. Jamais isenção total. Os que pagam, em tese, não ficam felizes vendo outros serem isentos. Infelizmente o governo trabalha errado, cobrando imposto de renda de quem ganha salário (salário nunca foi renda).