
Quinze anos após a explosão que vitimou 21 pessoas, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, está preparado para uma nova tentativa de lançar um foguete. A previsão é de que isso aconteça em 2021.
“Depois de 15 anos do acidente nós podemos dizer que novamente estamos em condições seguras de operar novos foguetes. Em 2003 nós tivemos um acidente significativo aqui, perdemos vidas e toda a torre de lançamento foi remodelada, colocada no sistema de segurança previsto mundialmente”, disse Luiz Fernando de Aguiar, presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais.
Desde 2009 foram investidos mais de R$ 120 milhões na reconstrução da nova Torre Móvel de Integração, plataforma que será utilizada para lançar o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) em 2021. Totalmente automatizada, a plataforma também recebeu uma torre de fuga e evasão equipada com sistemas de monitoramento de temperatura e fumaça.
Está previsto para o ano que vem um teste preparatório para o lançamento do próximo foguete orbital. Chamado de VS 50, o lançamento fará o teste de um dos motores do VLM.
“Esse primeiro já seria um demonstrador de conceito a partir do qual já viria o Aquila I, que é o derivado dele, e já teríamos uma carga útil para ser lançada. A torre está pronta, só precisamos fazer pequenas adaptações. Ela vai ser integralmente utilizada para o VLM”, explicou o coronel Luciano Valentim, diretor do centro.
Em janeiro de 2016 foram entregues as obras do Prédio de Segurança do Setor de Preparação e Lançamento, que reúne todos os profissionais envolvidos em operações de lançamento em uma única área segura, e permite o controle de acesso às áreas de risco.
Agência Brasil
Coloca os bandidos pegos na lava jato num foguete, e lança pra o espaço, assim teria o melhor retorno financeiro e ético do mundo
Agora vai, esperamos que enfim seja entregue aos brasileiros oficialmente. Estrategicamente, o melhor lugar do mundo para o lançamento de foguetes de todos os tipos e tamanhos. Esperamos que os planos de entrega aos americanos estejam engavetados, Pois íamos ficar numa posição ridícula, de quatro, frente aos americanos.
Agora vai, enfim iremos entregar aos americanos oficialmente, parte do nosso território. Estrategicamente, o melhor lugar do mundo para o lançamento de foguetes de todos os tipos e tamanhos. Sejam rápidos, pq se Bolsonaro assumir não vai permitir essa posição ridícula, de quatro, frente aos americanos.