Esporte

Choro de Cachorrão, tumor de Nathalie e derrota no vôlei: veja balanço do 1º dia das Olimpíadas Paris-2024

O sábado de Olimpíadas marcou o primeiro dia mais ativo de competições em Paris. O Brasil até chegou perto de conquistar sua primeira medalha nos Jogos de 2024, mas acabou deixando o pódio escapar na natação, nos 400 metros livre, com a quinta posição de Guilherme Cachorrão. Por outro lado, os deslizes no vôlei e basquete masculino, e as eliminações decepcionantes de Arthur Nory, na ginástica, e de Nathalie Moellhausen, na esgrima, marcaram o dia de mais derrotas que vitórias dos brasileiros. As surfistas Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva ainda vão competir, a partir de 20:30h.

DERROTA NO VOLÊI MASCULINO

Na sua estreia em Paris, a seleção masculina de vôlei tinha uma complicada missão pela frente. A primeira partida do torneio era contra Itália, atual campeã mundial e forte candidata a levar o ouro. A equipe comandada por Bernardinho até lutou, mas não conseguiu evitar a derrota por 3 a 1 para os italianos. Pela primeira vez desde 1996, o Brasil iniciou sua caminhada olímpica na modalidade com um revés. Buscando a primeira vitória nos Jogos de 2024, os brasileiros enfrentam a forte Polônia, na próxima quarta-feira, às 4h (horário de Brasília).

DERROTA SURPREENDENTE NA ESGRIMA

Grande esperança de uma possível medalha na esgrima, na categoria espada, Nathalie Moellhausen perdeu para a canadense Ruien Xiao, de 16 anos, por 15 a 11, e foi eliminada dos Jogos na segunda fase. Apesar de decepcionante, a derrota da brasileira foi motivo de preocupação: ela passou mal na última rodada e pediu atendimento, mas voltou para o final do combate. Após o fim do duelo, foi revelado que a atleta chegou em Paris com um tumor benigno nas costas. A esgrimista vai operar já na próxima segunda-feira.

BRASIL LUTA MAS PERDE PARA FRANÇA NO BASQUETE

Classificado “aos 45 do segundo tempo” para os Jogos de Paris, o Brasil tinha apenas a anfitriã pela frente na estreia do basquete masculino. Jogando contra atletas de destaque da NBA, Gobert e Wembanyama, os brasileiros começou a partida com tudo e assustou os franceses, chegando a abrir mais de 10 pontos de vantagem. No entanto, a equipe comandada por Petrovic viu a vantagem desmoronar ainda no primeiro tempo e acabou derrotada por 78 a 66. O próximo duelo será contra Alemanha, na próxima terça-feira, às 16h (horário de Brasília).

QUASE A PRIMEIRA MEDALHA NA NATAÇÃO

O dia do Brasil na natação começou animado. Guilherme Cachorrão, que venceu sua prova classificatória, e Mafê Costa conseguiram chegar à final dos 400 metros livre. No entanto, os brasileiros não conseguiram chegar ficar entre os três primeiros. Mafê não deu qualquer esperança de pódio na prova decisiva. Já Cachorrão, até lutou pela medalha até a última braçada. No entanto, ele acabou ficando na quinta posição, apenas há 0s26 do sul-coreano Woomin Kim, que conquistou o bronze.

FALHA ELIMINA ARTHUR NORY NA BARRA FIXA

Apesar de Diogo Soares ter encaminhado a vaga na final do individual geral, o sábado do Brasil na ginástica ficou marcado pela eliminação decepcionante de Arthur Nory, na barra fixa. O campeão mundial de 2019 cometeu uma grave falha na retomada do Liukin, um dos movimentos apresentados, e perdeu o embalo. Mesmo sem ter sofrido uma queda, ele acabou ficando longe de se classificar à final do aparelho. Diogo terminou a manhã na 16ª posição e está em uma boa posição para ficar entre os 24 finalistas.

ELIMINAÇÃO DUPLA NO JUDÔ

O Brasil teve um verdadeiro algoz na estreia do Judô nas Olimpíadas de Paris. Os dois únicos dois representantes brasileiros na modalidade, neste sábado, acabaram eliminados rivais japoneses. Integrante mais novo da equipe, Michel Augusto, de 19 anos até venceu a primeira, costa-riquenho Sebastian Sancho. No entanto, ele acabou eliminado na categoria até 60 kg logo na sequência, ao perder para Ryuju Nagayama, dono de duas medalhas de bronze olímpicas, nas oitavas de final. Já Natasha Ferreira, deixou o torneio logo na luta inicial. Ela foi derrotada pela tricampeã mundial e uma das favoritas a levar o ouro na disputa até 48kg, Natsumi Tsunoda.

INÍCIO POSITIVO NO REMO

O Brasil iniciou sua jornada no remo, neste sábado, com dois grandes resultados. Lucas Verthein e 7m49s66, únicos dois representantes brasileiros na modalidade, garantiram a vaga nas quartas de final, no skiff simples. Os dois terminaram a sua respectiva prova na terceira posição, Lucas com um tempo de 6m54s96, e Beatriz de 7m49s66. Eles voltam a competir na próxima terça-feira, quando vão tentar se classificar para a semifinal.

DIA QUASE PERFEITO NO SURFE MASCULINO

O Brasil teve os seus três representantes masculinos caindo nas águas de Teahupoo, no Taiti, neste sábado. Gabriel Medina teve uma bateria bem tranquila e passou sem sustos. Para Chumbinho, a missão não foi tão fácil assim: ele penou para atingir a maior nota, mas conseguiu ela de forma apertada e avançou de fase. Filipe Toledo poderia sacramentar um dia perfeito dos brasileiros na modalidade. No entanto, o atual bicampeão mundial ficou atrás do peruano Alonso Correa e acabou se despedindo dos Jogos.

ELIMINAÇÃO PRECOCE NO TIRO ESPORTIVO MASCULINO

O único representante do Brasil no tiro esportivo masculino, Philipe Chateaubriand não conseguiu se classificar para a final e encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris. Na sua série, o carioca de 35 anos marcou 96, 93, 91, 92, 95 e 94, em seis tentativas, somando 561 pontos, ficando na 31ª colocação geral, entre 33 atletas, longe de alcançar uma das oito vagas para a prova que vale medalha.

INÍCIO ESPERADO NO HIPISMO

O Brasil terminou o primeiro dia de competições do hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação), por equipes, neste sábado, na 12º posição. A equipe formada por Carlos Parro, Rafael Mamprin Losano e Márcio Carvalho Jorge acabou acumulando 103.70 pontos de penalidade. Na disputa individual, Losano obteve a melhor colocação, dentre os brasileiros, e ficou em 30º lugar, com 32,40 pontos.

RESULTADOS DISTINTOS NA CANOAGEM

Na estreia do Brasil na canoagem slalom nas Olimpíadas, neste sábado, a dupla de brasileiros teve resultados distintos. foi o 18° colocado entre os 20 e ficou fora da próxima fase. terminou a bateria na 13ª posição, ficou entre as 16 classificadas, no total de 25 participantes, e se garantiu na semifinal do caiaque. Já Pepê Gonçalves foi o 18° colocado, dentre 20 atletas e foi eliminado da disputa. Ana volta a competir neste domingo, às 10h30 (horário de Brasília), pela semifinal feminina.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Quem Nunca comeu mel quando come se lambuza , já dizia quem passou por isso, essa pessoinha da Janja que não tem classe nenhuma, depois que juntou-se com o bandido Lula, só vive dentro de um avião , dormindo em hotéis luxuosos pagos pela a nação, imagine só se um pernoite desse cal custou aos cofres da nação R$ 38.000.00 Mil Reais, e um pernoite em Paris?Lula vai deixar o Brasil afundado, no governo anterior ele fez 137 viagens ao Exterior, sem necessidade, só para bater perna e nada mais, até porque nem o português correto ele fala, jamais outra língua, em virtude disso ele só anda em comitiva de 30 a 40 pessoas.

  2. Não chora, cachorrão…
    Vamos mandar Bolsonaro a Paris e ele vai trazer todo o ouro, prata, bronze, relógios e joias dos atletas…

    1. Tudo isso e muito havia nos contenier,s que saíram do Palácio do Planalto, no fim do governo Lules

    2. E os containers do ladrão de 09 dedos, otarios apoiadores de quadrilha. Fãs de bandidos que estão destruindo o Pais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Fortalecimento do arcabouço fiscal é o remédio mais adequado para o momento que estamos vivendo”, diz Haddad

Foto: Vinicius Loures / Câmara

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quarta-feira (23/10), que o fortalecimento do arcabouço fiscal “é o remédio mais adequado para o momento” atual do país. A fala foi dada em evento de lançamento da Plataforma Brasileira de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica (BIP) em Washington, nos Estados Unidos (EUA).

“Estamos agora tendo que repensar essa estratégia para fortalecer o arcabouço fiscal”, disse. “Mas do ponto de vista fiscal, eu penso que o fortalecimento do arcabouço fiscal é o remédio mais adequado para o momento que estamos vivendo”, completou o titular da Fazenda a jornalistas.

Também estava presente no evento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Os dois auxiliares do presidente Lula (PT) estão em Washington ao longo desta semana para uma série de reuniões bilaterais com lideranças e investidores.

O arcabouço fiscal, também chamado de Marco Fiscal, é a nova regra para as contas públicas que substituiu o teto de gastos. Ou seja, é a nova forma de controle do endividamento público brasileiro.

Haddad acrescentou que, se há dúvidas sobre o funcionamento do mecanismo, é necessário dissipá-las e fortalecê-las para que a ancoragem das expectativas aconteça. O ministro frisou que isso é uma “convicção muito forte” dele.

Ao ser questionado se o fortalecimento do arcabouço fiscal implicaria no corte de gastos, ele rebateu dizendo que “significa adequar aos parâmetros do arcabouço, que são públicos”.

O ministro ainda chegou a defender o compromisso de que a receita seja recomposta e a despesa siga abaixo da receita. Ainda segundo ele, é necessário manter os gastos entre 50% e 70% da receita para retomar a uma posição de equilíbrio.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

No Brics, Lula defende meios de pagamentos “alternativos” para o trocas comercias, que não sejam o dólar

Foto: Reprodução youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o que chamou de meios de pagamentos alternativos para o Brics em seu discurso na abertura da cúpula do grupo. Ele participou por videoconferência depois de ter sua viagem a Kazan, na Rússia, cancelada por conta de um acidente doméstico.

“Agora é chegada a hora de avançar na criação de meios de pagamento alternativos para transações entre nossos países. Não se trata de substituir nossas moedas. Mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional. Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada”, declarou.

Na cúpula do ano passado, em Joanesburgo, na África do Sul, Lula chegou a defender que o grupo fizesse transações comerciais em outra moeda que não o dólar.

Segundo ele, a iniciativa não mudaria a moeda dos países integrantes, mas criaria uma nova moeda comum para permitir negócios sem a necessidade do uso do dólar.

Na declaração final de 2023, assinada pelos 5 chefes de Estado do Brics, o tema foi tratado como algo para o futuro. Criou-se uma tarefa para que os ministros da Fazenda do bloco estudassem o tema e levassem suas propostas para a cúpula do Brics de 2024.

“Nós expressamos a importância de encorajar o uso de moedas locais em transações internacionais e financeiras entre os países do Brics, assim como seus parceiros comerciais”, escreveram à época.

A ideia inicial era criar uma unidade de referência, que já é chamada informalmente de R5, para facilitar o comércio entre os países do grupo com moedas locais.

Brics e guerras

Lula disse que a “insensatez” de Israel nos ataques a Gaza está ganhando novas proporções ao chegar à Cisjordânia e ao Líbano. Também pediu negociações de paz entre Ucrânia e Rússia na abertura da Cúpula dos Brics, realizada em Kazan, na Rússia.

“Como disse o presidente Erdogan [Turquia] na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Esta insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano. Evitar uma escalada e iniciar negociações de paz também é crucial no conflito entre Ucrânia e Rússia. No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns”, afirmou.

Lula criticou ainda o que chamou de “dicotomias simplistas” que, para ele, servem para dividir o mundo entre amigos e inimigos. Segundo o petista, as pessoas mais vulneráveis não se interessam mais por este tipo de narrativa.

“O que eles querem é comida farta, trabalho digno e escolas e hospitais públicos de acesso universal e de qualidade. É um meio ambiente sadio, sem eventos climáticos que ponham em risco sua sobrevivência. É uma vida de paz, sem armas que vitimam inocentes”, disse.

Leia a íntegra do discurso do petista no Brics:

“Mesmo sem estar pessoalmente em Kazan, quero registrar minha satisfação em me dirigir aos companheiros do Brics. Quero agradecer o apoio que os membros do grupo têm estendido à presidência brasileira do G20. Seu respaldo foi fundamental para avançar em iniciativas que são cruciais para a redução das desigualdades, como a taxação de super-ricos. Nossos países implementaram nas últimas décadas políticas sociais exitosas que podem servir de exemplo para o resto do mundo. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já está em fase avançada de adesões. Convido todos a se somarem à iniciativa, que nasceu no G20, mas está aberta a outros participantes.

“O Brics é ator incontornável no enfrentamento da mudança do clima. Não há dúvida de que a maior responsabilidade recai sobre os países ricos, cujo histórico de emissões culminou na crise climática que nos aflige hoje. É preciso ir além dos 100 bilhões anuais prometidos e não cumpridos, e fortalecer medidas de monitoramento dos compromissos assumidos. Os dados da ciência exprimem um sentido de urgência sem precedentes. O planeta é um só e seu futuro depende da ação coletiva. Também cabe aos países emergentes fazer sua parte para limitar o aumento da temperatura global a um grau e meio. Na COP30, em Belém, vamos juntos mostrar que é possível conciliar maior ambição em nossas Contribuições Nacionalmente Determinadas com o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas.

“Na presidência brasileira do Brics, queremos reafirmar a vocação do bloco na luta por um mundo multipolar e por relações menos assimétricas entre os países. Não podemos aceitar a imposição de “apartheids” no acesso a vacinas e medicamentos, como ocorreu na pandemia, nem no desenvolvimento da Inteligência Artificial, que caminha para tornar-se privilégio de poucos. Precisamos fortalecer nossas capacidades tecnológicas e favorecer a adoção de marcos multilaterais não excludentes, em que a voz dos governos prepondere sobre interesses privados. O Brics foi responsável por parcela significativa do crescimento econômico mundial nas últimas décadas. Juntos, somos mais de 3,6 bilhões de pessoas, que integram mercados dinâmicos com elevada mobilidade social.

“Representamos 36% do PIB global por paridade de poder de compra. Contamos com 72% das terras raras do planeta, 75% do manganês e 50% do grafite. Entretanto, os fluxos financeiros continuam seguindo para nações ricas. É um Plano Marshall às avessas, em que as economias emergentes e em desenvolvimento financiam o mundo desenvolvido. As iniciativas e instituições do Brics rompem com essa lógica. A atuação do Conselho Empresarial contribuiu para ampliar o comércio entre nós. As exportações brasileiras para os países do Brics cresceram doze vezes entre 2003 e 2023. O Brics é hoje a origem de quase um terço das importações do Brasil.

“A Aliança Empresarial de Mulheres está criando redes para fomentar o empoderamento econômico feminino e combater as desigualdades de gênero que persistem. Por meio do Mecanismo de Cooperação Interbancária, nossos bancos nacionais de desenvolvimento vão estabelecer linhas de crédito em moedas locais, que reduzirão os custos de transação de pequenas e médias empresas. O Novo Banco de Desenvolvimento (o NDB), que neste ano completa 10 anos, tem investido na infraestrutura necessária para fortalecer nossas economias e promover uma transição justa e soberana.

“Sob a liderança da companheira Dilma Rousseff, o NDB conta atualmente com uma carteira de quase 100 projetos e com financiamentos da ordem de 33 bilhões de dólares. Ele foi pensado para ser bem-sucedido onde as instituições de Bretton Woods continuam falhando. Em vez de oferecer programas que impõem condicionalidades, o NDB financia projetos alinhados a prioridades nacionais. Em vez de aprofundar disparidades, sua governança se assenta na igualdade de voto. Agora é chegada a hora de avançar na criação de meios de pagamento alternativos para transações entre nossos países. Não se trata de substituir nossas moedas. Mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional.

“Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada. Muitos insistem em dividir o mundo entre amigos e inimigos. Mas os mais vulneráveis não estão interessados em dicotomias simplistas. O que eles querem é comida farta, trabalho digno e escolas e hospitais públicos de acesso universal e de qualidade. É um meio ambiente sadio, sem eventos climáticos que ponham em risco sua sobrevivência. É uma vida de paz, sem armas que vitimam inocentes. Como disse o presidente Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou “o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo”.

“Essa insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano. Evitar uma escalada e iniciar negociações de paz também é crucial no conflito entre Ucrânia e Rússia. No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns. Por isso, o lema da presidência brasileira será “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. Companheiros, espero vê-los na próxima Cúpula para construir mais um capítulo da nossa história comum. Muito obrigado presidente Putin e muito obrigado aos companheiros que estão em Kazan.”

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo e Congresso apresentarão projeto para emendas até 5ª feira

Foto: Reprodução STF

Os poderes Executivo e Legislativo se comprometeram com o STF (Supremo Tribunal Federal) a entregar um Projeto de Lei Complementar sobre a regulação da execução das emendas de congressistas até 5ª feira (24.out.2024). A previsão de apreciação, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, é na próxima semana.

O acordo foi firmado durante encontro na sede da Corte nesta 4ª feira (23.out), que durou cerca de 1h30min e reuniu os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além dos ministros do STF, Flávio Dino e Roberto Barros (presidente), e o Advogado Geral da União, Jorge Messias.

Quem está costurando o projeto é o senador Angelo Coronel (PSD-BA). Ele tem debatido o texto com Lira e Pacheco, e também deve procurar Dino e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar sobre a proposta.

Segundo nota divulgada depois do encontro, em seguida da votação nas Casas, Dino, que é o relator das ações no Supremo que tratam do tema, irá avaliar a continuidade da execução das emendas e, na sequência, submeter ao plenário da Corte.

Em relação aos anos anteriores, as equipes técnicas da Câmara, do Senado e do Executivo vão prestar informações sobre os recursos nos autos do processo.

Relembre

Este é mais um capítulo no embate travado entre o Judiciário e Legislativo, que, desde agosto, acerca do pagamentos dos recursos destinado a congressistas. Depois de uma sequência de decisões de Dino que limitaram o pagamento de emendas a critérios de transparência na execução, o Congresso reagiu aprovando projetos que afetam os ministros.

Em 14 de agosto, Dino chegou a suspender as emendas impositivas (aquelas que são de pagamento obrigatório) até que o Congresso formulasse regras que dessem mais transparência aos recursos. Dois dias depois, a decisão foi referendada por unanimidade pelo colegiado.

A tensão escalou e Barroso convocou um “almoço institucional” com representantes dos Três Poderes para discutir a questão.

Em resposta, em 9 de outubro, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou 4 projetos que impactam a atuação da Corte, o que ficou conhecido como “pacote anti-STF”. Dentre os textos, que devem seguir para análise de comissões especiais, está a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 8 de 2021, que limita as decisões monocráticas dos magistrados.

Em manifestação enviada ao STF na última 6ª feira (18.out), Lira defendeu a PEC 8, dizendo que o texto não interfere na autonomia do Supremo, mas confere “maior previsibilidade e transparência à atuação judicial”. Ele prestou informações ao Tribunal depois que o deputado e presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), entrou com uma ação para suspender a análise da proposta na Câmara.

Um dos alvos iniciais de Dino foram as emendas do “orçamento secreto”. Em 2022, o STF já havia decidido que as emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”, são inconstitucionais. No entanto, Dino aceitou uma reclamação de que as emendas de comissão estavam repetindo o mecanismo de opacidade de informações.

Mesmo depois de reunião sobre o tema em 10 de outubro, o ministro decidiu manter a suspensão dos recursos diante de uma “carência de cumprimento” de decisões judiciais pelo Congresso.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

FAB intercepta avião que entrou irregularmente em território nacional

Foto: FAB

Pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram um avião que ingressou clandestinamente no território brasileiro. Segundo a Aeronáutica, a aeronave, um monomotor modelo PA-28 Cherokee, vinha do Peru e voava sem um plano de voo autorizado pelas autoridades brasileiras.

Detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), o avião foi interceptado por aeronaves militares de defesa aérea e de vigilância e reconhecimento volta das 10h50 desta terça-feira (22), quando sobrevoava a cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, a cerca de 700 quilômetros de Manaus.

Ainda de acordo com a FAB, os militares transmitiram ao piloto do monomotor a ordem para que se identificasse, alterasse a rota e pousasse. Como os comandos não foram atendidos, os militares efetuaram disparos de aviso.

Na sequência, o piloto fez um pouso forçado em uma área descampada próxima à Rodovia Transamazônica. Antes de fugir, contudo, ele ateou fogo ao próprio avião, como forma de destruir eventuais provas e indícios que facilitassem sua identificação.

Em nota, o chefe do Estado Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), major-brigadeiro João Campos Ferreira Filho, destacou a celeridade com que os aviões da FAB chegaram ao monomotor.

“As tecnologias de monitoramento embutidas em nossos radares, juntamente com a prontidão das tripulações e controladores, aumentam a nossa capacidade de mapear as rotas dos traficantes e agir para impedir que a droga chegue em seu destino”, destacou o oficial-general, apontando a principal suspeita quanto ao que o avião interceptado fazia irregularmente em território brasileiro. A PF investiga o caso.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Governo federal confirma desabastecimento de vacinas da covid

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ministério da Saúde confirmou nesta 4ª feira (23.out.2024) que houve no Brasil desabastecimento de vacinas da covid de 16 a 22 de outubro.

Segundo o órgão, a situação foi “momentânea” e não significou um desabastecimento generalizado do insumo. Cerca de 1,2 milhão de doses começaram a ser distribuídas. Leia mais abaixo a íntegra da nota.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também informou ter começado a comprar 69 milhões de doses da vacina contra a doença. A quantidade deve suprir a demanda dos próximos anos, segundo o órgão.

Procurado pelo Poder360, o Ministério da Saúde não informou sobre a situação de vacinas vencidas. Em nota, disse que iria distribuir 1,2 milhão de doses esta semana e, assim, regularizar o estoque, sem mencionar a validade das mesmas.

A gestão disse que, quando assumiu em 2023, depois do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve um desabastecimento generalizado de vacinas infantis. Além da covid, para a prevenção de doenças como tuberculose (BCG) e poliomelite.

O comunicado do governo foi divulgado nesta 4ª feira (23.out) depois de reportagem do jornal Folha de S. Paulo noticiar que cerca de 4,2 milhões de doses do imunizante da Moderna que estão no estoque do ministério estavam vencidas. A quantidade representaria ⅓ do lote.

O cenário, segundo a reportagem, teria deixado Estados e municípios sem vacinas, especialmente àquelas para o público infantil. A Moderna estaria substituindo as doses por outras com validade estendida.

CASOS E MORTES

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) informou que foram contabilizados 14.755 novos casos de covid na última semana epidemiológica (6.out-12.out). No período anterior, foram 5.663 novos contágios.

Sob o governo Lula, o Ministério da Saúde parou de publicar o boletim diário com a quantidade de casos e mortes. Agora, os dados são divulgados semanalmente –divididos por semanas epidemiológicas. A decisão foi tomada em fevereiro de 2023. O motivo: a alteração na periodicidade “otimiza” o trabalho das equipes de vigilância nas unidades da Federação e “não há mais motivo para notificação diária”, segundo o Conass.

Leia abaixo a íntegra da nota do Ministério da Saúde:

“Não há falta generalizada de vacinas no Brasil. Houve um desabastecimento momentâneo de vacinas contra Covid-19 no país, entre os dias 16/10, data de vencimento das doses, e o dia de ontem (22/10).

“1,2 milhão de vacinas já começaram a ser distribuídas na data de ontem aos estados. São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, por exemplo, receberão a partir de hoje (23/10) essas vacinas.

“Dessa forma, até o final desta semana (25/10) todos os estados terão recebido suas doses. Além disso, já está em execução uma nova compra de 69 milhões de doses que garantirá o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos.

“Isso proporcionou também uma redução de aproximadamente 28% no preço da dose unitária, sendo um dos menores preços do mundo. Por exemplo, os EUA pagam até US$ 30 por dose, enquanto o Brasil paga US$ 7 por dose.

“Em 2023, quando assumimos a gestão, havia desabastecimento generalizado de vacinas como a Covid pediátrica (pfizer e coronavac), BCG (tuberculose), Hepatite-B, Poliomielite oral, e Tríplice Viral (Sarampo, rubéola e Caxumba). Além de problemas na gestão anterior, algumas dessas vacinas encontram-se em falta no mercado mundial, e outras apresentam desafios de produção nacional.

“Para garantir a vacinação de nossas crianças, algumas vacinas como a Meningo-C e a DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) puderam ser substituídas por outras vacinas, como a Pentavalente e a Meningo- ACWY, respectivamente. Em relação à vacina contra Varicela, foi feita aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses e a previsão é que as primeiras remessas cheguem em novembro. Paralelamente, está e curso processo de compra regular. No caso das vacinas contra Febre Amarela, 6,5 milhões de doses devem chegar em novembro.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho promove reunião de campanha para Paulinho, com as principais lideranças políticas do PL RN

Foto: Cedida

O senador Rogério Marinho, presidente estadual do PL, realizou, na tarde desta quarta-feira (23), reunião de campanha com o candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire.

Os principais nomes do PL estadual estiveram no encontro. Prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e demais lideranças políticas reforçaram o compromisso com a eleição de Natal.

Paulinho agradeceu todo apoio recebido do PL e ressaltou o compromisso já assumido de estarem juntos em 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Nunes Marques extingue processos contra bloqueio do X

Foto: Andressa Anholete / STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques julgou prejudicadas as ações apresentados pelo partido Novo e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) diante do bloqueio do X (antigo Twitter) e determinou a extinção dos processos sem resolução do mérito. A decisão se dá pela perda do objeto, já que a rede social voltou a funcionar no Brasil.

“Uma vez que a controvérsia não persiste, constata-se a perda superveniente do objeto desta ação, independentemente da configuração de efeitos residuais concretos dela decorrentes”, disse.

O Novo pediu pela volta da rede, enquanto a OAB questionou a imposição da multa por uso de VPN para acessá-la. A PGR (Procuradoria-Geral da República) e a AGU (Advocacia geral da União) se manifestaram antes da decisão a pedido de Marques. A PGR argumentou pelo descabimento da ação, enquanto a AGU, pela sua inviabilidade.

A decisão de 8 de outubro, quando o X voltou no país, implicou no “exaurimento dos efeitos das [decisões] anteriores”, que foram questionadas nas ações, de acordo com Marques.  A decisão que determinou o retorno das atividades do X foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, nos autos da Pet 12.404, tendo em vista o cumprimento de todos os requisitos necessários e impostos pelo STF.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Um dia após prefeitura abrir engorda de Ponta Negra para população, a CAERN joga esgoto no local

Foto: Reprodução

Um dia após a prefeitura do Natal abrir a engorda de Ponta Negra, imagens captadas mostram a casa de bombas da Caern (governo do Estado) jogando esgoto no local.

Segundo pessoas que estiveram no local, o esgoto “jorrava” pela encosta e escorria pela área até chegar ao mar. A Caern foi acionada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e informou que resolveu o problema no início da tarde.

Mesmo assim, a Semurb anunciou que abriu um procedimento por cometimento de infração gravíssima por parte da Caern.

Com informações  Blog do Gustavo Negreiros

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Polícia prende suspeito de matar homem que tentava separar briga em Almino Afonso

O suspeito da morte de Felipe Duarte Mantuano, de 33 anos, foi preso nesta terça-feira (22). O crime aconteceu no último sábado (19), em Almino Afonso, no Oeste potiguar. As informações são do g1 RN.

O homem teria desferido uma facada contra a vítima, que tentava separar uma briga em um bar do município. A cena foi registrada em vídeo por uma câmera de segurança.

Durante a ação, a polícia também prendeu outro homem suspeito de tentativa de homicídio, envolvido na mesma briga. Segundo as investigações, os dois suspeitos presos tentaram matar um homem de 44 anos.

Durante o conflito, outra pessoa, Felipe Duarte, tentou intervir. Ele foi atingido por uma arma branca, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.

O primeiro suspeito, um homem de 36 anos, foi localizado e preso no município de Caraúbas, por envolvimento nos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. E o segundo suspeito, de 39 anos, foi detido em Umarizal, pela prática de tentativa de homicídio.

Com informações do g1 RN e Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministério da Justiça vai notificar vendedores de creatina adulterada

Foto: Getty Images

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, comunicou nessa terça-feira (22/10) que irá atuar no combate à venda de suplementos nutricionais adulterados, em especial a creatina. A Senacon disse que os responsáveis pela comercialização desses produtos, seja ela presencial ou on-line, deverão prestar os devidos esclarecimentos.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Marcelo Bella, afirmou, em nota divulgada pela Senacon, que “produtos como a creatina, que são amplamente consumidos, apresentam níveis muito abaixo do indicado, chegando até a 0% em alguns casos. Esse cenário é alarmante”. Ele compartilhou com a Senacon as recentes análises que detectaram irregularidades no mercado de suplementos.

O secretário-executivo do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Andrey Correa, garantiu que “a Senacon está comprometida em garantir que esses suplementos, já identificados com irregularidades, sejam retirados das plataformas de venda”.

Segundo Andrey Correa, a colaboração do CFN e da Associação Brasileira das Empresas de Produtos de Nutricionais (Abenutri) garantirá maior força para as ações de proteção ao consumidor que serão tomadas a partir da análise dos dados apresentados pelas entidades à Senacon.

Erika Carvalho, presidente do CFN, disse que é inadmissível que produtos com zero porcentual de creatina sejam comercializados de forma enganosa, com risco à saúde dos consumidores.

“A nossa missão é zelar pela alimentação saudável e segura, e essa parceria será essencial para garantir que os vendedores cumpram suas responsabilidades”, concluiu Erika Carvalho.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *