Jornalismo

Choro e constrangimento no Teatro Riachuelo Hall

Foto de Clarissa - BlogdoBG

O teatro Riachuelo Hall, a melhor casa de espetáculos de Natal e uma das melhores do Brasil, viveu na noite deste sábado, cenas de intenso constrangimento.

Clarissa dos Anjos(@clarissa_anjos), que é tetraplégica, compareceu ao teatro acompanhada da irmã Camila(ambas compraram ingresso), e do noivo da irmã. O trio pretendia assistir à peça “Não existe mulher difícil”, do ator Marcelo Serrado.

Nas primeiras três vezes em que compareceu ao teatro, o acompanhante de Clarissa pôde entrar gratuitamente.

Neste sábado, para surpresa de Clarissa e de seus acompanhantes, a história foi diferente.  A atendente na bilheteria disse desconhecer qualquer lei neste sentido e não permitiu o acesso, sem pagamento de ingresso, do noivo da irmã de Clarissa, que entraria como seu acompanhante.

O responsável pela bilheteria foi chamado. Trinta minutos depois, apareceu e disse que, diferentemente das outras vezes, o teatro não permitiria a entrada do acompanhante sem pagar ingresso.

Cinquenta minutos depois de muitas indas e vindas, Clarissa, impedida de entrar no teatro com o acompanhante(já que não tem como ela mesmo andar com a cadeira), teve um ataque nervoso. O que atraiu a atenção e a indignação de muitas pessoas que entravam no teatro para assistir a peça e que jantavam em restaurantes situados no terceiro piso do Midway Mall.

O Blog do BG esteve no local e conversou com Paul, o responsável pela bilheteria do teatro, que disse que não há lei municipal que trate do assunto e que houve liberalidade da casa nas vezes anteriores para que o acompanhante de Clarissa entrasse sem pagar, mas que no dia de hoje não seria permitido.  O blog também conversou com a assessora de imprensa do Teatro.

Documento de Clarissa

O blog também conversou com Marcos Arnaud, presidente do Instituto Superar, que confirmou que não há lei em Natal que trate do assunto.  Tudo fica a critério do promotor do evento.  A Destaque Promoções e o Teatro Alberto Maranhão, por exemplo, permitem a entrada gratuita do acompanhante de deficientes físicos.

A situação vivenciada por Clarissa e que causou muita indignação na frente do Teatro Riachuelo, poderia ser evitada se Natal aprovasse a lei que já existe em outras cidades do País, regulamentando o acesso gratuito de acompanhantes de pessoas com necessidades especiais.

Fica a dica do Blog do BG aos vereadores de Natal.

Em tempo: Temos que destacar o constrangimento de pessoas que testemunharam e da família de Clarissa, como também a atenção que a assessora de imprensa e o responsável pela portaria do Teatro Riachuelo atendeu o BlogdoBG

Opinião dos leitores

  1. Estou passando mais ou menos por essa situação, no Teatro Riachuelo. Fiquei totalmente pra baixo quando a moça falou que cadeirante não tem direito a nada. Poxa, eu ganho pouco, tudo para deficiente é caro, quase não saio de casa e qd quero ver um show, sou barrado ou compro a entrada inteira e sem direito de reclamar. E apesar de não ter ficado tetraplégico, fraturei a coluna inteira num acidente. graças a Deus, faço coisas que a ciência duvida, mas no que se refere a girar a cadeira de rodas sozinho não aguento pq fico sentindo dores e preciso de acompanhante e nem isso tenho direito.

  2. Eu estava lá no dia do ocorrido e desisti de assistir a peça assim como outras pessoas que iam entrar. Um absurdo o que aconteceu. Se foi liberado em outras peças o problema é da produção da peça. Não indico a peça "NÃO EXISTE MULHER DIFÍCIL PARA NINGUÉM". uMA FALTA DE RESPEITO DO ATOR mARCELO sERRADO E DA PRODUÇÃO. lAMENTÁVEL!!!

  3. Não tenho nenhum vinculo com Clarissa e menos ainda com o Teatro Riachuelo. Sei também que a problemática da situação é maior que qualquer caso individual, e que não fique dúvida que sou completamente a favor de uma lei que permita o acesso de um acompanhante em casos como esse. Mas não posso deixar de fazer a pergunta seguinte pergunta: Porque a irmã de Clarissa não pode ser caracterizada como sua acompanhante, e sim o noivo da irmã que não tinha ingresso?

  4. Hj.07/092011.Comemoramos a lei q. da direitos anplos ao deficientes.O bruno relatou exatamente oq.penso .Quem vai recuperar olado psico emocional da Clarissa?ninguém pensou nisso. O pai da Clarrisa é advogado. gostaria de deixar bem claro.Dinheiro nenhum vai apagar a vergonha q, essa menina passou.O caso foi fal de gesto eficiente .Uma boa conversa resolveria o problema.Na familia dos anjos temos 06 adv.Agora é pensar em recuperar a auto estima perdida.Sinto muito q. ainda passamos por casos tão lamentavel.termino perguntando Clarissa dos Anjos tem carro e voltou no mesmo.Quantos já foram utrajado e humilhados por essa equipe tão mal dirigida.

  5. Eu estava lá com 2 amigas e vimos a cena, o principal motivo foi o descaso, poderiam ter agido de forma diferente. Apoio a Clarissa e a família, porque a conheço através de sua amiga Myclécia.

  6. Sou amigo de Clarissa e lamento muito ocorrido no teatro. Clarissa é uma menina de ouro e não merecia passar por tal constrangimento. Como ela já havia entrado no teatro sobre essas condições isso abre precedentes pra que ela tenha direito de usufruir de seu direito novamente, a não ser que haja um aviso prévio da nova condição, o que não houve. O teatro Riachuelo é responsável sim pelo ocorrido, mesmo que o show seja organizado por outra equipe de eventos é responsabilidade do TEATRO o controle de entrada e saída de pessoas.
    Fato lamentável. Sugiro aos responsáveis pelo teatro que leiam os quatro livros que essa menina publicou, e entendam um pouco mais as condições e dificuldades que pessoas na condição dela tem.
    Clarissa, estamos com você!

  7. Caro blogueiro, primeiro acho que todos deveriam lhe parabenizar, tenho acompanhado o seu blog e você tem sido o único a levantar temas importantes e polêmicos para discurssão no mundo virutal. Foi assim sobre os pastoradores e agora sobre esse triste episodio com a Clarissa no teatro Riachuelo. Sou frequentador do teatro desde a inauguração quando paguei R$ 600.00 para assistir o rei Roberto, a família Rocha nos presenteou com um equipamento de 1º mundo, temos que ter orgulho do teatro. Isso é um ponto, o outro e a humanização da equipe de trabalho.
    Li todos os comentários no seu blog, mais uma vez lhe parabenizo por termos a opção de debater algo tão importante e constrangedor.
    Mas voltando, no ponto humanização faltou sim bom senso ao teatro, e não me venha com essa que a LEI não existe, a própria resposta da gerente geral e de cima para baixo, já marginalizando o pessoal dizendo que eles queriam entrar de graça, pelo o que entendi se eles não tivessem dinheiro não teriam comprados nem as duas, então esse não é o caso.
    Outra coisa, se deixou entrar um vez como a jovem afirma, abriram um precedente, portanto no mínimo teriam que ter avisado nesse caso a deficiente com rapidez e agilidade, que também não foi o caso.
    Comento esse post sem emoção, até porque estava no Piazalle jantando com minha família e vi aquela cena deprimente, todos na mesa ficaram indiginados!!
    O teatro demorou para atender e resolver sim.

  8. Gostaria de exclarecer q. Clarissa dos Anjos.Já derubou muito preconceito.È Escritora 04livros,Pousou p campanha Natal sem Fome,pela Arquidiocese de Natal.Faz faculdade de letra na UNP. Mas a intolerancia e falta coerencia dos Dirigentes do teatro derubaram.nossa deusa.Clarissa continue lutando!!!!!!

  9. O Teatro não tem nada a ver, até por que eles não produzem os shows por lá e não tem sequer autonomia para distribuir ingressos. Os nervosinhos que estão reclamando tem que reclamar na justiça, pra fazer a lei que fale sobre o assunto. Mas não adianta somente baixar a lei e dizer que acompanhante de deficiente tem direito a entrar gratuitamente. Tem que pensar no produtor também, que se esforça para trazer diversão ao público (muitas vezes tendo ate prejuizo).

    Inclusive leis como a de meia entrada não existe sequer subsídio para o produtor, que tem que arcar sozinho com a "lei".

    Vamos pensar em todos, não só em A,B ou C.

  10. Gente…sou prima de Clarissa e gostaria de deixar claro que a questão não foi a entrada em si, foi a falta de atenção do gerente do Teatro para com ela. Em nenhum momento ele se dispos a ir até ela e explicar que não seria permitido a acompanhante dela (Camila) entrar, visto que a lei não vigora aqui em Natal. O tato é uma questão de bom senso, e isso certamente ele não teve!

  11. Mas a irmã não ia entrar??? Ela não estava desacompanhada…. Nem foi barrada!!! Tá estranho!!!!

  12. Se fosse pra um colunistazinho social de quinta o teatro e qualquer outro locar do genero arrumaria quantas entradas ele desejasse.

  13. Que falta de tato desse gerente. Não é culpa do Teatro Riachuelo, mas de algumas pessoas que não estão preparadas para a função que exercem.

  14. Seria tão fácil se a Irma dela desse o ingresso pro namorado.. O problema todo aconteceu Pq a pessoa que guiava a cadeira portava ingresso.

    Tenho uma conta no Twitter de caráter promocional (@BoadoFDS) e já realizamos promoções em conjunto com Produtores que fizeram eventos no Teatro. Em alguma situação em que ouve equivoco na lista de ganhadores ou na entrega de ingressos, o próprio teatro se prontificou e resolver os problemas. Respeito eles tem.

  15. O teatro Riachuelo colocou Natal no circuito de eventos do país, isso é inegável, e sou uma assídua frequentadora (de classe média alta), porém ainda explora de forma absurda o valor do ingresso, e limita o espaço a quem tem um poder aquisitivo melhor, excluindo mais uma vez os menos favorecidos e fortalecendo a divisão de classes culturalmente. Ridículo este sistema de exclusão velada, reflitam…

    1. Já que é da "classe média alta" contribua com alguns ingressos para que a dita "class C" possa frequentar a casa. Afinal quem investiu tanto no teatro precisa recuperar o que o capital investido.

  16. …e as pessoas ainda pensam e colocando em suas pequenas cabeças que a cidade do natal tem tudo pra ser uma sede para copa,fora isso ja relatei em outros blog q em um shoping grande da cidade um cliente achou minhoca dentro do hamburguer e a gerencia disse q a culpa era do cliente,tenha fe!
    vamos ser hulmide pessoa e amar o proximo sem saber a cor,classe ou religião…

  17. "Fica a dica do Blog do BG aos vereadores de Natal."
    Os mesmos que votaram contra os supermercados tere postos de gasoolina pra puxarem o saco da máfia dos postos!

  18. Acho que as pessoas não leem o blog com a devida atenção,ela já não estava acompanhada da irmã por que ela precisaria de outro acompanhante.Vivemos a era da ditadura do politicamente correto,mas bom senso e razoabilidade são sempre vindos pra ambas as partes.

  19. O que eu percebo aqui é que ela não ia entrar sozinho visto que ela e a sua irmã estavam de posse de ingressos, e queriam que o noivo da irmã entrasse como acompanhante sem pagar ingresso..essa lei infelizmente não existe e sabemos que para toda regra existe uma exceção,mas em alguns casos se for dada a exceção para uma pessoa todas as outras vão querer o mesmo direto! frequento o teatro desde o seu inicio e nunca vi nenhuma cena de falta de respeito a ponto de barrar o cliente de entrar no estabelecimento, foi uma situação infeliz !!! Espero que a situação sirva de exemplo para uma provável lei, mas não vou sala para julgar o teatro ao qual sempre que vou sou muito bem recebido.

  20. Há situações que não precisam de lei. O bom senso seria o suficiente, coisa que o Teatro Riachuelo não teve.
    O que isso se chama?

  21. O certo agora, é a família dessa jovem buscar a justiça e pedir uma indenização. Essa indenização deve ser paga pelos Vereadores que são inoperantes e despreparados ao ponto de não aprovarem uma lei que permita o acesso do acompanhante. A gente elege esses caras prá quê?

    1. essa indenização sairá do bolso do contribuinte (inclusive o meu). não é por ai.

  22. Aí não é caso de falta de lei não. É só bom senso do promotor do evento.
    Ela foi impedida de entrar no evento pelo qual pagou ingresso, visto que sozinha ela não pode se locomover. Foi de pouquíssimo tato o responsável pela bilheteria.

    Não precisa de lei para tudo! Não precisa de lei para saber que ela precisava do acompanhante entrando com ela.

  23. Prezada Clarissa

    Sentimos muito que você tenha se sentido constrangida, não era a nossa intenção.
    Vamos repassar o que aconteceu: Até hoje, nenhum portador de necessidades especiais entrou no Teatro Riachuelo sem a apresentação do ingresso, como você ressaltou, essa política não é adotada . Ontem você e seus 2 amigos gostariam que um de vocês entrasse sem pagar, pois o seu acompanhante já possuia um ingresso, mas a terceira pessoa não. Talvez tenha demorado alguns minutos para vocês descobrirem a política do Teatro, pois existia uma fila de pessoas comprando ingressos de ultima hora. No momento que você foi atendida, imediatamente você foi orientada de como é , hoje, a política do Teatro.
    Não concordando com ela, você demonstrou a sua indignação na entrada do Teatro.
    Quando essa situação se apresenta, preferimos não discutir com o cliente .
    Gostaríamos de esclarecer que nós somos um espaço de locação e que cumprimos uma política previamente concordada por várias partes, nos deixando impossíbilitados de mudá-las na hora. Quando uma situação nova aparece, levamos o fato para as reuniões de diretoria para serem analisadas e futuramente adotadas.
    Quem já foi no Teatro Riacuelo sabe o respeito que nós temos pelo público, principalmente o cuidado que dispensamos para com os seniors, crianças e portadores de necessidades especiais.
    Não temos conhecimento dessa lei que você se referia, mas certamente vamos verificar, pois concordamos com você e gostaríamos que ela existisse.
    Mesmo que a Lei não exista,levaremos a sua sugestão para a próxima reunião para ser analisada.

    Atenciosamente
    Flávia McLaren
    Gerente Geral
    Teatro Riachuelo

  24. Sem dúvidas que o Teatro Riachuelo trouxe "vida" para Natal, apesar dos preços [as vezes abusivos] ainda sim falo que foi a melhor coisa que aconteceu nesta cidade!! Esse episódio poderia ter um final feliz… Como ela entrou outras vezes com acompanhante… Fica provado que A PRODUCÇAO DE CADA espetáculo age da forma diferente. "Ou seja: Há produtores e PRODUTORES"

  25. Intransigência! Tudo por causa de UM ingresso? Precisava ter uma Lei? Se fosse um grupo de pessoas…

  26. O teatro Riachuelo é uma das poucas casas de Natal que respeitam os clientes não só quando o assunto é acessibilidade, mas também quando se trata de segurança, ingresso para estudante, estacionamento, horários de cordo com o divulgado…
    As autoridades de Natal precisam cuidar é dessas festas que ocorrem em vias públicas, que poluem a cidade sonora e visualmente e as pessoas precisam saber que pagam um valor exorbitante para entrar em determinadas festas simplesmente porque os organizadores dizem que o ingresso esgotou quando, na verdade, eles repassaram para os cambistas venderem.

  27. Aadorava o teatro riachuelo, um bonito espaço, mas depois dessa….. 🙁 não é porque não tem lei que eles não vão fazer isso!! tem que respeitar o proximo. como e que a coitada ia entrar dentro do teatro sem nenhum acompanhante, se ela anda de cadeira de rodas!!

  28. Nossa…Não cheguei a presenciar o fato cheguei atrasada 15 min. A Clarissa sendo tetraplégica ou seja perda dos movimentos dos membros superiores e inferiores é CLARO que ela depende de uma pessoa p se locomover. Lamentável q esta Lei "não funciona aqui", Clarissa não deixe isso barato procure a Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte – ADEFERN http://adefern.vilabol.uol.com.br/index.htm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Padilha abre mão da reeleição em 2026 para assumir Ministério da Saúde

Foto: reprodução

Deputado federal licenciado pelo PT de São Paulo, Alexandre Padilha avisou a aliados que abriu mão de disputar a reeleição para a Câmara em 2026 em troca de assumir o Ministério da Saúde.

Padilha assumirá a pasta no lugar da ministra Nísia Trindade, que foi foi demitida pelo presidente Lula durante uma reunião na tarde desta terça-feira (25/2), no Palácio do Planalto.

O acordo de Padilha com Lula prevê que o ministro não tentará reeleição para a Câmara e, assim, poderá continuar no Ministério da Saúde até o fim do governo, sem precisar deixar a pasta em abril de 2026.

METRÓPOLES 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula define data para posse de Padilha no lugar de Nísia; veja quando

Foto: Hugo Barreto/Metropóles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a saída da ministra Nísia Trindade do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25/2), após reunião entre o presidente e a ministra. Ele confirmou Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, no lugar de Nísia. A posse de Padilha será dia 6 de março.

Em nota, Lula agradeceu à ministra “pelo trabalho e dedicação à frente do ministério”.

O anúncio da saída de Nísia aconteceu após a petista se encontrar com o presidente Lula. Na ocasião, o petista informou sobre a troca de comando no Ministério da Saúde.

METRÓPOLES 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputada protocola na Câmara a PEC pelo fim da escala 6 x 1

Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou oficialmente nesta terça-feira (25) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em 4 dias por semana.

O texto foi protocolado na Câmara três meses após o início de um movimento de articulação para reunir assinaturas de apoio à proposta. Erika conquistou apoio de 209 deputados — 38 acima do mínimo necessário para apresentar uma PEC na Casa.

O objetivo central do texto é acabar com a possibilidade de escalas de 6 dias de trabalho e 1 de descanso — chamada de 6×1.

A iniciativa da deputada nasceu de uma mobilização do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que ganhou força nas redes e somou 1,5 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado que pede à Câmara dos Deputados a revisão da escala 6×1.

A PEC, que agora poderá ser discutida na Câmara, pretende alterar um trecho da Constituição que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Outra proposta com o mesmo objetivo já foi engavetada pela Câmara, antes de ser votada pelo plenário.

Em novembro passada, o Ministério do Trabalho afirmou, em nota à imprensa, que tem “acompanhado de perto o debate” e que a redução da jornada é “plenamente possível e saudável”, mas a questão deveria ser tratada em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados.

A proposta de Erika Hilton prevê estabelecer que a jornada de trabalho normal:

  • não poderá ser superior a 8 horas diárias;
  • não poderá ultrapassar 36 horas semanais; e
  • será de 4 dias por semana.

Segundo o texto, as mudanças entrariam em vigor depois de 360 dias da eventual promulgação da PEC.

G1

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores rejeitam proposta do Governo Fátima e confirmam início da greve na rede estadual

Foto: reprodução

Professores da rede pública confirmaram nesta terça-feira (25) o início de uma greve por tempo indeterminado na rede estadual de ensino. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), a paralisação começa de imediato, o que significa que os educadores já não devem comparecer às salas de aula nesta quarta-feira (26).

A decisão sobre a deflagração da greve aconteceu em assembleia do Sinte na Escola Estadual Winston Churchill, na Cidade Alta, em Natal. No último dia 19, os professores já tinham aprovado o indicativo da paralisação, e agora confirmam a greve.

Durante a assembleia, os professores rejeitaram a proposta do Governo do Estado para pagamento de reajuste salarial. A última proposta foi feita nesta segunda-feira, em uma reunião com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT).

Durante a reunião, a equipe do governo propôs pagar o reajuste de 6,27% para toda a carreira, inclusive aposentados e pensionistas, da seguinte forma:

  • 3% a partir da folha de abril;
  • 3,25% a partir da folha de dezembro.

Em publicação nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra escreveu: “Hoje, em reunião com o Sinte, avançamos no diálogo sobre o reajuste do piso do magistério. Determinei às nossas equipes jurídica e econômica que façam todo o esforço para viabilizar o pagamento integral e paritário a toda a categoria, reconhecendo o papel fundamental da educação na transformação social”.

98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Janjômetro’ quase dobra valor em três meses

Foto:reprodução

Desde que o ‘Janjômetro’ foi criado pelo deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil), os gastos relacionados à primeira-dama, Janja da Silva, passaram de R$ 63 milhões para R$ 117 milhões em apenas três meses.

Segundo dados do portal, o uso de recursos públicos quase dobrou.

Em 28 de novembro do ano passado, Zacarias criou o site para fiscalizar os valores usados por Janja.

O deputado por São Paulo afirmou que a iniciativa “expõe a farra” dos gastos da primeeira-dama, entre os quais o “Janjapalooza”:

“Como se não bastasse um bandido na presidência da República, a esposa deslumbrada dele ainda TORRA o seu dinheiro com viagens de luxo, hotéis e móveis de R$ 200 mil.

Para EXPOR essa FARRA, eu criei o Janjômetro: um site que cataloga todos os gastos da prime”.

Para ter acesso, o cidadão precisa fazer um cadastro no site, a partir do qual receberá alertas em primeira mão sobre os gastos de Janja.

Passagens executivas

Neste mês, Janja gastou R$ 34,1 mil em passagens áreas de classe executiva para ir e voltar de Roma, segundo revelou o Estadão.

Esse tipo de assento em aeronaves é considerado mais confortável e espaçoso, porém, com custo acima do que uma poltrona da classe econômica.

Janja viajou em 9 de fevereiro e retornou ao Brasil em 13 de fevereiro.

Mesmo sem cargo no governo, a primeira-dama compôs a comitiva que teve o total de 13 pessoas.

Janjapalooza

A primeira-dama ficou irritada quando batizaram o “Janjapalooza” de “Janjapalooza”, mas o festival promovido por ela no G20 custou alto aos cofres públicos.

A estatal itaipu Binacional pagou 15 milhões de reais para a reunião da Cúpula do G-20 Social e eventos paralelos, como o festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Janja, aliás, foi funcionária da estatal entre 2005 e 2020.

O festival, que teve a primeira-dama como principal divulgadora nas redes sociais, também foi discriminado no “Janjômetro”.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministro da Agricultura avisa ao Planalto que pode deixar o governo

Foto:Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, avisou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pode deixar o cargo se houver medidas extravagantes.

Fávaro disse a interlocutores que não aceita fazer parte de um governo que taxa exportações do agro.

Ele afirmou a auxiliares que cresce a pressão interna e na bancada do PT no Congresso por medidas como imposto ou cotas para exportações de carnes e outros alimentos.

Apesar de tensões entre o agronegócio e o governo Lula, Fávaro sempre se manteve fiel à administração petista. Entretanto, o ministro está deixando claro que seu limite é este tipo de medida.

O aumento do preço dos alimentos foi tema de debate no gabinete presidencial e na Casa Civil no começo do ano. Após uma arrefecida, a questão teve uma nova crise nos últimos dias, devido à suspensão das linhas de crédito subsidiadas dentro do Plano Safra.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) criticaram a medida e Fávaro reagiu.

O governo federal publicou na última segunda-feira (24) uma medida provisória (MP) que abre um crédito extra de R$ 4,1 bilhões para assegurar as contratações de crédito do Plano Safra de 2024-2025 com apoio do Executivo e contornou a situação.

Mas não é por isso que Fávaro ameaça sair do governo. Para tratar de preço de alimentos, o ministro diz que não aceita sob nenhuma hipótese medidas como imposto de exportação ou cotas para soja, milho, carne e etanol.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula demite Nísia e confirma Padilha como novo ministro da Saúde

Foto:Hugo Barreto/Metropóles

O presidente Lula demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (25/2). Ela será substituída no cargo por Alexandre Padilha (PT), atual ministro das Relações Institucionais.

A demissão foi comunicada por Lula em reunião com a ministra no Palácio do Planalto, no início da tarde. Além de Nísia, o próprio Padilha participou do encontro.

Nísia já vinha sendo fritada por Lula nos bastidores há pelo menos duas semanas. Na semana passada, o próprio presidente avisou a auxiliares que trocaria sua ministra da Saúde.

A demissão de Nísia ocorreu horas após ela realizar seu último evento como ministra no Planalto ao lado de Lula: uma cerimônia para anunciar parcerias para produção de vacinas.

Funcionária concursada da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia estava como ministra da Saúde desde o início do governo Lula, em janeiro de 2023.

Padilha, por sua vez, voltará ao Ministério da Saúde após mais de 10 anos. Ele foi titular da pasta entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014, período do governo Dilma Rousseff.

METRÓPOLES 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Vaticano atualiza estado de saúde do papa Francisco: “Segue crítico”

Foto: reprodução

O Vaticano afirmou que a situação do papa Francisco continua crítica, apesar de o líder da Igreja Católica seguir estável. A informação foi divulgada em novo boletim nesta terça-feira (25)

“As condições clínicas do Santo Padre permanecem críticas, mas estáveis”, disse o Vaticano em nota. “Não ocorreram episódios respiratórios agudos e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis”.

O pontífice está internado desde o último dia 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. Ele apresenta um quadro de pneumonia bilateral, quando os dois pulmões são afetados pela infecção, dificultado a respiração.

Anteriormente, o Vaticano havia afirmado que o papa Francisco havia apresentado leve melhora em suas condições clínicas, sem o registro de novas crises respiratórias.

METRÓPOLES

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Maior parte do Brasil culpa Lula por aumento de preços

Foto: reprodução

Além de mostrar que a aprovação de Lula despencou, a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, 25, indicou também que o aumento de preços no Brasil é responsabilidade do governo Lula para a maior parte da população (41%). Outros 10,5% marcaram todas as opções oferecidas.

O segundo fator mais citado é “questões climáticas”, que foi mencionado por 11,2% dos 2.002 entrevistados de 19 a 23 de fevereiro. A opção “políticas externas” aparece em terceiro lugar, com 9,5%, seguida por “os produtores” (8,6%), “os comerciantes” (5,3%), governos estaduais (3,7%) e governos municipais (1,4%).

Culpa de Lula
O governo Lula de fato contribuiu para o aumento dos preços, ao elevar os gastos públicos para além do que deveria nos dois primeiros anos do governo e aquecer a economia de forma artificial.

No início de 2025, o presidente acordou para o incômodo que a inflação causaria na população — e para o consequente impacto em sua popularidade — e incumbiu os ministros de buscar soluções mágicas para segurar os preços.

Após os ministros organizarem uma espécie de gincana atrás de ideias mirabolantes para controlar os preços, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, passou a apostar na sorte, e deixou o controle da inflação nas mãos da perspectiva de queda na cotação do dólar e de safra recorde no Brasil.

No fim das contas, como o governo não dá qualquer sinal de que vá conter os próprios gastos, o controle da inflação recairá totalmente sobre o Banco Central, que já anunciou que deve elevar em mais um ponto percentual a taxa básica de juros em sua próxima reunião.

Café
Para 68,9% dos entrevistados pela pesquisa CNT/MDA, o aumento de preços no Brasil “ocorre de forma acentuada, acima dos índices de inflação”. Para 72,4%, o café foi o produto que teve o maior aumento no preço, seguido por carne (55,4%), grãos (40,9%) e ovos (21,8%).

Questionados sobre a dica de Lula, de combater a inflação com a substituição de produtos, 53% disseram que “raramente é possível substituir”. Além disso, 42,1% disseram que não deixaram de comprar devido ao aumento dos preços, enquanto 26,8% disseram ter substituído vários itens.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Com cargo em risco, Nísia Trindade se reúne com Lula

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta terça-feira (25/2), com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no Palácio do Planalto. A reunião acontece em meio a especulações sobre a troca da ministra pelo atual chefe da articulação política, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

o chefe do Planalto decidiu pela troca devido à insatisfação de membros do Centrão e também da base governista. A medida é uma das formas de o governo Lula tentar ampliar a governabilidade diante da pressão dentro do Legislativo.

Nísia Trindade é a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde e também foi a primeira a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Mais cedo, o presidente Lula participou de um evento ao lado de Nísia Trindade para assinatura de parcerias para ampliar a produção de vacinas contra a dengue e outros investimentos em saúde.

Durante a cerimônia desta terça, Lula chegou a ser questionado por jornalistas sobre a saída de Nísia Trindade da Esplanada dos Ministérios, mas o chefe do Planalto evitou comentários sobre o assunto.

METRÓPOLES

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *