Foto: Pixabay/ Divulgação
Enquanto a esperança em dias melhores parece ser o único refúgio que restou para a humanidade em um ano marcado por uma pandemia de alcance global, que matou 1,4 milhão de pessoas, o cientista russo Peter Turchin indica que ainda é possível piorar. Segundo ele, os próximos dez anos serão ainda mais aflitivos do que 2020.
“Temos praticamente garantidos mais cinco ou dez anos infernais”, afirmou Turchin à revista americana The Atlantic. Biólogo de formação, o russo usa modelos matemáticos para prever tendências sociais.
A previsão poderia ser mais uma dentre que se repetem todos os anos, não fosse por um detalhe: em 2010, previu uma “era da discórdia” e um período perturbação social que ganharia força por volta do ano de 2020.
Agora, em meio à pandemia de Covid-19, cenário econômico enfraquecido e a força da democracia sendo colocada à prova, até os analistas mais céticos começam a olhar com mais atenção para as falas do cientista russo.
O raciocínio que levou Peter Turchin a fazer a previsão no estudo publicado pela revista Nature, em 2010, e o prognóstico para os próximos dez anos é o mesmo.
Desde que deixou a biologia, ele passou a analisar dados históricos e arqueológicos dos últimos 10.000 anos e percebeu padrões de comportamentos e acontecimentos que se repetem de tempos em tempos. Dentre eles está a oscilação entre violência e paz provocada pela movimentação social que, conjugada com três pilares, o levaram à previsão sombria para os próximos 10 anos.
Em sua entrevista à The Atlantic, Turchin explicou que o cenário sombrio para a próxima década se baseia em três pontos fundamentais.
Primeiro ele explica que a camada da elite na sociedade está se expandindo rapidamente, sem que sejam criadas posições para esses novos membros. Essa situação gera uma disputa no topo da pirâmide social que culmina em uma divisão entre elite e contra-elite.
Somam-se a este quadro uma classe trabalhadora com qualidade de vida em declínio e um Estado enfraquecido, insolvente e que já não consegue mais solucionar os problemas de suas sociedades.
CNN Brasil
Meu Jesus quanta gente para dizer que tudo vai melhorar, o pior cego é aquele que não enxerga um palmo além do próprio nariz, leiam a Bíblia à luz do Espirito Santo e com certeza vcs verão que estamos vivendo os últimos dias desta humanidade tão desumana, que não acreditam mais nos Evangelhos, acreditam em tudo criado pelo ser humano, horóscopos, tarós, divindades pagãs e muitas outras coisas vindas de satanás, enxerguem o óbvio, calculem que até 2030 Jesus estará vindo nas nuvens para julgar os vivos e os mortos, salve-se quem quiser.
"Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus."
2 Timóteo 3:1-4
Faço um pergunta: Você acha que o mundo está melhorando ou piorando ???
Bíblia,brrrrrrr
Os anos 90 foram praticamente iguais do início ao fim, veio os anos 2000 a 2010 como ano da tecnologia e foram praticamente iguais…ai veio a quebra do ciclo vicioso com a virada social entre 2010 e 2020 e o povo que estava acostomado somente com soluções, passou a se preocupar com os problemas da atualidade…apenas isto! Vamos ter mais coragem e atitude pensando a agindo com sabedoria que não vai resolver tudo, más, resolverá o necessário.
Há!…lebrando que esta opinião e minha e não irá impactar na sua vida, portanto…continue vivendo!
Se fosse assim Sr Gerson vc não teria nem internet pra tá falando abobrinha. Pense direitinho
Concordo com o Sr. Gerson.
Hoje o brasileiro(a) de classe média que tem a casa ou apartamento próprio quitado,um carro próprio,com emprego e salário fixo ou seja aposentado ou que tenha o seu próprio negócio e consegue pagar os seus boletos em dia,já é um vencedor,um campeão.
Daqui para frente à ascensão social e econômica e cultural no Brasil e no mundo ficará ainda mais dificil ou praticamente inatingível ou inalcançável para as pessoas e famílias mais empobrecidas com poucos recursos financeiros e matériais.
BG, na bíblia em no Livro de Mateus 6:34 diz a palavra do Senhor: não vos inqueteis com o dia do amanhã, basta o dia de hoje o seu próprio mal. Aí vem o cientista dizer isso, vá ler a bíblia.
Vá nessa conversinha ilusória, não planeje seu amanhã não e fique esperando cair do céu, viu?!?!
Não estamos mais na idade média mas a tal da religião ainda cega muita gente…
Na Rússia a situação tá russa já faz é tempo.
#Bolsonaro tem razão
"a força da democracia sendo colocada à prova" JÁ DEU PARA ENTENDER… Esquerdinha com mimimi.