Uma segunda chance numa empresa que já te recusou. Todo mundo já precisou tentar mais uma vez. Veja como na matéria abaixo:
O mundo está cheio de segundas chances, se nós vamos atrás delas. Há os atletas que voltam a competir nos Jogos Olímpicos e têm sua segunda chance de ganhar uma medalha de ouro. Há uma lista de empresas, da General Motors à Yahoo, que estiveram à beira da falência e tiveram uma segunda chance de sucesso. E os que procuram emprego precisam superar seu medo e tentar novamente, mesmo que tenham dado com a cara na porta da empresa, quando sentem que a organização cabe como uma luva para suas habilidades.
“Nós nunca sabemos os reais motivos pelos quais fomos rejeitados para um trabalho”, diz Annie Stevens, sócia-gerente da ClearRock, uma empresa de outplacement e coaching executivo, em Boston. “Nunca é demais voltar a participar de um processo de seleção”, diz ela, desde que você não tenha cometido um erro notório na sua primeira vez, e enquanto você não perceber claramente que há um problema relacionado à sua adaptação na cultura corporativa da companhia.
Aqui estão cinco maneiras de se criar uma segunda chance numa empresa que já te rejeitou, mas onde você gostaria, muito, de trabalhar:
1. Supere a rejeição. Deixe de lado qualquer amargura, decepção ou constrangimento. Isso pode ser mais fácil se você esperar três ou quatro meses antes de se candidatar novamente, diz Stevens. Certifique-se de ter recuperado sua confiança e de que você está disposto a ser transparente sobre a sua nova tentativa.
2. Seja mais estratégico. Isso significa mais pesquisa e uso melhor da rede de contatos construída na primeira tentativa. Saiba mais sobre a empresa, a dinâmica do departamento, e encontre alguém para recomendar você para o novo trabalho. “Tire partido de sua rede de relacionamentos para ingressar na empresa”, recomenda Stevens.
3. Mostre seu progresso. Se você não conseguir o emprego por causa de uma lacuna em suas qualificações, mostre como você passou seis meses se aprimorando para preencher essa lacuna, diz Stevens. “Você transmite uma mensagem muito poderosa dessa forma”, acrescenta a consultora. Se o seu progresso está em uma área que é importante que o empregador, ligue os pontos e indique o seu contínuo interesse em fazer parte da equipe.
4. Fique em contato. “Muitos candidatos rejeitados vão embora como um cachorro chicoteado”, diz Susan Healthfield, do guia de recursos humanos About.com. Escolha um ou dois gerentes que você tenha se aproximado mais e escreva uma carta lembrando-lhes o que você poderia fazer para o departamento ou empresa. “Fique em contato. Lembre-os o quanto você se identifica com a companhia”, diz Heathfield. “Envie artigos ou outras informações úteis que você acha que eles podem ter interesse”.
5. Construa pontes. “Faça um networking intencional”, sugere a coach de carreiras Narayanan Sunitha, da OI Partners. Escreva uma carta parabenizando a pessoa que conseguiu o emprego para o qual você se candidatou e diga que você estaria disposto a ajudar. Ou, depois de alguns meses, procure “construir um relacionamento para o futuro”, perguntando a esse profissional que outras áreas da organização ele recomendaria como um bom investimento para sua carreira.
Ok, definitivamente é mais fácil falar que fazer. Mas, se realmente você quer uma chance, trabalhe isso. Pavimente o seu caminho com confiança e comunique claramente o seu valor.
Fonte: O Globo.com
Comente aqui