Com 71,16% de obra concluída e avanço no cronograma apresentado à Federação Internacional de Futebol (FIFA), o estádio Arena das Dunas começará a ter a cobertura montada ainda neste mês de junho. Atualmente, a parte da superestrutura – que corresponde à área da construção pesada da obra, como a instalação da laje, vigas e bancada em formado de jacaré que sustenta a arquibancada – já foi concluída e novas frentes de trabalho estão em curso. No entanto, apesar do ritmo acelerado da obra e do avanço no cronograma, a estimativa de entrega permanece para dezembro deste ano.
De acordo com o secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa, Demétrio Torres, as peças para a montagem da cobertura já estão chegando. Segundo ele, a estrutura metálica conta com uma tecnologia moderna de forma a garantir maior velocidade à montagem. Inicialmente, o prazo previsto dado pelo consórcio Arena Natal para o término da montagem da cobertura é de seis meses. Porém, Torres diz que há a possibilidade de reduzir este tempo para 120 dias. “Estamos focados em terminar a obra e cumprir o caderno de encargos da FIFA. O nosso foco é dezembro de 2013, mas o que conseguirmos adiantar, melhor”. O vão de balanço da Arena das Dunas, depois de montado, terá 42 metros e irá cobrir toda parte de arquibancada.
Em relação ao gramado, o trabalho de escavação já foi iniciado e será seguido pela drenagem. A instalação do gramado está prevista para agosto. Já as arquibancadas foram concluídas, faltando apenas os assentos. “Normalmente, a instalação dos assentos e do gramado são as últimas etapas”, informa o gerente de Marketing da Arena das Dunas, Artur Couto, acrescentando que, para a Copa do Mundo de 2014, o estádio terá a capacidade de 42 mil assentos. Porém, após o Mundial a arquibancada móvel com 10 mil assentos será retirada e o estádio passará a ter capacidade para 32 mil pessoas.
De acordo com Artur Couto, várias frentes de trabalho estão sendo realizadas de forma simultânea, o que contribui para o avanço no cronograma. “Por exemplo: as instalações elétricas e hidráulicas, o revestimento dos banheiros, a parte interna dos vestiários, dos 40 camarotes, dos quais já temos um pronto e mobiliado e, ainda, a instalação dos elevadores com um já em fase de testes”, explicou Arthur Couto, afirma o gerente de Marketing da Arena das Dunas.
Os 40 camarotes, todos localizados no setor Oeste, sendo 12 no nível zero e 28 no nível intermediário, seguem um padrão FIFA de qualidade e já foi concluída a parte de alvenaria. As escadarias já começam a ser montadas. Cada camarote contará com um banheiro exclusivo e varia de capacidade de 20 a 62 pessoas, inclusive para portadores de necessidades especiais. No último dia 13 de maio, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, visitou o canteiro de obras da Arena das Dunas e se mostrou satisfeito com o andamento das obras. Na ocasião, ele conheceu um camarote pronto, já mobiliado. A Arena contará com cinco elevadores, sendo três para a Área Vip, um de serviço e outro para a área de mídia. Os cinco já estão sendo instalados, e um já está funcionando em forma de teste.
Além disso, a pavimentação externa também já foi iniciada, com instalação de passeio com calçada com piso intertravado. Nesta área está sendo construída uma praça com 20 mil metros quadrados. Quanto ao estacionamento, esta etapa ainda não foi iniciada. Quando concluída, contará com 557 vagas internas e 2.076 externas.
O consórcio responsável pela construção da Arena das Dunas é o mesmo que construiu a Arena Fonte Nova, na Bahia, e a Arena Portoalegrense, no Rio Grande do Sul. Atualmente, a obra de construção da Arena das Dunas conta com aproximadamente 1,8 mil trabalhadores, que se dividem em três turnos, garantindo 24 horas de trabalho diário.
Fonte: Secopa/RN
Comente aqui