Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
De acordo com a defesa do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, ele estava em deslocamento para Brasília, na madrugada desta sexta-feira (25), quando foi preso pela Polícia Federal (PF), por volta das 4h, em Maceió (AL).
Por meio do nota, a defesa de Collor informou que ele cumpriria o mandado de prisão de forma espontânea. “A defesa do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello confirma sua prisão hoje, 25 de abril, em Maceió, às 4 horas da manhã, quando estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo da decisão do Ministro Alexandre de Moraes”, diz a nota.
A prisão ocorreu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitar recursos apresentados pela defesa de Collor contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão em desdobramento da Lava Jato e determinar a detenção imediata.
“O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento”, finaliza a defesa.
A pena foi imposta em 2023, em decorrência de um processo ligado à Operação Lava Jato. Collor foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
Com a rejeição dos embargos de declaração — tipo de recurso utilizado para esclarecer pontos da decisão anterior —, Moraes entendeu que não havia mais pendências jurídicas que impedissem o início do cumprimento da pena. Mesmo sem uma análise final do plenário do STF, a ordem de prisão já está em vigor.
Além disso, Moraes solicitou ao presidente do STF a convocação de uma sessão virtual extraordinária do plenário para referendar a decisão, ainda que isso não impeça o início imediato da pena. A sessão foi marcada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, para esta sexta-feira (25), com duração das 11h às 23h59.
Metrópoles
O Xandão enquadrou o Collor, agora só falta o inelegível! Pense num medo!
kkkkkkkkkkkkkkk
Isso!
Mas pra isso tem que provar que roubou em três instâncias.
Xandão está certo.
Esse ladrão estava impune.
Agora pra fazer o resgate da moral da nossa justiça, falta mandar de volta um condenado em três instâncias pro xadrez.
Aí sim é fazer Justiça.
Outra, roubaram agora mais 6 bilhões dos aposentados, prende logo esses ladrões xandão, mostre que não tem lado.
É a tal da justiça seletiva…
A “Justiça Seletiva” do Rei Moraes.
Lava jato???
hehehe…
Luladrão condenado em três instâncias se segure na sela, Xandão vai te meter de volta no xadrez.
Lembrando que uma decisão monocrática, te botou na rua.
É possível o STF forma maioria pra engatar marcha ré na soltura do bebum biriteiro??
É somente uma pergunta.