Polêmica

Colunista da IstoÉ quer reinfecção severa “do tipo que faz desejar a morte” a Bolsonaro


Foto: Adriano Machado/Reuters

Ricardo Kertzman, colunista da Istoé, escreveu um artigo em que afirma não desejar a morte de Bolsonaro, mas sim uma reinfecção severa “do tipo que faz o sujeito desejar a morte, de tão sofrida e dolorida. Afinal, ele faz por merecer; pede por isso”.

Leia a abaixo o que escreveu o colunista:

Dias atrás, um jornalista da Folha de S.Paulo desejou a morte do verdugo do Planalto. Eu compreendo bem o sentimento do meu colega, mas não compartilho do mesmo desejo.

Não que eu vibre com a existência cretina do devoto da cloroquina; muito pelo contrário. Mas acredito que a morte lhe seria benéfica, e a melhor saída para findar seu terrível sofrimento.

Sim. Eu acredito piamente – e aposto, até – que o amigão do Queiroz é um intenso sofredor. É um sujeito perturbado, envolto dia e noite em sentimentos e pensamentos psicóticos.

Ninguém neste mundo consegue ser Bolsonaro sem ser… o Bolsonaro! Sua incapacidade de empatia e a malignidade dos seus atos e de suas palavras resumem quem (e o que) ele é.

Há que ter o espírito severamente perturbado e a mente profundamente doente para sorrir diante do aumento de casos de suicídio. E sendo assim, acreditem, o sofrimento é cruel.

Particularmente, prefiro o maníaco do tratamento precoce vivo. A ponto de provar do próprio veneno e se infectar com as novas e mais severas cepas do novo coronavírus.

Adoraria vê-lo passar pelo que passam milhões de brasileiros que lhe dão ouvidos. Sintomas, internação, UTI, intubação, extubação, recuperação, fraqueza e sequelas graves.

Vê-lo mendigar por um leito de hospital e por uma vaga numa UTI, sei que não verei. Muito menos sufocar, sem oxigênio, esperando o general lhe trazer cloroquina e ivermectina.

Mas me daria por satisfeito com uma reinfecção severa. Bem severa mesmo! Do tipo que faz o sujeito desejar a morte, de tão sofrida e dolorida. Afinal, ele faz por merecer; pede por isso.

Me parece que o tal jornalista foi indiciado, ou algo assim, por desejar a morte do presidente. Repito: não desejo sua morte, muito menos faço apologia a isso. Apenas desejo-lhe mal.

Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. A indignação tá tomando conta da população.
    Desgoverno genocida acarreta isso.
    Todo apoio ao colunista,

  2. Apenas mais um "jornalista canhoto, e safado que, perdeu a "boquinha" que sempre teve no PT, só isso!!!

  3. Calma lá! Ninguém deseja a morte de Bolsonaro, mesmo ele não usando máscara, realiza do aglomerações, falando que não é broxa, falando que tem corpo de atleta, que não é coveiro, falando para a população que sofre com a pandemia deixar de mimimi, falando que quem pede vacina é idiota, o fato é que a probabilidade dele contrarie uma reinfecção é alta. Daí morrer é outra coisa. Ninguém deseja morte. Só vida. Ele mesmo, não liga para os mais de 260 mil mortos.

    1. VC DEVE SER DAQUELES NATALENSE Q VOTOU NA GOVERNADORA PETISTA VAGABUNDA FECHOU HOSPITAIS FATAO Q ESTA LEVANDO O RN A FALÊNCIA
      BOLSONARO TEM RAZÃO A MUITA MENTIRA E SAFADEZA NESTA COVID
      MINHA SOGRA MORREU E TENTARAM POR COVID A SORTE E Q MINHA MULHER E ADVOGADA E AMEACOU PROCESSAR
      80% DESTAS MORTES NÃO TEM NADA A VER COM COVID
      MANDA TUA GOVERNADORA PRESTAR CONTA DE 18 BILHÕES Q RECEBEU DE BOLSONARO E NADA FEZ SEU CANALHA

  4. Esse imbecil deve ser ligado aos PeTralhas e ter comido muita grana dos governos PeTralhas, agora que a boquinha acabou fica berrando igual a cabrito com fome.

  5. Um presidente ridículo desses ri das mortes durante a pandemia, em especial dos suicídios, e ficam com esse mimimi contra uma reação dessas? É muita onda…

  6. Eita cegueira grande. O Presidente não merece a baixeza deste artigo. Esse tal sr. Ricardo Kertzman é um doente da alma. Deve ser daqueles que até hoje não digeriram o resultado das eleições de 2018. É um pobre de espírito.

  7. Ódio do bem? Por muito menos temos vários conservadores presos, incluindo um jornalista e, pasmem, um deputado federal.

  8. "Ódio do bem"? Tem conservador preso por muito menos. Até deputado federal. Mas, contra o presidente pode tudo, né? A farsa está escancarada.

  9. Não desejar o mal a ngm é sinônimo de humanidade e respeito ao próximo. Não sei o que se passa na cabeça ou no espírito de um ser humano para proferir uma bizarrice dessas, mas sei que existe uma lei universal que preconiza que tudo aquilo que você deseja aos outros retornará a você. O pior de tudo é assistirmos a completa degradação de setores da imprensa que publicam coisas desse tipo. Quem aplaude esse tipo de coisa não imaginam o que estão atraindo para si mesmas.

  10. Cuidado pra não ser o próximo da lista e vá se encontrar com gilberto dimenstein e Fernanda young, que desejaram a morte de Bolsonaro e se ferraram.

  11. Eu acredito na lei do retorno, ela é universal, vejo referência a ela no mundo inteiro. Toda pessoa, recebe de volta, o mal que ela pratica com os outros, como também, o inverso é verdadeiro. Não tenho nenhuma dúvida, que a nação brasileira, vai um dia acordar com a notícia que em fim, a Lei do Retorno foi aplicado e puniu quem fez da pandemia, uma caixa de maldades.

  12. Não concordo com esse tipo de avaliação. Vamos manter nossa opinião dentro dia principais da humanidade e respeito a vida.

  13. Me parece que estamos vivendo um momento gravíssimo no nosso , não discurimdo dirwora ou esquerda ate porque desde a redemocratização do nosso pais ja tivemos varios presidentes naos so de direita cpm também de esquerda mas nunca nenhum alimentou em algins o sentimento de odio como p Jair Bolsonaro. Isso é grave numa democracia.

  14. Belo artigo.
    O Jornalista foi cirúrgico em suas palavras!
    Lembrando que vamos passar de 263 mil mortes hoje e milhares de brasileiros estão na fila por um leito de UTI, muitos estão entubados e muitos morreram sem atendimento mesmo.
    O Presidente desdenha destas famílias que perderam seus entes queridos.

    1. Cuidado para o mal não cair sobre sua casa, ai se lembre do que você deseja ao próximo. Seu estúpido, imbecil e insensível

    2. HOSPITAIS NÃO SE CONSTROEM EM UM ANO NEM DOIS, OS HOSPITAIS QUE ESTAVAM PRONTOS EM 2020 FORAM DESMONTADOS. SE TEM ALGO A RECLAMAR , RECLAMEM DE 16 ANOS DE SACANAGEM E CORRUPÇÃO DE UM GOVERNO COMUNISTA QUE NÃO DEU CERTO. BRASIL SELVA PATRIA AMADA.

    3. A lei do retorno é certa, tanto pra ele como pra vc, é questão de tempo.

    4. Sr ZéGado qual é o seu problema?
      Tome um chá de camomila, se acalme….
      Procure ser feliz e ver as pessoas felizes, deixe de ser amargo….
      Ingratidão é o pior dos sentimentos, logo….
      Chora ptralhada, chorar acalma!

    5. ZéGado, belas palavras para dissuadir as pessoas e implantar a teoria de conspiração com a inversão dos fatos. Só lembrando que vc no seu curral pastando e ruminando bobagens sem fim, vale te lembrar que nos Governos passados e digo nós últimos 20 anos estádios eram muito mais importantes que hospitais. Neste triste e tenebroso momento em que o mundo sofre e não só o Brasil, somos a 5a nação que mais vacinou no mundo. Outro fato é que devid o apoio do seu Presidente Bolsonaro, o PIB ano passado subiu 3,5 pontos e este fez o país não perecer. Embora a tropa do fique em casa que é funcionário público, tbm recebeu de forma irregular o auxílio. Então, pare de ruminar e flatula e falei a verdade.

    6. Zé chifrudo, fica tranquilo que terás emprego pra falar de Bolsonaro até 2026.
      É só relaxar que dói menos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ex-vereadora de SP explica retirada de vaso sanitário de gabinete; reforma feita no local foi paga com dinheiro dela

Foto: Reprodução

A ex-vereadora Janaína Lima (PP) postou na noite desta quarta-feira (1°) um vídeo justificando a retirada do vaso sanitário e da pia do gabinete que ela ocupava na Câmara Municipal de São Paulo até o dia 31 de dezembro.

Conforme o g1 noticiou, câmeras internas do prédio flagraram funcionários do gabinete dela retirando as peças do banheiro que a parlamentar diz ter construído na sala 607, no 6° andar do Palácio Anchieta, quando assumiu o mandato político há oito anos.

Em nota, Janaína Lima havia dito que a reforma feita no local foi paga com dinheiro dela e, portanto, poderia levar todo o material que não estava compatível com o memorial patrimonial descritivo de quando ela recebeu o espaço.

No vídeo postado nas redes sociais, a agora ex-vereadora acrescentou informações ao caso e disse que “a parte hidráulica da Câmara é sensível”.

Ela também afirmou que a privada retirada do gabinete 607 “foi para descarte ou para alguém que precisa”.

“Obviamente nem eu nem meus assessores precisamos de privada. Tanto que, ao longo desses mandatos, nunca reembolsei sequer o carro que aluguei para trabalhar como vereadora. Nunca reembolsei uma gasolina, um Uber. Absolutamente nada. Mais de R$ 300 mil só desses itens. (…) Infelizmente, essa privada, que não acompanhei essa reforma, está no descarte ou na casa de quem precisa”, alegou

“É um desrespeito tentar colocar esse deboche dentro da carreira e da vida pública de quem, de fato, tem compromisso com a vida da população, de quem tem entregas reais para fazer. É lamentável esse tipo de coisa. Então, Janaína, por quê foram retirado esses itens? Porque os assessores, ao consultarem o advogado, entenderam que era importante a retirada de todos os equipamentos da parte hidráulica. Porque a parte hidráulica da Câmara é uma coisa sensível”, completou.

 

Janaína Lima também afirmou que, ao longo de oito anos como vereadora, economizou quase R$ 9 milhões de dinheiro da Casa, entre as verbas indenizatórias e verbas do gabinete.

Informou, ainda, que apesar de ter tirado o vaso sanitário do local, outros itens da reforma foram mantidos no gabinete, que agora será ocupado pelo ex-BBB Adrilles Jorge (União Brasil). O novo parlamentar tomou posse nesta quarta-feira (1°).

“Todos os outros itens da reforma, que ao longo dos oito anos fomos fazendo, transformamos o nosso gabinete num coworking com apoio de muitas pessoas. O vidro antiacústico, todo o teto, todos os trilhos com luminárias. A instalação elétrica moderna, de forma industrial, as bancadas em torno das colunas, tudo ficou. Pisos, azulejos, pinturas. Coisas muito mais estruturantes e muito mais caras do que esses itens”, disse.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulinho determina volta de todos os servidores cedidos e decreta cortes em gratificações por tempo indeterminado

Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), determinou a volta de todos os servidores da Prefeitura do Natal que estão cedidos para outros órgãos. A ordem está em um decreto publicado nesta quinta-feira (2) em uma edição extra do Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o decreto, os servidores públicos do Município que estejam cedidos devem se apresentar aos seus respectivos órgãos de lotação até o dia 31 de janeiro de 2025. Caso o órgão de origem não esteja mais em funcionamento, o servidor deve comparecer à Secretaria Municipal de Governo (SMG).

Além disso, Paulinho Freire determinou a suspensão, por tempo indeterminado, de gratificações, adicionais, indenizações, promoções, progressões, diárias e jetons dos servidores públicos municipais.

Os cortes já haviam sido anunciados pelo prefeito na posse, realizada nesta quarta-feira (1º) em uma cerimônia no Teatro Riachuelo. Paulinho disse que iniciaria a gestão adotando medidas de enxugamento da máquina.

“Vamos, neste começo, fazer muita restrição a alguns gastos que a Prefeitura tem, porque a gente precisa ter dinheiro para poder investir nessas questões que nós estamos falando, que é justamente fazer a limpeza das lagoas, zerar a fila das creches, que a saúde passe também a diminuir a demanda das consultas, dos exames”, declarou o novo prefeito.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maitê e Ravi são as primeiras crianças nascidas nas maternidades de Natal em 2025

Ravi nasceu na Maternidade Professor Leide Morais – Foto: Reprodução

As primeiras crianças a nascerem nos serviços de saúde do município de Natal no ano de 2025 são um menino e uma menina. Ravi e Maitê foram as primeiras crianças natalenses que vieram ao mundo no dia 1º de janeiro.

O primeiro nascimento do ano nas maternidades do município de Natal aconteceu no Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP). A pequena Maitê Vitória chegou ao mundo às 14h36 do primeiro dia do ano. Maitê nasceu de parto normal, pesando três quilos e quatrocentos e quarenta gramas e medindo 34,5 centímetros de comprimento.

“Comecei a sentir as contrações às 11h da manhã e vim para a unidade. Estava bastante ansiosa para o nascimento e ocorreu tudo bem!”, confidencia a mamãe de primeira viagem, Fantine Silva Dantas Barnabé, de 20 anos.

Também nascendo de parto normal, Ravi foi a primeira criança a nascer na Maternidade Professor Leide Morais, localizada no Distrito Norte II da capital. Chegando ao mundo às 15h16 da tarde do dia 1º de janeiro, Ravi nasceu pesando três quilos e duzentas e quarenta e quatro gramas e medindo 47 centímetros. O pequeno é o segundo filho de Roseane Medeiros Pinheiro, vendedora de 39 anos.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Familiares procuram por servidora aposentada desaparecida em Currais Novos

Foto: Reprodução

Familiares realizam buscas da servidora aposentada Lúcia de Fátima Galvão, de 64 anos, moradora da cidade de Currais Novos que está desaparecida desde a manhã desta quarta-feira (1º). De acordo com a informação repassada por familiares para a reportagem da TRIBUNA DO NORTE, câmeras de segurança registraram o último momento em que ela foi vista, quando saiu de sua residência em uma motocicleta. Ela estava indo em direção à cidade de Acarí. Eles afirmaram ainda que o desaparecimento da ex-servidora foi informado à Polícia Civil, que está mobilizada.

Conforme informado pelo filho de Lúcia Galvão, João Zacarias, e sua companheira, eles estiveram com ela durante a véspera de Ano Novo até às 20h. No dia do desaparecimento, João a encontrou durante a manhã, antes de Lúcia Galvão sair. O casal retornou horas depois, mas não a encontraram. “Meu esposo a encontrou na casa dela, antes dela sair. Quando voltamos, pela tarde, não a encontramos. No início, pensamos que ela estaria na casa de um amigo, como é costume. Porém, como deu 19h e ela ainda não havia chegado, fomos procurá-la. Não a encontramos. Ela sempre nos comunicava quando ia se ausentar por muito tempo. Ela deveria estar em casa” afirmou Amanda, esposa João Zacarias.

Os familiares dela afirmaram ainda que ela não possuí debilidades ou doenças físicas. O casal e outros parentes realizam buscas em áreas da região onde Lúcia Galvão pode estar. Amanda relatou a sua preocupação com a situação da sogra, e pontuou que a família está empenhada e descobrir o paradeiro dela. “Estão todos angustiados, aflitos, mas focados nas buscas. Tem irmão, tem primos. Foi cada um para um lado para a achar”, relatou.
Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula vai gastar R$ 653 mil com flores nobres e árvore de Natal de 3 metros

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Mesmo diante da necessidade de ser fazer um ajuste fiscal, o Palácio do Planalto pretende gastar até 635 mil reais com arranjos de flores nobres, tropicais e de campo, árvores de Natal e coroas de flores fúnebres para uso da Presidência da República.

O certame acontecerá em 14 de janeiro deste ano.

Mesmo diante da necessidade de ser fazer um ajuste fiscal, o Palácio do Planalto pretende gastar até 635 mil reais com arranjos de flores nobres, tropicais e de campo, árvores de Natal e coroas de flores fúnebres para uso da Presidência da República.

Na lista de itens que serão contratados pelo governo Lula estão, arranjos florais para mesas de centro com flores como callas, narciso, boca de leão, astromélias, hortênsia, jasmim, rosas, angélica, copo de leite, lírio, gérbera, lisianto, íris, tulipa, girassol, estrelícia, antúrio, gipsofila, cravo e orquídeas; arranjo floral para decoração de mesa de buffet; arranjo floral para decoração de plenário e buquê com apresentação artística para homenagens.

Além disso, o governo também pretende comprar cinco árvores de Natal de três metros de altura com base de um metro e meio. Cada item custará aos cofres públicos 4,2 mil reais; somente com as árvores de Natal, o Planalto vai gastar 22,6 mil.

No arranjo de mesa central em estilo jardineira, o governo vai gastar 23 mil reais. Serão adquiridos 20 itens.

O governo Lula também vai comprar seis tipos de rosas avulsas, entre as quais importadas equatorianas, rosas spray e rosas vermelhas samourai. Apenas com as rosas importadas equatorianas, o gasto será de 53 mil reais. Em orquídeas, serão gastos outros 53 mil reais; e em tulipas, o governo Lula vai gastar 4,2 mil reais.

Deputados de oposição prometeram acionar o Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Corte investigue os gastos com o gabinete paralelo montado para atender à primeira-dama, Janja.

Como mostramos, o ‘Time Janja’ é composto por assessores de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar. Em salários, a equipe custa, mensalmente, em torno de R$ 160 mil reais mensais. Desde o início do governo Lula (PT), em 2023, os gastos para a viagem dos integrantes ultrapassaram 1,2 milhão de reais segundo reportagem publicada pelo Estadão.

“Além de promover shows com dinheiro público e gastar milhões em viagens e hotéis luxuosos, Janja também possui um gabinete próprio bancado com os impostos dos brasileiros”, disse o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), por meio das redes sociais.

“Servidores públicos estão sendo utilizados por Janja para alavancar as redes sociais da primeira-dama em um nítido caso de desvio de função. Em um período em que o próprio Governo reconhece a necessidade de corte de gastos, não podemos admitir a continuidade desta farra com dinheiro público para benefício privado”, declarou.

Fonte: O antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

INSS: entenda as mudanças na aposentadoria em 2025

Fonte: Fernando Frazão/Agência Brasil

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. Promulgada em 2019, a reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.

A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.

A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2024 para 2025. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 92 pontos (mulheres) e 102 pontos (homens).

Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.

Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.

Em relação aos professores, que obedecem a uma regra de transição com base no tempo de contribuição na função de magistério combinada com a idade mínima, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos; e os homens, aos 59 anos. A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.

Aposentadoria por idade

Desde 2023, está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.

Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para as mulheres, a idade de transição está em 62 anos desde 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.

Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima para as mulheres estava em 60 anos, passando a aumentar seis meses por ano nos quatro anos seguintes. Subiu para 60 anos e meio em janeiro de 2020, para 61 anos em janeiro de 2021, 61 anos e meio em 2022 e 62 anos no ano passado.

Regras que não mudarão

Por já ter sido cumprida, a regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição não mudará no setor privado. Quem tem mais de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens) ou 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (mulheres) pode se aposentar. A regra estabelecia que o segurado tinha de cumprir o dobro do período que faltava para se aposentar na promulgação da reforma, em 2019.

No serviço público, alguns terão de esperar mais um pouco, porque, além do pedágio, é necessário ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo. Em tese, quem começou a contribuir para a Previdência muito jovem e entrou no serviço público há pelo menos 20 anos ainda tem possibilidade de ser beneficiado pela regra em 2025.

A reforma tinha outra regra de pedágio, desta vez para o setor privado. Quem estava a até dois anos da aposentadoria em 2019 tinha de cumprir 50% a mais em relação ao tempo que faltava para se aposentar. No entanto, essa regra de transição foi integralmente cumprida e não beneficiará mais ninguém em 2024.

No cenário mais abrangente, quem trabalharia por mais dois anos em 2019 teve de trabalhar um ano extra, totalizando três anos. No fim de 2022, todos os que estavam enquadrados na regra do pedágio de 50% já se aposentaram.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sob pressão por Anistia, Lula convida cúpula do Congresso para ato em 8/01

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou a distribuição de convites para o ato em memória às manifestações de 8 de janeiro.

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, foram convidados, mas ainda não confirmaram presença. Também foram convidados os possíveis próximos presidentes das duas Casas: David Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB).

O convite surge em meio a uma crescente fricção entre os poderes, alimentada pela disputa em torno das emendas parlamentares e pelo debate sobre o PL da Anistia, que beneficiaria presos das manifestações de 8 de janeiro, gerando um contraponto entre governo e oposição.

A proposta está parada na Câmara dos Deputados à espera da instalação de uma Comissão Especial. A saída foi oferecida por Lira como uma forma de evitar que o tema atrapalhasse as articulações para a sucessão na presidência da Câmara.

Desta vez, a cerimônia será no Palácio do Planalto, diferentemente do ano passado, quando o evento nomeado “Democracia Inabalada” ocorreu no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.

Na ocasião, diversos governadores e congressistas da oposição optaram por não participar do ato.

Para 2025, o presidente convidou as cúpulas dos três poderes e líderes partidários no Congresso, além de exigir a presença de todos os ministros do governo.

O evento ocorrerá sob novos desdobramentos, incluindo a expectativa sobre possíveis denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), militares e ex-ministros, a serem oferecidas pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, além do recente atentado a bomba em frente ao STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula omite Argentina ao falar de parceiros comerciais do Brasil

Reprodução/Instagram @lulaoficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) postou um vídeo nesta 5ª feira (2.jan.2025) de retrospectiva com parceiros comerciais do G20 e outras economias globais. A peça mostra o chefe do Executivo ao lado de líderes de países como:

  • Paraguai;
  • Espanha;
  • França;
  • Japão;
  • Benin;
  • Croácia;
  • Itália; e
  • China.

“Este é o resultado de uma diplomacia ativa e altiva. O mundo voltou a acreditar no Brasil, na capacidade do nosso povo em nosso compromisso com a democracia”, declarou Lula no vídeo postado em sua página do Instagram.

A Argentina não foi incluída no vídeo. Os países assinaram, às margens da Cúpula do G20, um memorando de entendimento para compra de gás natural do campo de Vaca Muerta. O acordo define o início do fornecimento de 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia para o Brasil a partir deste ano.

O país chefiado pelo presidente Javier Milei (La Libertad Avanza, direita) se opôs a diversos temas em discussão do G20. Na declaração final, acabou cedendo e assinou o texto para as atividades da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa de Lula à frente do grupo.

Apesar de garantir um abastecimento maior de gás natural para o país, o Brasil não deve escapar de críticas em relação ao acordo. Isso porque a Argentina usa a técnica de fraturamento hidráulico para extrair o gás de Vaca Muerta. Essa prática é condenada por ambientalistas por causar contaminação no solo e é proibida no Brasil.

Antes da assinatura do acordo de gás natural argentino, Lula e Milei se encontraram, em 18 de novembro, em um cumprimento frio e distante.

Segundo dados do Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio), a Argentina é o maior parceiro comercial do Brasil na América Latina. Em 2024, a corrente comercial (soma de exportação e importação) dos países foi de US$ 24,8 bilhões.

Do mundo, o país vizinho é o 3º maior aliado do Brasil. Em 1º está a China, com corrente comercial de US$ 147,8 bilhões, seguido dos EUA (Estados Unidos), com US$ 73,9 bilhões.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Janja faz retrospectiva e diz que 2024 foi de “muito trabalho”

Foto: Reprodução/Instagram @JanjaLula

A primeira-dama Janja Lula da Silva usou seus perfis nas redes sociais na 3ª feira (31.dez.2024) para postar o que seria uma retrospectiva de 2024. O vídeo de 1min30s traz imagens de inúmeros eventos que contaram com a participação da mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Janja escreveu que “2024 foi um ano de muito trabalho e muitos desafios” e “acima de tudo, um ano de cultivar a esperança”. Ela encerra a mensagem dizendo que 2025 será o “ano da colheita” –ela repete o que tem dito Lula.

Nas imagens é possível ver Janja no Egito, na Vila Olímpica em Paris (durante os Jogos Olímpicos), recebendo os brasileiros repatriados do Líbano, em eventos e reuniãos do G20 no Rio, acompanhando o resgate de um cavalo ilhado no Rio Grande do Sul, em campanha com Guilherme Boulos (Psol) e Marta Suplicy (SP) em São Paulo, e tirando fotos com artistas como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Caetano e Maria Bethânia.

Janja não citou em sua retrospectiva um dos episódios que mais repercutiram em 2024 e que a teve como protagonista: o xingamento direcionado ao empresário e dono do X, Elon Musk, durante um evento paralelo ao G20. Na ocasião, ela disse: “Fuck you, Elon Musk”. A declaração da primeira-dama foi noticiada por veículos de mídia estrangeiros.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula decide enviar representante para posse de Maduro na Venezuela

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença na posse do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro , marcada para 10 de janeiro. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty , que informaram que a embaixadora do Brasil em Caracas , Gilvania de Oliveira, representará o país no evento. A informação é do jornalista Jamil Chade, do portal “UOL”.

Em julho de 2024, as eleições na Venezuela resultaram na reeleição de Maduro, mas a oposição alegou fraude, afirmando que o candidato Edmundo Gonzalez teria vencido. O governo brasileiro evitou se posicionar sobre a acusação de fraude, mas deixou claro que não reconheceria os resultados até a apresentação das atas eleitorais, documentos que não foram divulgados. Esse impasse resultou em uma crise diplomática entre Brasil e Venezuela, com o governo de Maduro criticando a diplomacia brasileira, incluindo ataques ao assessor especial de Lula, Celso Amorim.

O Brasil não enviará um ministro ou uma autoridade de alto escalão para a posse, mas a decisão de enviar a embaixadora visa manter um canal de diálogo com o governo de Maduro, sem, no entanto, elevar o nível de representação, em sinal de que as condições do Brasil não foram atendidas.

A situação da Venezuela gerou divisões no Brasil. Grupos de direitos humanos pressionam o governo para adotar uma postura mais firme contra o regime de Maduro, enquanto movimentos sociais defendem o reconhecimento da vitória do presidente venezuelano.

Em uma carta assinada por entidades como a Artigo 19 Brasil e Conectas Direitos Humanos, as organizações pedem ao governo brasileiro que tome medidas para garantir uma transição democrática e pacífica na Venezuela, e que não reconheça os resultados das eleições enquanto as atas eleitorais não forem apresentadas.

Por outro lado, movimentos sociais, como o Movimento Nacional de Juventude e a Confederação Nacional das Associações de Moradores, enviaram uma carta ao governo pedindo o reconhecimento da reeleição de Maduro, defendendo a importância de manter boas relações diplomáticas com a Venezuela e reforçando a necessidade de integração regional.

A ONU, por sua vez, expressou preocupação com a situação na Venezuela e alertou para a necessidade de garantir o direito às manifestações pacíficas durante os dias que antecedem a posse de Maduro. A comissão de inquérito da ONU também monitora a prisão de opositores políticos, jornalistas e ativistas de direitos humanos no país.

iG – Último Segundo

Opinião dos leitores

  1. Isso é um tapa na cara do povo venezuelano…
    O “reconhecimento” do resultado dessas eleições é uma afronta a toda a humanidade…
    Após 15 anos de revolução bolivariana, a Venezuela está mergulhada na maior crise econômica da sua história..
    O paraíso socialista criado por Hugo Chávez e aperfeiçoado por seu sucessor Nicolás Maduro vem quebrando paradigmas e alcançando façanhas: já conseguiu gerar escassez e racionamento de papel higiênico, comida, remédios, eletricidade e até mesmo água…
    Em missão em Roraima, na fronteira com a Venezuela, vi a degradação dos refugiados, a grande maioria desnutrida e, o mais triste, ver crianças com medo de se alimentar, não acreditando que poderiam se alimentar à vontade…
    Muitas vezes, apesar de todo o meu treinamento, fui às lágrimas…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *